Ir para conteúdo

Debut x mini para coados


Rodolfo M

Postagens recomendadas

Boa noite amigos do café.

Vou levantar um assunto para os amigos divagarem um pouco.

A algum tempo atrás chegou em minhas mãos um café premiado, que além da qualidade do grão foi torrado pelo mestre Ensei. Fui quente experimentar o café, fiz na kalita, extração padrão de 3 minutos com BR de 6%. Ficou apenas bom. Testei outras regulagens mas o resultado era parecido. 

Como na ocasião eu ia avaliar (encher o bucho:P) as pizzas de levain do grande Gilberto, juntamente com a amiga Anita, levei os grãos para avaliação. Repetimos os testes lá da mesma forma e obtivemos o mesmo resultado. Testamos então no espresso, na VFA, moído no Debut. Ficou muito bom e achamos todos que a torra era para espresso. Porém nessa brincadeira acabamos testando o café na kalita mas agora moído no debut. Caraca, o café brilhou, era um outro café. Foi uma cara de espanto de todos que provaram. Repetimos alguns testes e comprovamos que vários cafés brilharam muito mais na kalita quando moído no debut, se comparado ao mini. Isso deu o que pensar pois existem avaliações da moagem do debut como bimodal e do mini, unimodal, e toda uma teoria que o bimodal era melhor para espresso e unimodal para coados.

Depois disso o amigo Rubens adquiriu o debut também e deu para fazer mais testes. Nos testes que fizemos, a acidez fica muito mais perceptível, assim como outros aromas (como se “aflorassem”). 

Como muitos amigos do fórum possuem os dois moedores, gostaria que dessem suas opiniões. E caso não tenham feito esse teste, façam que vale a pena!

 

um grande abraço a todos!

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho ambos e, na prática, muitos cafés ficam mais "vivos" no Debut nos outros métodos também...

Já mandei algumas teorias sobre a relação "método x moda" às favas, vou testando sempre que posso e, a despeito de ter comprado o Debut pensando no Espresso, tô testando pra tudo. Pro meu paladar os melhores cafés que comprei nos últimos meses ficaram melhores no coado quando moídos no Debut. Mais brilho, corpo mais alto e notas mais nítidas.

Explicação? Só no estilo "Chicó": -- Num sei, só sei que foi assim --

Preciso mencionar que tenho um Pharos também (com upgrade - suportes de alumínio em vez de plástico), e não dá o mesmo efeito... o Debut simplesmente deixa o Pharos no chinelo...

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha experiência o Debut entrega uma moagem um pouco mais heterogênea do que o Mini, com mais boulders, mas não necessariamente mais fines (até menos para algumas torras), e assim o mode (ponto mais alto da curva) um pouco mais grosso. Assim (se é assim, ne) temos uma extração mais limpa (menor faixa entre sub e sobre extração) na xícara de coado feito com o Mini e uma maior faixa de sabores (indesejada ou não?) na xícara feito com o Debut. O paradigma atual no mundo de café é que o primeiro é preferível, mas acho que cada um tem que testar se é realmente isso para o paladar dele. O EK43 p.ex. não só produz poucos boulders e assim uma moagem mais homogênea, mas no mesmo tempo bastante fines, e existem  pessoas que alegam que exatamente essa quantidade de fines deixa as extrações de coado com o EK43 tão interessantes. Eu gostaria muito testar o OE Apex (talvez o moinho mais unimodal atualmente no mercado) para formar uma ideia melhor sobre isso. Mas até o momento os coados feitos com o Zwanger Favorite com as mós do Mahlkönig Kenia (moagem mais unimodal, mas ainda com uma boa quantidade de fines, estilo EK43) são os que mais gostei aqui em casa, mais do que os feitos com o Vario com mós de aço, bem como dos dois Bravos. Espresso já é uma história completamente diferente.

Na comparação Debut-Mini para mim o fato mais importante foi que o Debut deixa o Mini no dia a dia do ponto de vista de ergonomia, velocidade e praticidade de chinelo. Isso pesou muito para mim e o Mini acabou no armário e o Debut permanentemente instalado na bancada. 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para coados estão usando quantas voltas no Debut?? Engraçado que nunca fiz um comparativo, já fiz sim coados no debut porque ele é capaz de fazer, mas geralmente utilizo o mini para coados e prensa, vou tentar fazer uns testes e comparativos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu passei uma temporada com o Debut, quando o levei para um evento a fim de fazer demonstrações e etc. Fiz muitos testes para aprender falar do produto; e acho que é como o Burny disse e em síntese. 

Moagens no Debut, trazem uma cota "precisamente milagrosa de fines  " que aromatizam mais, e extraem mais dos cafés em métodos filtrados e espresso.

Para mim também, o Debut extraiu cafés mais interessantes em comparação ao mini em todos os métodos menos na FP ( talvez exatamente pelo motivo acima ).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Bruno Marinho disse:

O Debut como diz no site é voltado para Espresso.

https://www.bravocoffee.com.br/bravo-debut

Pois é Bruno, mas os testes foram feitos justamente na casa do criador, o Gil rs

Fiquei tão impressionado com os resultados que fiz um bem bolado com o Gil e estou pegando o penúltimo Debut que ele possui. 

Eu adoro uma engenharia, coisas exatas, porém vejo que as coisas “não tão exatas” como uma receita de café, que é difícil padronizar (e nos fazem malucos testando varias receitas) acabam dando um sabor especial para este hobbie. 

  • Curtir 2
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...