Ir para conteúdo

Máquina Comercial para cafeteria padrão australiano


prbaglioni

Postagens recomendadas

Amigos apreciadores de café. Há alguns anos atrás comecei a frequentar este fórum que abriu meus olhos para o que é um café bem feito. A vida deu suas voltas e acabei indo morar na Austrália e trabalhando como barista tamanha a minha paixão por café.  

Quero retornar ao país ano que vem e abrir uma cafeteria no interior do RS. Ainda estou começando a pesquisar o valor das máquinas comerciais daqui mas me assustei com o valor da Victoria Arduino Black Eagle e a La Marzocco Linea pb que estou acostumado a trabalhar. Ambas beiram os R$ 70.000 nos orçamentos que fiz e não tenho coragem de investir tanto agora pois não tenho certeza de como vai ser a recepção do mercado a cafés especiais. Dado que encontro aqui são cafés mal extraídos e leite mal vaporizado decorado com Nutella e chantilly. 

Alguem tem uma experiência pra compartilhar nesse sentido ? Sabe de alguém que tentou trazer alta qualidade pra cá ? 

Saberiam indicar bons importadores com máquinas na faixa de R$ 30.000 ?

 

Obrigado

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@prbaglioni na minha humilde opinião, acho que você consegue resultados excelentes com máquinas bem mais baratas do que estas duas aí, só pra citar algumas opções:

 - VFA (comercializadas pela Italian Coffee)
 - Fiamma
 - Rancilio
 - La Cimbali
 - La Spaziali
 

Entre outras, com toda certeza qualquer uma destas vai te atender muito bem, e custando bem menos do que uma Marzocco.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Considerando ambas com quais está acostumado, não aconselho essas com trocador que requerem muito gerenciamento de temperatura (expurgos), ainda mais em cafeterias menos movimentadas. Melhor testar bem pra verificar se consegue conviver com isso.

Talvez uma seminova, Marzocco, Nuova Simonelli (se for Aurelia T3, é mesmo esquema da Victoria Arduino) ou Dalla Corte. Tinha uma NS Appia no ML por 12 mil. Essa é trocador mas é mais estável que as tradicionais. A Pasquali Máquinas deve ter seminovas, incluindo Simonelli pois antes eles eram representantes. Se o Paul não tiver seminovas, talvez o Marcos Tomsic do Por um Punhado de Dólares tenha (lembro dele ter falado de uma FB80 reformada).

Das outras marcas pode ser que haja algo semelhante com o que está acostumado, mas não sei se por menos de 50 mil...  Novamente, as tradicionais de trocador não são ruins, mas tenha certeza que estará confortável, senão mesmo que gaste 10 mil reais, terá uma âncora prendendo seu barquinho.

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve @Carneiro, em relação a máquinas com trocador não vejo problema em fazer um expurgo antes da extração, trabalhamos com duas VFAs por um bom tempo (uma Royalle de três grupos e uma Torino Due de dois grupos), ambas com trocador, são máquinas muito parrudas e estáveis, fora que o custo de manutenção é menor, acho que é mesmo questão de gosto pessoal optar entre uma ou outra, agora em termo de qualidade ambas podem entregar um excelente café, desde que bem operadas pelo barista.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, exatamente o que falei, ele precisa testar e ver como é, pois está acostumado com duas máquinas que não requerem gerenciamento de temperatura.

Vapor também é bom testar e acostumar. Normalmente essas máquinas com caldeira dedicada ao vapor trabalham em 1,5 bar, VFA e semelhantes 1 bar ou até menos (ou longos expurgos).

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@prbaglioni veja na sua cidade tambem se a maquina que pretende comprar tem assistencia (claro se vc nao souber fuçar pra arrumar). Pq maquina parada na cafeteria é igual padaria sem pão! hehehehhe!

Show!

Tambem estou nessa de maquina para cafeteria: estou tentando La Spaziale, Nuova Simonelli, La Cimbali.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Miguel de Paula disse:

@prbaglioni veja na sua cidade tambem se a maquina que pretende comprar tem assistencia (claro se vc nao souber fuçar pra arrumar). Pq maquina parada na cafeteria é igual padaria sem pão! hehehehhe!

Show!

Tambem estou nessa de maquina para cafeteria: estou tentando La Spaziale, Nuova Simonelli, La Cimbali.

:ph34r:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, prbaglioni disse:

Ambas beiram os R$ 70.000

70k uma linea PB ou black eagle? ta barato, pq ultima vez que vi o preço ambas estavam acima dos 100 mil.

dificilmente vale a pena comprar uma maquina logo de cara. Veja representantes de maquinas na sua cidade ou perto, alugue uma de entrada e se compensar compre uma melhor.

vc precisa por tudo no papel, e principalmente o seu público, pois o consumidor da austrália, sabe o que é um café bom e um café ruim, o brasileiro não. 

uma dica que aprendi na marra, não tenha preconceito com frapes, cappucinos enfeitados. eles dão uma boa margem de lucro, e vc pode fazer algo assim, com qualidade (o que poucos fazem). o consumidor que vai pedir uma v60 com um gueisha do panamá, não vai pedir algo cheio de doce, mas talvez quem está acompanhando ele peça e depois volte e gaste mais. 

por uns 20k vc consegue comprar uma Nuova Simonelli appia 2 de dois grupos com moedor, uma maquina boa e confiável. 

10 horas atrás, Miguel de Paula disse:

Tambem estou nessa de maquina para cafeteria: estou tentando La Spaziale, Nuova Simonelli, La Cimbali.

eu iria de NS

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não adianta ir contra ou brigar com o mercado. Vc tem que vender o que o cliente quer comprar. E aos poucos introduzir teus conceitos de café especial. E isso é ainda mais importante no interior.

Aqui em SC, na minha região, se você pede um espresso em qualquer cafeteira eles te servem uma xícara de uns 200ml de café "passado" numa máquina de espresso com leite.

Quanto a máquina, não posso opinar sobre modelos.

Quantos anos pode levar para retornar um investimento de 70mil reais? Caso o empreendimento não dê certo, vc iria se abalar em perder 70mil ou parte disto?

Sent from my ONEPLUS A3003 using Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala meu brother @João Vitor Ribeiro!!! 

Cara o @Carneiro já me deu essa dica tbem!!!

A única coisa que tá pegando entre um lá LS e uma NS é a questão da assistência técnica na minha cidade. 

Tem LS mas não tem NS. Aí fico meio assim se a máquina der uma pala no meio do expediente. 

NS or no NS that's question?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Máquina de espresso não quebra fácil e vc pegando uma nova, vai ser mais difícil ainda.

É mais fácil vc aprender a mexer e consertar do que depender de assistência, se a parte elétrica estiver 100% nada eletrônico queima, e parte mecânica é bem difícil mesmo quebrar

Enviado de meu moto x4 usando o Tapatalk

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/12/2018 at 09:53, Marcão disse:

Salve @Carneiro, em relação a máquinas com trocador não vejo problema em fazer um expurgo antes da extração, trabalhamos com duas VFAs por um bom tempo (uma Royalle de três grupos e uma Torino Due de dois grupos), ambas com trocador, são máquinas muito parrudas e estáveis, fora que o custo de manutenção é menor, acho que é mesmo questão de gosto pessoal optar entre uma ou outra, agora em termo de qualidade ambas podem entregar um excelente café, desde que bem operadas pelo barista.

Marcão tu sabes que em qualquer máquina lá eles sempre fazem expurgo (estamos falando de flush né). Então já estou acostumado. A Pablo & Rusty’s treina todos os baristas assim e a máquina deles é a Black Eagle. Valeu pelas dicas!

 

Em 04/12/2018 at 10:07, Carneiro disse:

Sim, exatamente o que falei, ele precisa testar e ver como é, pois está acostumado com duas máquinas que não requerem gerenciamento de temperatura.

Vapor também é bom testar e acostumar. Normalmente essas máquinas com caldeira dedicada ao vapor trabalham em 1,5 bar, VFA e semelhantes 1 bar ou até menos (ou longos expurgos).

Não sabia dessa questão da pressão do vaporizador fosse diferente. Obrigado!

 

Em 04/12/2018 at 12:50, Miguel de Paula disse:

@prbaglioni veja na sua cidade tambem se a maquina que pretende comprar tem assistencia (claro se vc nao souber fuçar pra arrumar). Pq maquina parada na cafeteria é igual padaria sem pão! hehehehhe!

Show!

Tambem estou nessa de maquina para cafeteria: estou tentando La Spaziale, Nuova Simonelli, La Cimbali.

Meu parente perdido. De Paula. Hehe. Tchê me manda uma msg privada com teu what’s se quiser conversar um pouco mais ou podemos nos ajudar tanto com relação a máquina quanto a qualquer outro detalhe de abrir um café. Abraço. 

 

17 horas atrás, João Vitor Ribeiro disse:

70k uma linea PB ou black eagle? ta barato, pq ultima vez que vi o preço ambas estavam acima dos 100 mil.

dificilmente vale a pena comprar uma maquina logo de cara. Veja representantes de maquinas na sua cidade ou perto, alugue uma de entrada e se compensar compre uma melhor.

vc precisa por tudo no papel, e principalmente o seu público, pois o consumidor da austrália, sabe o que é um café bom e um café ruim, o brasileiro não. 

uma dica que aprendi na marra, não tenha preconceito com frapes, cappucinos enfeitados. eles dão uma boa margem de lucro, e vc pode fazer algo assim, com qualidade (o que poucos fazem). o consumidor que vai pedir uma v60 com um gueisha do panamá, não vai pedir algo cheio de doce, mas talvez quem está acompanhando ele peça e depois volte e gaste mais. 

por uns 20k vc consegue comprar uma Nuova Simonelli appia 2 de dois grupos com moedor, uma maquina boa e confiável. 

eu iria de NS

Praticamente ambas. A linea achei no Google um representante da lá Marzocco e a Black no café do mercado no Rio Grande do Sul. 

Teu comentário é de valor inestimável pra mim. Obrigado mesmo!  Eu tava nessa de querer revolucionar tudo mas já cai na real que não é bem assim. A Austrália era o Brazil há uns 15 anos atrás e hoje é um dos mercados mais exigentes do mundo porque o pessoal foi treinando. 

Com relação ao aluguel é novidade pra mim. Vou dar uma pesquisada e de repente seria perfeito botár uma máquina dentro de algum lugar já pronto em parceria e ir testando o mercado e fazendo nome. 

Gostei dessa NS.  Vou estudar ela um pouco mais e minha faixa de preço é exatamente essa. Valeu querido! Abraço 

10 horas atrás, rbata disse:

Não adianta ir contra ou brigar com o mercado. Vc tem que vender o que o cliente quer comprar. E aos poucos introduzir teus conceitos de café especial. E isso é ainda mais importante no interior.

Aqui em SC, na minha região, se você pede um espresso em qualquer cafeteira eles te servem uma xícara de uns 200ml de café "passado" numa máquina de espresso com leite.

Quanto a máquina, não posso opinar sobre modelos.

Quantos anos pode levar para retornar um investimento de 70mil reais? Caso o empreendimento não dê certo, vc iria se abalar em perder 70mil ou parte disto?

Sent from my ONEPLUS A3003 using Tapatalk
 

Estou começando a colocar tudo no papel e uma máquina assim tão cara iria me enforcar de saída. Aqui é o mesmo. Leite mal vaporizando e shot mal extraído sempre. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As mais tradicionais requerem um flush longo, até expurgar a água sobreaquecida. Algumas máquinas são tão esquentadas que requerem flush razoável entre todas extrações se não for um ritmo frenético.

Só pra comparar com flushs pequenos que são pra limpar o grupo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vi um anuncio que pediam 10k no moinho, melhor comprar um zero.

o combo ta massa, mas ainda acho muito dinheiro investido.

com 55k da para montar uma bela cafeteria, bem equipada

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Carneiro disse:

As mais tradicionais requerem um flush longo, até expurgar a água sobreaquecida. Algumas máquinas são tão esquentadas que requerem flush razoável entre todas extrações se não for um ritmo frenético.

Só pra comparar com flushs pequenos que são pra limpar o grupo.

Ah agora entendi. Estamos falando de uns 10 a 15 segundos ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

47 minutos atrás, prbaglioni disse:

Ah agora entendi. Estamos falando de uns 10 a 15 segundos ?

Não conheço de outras máquinas, mas no caso da VFA que utilizamos, o expurgo não durava nem 5 segundos, é fácil de observar, porque você inicia o flush, quando a temperatura equilibra o fluxo converge para o meio do chuveiro, não é nada absurdo.

Como já foi dito, é muito pessoal essa questão de máquina, mas entre pagar 8k numa com trocador e pagar 55k numa sem, eu pessoalmente preferiria pagar 8k, até porque se der ruim com o negócio a perda será bem menor, conforme as coisas forem melhorando, aí sim, pensaria em fazer um upgrade na máquina, mas falo por experiencia própria que a VFA é bem parruda, e aguenta bastante o tranco, mesmo tendo só 2 grupos, dava pra vaporizar e extrair nos dois grupos sem problema nenhum.

A questão do flush realmente numa HX você precisa fazer, eu não conheço outros modelos, mas nas VFAs que utilizamos (Elite 3 grupos e a Torino Due de 2 grupos), esse expurgo não levava 5 segundos, era só ficar de olho no fluxo de água que sai do chuveiro, quando está quente, á água sai com um pouquinho de vapor, e faz um chiado, conforme vai equilibrando a temperatura, o fluxo converge para o meio do chuveiro, o vapor some e o chiado também.

O que influencia também, é a pressão da caldeira, quanto maior a pressão da caldeira mais ela esquenta, você pode regular, no nosso caso a gente deixava em torno de 1-1,2 Bar não mais que isso, o que muda é que quanto maior mais esquenta, o que ocorria, é que dependendo do tempo, as xícaras acima da máquina não esquentavam o suficiente (dependendo do tempo desde a hora que ligava a máquina), aí resolvia fácil, enchendo com água da torneira de água da máquina antes de tirar o espresso, mas isso era só se estiver ligada a pouco tempo, com o tempo as xícaras esquentavam o suficiente.

Cara, é uma questão de gosto, e costume no uso, nada que vá impedir você de tirar um café de alta qualidade porque uma é de trocador e outra não, o resultado na xícara vai depender muito mais do café utilizado e de um bom moinho do que da máquina em si.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As VFA usam um clone do E61. Dependendo da configuração de pressão, restritores, tamanho do trocador, se há injetor etc, não vai muito mais que isso mesmo, 3-5 segundos. Ainda assim, é um expurgo considerável. Se o objetivo é limpar a tela do grupo, nem precisa ser nem 1 segundo. Até acho questionável sempre dar esse expurgo para limpar, no caso de não ficar pó grudado (depende de dose, da torra do café etc).

Só uma curiosidade: se não me engano, a Faema Legend, que fabricam hoje tal qual as que usavam E61 na época, tem um restritor regulável no termossifão que ajuda a calibrar a máquina sem precisar desmontar nada. Interessante.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...