Ir para conteúdo

Onde estou errando


Ronald

Postagens recomendadas

Olá pessoal,

Sou iniciante, embora já tenha lido bastante sobre métodos, tipos de cafés, etc

Tenho uma prima latte e uma cafeteira Moka e um moedor philco.

Estou usando um café premiado da santa clara, tenho Orfeu e # corações Gourmet.

Não consigo fazer um café saboroso.  Uso uma proporção de 10% água/grão.

onde posso estar errando?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso!!! Cafe bom meu caro! Comece por ai!!!

Como já tem moedor pra moer na hora, tu vai sentir diferença. 

Esse moedor Philco eh o de lâminas? Teste tempos de moagens diferentes pra este tipo de moedor e faça testes. Quanto mais moer mais "fino" ficará e vai testando na sua Moka e Prima Latte.

Show?!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado.

Usando essa café especial da santa clara.  Fiz ele no expresso, Moka e na cafeteira comum.  De longe o melhor foi na cafeteira comum. kkkkk

Dava  de fato para sentir a doçura, meio de rapadura.  nas outras ficou aguado. 

Porque será?????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ronald, sua pergunta ficou bem genérica e já foi respondida no Clube dezenas de vezes, para o pessoal que está aqui desde o começo fica um pouco repetitivo, daí sugerirmos sempre a leitura dos topicos das Leituras Obrigatórias. Não tem como escapar de ler pra entrar nesse mundo sem dar cabeçadas excessivas.

Primeiramente, a Philco não vende nenhum moedor de verdade no Brasil. Isso que você comprou é um triturador/laminador. Moedor usa um par de mós para moer... do substantivo raiz "mó" vem o verbo "moer" e o "substantivo-sujeito" do ato de moer, o "moedor".

É consenso no Clube que um triturador pode "quebrar o galho" nos métodos de infusão longa,  mas não será adequado para a moka (cafeteira italiana) e muito menos para espresso, a despeito do marketing e das afirmações efusivas dos "novatos empolgados". Basta pesquisar aqui no CdC que encontrará não apenas opiniões, mas também referências a dados estatísticos e análises granulométricas que confirmam tal argumento.

Então o primeiro erro foi a compra desse Philco.

Um moedor de verdade, mesmo que manual, já custa mais do que esse Philco por um simples motivo: por ser um moedor de verdade.

Sugiro pesquisar o Hario Slim pra começar. Elétrico, nada menos do que um Tramontina-Breville Express seria adequado. Alguns vão argumentar que o Baratza Encore (modificado) serve pra espresso, outros argumentarão que não serve. O fabricante diz que não é recomendado. Não convém contrariar o fabricante. Hoje há o Cuisinart DBM-8 novamente no mercado, mas esse só atende espresso quando a máquina faz uso de filtro pressurizado (pesquisar no clube - sua máquina vem com tal filtro de fábrica), mas quem gosta de espresso prefere usar um moedor compatível com o método e trocar o filtro por um não-pressurizado (ou profissional/comercial) ou pelo menos modificar o filtro de fábrica tornando-o "despressurizado".

Quando falamos de café bom, e o pessoal mencionou isso após ler sua mensagem mencionando os cafés que comprou, ficou implícito que os já adquiridos não são bons. Orfeu já foi bom no passado, não é mais. 3 Corações, mesmo na linha dita "especial", não é bom, é apenas minimamente aceitável, como o Orfeu ficou agora. Santa clara eu nunca provei em grãos, mas pelas cápsulas da Três e pelo que pesquisei, cai na mesma categoria do minimamente aceitável. Talvez com torra recente fique bom.

Além disso, sem torra fresca, não sai espresso bom. Torra com menos de 30 dias é algo imperativo, e com menos de 20 dias para ter chance de dar resultados admiráveis. Os voláteis vão se perdendo e o sabor se esvai depois de algumas semanas da torra. Moído, o café oxida em menos de 15 minutos.

As regras do Espresso se aplicam quase integralmente à Moka... Há tópicos tratando de técnicas e métodos.

Por fim, pesquise o tópico de café torrado. Há uma lista de lojas físicas e online com comentários dos usuários.

Poderia mencionar páginas de detalhes, mas o acervo do Clube está aí, de graça, com opiniões múltiplas, livre pra ser acessado.

Boa pesquisa.

  • Curtir 4
  • Agradeço 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...