Ir para conteúdo

Moedor bem barato


luvasgloves

Postagens recomendadas

A resposta curta é não, nem manual (talvez algum direto da China, se não pagar imposto, pode ser que dê faixa de 100 reais)... A longa é lendo os tópicos.

Se insistir nos de lâmina, que realmente são baratos, tem a dica do peneirar, se livrar de algo muito fino, e remoer o que ficou muito grosso:

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vixe, 100 reais? Acho que nem liquidificador você compra com esse valor. Faça uma poupança, guarde dinheiro todo mês, no final de 2019 vc compra um moedor de verdade. Tenho um de U$ 230 dólares que se arrependimento matasse eu ja tava morto!! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Igor Coutinho disse:

Vixe, 100 reais? Acho que nem liquidificador você compra com esse valor. Faça uma poupança, guarde dinheiro todo mês, no final de 2019 vc compra um moedor de verdade. Tenho um de U$ 230 dólares que se arrependimento matasse eu ja tava morto!! 

Caramba. Qual é? Fiquei curioso. Não consigo chutar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Qual a diferença entre o Mimoso e o Botini? Pelo que li no fórum parecem a melhor opção mesmo. Sabem onde arrumo um em Curitiba?

É o mesmo projeto. Talvez na Loja do mecânico, dá uma ligada pra ver. Ou no centro perto do mercado municipal.

 

Enviado de meu Moto E (4) Plus usando Tapatalk

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, riozebratubo disse:

Caramba. Qual é? Fiquei curioso. Não consigo chutar!

kkkkkkkkk Sério isso? Começa com a letra V (não é o Vario, mas bem que poderia ser!!!) e termina com a letra O. Agora eu acho que vc já sabe!! Me arrependo de ter economizado coisa de 100 dólares e ter comprado o Virtuoso. Hoje acredito que se eu tivesse investido em algo do tipo Vario ou um Rancilio Rocky estaria melhor "equipado". Digo isso considerando que 99% dos meus cafés são espressos.

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estava na mesma dúvida para comprar esse mês um que fosse barato para usar no trabalho e em casa, mas tinha que ser fácil de transportar na viagem de avião, pois fico 2 semanas fora de casa todo mês a trabalho e por isso não poderia ser de vidro.

Pesquisei bastante, ai na Black Friday o Hario Slim estava numa super promoção por R$188 no Orfeu, agora ele subiu para R$229, mas você o encontra ainda em promoção na Café Store por R$208 no boleto, esse seria o melhor custo beneficio dos moedores manuais ser for fazer pouco café claro, pq ele só consegue moer 24g de cada vez.
Acabei comprando o Hario Slim para minha casa, pois só tomo café de dia com minha esposa que toma bem pouco, e de tarde eu tomo sozinho.
No trabalho como é feito para muitas pessoas e a cada 3 horas, acabei comprando o Hario Skerton que consegue moer 100g por vez e que tb esta em promoção por R$258 na café store.

Agora até R$100 bom mesmo só Mimoso/Botini como pessoal já falou acima.
Espero ter ajudado pq tb pesquisei bastante esse mês sobre moedores, pq já tínhamos um de lamina e gostaríamos melhorar para um de mós sem gastar muito.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

O moedor que vi tá mais caro que 100 reais mas é do tipo lâmina. No entanto, a moagem me pareceu um tanto homogênea. 

 

 

Estou montando uma coffee bike e pensei num moedor menor e mais barato. Como esse da Hamilton Beach. Mas se ele não for indicado, entendo perfeitamente...rs

Abs,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mano, sobre o mimoso, nada melhor do que comprar no site oficial do fabricante: http://www.lojamimoso.com.br/produtos/moinhos-de-cafe-003 tenho um tipo 02, e indico, o moinho é bem parrudo, todo em ferro fundido, você só vai ter um certo trampo até conseguir regular a granulometria, uma vez que é tudo "no olho", mas uma vez regulado é só alegria.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O lugar mais barato agora para comprar qualquer produto da Hario, inclusive os moedores manuais é numa loja da Liberdade em SP que faz importação direta, a Flavors não tem mais o monopólio da marca... A importação é feita pela Marukai, a loja que vende é num prédio de esquina com a R. dos Estudantes e Galvão Bueno, no segundo andar. Acredito que o Botini é uma boa opção por menos de 100 reais, só que não para portabilidade... os da Hario dão conta para coados e prensa...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O James Hoffmann publicou hoje um vídeo em que analisa os "melhores moinhos manuais baratos". 3 deles se encontram no Brasil, o Porlex Mini (que no final recebeu a melhor avaliação) + ou - 450 reais, o Hario Slim (avaliação média) + ou - 220 reais e o Javapresse (que ele não gostou muito) por 260 reais.

Claro que a realidade brasileira é outra, mas muitas pessoas daqui reclamam das versões mais genéricas chinesas de moinhos manuais que quebram em pouco tempo e tem pouca uniformidade de moagem...

Imagino que esperar o "mini mini" bravo do @Gilberto compensaria muito mais do que comprar um Porlex, em termos de qualidade, claro, mas também imagino que o valor seria um pouco mais alto, pelo o que conheço da qualidade dos produtos do Gil, imagino que vai competir, em qualidade, com os "melhores moedores manuais portáteis que o dinheiro pode comprar" como o Comandante, Kinu M47 etc.. Mas se mesmo assim a questão for grana, Hario Slim é otimo, e mais barato ainda só recomendaria o Bottini/Mimoso...

 

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

também estou buscando um moedor barato e podia ir até o preço do porlex mini, no entanto tenho uma duvida:

já tive um hario skerton e tive bastante dificuldade com ele, muito duro para girar e tal. o hario slim ou o porlex mini exigem menos musculação? giram com mais facilidade?

pq o porlex vale o dobro de preço de um hario slim?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@n1cotine Apesar de já ter tido contato com esses dois moedores nunca tive a oportunidade de fazer um "cupping" com eles lado a lado, mas segundo o Hoffmann aí de cima, o Porlex, além de ter sua construção bem mais robusta do que o Hario, teria também mais uniformidade na moagem, resultando uma xícara de café com sabores mais equilibrados. Exige um trabalhinho sim, tem gente que até chega a usar para moagem de espresso, não sei se eu aguentaria pra esse uso por muito tempo rsrsrs, e os grãos com torras mais pra média/clara também costumam deixar o trabalho bem mais árduo... Tem gente que tira a manivela e acopla uma parafusadeira a bateria, mas isso aumentaria o risco de trincar ou quebrar mesmo as mós de cerâmica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Porlex tem um pouco menos de folga no eixo da mó interna e no assentamento da mó externa. Particularmente acho as mós dele melhores que as do Hario Slim: elas cortam mais e amassam menos. Concordo com o Hoffman em que ele dá resultados melhores que o Slim. Existem mods pra melhorar o Porlex também, em especial uma que é usar uma porca autotravante no lugar da borboleta de baixo, o que faz ele ficar com o ajuste contínuo em vez de com passos.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora sobre o vídeo... Se era pra fazer esse review, ainda mais com orçamento quase ilimitado, ele perdeu uma ótima oportunidade de ser mais completista. Faltaram os zassenhaus, bisetti, crushgrind, um genérico qualquer do porlex, um genérico do hario, o próprio skerton, um de gavetinha de madeira... E eu certamente outros que eu não conheço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@riozebratubo acredito que ele escolheu baseado em uma pesquisa que ele fez com
os participantes do Patreon! Mas ele poderia ter evitado o review de um dos que eram
extremamente parecidos. E também poderia ter feito algo até $100 e includo algumas opções
melhores como o 1zpresso por exemplo. Mas de qualquer forma ele vem provendo ótimo
conteúdo de graça então fica dificil reclamar :) Vale sempre comentar nos videos para que
ele melhore com o tempo!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Bruno Marinho disse:

@riozebratubo acredito que ele escolheu baseado em uma pesquisa que ele fez com
os participantes do Patreon! Mas ele poderia ter evitado o review de um dos que eram
extremamente parecidos. E também poderia ter feito algo até $100 e includo algumas opções
melhores como o 1zpresso por exemplo. Mas de qualquer forma ele vem provendo ótimo
conteúdo de graça então fica dificil reclamar :) Vale sempre comentar nos videos para que
ele melhore com o tempo!

Também acho que é um conteúdo muito bom. Não fiz esse comentário porque achei que não ia ser construtivo, já que ele provavelmente não iria querer refazer o experimento. Mas pra gente aqui no brasil, se a gente pudesse ter uma ideia de como os genéricos e os outros que inundam o mercado de baixo custo se comportam ia ser ótimo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém comentou no vídeo dele que agora existem moedores chineses com mós de metal e pouca folga na faixa de 50-100 dólares, ou 200-400 reais. Como os moedores de plástico e cerâmica aqui ficam muito perto desse preço em lojas, talvez seja um outro experimento muito bom de fazer, descobrir o quão melhores eles são.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho dois moedores manuais em casa.

Um que ganhei de presente, que é vendido pela Imaginarium, mas creio que é um mecanismo chinês com mós cerâmicas: 

  • É lento - impraticável moer café para servir várias pessoas.
  • Corpo frágil, por ser construído em louça.
  • Não é durável - o meu afrouxou o eixo e ficou imprestável quando ia completar um mês lá em casa (a loja trocou o que estragou, e agora uso muito pouco).
  • Portátil.

O outro é o Mimoso nº 2:

  • Rápido.
  • De ferro fundido, praticamente indestrutível em casa.
  • Regulagem fixável com uma borbolete (não escapa).
  • Moagem razoavelmente consistente.
  • Grande, pesado e precisa ficar fixo na borda de uma mesa ou bancada.

Recomendo fortemente o Mimoso, se não houver necessidade ficar passeando com o moedor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@luvasglovesEu só compraria o Mimoso se quisesse moer grande quantidade de café diariamente. Cheguei a usar para Moka no sítio e me serviu muito bem. Para experiências mais refinadas com certeza compraria outro. Dá pra comprar um porlex tall ou mini no ebay com vendedores bem avaliados do Japão por menos de 300 reais, eu iria nessa, é superior ao Hario. Por custar menos de 100 dólares, acredito que não seria taxado no Brasil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, luvasgloves disse:

 Hoje conversei com um barista aqui de Curitiba que já mexeu com o Mimoso, segundo ele a moagem é tão ruim quanto os Cadence por ser extremamente irregular, me recomendou poupar e comprar um Hario Slim, será que ele que não sabia moer, por tanta gente aqui estar recomendando ele?

Na minha opinião, barista em questão está dando uma sugestão razoável, só exagerou dizendo que um Mimoso dá na mesma que um de lâminas. Lâminas é muito pior.

Acho o Hario Slim melhor que um Mimoso, mas se puder esperar e gastar um pouquinho mais, tente comprar o novo moedor Bravo "menor que o mini" que o colega @Gilberto está pra lançar.

Tenho um Mimoso antigo, herança de família, e cheguei a comprar um novo pra "brincar", depois passei pra frente, pra uma pessoa que mói amendoim e faz paçoca caseira.

O antigo é um pouco mais consistente que o novo, atendendo razoavelmente no coado e minimamente na AP, mas pra qq outra coisa deixa muito a desejar, e pra espresso não dá coisa boa, não. O Mimoso novo ficou um pouco pior em tudo, acho que baixaram o custo e pioraram a qualidade. E Botini que testei (usei pouco, confesso) foi quase igual.

Essa onda de fazer "ode ao Spong" (nome desse tipo de moedor no exterior) parece fazer parte do movimento retrô/artdeco que perpassa o mundo nos últimos anos. A forma supera a função. Esse moedor deficiente em moagem é adorado pelo fator de nostalgia, principalmente pelos usuários de açúcar e adoçantes, na minha opinião.

É só olhar o jogo absurdo do eixo de qualquer um desses moedores que dá pra perceber que não tem a menor chance de consistência. Olhando os mós, principalmente dos novos, parece que foram feitos com molde de barro, péssimo acabamento e sem uniformidade. No meu Mimoso "vintage" eu fiz buchas novas e afiei os mós para poder usar em conjunto com uma cafeteira italiana (Moka Bialetti) grande durante um tempo em que eu e a família ficamos num sítio sem energia elétrica, e com gente demais pra usar o Bravo Mini (eu ainda não tinha o Debut), e mesmo assim não ficou lá essas coisas...

Se for só pra coadão Melitta, em grande volume, pra usar café "de bica" com torras mais escura e depois o povo encher de açúcar, daí tanto faz usar um Mimoso ou um caríssimo Bunn, dá praticamente na mesma.

E, que comecem as tretas. :D 

  • Curtir 4
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O lugar mais barato agora para comprar qualquer produto da Hario, inclusive os moedores manuais é numa loja da Liberdade em SP que faz importação direta, a Flavors não tem mais o monopólio da marca... A importação é feita pela Marukai, a loja que vende é num prédio de esquina com a R. dos Estudantes e Galvão Bueno, no segundo andar. Acredito que o Botini é uma boa opção por menos de 100 reais, só que não para portabilidade... os da Hario dão conta para coados e prensa...
Exatamente.

Hario Slim por R$130

Enviado de meu moto x4 usando o Tapatalk

também estou buscando um moedor barato e podia ir até o preço do porlex mini, no entanto tenho uma duvida:
já tive um hario skerton e tive bastante dificuldade com ele, muito duro para girar e tal. o hario slim ou o porlex mini exigem menos musculação? giram com mais facilidade?
pq o porlex vale o dobro de preço de um hario slim?
Tenho um Porlex mini e gosto muito dele. Mas na minha opinião ele só faz sentido em conjunto com a Aeropress. Foi planejado para caber dentro dela. Fica perfeito. De resto, não tem porque pagar o dobro do Slim.

Enviado de meu moto x4 usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpa, não tenho certeza do preço do Slim. Passei lá no último sábado. Tenho certeza que é menos de R$200. Mas acho que estou errando em dizer que é R$130. De qualquer forma é o menor preço no Brasil.

Enviado de meu moto x4 usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/02/2019 at 17:19, Cabral disse:

Na minha opinião, barista em questão está dando uma sugestão razoável, só exagerou dizendo que um Mimoso dá na mesma que um de lâminas. Lâminas é muito pior.

Acho o Hario Slim melhor que um Mimoso, mas se puder esperar e gastar um pouquinho mais, tente comprar o novo moedor Bravo "menor que o mini" que o colega @Gilberto está pra lançar.

Tenho um Mimoso antigo, herança de família, e cheguei a comprar um novo pra "brincar", depois passei pra frente, pra uma pessoa que mói amendoim e faz paçoca caseira.

O antigo é um pouco mais consistente que o novo, atendendo razoavelmente no coado e minimamente na AP, mas pra qq outra coisa deixa muito a desejar, e pra espresso não dá coisa boa, não. O Mimoso novo ficou um pouco pior em tudo, acho que baixaram o custo e pioraram a qualidade. E Botini que testei (usei pouco, confesso) foi quase igual.

Essa onda de fazer "ode ao Spong" (nome desse tipo de moedor no exterior) parece fazer parte do movimento retrô/artdeco que perpassa o mundo nos últimos anos. A forma supera a função. Esse moedor deficiente em moagem é adorado pelo fator de nostalgia, principalmente pelos usuários de açúcar e adoçantes, na minha opinião.

É só olhar o jogo absurdo do eixo de qualquer um desses moedores que dá pra perceber que não tem a menor chance de consistência. Olhando os mós, principalmente dos novos, parece que foram feitos com molde de barro, péssimo acabamento e sem uniformidade. No meu Mimoso "vintage" eu fiz buchas novas e afiei os mós para poder usar em conjunto com uma cafeteira italiana (Moka Bialetti) grande durante um tempo em que eu e a família ficamos num sítio sem energia elétrica, e com gente demais pra usar o Bravo Mini (eu ainda não tinha o Debut), e mesmo assim não ficou lá essas coisas...

Se for só pra coadão Melitta, em grande volume, pra usar café "de bica" com torras mais escura e depois o povo encher de açúcar, daí tanto faz usar um Mimoso ou um caríssimo Bunn, dá praticamente na mesma.

E, que comecem as tretas. :D 

Hahahaha!

Cabral, saí de um moedor de lâminas Cadence para um Mimoso (passei por um Imaginarium pelo caminho). Foi um baita progresso, na minha opinião. Eu estava quase comprando um Tramontina Breville, mas resolvi gastar menos nesse momento. Quem me recomendou o Mimoso foi um barista, dono de cafeteria, que tem no trabalho o Mimoso, o Tramontina Breville, e um moedor profissional. Disse que usa o Mimoso em casa há dez anos. Li uns relatos aqui no fórum, vi o vídeo do Fogo Ruivo e confiei, né? 

Antes de comprar o Mimoso, falei com o Gilberto, mas ele não tinha nenhum moedor para entregar, e demoraria mais do que eu queria esperar.O mínimo que preciso moer diariamente é três a cinco doses bem cedo, para o café da manhã. Com o Mimoso, isso é razoavelmente rápido. Muito mais rápido que o Imaginarium. Regulei como quis e não acho muito inconsistente. Claro, estou comparando com o que tinha antes, e nunca usei um moedor melhor. Estou com vontade de regular para moer mais fino, pois as extrações estão meio rápidas, embora geralmente saborosas (dependendo, claro, do grão usado).

Tenho uma DeLonghi com filtros pressurizados. Ainda não pude progredir para uma máquina melhor. Pretendo experimentar filtros não pressurizados.

Costumo beber "expressos duplos" mais longos em casa, acompanhados de pão com manteiga ou sanduíche preparado com manteiga. 

Aqui em casa ninguém, nem minha filha de 13 anos, adoça café. Andei fazendo uns coados em festas de família (só cafés especiais, uns fermentados, até) e ela declarou que prefere expresso. Há uns anos revoltou-se quando tentei servir um café Melitta com leite para ela, tendo grãos da assinatura do ClubeCafé em casa - "não acredito que vão me dar Melitta!" Ela nunca gostou de leite. Agora só toma café puro. Já fala sobre a doçura e a acidez dos café. Criei um monstro, hahahaha.

Quando puder justificar um grande investimento em equipamentos, sonho com o Baratza Sette 270Wi, hehehe. Não sei se é tudo o que diz ser, mas gostei que tem uma balança e moi, pesando, direto no porta filtro. Digo grande investimento pois aí teria que comprar também uma máquina de expresso, tamper dinamométrico, balança com cronômetro, prensa francesa, porta filtro, a bagunça toda. Sem esquecer o investimento mensal em grãos de qualidade. A gente vai se virando e avançando degrau por degrau.

Ao colega que abriu o tópico, peço desculpas por abusar do espaço para esse exibicionismo, sem dar alguma ajuda concreta.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/02/2019 at 17:19, Cabral disse:

Na minha opinião, barista em questão está dando uma sugestão razoável, só exagerou dizendo que um Mimoso dá na mesma que um de lâminas. Lâminas é muito pior.

Acho o Hario Slim melhor que um Mimoso, mas se puder esperar e gastar um pouquinho mais, tente comprar o novo moedor Bravo "menor que o mini" que o colega @Gilberto está pra lançar.

Tenho um Mimoso antigo, herança de família, e cheguei a comprar um novo pra "brincar", depois passei pra frente, pra uma pessoa que mói amendoim e faz paçoca caseira.

O antigo é um pouco mais consistente que o novo, atendendo razoavelmente no coado e minimamente na AP, mas pra qq outra coisa deixa muito a desejar, e pra espresso não dá coisa boa, não. O Mimoso novo ficou um pouco pior em tudo, acho que baixaram o custo e pioraram a qualidade. E Botini que testei (usei pouco, confesso) foi quase igual.

Essa onda de fazer "ode ao Spong" (nome desse tipo de moedor no exterior) parece fazer parte do movimento retrô/artdeco que perpassa o mundo nos últimos anos. A forma supera a função. Esse moedor deficiente em moagem é adorado pelo fator de nostalgia, principalmente pelos usuários de açúcar e adoçantes, na minha opinião.

É só olhar o jogo absurdo do eixo de qualquer um desses moedores que dá pra perceber que não tem a menor chance de consistência. Olhando os mós, principalmente dos novos, parece que foram feitos com molde de barro, péssimo acabamento e sem uniformidade. No meu Mimoso "vintage" eu fiz buchas novas e afiei os mós para poder usar em conjunto com uma cafeteira italiana (Moka Bialetti) grande durante um tempo em que eu e a família ficamos num sítio sem energia elétrica, e com gente demais pra usar o Bravo Mini (eu ainda não tinha o Debut), e mesmo assim não ficou lá essas coisas...

Se for só pra coadão Melitta, em grande volume, pra usar café "de bica" com torras mais escura e depois o povo encher de açúcar, daí tanto faz usar um Mimoso ou um caríssimo Bunn, dá praticamente na mesma.

E, que comecem as tretas. :D 

 Estou entre o Hario Slim e esse Bravo então, quanto custo o último? Alguma ideia do preço do novo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...