Ir para conteúdo

Moagem vs Pressão no Tamper


Ronald

Postagens recomendadas

Amigos,

Sou iniciante, mas tenho lido e testado muito.

Estou tentado um café bem saboroso ou ristretto. porém acontece o seguintes:

Nunca consigo fazer meu expresso entre 25 e 30s.  Normalmente minha cafeteira passa ele em 10 a 12s

Se faço a moagem muito fina ou pressiono com mais força o café no cachimbo, não consigo passa direito o café e o cachimbo vaza.

Alguma dica sobre meu erro e como posso melhorar para tirar o expresso perfeito?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ronald, você poderia começar listando seus equipamentos, para podermos dar opinião... no perfil está listada uma Três Modo, e pelo seu texto dá pra inferir que no momento esse não seja o equipamento em questão.

Não tem como ajudar sem saber do que vc está falando...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite Ronald,

Existe uma relação com o grau de moagem e força que vc compacta o café. Quanto mais vc compacta, mais grossa pode ser a moagem. Mas são duas variáveis, quanto mais variáveis vc tiver nesta equação, mais complicado é repetir um bom café! Então existe um padrão de força que vc aplica no tamper (em média de 10 a 20kg, vc verá que existe muita variação de opinião), o ideal é usar um tamper dinamométrico para padronizar isso.

Outra questão é o moedor. Um moedor de lâminas dificilmente te dará moagens constantes. Precisa ser necessariamente um moedor de mós cônicas ou planas. 

Eu comecei com um kit parecido com o seu (prima late l e um moedor de lâminas Hamilton ). Nunca saiu um espresso decente. Depois eu comprei um Hario Slim, mas são 4 minutos de moagem para cada café, e no começo vc erra demais, 4, 5x para sair um café tomável. Comprei um Vario W, mas mesmo assim o resultado era ruim. Descobri nesse momento sobre os cafés especiais e com torra recente, e passei a comprar cafés especiais. O café ficou bom, mas sem aquela crema bonita. Aí descobri que a Prima Late I vem com filtro pressurizado, o que cria uma falsa crema e mata a verdadeira crema rs

Depois disso achei mais fácil comprar outra cafeteira...

Escrevi tudo isso para vc ver que não vai ser tão simples chegar em um espresso “perfeito”, é um caminho árduo mas extremamente divertido.

Boa sorte!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ronald, entendo que não faz sentido seguir o conselho de uma pessoa apenas, mas também não adianta pedir conselhos e, diante de alguma forma de consenso entre os consultados, ignorar os resultados das sugestões.

Nesse outro tópico seu 

 já indicamos algumas coisas que precisam ser revistas... Laminador não é moedor, e espresso não comporta moagem ruim, muito menos café "laminado".

Se estiver esperando alguém corroborar seu desejo de ouvir que "o Philco é bom", pode ficar tranquilo que, eventualmente, isso irá acontecer. Tem muita gente no CdC que opina sem ter experiência real, muito "fake", como em qq comunidade online... O que não vai acontecer é ver seus cafés ficarem consistentemente bons. Aliás, há repetidas instâncias de explicações bastante detalhadas a respeito, basta usar a busca e dar uma lida por aqui no Clube.

Como já mencionado com outros usuários em dezenas de postagens similares às suas, até pode acontecer de uma ou outra extrações ficarem aceitáveis, mas entre quantas? E segundo quais referenciais?

Sobre "café bom", minha pergunta base nessas situações é: "o café ficou bom o bastante para não desagradar, sem aditivos como açúcar, leite ou qq outro adoçante?"

Nem é o caso de a pessoa gostar de açúcar, o caso é que café bom não pode ter gosto ruim, mesmo que ingeri-lo puro não seja seu método preferido de consumo. Se estiver com gosto ruim antes de adoçar, algo está errado. No seu caso, esses "algo" são o laminador e a escolha de grãos. Como já mencionado.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Ronald disse:

Obrigado Rodolfo.

Mas qual o seu conselho? Qual seu caminho das pedras?

Basicamente é o que os colegas @Fogo ruivoe @CabralJá falaram.

De verdade? De um espresso nota 10 espere algo entre 4 a 5 da prima late que você não se decepcionará. Mais que isso terá que trocar todos seus aparelhos. Foi o que aconteceu comigo.

Sempre tem como melhorar o processo e os aparelhos (PID por exemplo), mas fazendo uma analogia com carros, vale mais a pena gastar 50 mil em um carro de 20 mil para ele correr tanto quanto um carro que custa 70 mil ou vale mais a pena vc trocar pelo carro de 70 mil? 

  • Curtir 1
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é... @Rodolfo M, fica complicado explicar pra um recém chegado o motivo de termos investido muito dinheiro em equipamentos de café sem desanimá-lo e sem parecer que estamos com bravatas... 

Todos nós passamos pelo período de negação. Comigo foram 8 anos de ignorância usando a Delonghi com café moído de supermercado, de 2001 a 2009. Então tomei um maldito espresso maravilhoso, sem açúcar, numa viagem ao exterior e fiquei P da vida com a Delonghi. Daí foi a vez da Aríete e de achar o CdC original em 2009. Ainda sofri uns meses sem querer investir num moedor melhor do que o embutido na máquina (que tinha custado mil dólares!) e em cafés especiais. Só depois do Vario, da Gaggia e de comprar no Ateliê e em outros fornecedores de cafés especiais é que "caí na real". Temos de lembrar desse período, né? Um pacotinho de 250g custar mais do que 2 ou 3 Kg de um "café de mercado" parece uma afronta. Até a primeira xícara de um "godshot", claro... daí ferrou. Só café bom daí pra frente. E gastar mais de 4 mil num moedor e mais de 15 mil numa máquina passa a ser um desejo (ou um ato), não mais "apenas" uma loucura... Meu consolo é ter sempre colegas que gastaram muito mais do que nós, como o Edu com a Speedster e o Bernardo com o Mythos :rolleyes:

  • Curtir 2
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, eu peço perdão... mas acho que deixamos de observar o real problema do @Ronald....

Vejam:

On 19/12/2018 at 4:31 PM, Ronald said:

Se faço a moagem muito fina ou pressiono com mais força o café no cachimbo, não consigo passa direito o café e o cachimbo vaza.

Prezado Ronald, Eu tb tenho uma Prima Latte, e esse não é o comportamento esperado. Não é para vazar. Se a compactação for excessiva, ela "choca", ou seja, não consegue passar água, mas não vaza. Na minha opinião, sua máquina está avariada, e vc deve levar a um técnico.

Todo o resto que foi dito, é a mais pura verdade. Se vc permanecer conosco, vai acabar percebendo que as melhores escolhas não são óbvias a princípio. E sabemos que as pessoas querem investir no que vai trazer melhor benefício, mas como essas coisas não são baratas, os outros demoram para acreditar em nós, e a gente acaba se acostumando a repetir a todos o mesmo "mantra'.

Mas no seu caso, sugiro o seguinte projeto (vai nessa ordem mesmo):

Primeiro -  consertar sua máquina.

Segundjo - Investir num moedor de mós. Veja, que eu até tenho uma opinião mais suave...  @Cabral que me perdoe, mas usei um moedor de laminas por um ano, extremamente feliz, por que a verdade é que  meu café melhorou bem. mas também pudera, sai do café moido para o café em grãos. Mas, verdade seja dita, a diferença para o moedor de mós é enorme, e hoje eu já sou mais um a "evangelizar", que se a pessoa puder evitar láminas e ir direto pras mós,  vai economizar $$. Lembro que um bom moedor serve para vários métodos/tipos de cafeteiras.

terceiro - Procurar um bom café, que tenha sido torrado em menos que 20 dias. vc encontra por aqui quem venda isso. para expresso, sugiro começar com torra media escura ou escura.

quarto - comprar um filtro despressurizado 51 mm ( o copinho que entra no cachimbo) vai ter que aprender a usar, mas o café melhora bastante. comprei o meu no aliexpress

cinco - comprar um tamper de metal. também tem por aqui ou na china.

seis - ... quer saber, quando chegar no quarto passo, vc já vai ter lido tanto por aqui, que já não vai precisar mais que lhe passem um "caminho das pedras"...

Enfim, boa sorte no reparo, e bons cafés

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/12/2018 at 16:31, Ronald disse:

Amigos,

Sou iniciante, mas tenho lido e testado muito.

Estou tentado um café bem saboroso ou ristretto. porém acontece o seguintes:

Nunca consigo fazer meu expresso entre 25 e 30s.  Normalmente minha cafeteira passa ele em 10 a 12s

Se faço a moagem muito fina ou pressiono com mais força o café no cachimbo, não consigo passa direito o café e o cachimbo vaza.

Alguma dica sobre meu erro e como posso melhorar para tirar o expresso perfeito?

Citamos o problema do moedor pois a solução do problema dele não se resolverá mesmo que passemos as soluções para os roblemas em específico, mas vamos lá.

Fazer um ristretto em uma máquina semi-automática é meio complicado pois vc precisa selecionar previamente um volume de água (ou usar uma balança e parar a saída de água no momento que atingir a BR desejada). Os filtros da prima late eram pequenos, eram de 8 e 16g, procede a informação? Caso positivo, um ristretto ficaria em torno de 8g a 16g de peso total (vide tabelinha de BR).

Vc diz que está vazando quando afina muito. Significa que não vaza em outras situações? Se for isso sua máquina pode não estar avariada. Provavelmente está quase “chocando” e o excesso de pressão faz vazar por cima. Lembro que o encaixe do porta filtro não é de primeira, então é uma situação plausível.

Um dos problemas do moedor de lâmina é que não tem consistência de moagem, dificilmente vc consegue regular a granulometria da moagem, então afinar ou engrossar a moagem fica muito empírico, sem controle. 

Padronizando a moagem, a força que vc compacta o café com o tamper, vc vai conseguir chegar em uma proporção razoável e vai tirar cafés melhores. Mas espresso perfeito será complicado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Com relação ao vazamento, percebi que estava colocando café no filtro. Hj já estou conseguindo tirar uns expresso muito bons, para os meus padrões de conhecimento. Peguei até a manha de fazer um café concentrado de 30ml.

No mais é melhorar aos poucos os equipamentos. Por hora não dá pra jogar fora tudo que comprei.

Mas agradeço muito todos os comentários 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/01/2019 at 00:37, Ronald disse:

Com relação ao vazamento, percebi que estava colocando café no filtro. Hj já estou conseguindo tirar uns expresso muito bons, para os meus padrões de conhecimento. Peguei até a manha de fazer um café concentrado de 30ml.

No mais é melhorar aos poucos os equipamentos. Por hora não dá pra jogar fora tudo que comprei.

Mas agradeço muito todos os comentários 

Meu primeiro moedor foi um Hario Slim (não é eletrico) mas pude aprender muito durante seu tempo de uso (uso ainda quando viajo e quero levar graos comigo). Paguei barato alguns anos atras, foi menos de 100 reais importado via ebay, vindo do Japão. Hoje ja acha em diversas lojas no BR para vender, na faixa de uns 200-250 reais. 

Se eu fosse você, compraria um desse (ou outro manual que não seja marca "tabajara", e assim ir seguindo neste caminho, que naturalmente vc vai querer evoluir e conhecer mais.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...