Ir para conteúdo

Moka Bialetti Mini Express - Anel de borracha com gosto de óleo de máquina com notas de desinfetante


Drops

Postagens recomendadas

Olá, pessoal.

Peço licença pra começar minhas postagens aqui.

Comecei como um amante de cappuccinos bem cremosos feitos pelo Leo no Paço da Liberdade de Curitiba, quando, um belo dia, tomei um expresso na Rause e agora sou mais um frito de café. Muita informação pra ler e muitas ferramentas pra adquirir. Pra começar, enquanto não consigo uma Aram manual, investi numa pequena Bialetti Mini Express pra duas xicrinhas.

Li algumas postagens em busca de respostas, encontrei muita coisa interessante, mas não exatamente o que procurava.

Quando fui usá-la a primeira vez fervi água algumas vezes nela, sem café, e ficava um pó cor de alumínio na água e um cheiro de óleo de máquina horroroso. Fui lavando e fervendo águas dentro da cafeteirinha até perceber que o cheiro era do anel de vedação. Bom, depois de lavar e passar o dedo nele parte do cheiro saiu, mas continua fedorento, mesmo tendo feito dois cafés pra descartar, com dor no coração.

Adeptos da moka: por quanto tempo terei que suportar esse fedor no meu café? Como foi com a moka de vocês? O manual diz num português meio macarrônico que devo fazer "alguns" cafés para descartar, mas estou ansioso pra degustar meu moka diário. Se eu souber que são, sei lá, 40 tiradas de café jogadas fora, farei elas todas hoje e amanhã já tomarei meu tão esperado semi-espresso caseiro.

Além de isso interferir muito na experiência com o café, já que tudo aqui diz respeito às minúcias sensoriais, certamente deve fazer muito mal pra saúde esse óleo horroroso que está deixando gosto. O pessoal do forum.clubedocrack.net não se importaria, mas acho que aqui não será absurdo pra vocês eu estar me perguntando quão mal faria esse resíduo no café. Fora o alumínio, mas disso vou me livrar quando comprar minha Aram.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quer dizer, se tudo isso for estranho pra vocês, preciso saber, pra poder voltar na loja e pedir a troca da mokinha fedorenta. Ou pra saber onde errei... o manual, que não estava na minha mão quando comecei a lavar e preparar a moka, diz que era pra lavar tudo antes de começar a ferver. Tenho receio do suposto óleo passado na borracha de vedação ter impregnado na borracha quando fervi sem limpar antes. Isso seria triste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só precisei comprar duas Bialettis até hoje, ambas de 3 xícaras, e nunca tive esses "sintomas" específicos, exceto por um sabor levemente metálico e cheiro de borracha nas primeiras 2 ou 3 utilizações, que apenas provei e descartei... A Brinox deixa gosto metálico e um tom de queimado mesmo depois de muitos usos. As imitações chinesas que usei e vi serem usadas (em um evento do qual participei) geraram resultados parecidos com os da Bialetti original, mas com forte cheiro de borracha queimada mesmo depois de 10 usos, o que pra mim estraga o café, fica parecendo café de cápsula...

Sendo um repertório limitado de experiências pessoais, não posso dizer que isso que você está narrando seja garantidamente o que penso ser, mas lá vai: acho que sua Bialetti deve ter sido usada e guardada suja, gerando mofo/ressecamento, ou sofreu algum tipo de contaminação enquanto armazenada ou exposta em vitrine, e alguém tentou limpar e lubrificar pra poder vender. . Eu devolveria, pegaria a grana de volta e compraria em outro lugar.

Mas isso é só um chute-calculado... pode ser qualquer outra coisa, mas pra mim "óleo" e "notas de desinfetante" são motivo para cautela.

Boa sorte, qualquer que seja o curso de ação escolhido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela resposta, Cabral.

Você conhece o Quora? É tipo um Yahoo Respostas de bom gosto, que deu certo. Veja uma das respostas que consegui lá. Quem respondeu colou ali um texto tirado da própria página da Moka em inglês:

Se você gosta tanto o quanto nós de um encorpado café italiano, será difícil resistir ao desejo de preparar um bule de café espresso cremoso assim que seu pedido chegar. Não faça isso! Se fizer, não ficará satisfeito com os resultados. Seu novo bule Moka deve ser devidamente temperado para produzir aquele sabor complexo e encorpado que você deseja. Felizmente, não demorará muito para preparar sua nova cafeteira de fogão. Siga estes passos simples e você estará preparando café italiano como um profissional em cerca de uma hora:

1. Adicione água limpa e 1 colher de chá de sal ao Pote Moka. Não adicione nenhum pó de café ao filtro.
2. Coloque a panela Moka no fogão e aqueça até que toda a água seja extraída da caldeira.
3. Esvazie a câmara de coleta derramando a água quente na pia. (A panela Mini Moka vai dispensar a água quente em xícaras enquanto ela sai da caldeira.)
4. Encha a panela com água limpa (sem sal) novamente.
5. Desta vez, adicione grãos de café ao filtro. Coloque o Moka Pot no fogão e aqueça para preparar o café.
6. Quando o café estiver pronto, jogue-o fora e remova os resíduos usados do filtro.

Repita as etapas de 4 a 6 mais duas vezes. Agora você está pronto para aproveitar seu primeiro autêntico café italiano!

Esse processo pode parecer uma perda de tempo e café, mas é uma tarefa necessária. O processo de tempero estabelece um filme de café que elimina qualquer sabor metálico. Se você não acredita em nós, tome apenas um pequeno gole do primeiro, segundo e terceiro bules preparados e compare o sabor com os resultados finais. Você notará uma grande diferença!

Seu Moka Pot requer apenas um rápido enxágue entre os usos. No entanto, se você fizer uma limpeza completa que remova a película protetora, você deve repetir essas etapas para tratar novamente seu bule Moka antes de usá-lo novamente.

Primeiro uso do Moka

Agora que o bule está pronto para uso, encontrei algumas instruções para uso aqui: Como usar CORRETAMENTE uma Bialetti Moka Express. As instruções são as mesmas para todos os bules Moka. Aproveite seu novo bule de café (e talvez novo melhor amigo).

https://www.quora.com/I-just-bought-a-moka-espresso-maker-I-washed-it-boiled-it-discarded-two-coffees-but-the-third-coffee-I-made-still-had-this-industrial-oil-scent-How-many-coffees-should-I-discard-so-that-smell-vanishes

Assim que eu tiver algum resultado positivo posto aqui pra ajudar os próximos neófitos com a Moka.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom, @Drops!

Sim, acho que esse procedimento do sal não vem impresso no manualzinho que acompanha a Bialetti ou impresso na caixa... fiz com água pura após lavar com detergente neutro e segui os passos do manual. Mas eu sou um leitor compulsivo de manuais de tudo que adquiro (alguém mais lê manual de carro?).

O procedimento do fabricante está aqui:

https://www.bialetti.com/coffee/stovetop/moka-express-c-1_7_22.html

basta clicar no tab "Care Use".

Não vejo problema em fazer a primeira vez com sal, mas quem manja de química pode opinar diferentemente...

Contudo, óleo e desinfetante indicam algo bem fora da curva. Eu preferiria trocar de cafeteira, mas a escolha é ultimamente sua.

Por favor, avise-nos dos resultados!

Boa diversão e bons cafés!

PS: manual PDF anexo

Moka Express.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 hours ago, Cabral said:

Muito bom, @Drops!

Sim, acho que esse procedimento do sal não vem impresso no manualzinho que acompanha a Bialetti ou impresso na caixa... fiz com água pura após lavar com detergente neutro e segui os passos do manual. Mas eu sou um leitor compulsivo de manuais de tudo que adquiro (alguém mais lê manual de carro?).

O procedimento do fabricante está aqui:

https://www.bialetti.com/coffee/stovetop/moka-express-c-1_7_22.html

basta clicar no tab "Care Use".

Não vejo problema em fazer a primeira vez com sal, mas quem manja de química pode opinar diferentemente...

Contudo, óleo e desinfetante indicam algo bem fora da curva. Eu preferiria trocar de cafeteira, mas a escolha é ultimamente sua.

Por favor, avise-nos dos resultados!

Boa diversão e bons cafés!

PS: manual PDF anexo

Moka Express.pdf

Então, pessoal. Talvez eu tenha sido um pouco hiperbólico com óleo de máquina com notas de desinfetante, mas o cheiro estava realmente desagradável, um cheiro de recém fabricado.

Fervi com água e sal, depois descartei mais dois cafés e fiz afinal meu primeiro café aceitável na minha Moka. Sim, não teve mais aquele cheiro. Problema resolvido.

Infelizmente não saiu como eu queria, não estava encorpado, nem o sabor estava muito cheio de nuances. Mas já foi melhor que meu antigo coadinho de pano.

Lendo o fórum descobri que o mais importante pra um café encorpado e cheio de nuances é moer em casa, mais do que o método de extração. Agora tenho uma jornada pela frente em busca do meu café. Acabei de pensar numa alternativa pra isso, mas isso ainda vou pesquisar aqui, e se não houver menções, vou escrever em outro tópico.

Obrigado pela atenção. Acho que vou frequentar essas conversas do Clube do Café.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom, @Drops!

Obrigado pelo retorno, é ótimo saber como foi o desfecho de um tópico.

Se resolveu, isso é o que mais importa!

E, sim, seja bem-vindo ao clube e divirta-se!

Deverá notar em breve que recomendamos a compra de um bom moinho (nada daquelas coisinhas de lâminas, da faixa de 100 reais pra baixo), no mínimo um manual Hario Slim (na faixa de 200 "merréis") e a compra de café Especiais (pontuação acima de Gourmet) com torra recente, preferencialmente inferior a 30 dias. Se conseguir um Hario e usar um café básico como o Fazenda São João da Nossa Casa Café, vai descobrir quanto a mokinha da Bialetti é capaz de fazer café gostoso. É só seguir as dicas do pessoal do tópico da mokinha que terá sucesso garantido.

Boa sorte e Bons Cafés!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Show de bola. Que bom que deu tudo certo.

Rapaz... Sou apaixonado nessa Moka mini de duas saídas. Tenho muita vontade de comprar uma pra fazer uns cappuccinos, só não faço ideia se cabe uma xícara ou caneca maior ali, porque nunca achei na Internet medidas específicas da base onde vão as xícaras e da altura dos "canos" que distribuem o café.


Enviado de meu Moto G (5) Plus usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...