Ir para conteúdo

Moedor Manual ou Comprar moído


Postagens recomendadas

Olá,

 

Sou iniciante aqui no fórum mas tenho comprado cafés relativamente bons há um bom tempo.

Recentemente comprei um moedorzinho de café de lâmina manual e comecei a comprar os grãos de café para moer ao invés de compra-los prontos e percebi que o resultado foi péssimo. Saca só o meliante:

https://www.americanas.com.br/produto/29849959/moedor-de-cafe-manual-em-inox-e-ceramica-moinho-para-graos-24cm?pfm_carac=moedor de cafe&pfm_index=23&pfm_page=search&pfm_pos=grid&pfm_type=search_page

Encontrei o fórum hoje e parece que estou fazendo tudo errado mesmo haha.

Eu faço meu café diariamente pelas manhãs em uma prensa francesa, bem básica, e não sei o quanto isto influencia na qualidade do café inclusive.

De qualquer forma, minha dúvida é a seguinte, meu orçamento no momento não está lá muito bom e vi aqui que um moedor é algo realmente bastante importante. 

No meu orçamento caberia algo como os hario skerton / slim - sendo que o slim parece me particularmente uma melhor opção.

Vale a pena eu investir em um destes moedores ou será que seria melhor voltar a comprar o grão moído mesmo?

Se sim, alguma outra sugestão de moedor com um investimento baixo para tomar um bom café em uma prensa francesa?

 

Grato pela atenção

Gabriel 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá! Seja bem vindo ao fórum!

No geral, qualquer moedor (mesmo aqueles que não são tão bons) é melhor do que nenhum.
Mas penso que é importante entender o porquê do resultado ter sido péssimo até agora.
Que café em grãos você comprou?
É preciso ter em mente que moedores não fazem milagres: se o café for ruim em grãos, ele também será ruim moído.

E outro ponto de atenção: você citou que está fazendo seus cafés numa prensa francesa.
Esse método exige uma moagem mais grossa que a daqueles cafés já moídos de supermercados.
Você está fazendo isso?

Portanto, antes de gastar dinheiro com um novo moedor, faça esse teste antes: compre um café de boa qualidade e moa ele numa espessura maior (adequada à prensa).

Boa sorte!
Abraços

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acompanho o voto do relator @lucasrodcosta e já me desculpo de antemão pelas redundâncias que farei abaixo. 

 

A partir das informações que vc trouxe, @rovegabriel, seria legal verificar antes 1) se o problema não está no grão que vc usou; e 2) se não está moendo fino demais (a prensa francesa demanda uma moagem mais grossa, uma vez que a filtragem dela é bem rústica - se é que dá para chamar de filtragem). Além disso, o 3) tempo de extração pode ter influência negativa no resultado do seu café. Existem outras variáveis como a proporção entre água e pó de café, mas esse nao parece ser o problema no seu caso.

 

Quanto ao moedor que vc comprou, suspeito que o mecanismo dele é de mós, o que permite que vc controle o tamanho da moagem dos grãos (os moedores de lâmina são aqueles que parecem mini-liquidificadores, e por isso não permitem o controle da granulometria). Certamente existem moedores de mós que são melhores e entregam uma granulometria mais precisa, mas, pelo que vc contou no seu post, seria prudente dar uma olhada nesses três pontos antes de investir em outro moedor.

 

Sobre o tempo de extração, a prensa francesa geralmente pede 4 minutos de infusão. Obviamente que esse não é um número mágico ou um dogma, é apenas um ponto de partida considerando a moagem que é costumeira p esse método. Caso vc esteja moendo o café muito fino, esses 4 minutos resultarão numa xícara muito amarga (superextração). Inversamente, uma moagem exageradamente grossa resultaria numa xícara pobre em aroma e sabor (subextração).

 

Agora, caso o moedor seja do tipo "liquidificador", seria uma boa comprar um Hario Mini ou o Skerton que vc mencionou e, enquanto isso, usar o moedor que vc tem p preparar coados. 

 

De qualquer forma, é muito melhor ter o moedor que seja do que comprar café já moído.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hour ago, lucasrodcosta said:

Olá! Seja bem vindo ao fórum!

 

Sem nenhuma sombra de dúvidas, qualquer moedor (mesmo aqueles que não são tão bons) é melhor do que nenhum.

 

Mas penso que é importante entender o porquê do resultado ter sido péssimo até agora.

Que café em grãos você comprou?

É preciso ter em mente que moedores não fazem milagres: se o café for ruim em grãos, ele também será ruim moído.

 

E outro ponto de atenção: você citou que está fazendo seus cafés numa prensa francesa.

Esse método exige uma moagem mais grossa que a daqueles cafés já moídos de supermercados.

Você está fazendo isso?

 

Portanto, antes de gastar dinheiro com um novo moedor, faça esse teste antes: compre um café de boa qualidade e moa ele numa espessura maior.

 

Boa sorte!

Abraços

 

 

1 hour ago, kell_albuquerque said:

Poderia dizer o que achou péssimo no café que preparou usando o moedor atual?

Enviado de meu Moto G (5) Plus usando o Tapatalk
 

Pessoal, quanto ao café estou assinando este clube aqui de cafés especiais:

https://cafesdobrasilclub.com.br/loja/

Sim, estou ciente da questão da moagem mais grossa para a prensa francesa.

O que acontece é que a cerâmica deste moedor é extremamente inconsistente, não consigo regular uma moagem adequada, pois ela sempre acaba ficando com partes mais finas e outras mais grossas. 

Meu moedor parece separar o grão da casca. O que tem acontecido recorrentemente é que tem tem ficado uma parte moída de cascas e outra do grão propriamente dito (não sei se estes termos são os corretos), esta parte de casca fica boiando quando coloco a água na cafeteira e em geral fica com um aspecto mais de chá do que de café, como se não fosse extraido o café de fato. Um amigo sugeriu que após moer o grão eu bata ele com algum martelo para extrair melhor o sabor. 

Sobre o moedor li em um post aqui do fórum que era melhor comprar o grão já moído do que utilizar um moedor de lâmina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim. Inconsistência é um problema de moedores mais baratos, mas, pelo menos na minha opinião, não deveria dar tanto problema assim no sabor.

 

A propósito, esse seu moedor não é de lâminas. Moedores de lâminas são os elétricos que usam lâminas, tipo as de um processador ou liquidificador, que fatiam o grão em vez de moer/esmagar. Esse seu usa mós de cerâmica, provavelmente.

 

Voltando aqui. O moedor que eu uso em casa é aquele Botini B03 (chamado por muitos de mimoso também). É um moedor manual, de aspecto antigo, grande e pesado. Ele tem lá seus problemas com inconsistência também, especialmente em moagens grossas, mas nunca cheguei a tirar um café ruim cuja culpa eu pudesse atribuir a ele. Ele me saiu a pouco mais de 100 reais com frete, é bem rápido na moagem e está me servindo bem até eu juntar uma grana pra um moedor melhor (atualmente tô esperando um moedor Bravo).

 

Em tempo... Continuo sem entender muito bem essa parte do problema que você citou. Aqui em casa sempre uma parte dos grãos fica por cima ao fazer o café na prensa, mas isso nunca chegou a atrapalhar a extração. Inclusive, em todos os vídeos que já vi de prensa francesa ocorre o mesmo.

 

Sugiro você postar uma foto da próxima vez que fizer café, antes de moer, depois da moagem, e na prensa, depois de colocar a água, pra gente dar uma analisada melhor nisso aí. E também a receita que você tá usando, tipo quantidades de café e água, temperatura da água, tempo de extração. Isso pode ajudar a identificar se tem algo estranho além do moedor.

 

Abraço!

 

Enviado de meu Moto G (5) Plus usando o Tapatalk

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

1 hora atrás, rovegabriel disse:

Meu moedor parece separar o grão da casca. O que tem acontecido recorrentemente é que tem tem ficado uma parte moída de cascas e outra do grão propriamente dito (não sei se estes termos são os corretos), esta parte de casca fica boiando quando coloco a água na cafeteira e em geral fica com um aspecto mais de chá do que de café, como se não fosse extraido o café de fato. Um amigo sugeriu que após moer o grão eu bata ele com algum martelo para extrair melhor o sabor. 

 

 

Pelo que vc está dizendo, a bebida fica subextraída. Vc pode mexer a infusão com uma colher com o objetivo de garantir uma extração mais eficiente e uniforme. Outra possibilidade seria testar uma moagem ligeiramente menos grossa do que a que vc vem usando, o que seria uma alternativa a bater com o martelo. A casca (película prateada) não é o problema.

 

1 hora atrás, rovegabriel disse:

Sobre o moedor li em um post aqui do fórum que era melhor comprar o grão já moído do que utilizar um moedor de lâmina.

 

Faz sentido, e isso vai depender do que vc quer priorizar. Se vc quer um café com moagem uniforme sem usar um moedor, é melhor comprar já moído para o método que vc pretende fazer. Isso vai te ajudar a conseguir tirar ótimos cafés na prensa sem ter surpresas desagradáveis; mas a sua xícara não terá a mesma riqueza aromática (em comparação com o mesmo grão de café, se fosse moído na hora do preparo). 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, rovegabriel disse:

Sobre o moedor li em um post aqui do fórum que era melhor comprar o grão já moído do que utilizar um moedor de lâmina.

Sim, as sugestões por aqui indicam nesse sentido mesmo. Mas seu moedor não é de lâmina. São mós de cerâmica. O tipo de mós e a forma como a mó inferior é flutuante é bem parecido com os moedores da Hario, então não acho que eles teriam um resultado muito diferente.

Esse pó suspenso na água, que normalmente a gente chama de crosta, é normal, e em geral indica uma torra fresca, não tem muita relação com moagem. 

Já testou os cafés da assinatura previamente moídos?

Já procurou algum tópico por aqui sobre receitas para prensa?

Seu comentário do aspecto de chá indica que vc ou está moendo mais grosso do que deveria, ou deixando em infusão por pouco tempo, ou está acostumado com torras mais escuras.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ricardorg, se o fornecedor tiver um bom moinho, vai vir com uma moagem mais uniforme, favorecendo uma melhor extração. Claro que nesse caso a vantagem se mantém só por um período de tempo... mas dependendo do que a pessoa tem em casa, essa janela de tempo pode ser até bem longa. Dá uma olhada nesse artigo aqui, bem interessante:

https://prima-coffee.com/learn/article/grinder-basics/it-always-better-grind-fresh/32594

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A quase 1 ano eu investi em um Hario Skerton e a melhora foi incrível. Comprei o kit upgrade para moagens grossas, mas o kit ainda não chegou e também fiz a adequação para ajuste stepless, que uso apenas quando regulo para espresso.

Quando vou moer para coados ou prensa, uso o ajuste que vem nele mesmo.

Todo esses ajustes eu usei as dicas do tópico do moedor aqui no forum e nos sites abaixo:

Dica para ajuste stepless, no meu caso usei apenas uma porca auto travante, no site mostra 2.

https://www.home-barista.com/grinders/kyocera-cm-50-hario-skerton-stepless-precision-mod-t21905.html

Kit upgrade

https://www.bluehorseproducts.com/hu/hario-skerton-upgrade-kit

Antes de comprar o Hario, usava o moedor elétrico de laminas e a melhora foi sensível depois da troca.

Pra mim, valeu o investimento. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agradeço as informações, Luís.

 

As conclusões desse artigo vieram de avaliações empíricas, isso é de grande valor. Eu não sabia da discussão sobre essas duas variáveis (uniformidade x data da moagem); isso me fez repensar se vale a pena usar o meu moedor de lâmina nos momentos de preguiça. Em breve quero fazer um teste com os moedores que tenho aqui pra ver se aposento o meu Cadence.

 

Atrasado, imaginei que a discussão girava em torno do fato de que a rotação das lâminas esquentava demais o pó (o que não é diferente do que ocorre com os moedores comerciais que tive contato: Mahlkonig EK 43 e VTA 6S, e o Bunn G3, os quais liberam o pó do café decididamente morno ao moer quantidades a partir de 250g).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Depois de usar até estragar (em menos de 30 dias o eixo ficou frouxo) um moedor de mós cerâmicas da Imaginarium, que ganhei de presente, comprei um Mimoso nº2 por R$ 163,00 (frete incluído) e abandonei o Cadence de lâminas. Meus "expressos" podem ter melhorado: pelo menos eu estou satisfeito com a moagem mais regular. Porém ainda não tenho prensa francesa, então não fiz moagem grossa no Mimoso. O Fogo Ruivo diz que dá certo, e até postou um vídeo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois de usar até estragar (em menos de 30 dias o eixo ficou frouxo) um moedor de mós cerâmicas da Imaginarium, que ganhei de presente, comprei um Mimoso nº2 por R$ 163,00 (frete incluído) e abandonei o Cadence de lâminas. Meus "expressos" podem ter melhorado: pelo menos eu estou satisfeito com a moagem mais regular. Porém ainda não tenho prensa francesa, então não fiz moagem grossa no Mimoso. O Fogo Ruivo diz que dá certo, e até postou um vídeo.
Eu uso pra prensa. Acho que atende bem.

Enviado de meu Moto G (5) Plus usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...