Ir para conteúdo

Sobre o que mais influencia em nossa percepção


Postagens recomendadas

Olá a todos

Quero iniciar esse tópico, para podermos debater aquilo que mais nos influencia ao pensarmos e tirarmos nossas conclusões sobre o que é bom ou ruim nesse vasto mercado do café. Como sabemos, somos seres socialmente determinados e moldados em nossas relações humanas historicamente e culturalmente construídas, isso quer dizer (tentando ser direto) que uma " boa " xícara de café, tem relação direta com uma complexidade de fatores "técnicos e objetivos" como proporção de água, tipo de moagem, qualidade e gramatura desta moagem, tipo de extração, defeitos ou não dos grãos café, qualidade da terra que foi plantada aquele pé de café, tipo de colheita, enfim.. Uma real e absurda quantidade de fatores, os quais muitos de vocês tem consciência e discorrem em muitos deles nos tópicos deste fórum.

Portanto, quero chamar atenção aqui para o quanto esses critérios "objetivos" são fantasiados, criados e manipulados pelo mercado, o qual fazemos parte, porem como seu alvo (refém) final e verdadeiro. Sendo assim somos o "elo fraco" dessa corrente financeira já que temos muita dificuldade de acessar o que é um avanço no conhecimento e talvez pode gerar alguma melhoria no produto que consumimos ou é simplesmente marketing, melhorar a quantidade de venda de tal produto, comprar essa marca e não outra...

Não sei se me fiz muito claro, mas creio que o que quero com esse tópico é podermos ter uma discussão voltada a compreendermos que somos parte (como alvos) de um mercado que obviamente busca lucros maiores e custos menores, e que com essa base de pensamento podermos (quem sabe) distinguir oque é de fato conhecimento adquirido ou bla bla bla de tal empresa, de tal nicho do mercado ou ainda de sectarização feito pelos próprios consumidores de café, contra outras pessoas que ainda não "entendem de café" (Indico este artigo http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-48922017000100048

Algumas perguntas para nos instigar, por exemplo:

Variedades (cultivares) de café arábica, tem influencia no liquido que vai ser bebido? (pensando na constituição genética daquela planta em comparação com outra, isso é percebido na xícara?)

O quanto as notas atribuídas nas escalas (abic,bsca,sca) são influenciadas por quem as prova? Que grupos ou empresas essas pessoas representam ? Quem paga os seus salários? quem pagou sua formação?

Você, sem ouvir, ler ou saber que café está bebendo, consegue dizer o que é bom ou ruim ? Se tem tais notas ou não ? Se é de 80 ou 90 pontos? Qual método foi extraído ? É um café de 80 ou de 20 reais ?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...