Ir para conteúdo

Padrão brasileiro de tomadas


Carneiro

Postagens recomendadas

É bem por aí ... Claro que enche o saco agora na transição. Mas os ganhos em segurança com certeza valerão a pena no longo prazo.

 

Só achei que faltou um esquema p/ não conseguir ligar aparelhos 110V numa tomada 220, como fizeram com baixa / alta amperagem.

 

Sou um defensor do padrão de tomadas - é baseado e compatível com o padrão proposto pela IEC. Qual argumento para seguir outro? Deveríamos usar o dos EUA, da Alemanha ou outro?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Márcio e Lucas, quanto ao padrão novo de tomadas, respeito suas opiniões, mas sou obrigado a discordar de vocês.

 

Sou a favor de padronizar, mas sou contra o padrão de tomadas adotado para uso padrão nas residências

 

Em testes de bancada, a única vantagem mensurável da tomada mais comum e popular do sistema novo é haver menor risco de choque elétrico por contato com os terminais durante o processo de inserção/retirada do plugue. A capacidade de corrente real das novas tomadas de pinos "cilíndricos" tem se mostrou de 55% a 80% das tomadas do tipo "baioneta" do padrão norte-americano com contatos de latão articulado por molas (não os de pressão por frisagem de latão, mais baratas, caso em que há empate). Ou seja, essas tomadas "novas" não são capazes de portar correntes sustentadas da ordem de 10+2 ampéres, como ocorria com as "tripolares" de dupla baioneta + pino terra cilíndrico.

 

Na verdade, foi difícil conseguir 6,5A sem gerar aquecimento e progressivas perdas em todos protótipos testados, mesmo que estivessem demarcados como portadores de 10A nominais. Há uma relação entre superfície de área de contato e corrente nominal que determina medidas físicas muito específicas e precisas para termos funcionamentos seguros e dentro de normas estabbelecidas. O problema é que se mostrou difícil para nossa metodologia produtiva atual atingir a precisão requerida para transferir corrente elétrica eficientemente entre dois cilindros tamanhos diferentes alinhados por uma banda de contato.

 

Também não houve clara normalização dos limites de perda aceitaveis para cada faixa de corrente, nem determinação dos materiais a serem utilizados (nem metais anti-oxidantes de alta condução, nem plásticos/polímeros anti-chamas), sendo estes apenas "recomendáveis".

 

Anos atrás, quando ainda fazia consultoria nas áreas de Engenharia Elétrica e Física, participei da elaboração de 2 laudos solicidados pelo INPE a respeito dos padrões a serem adotados e ambos foram sumariamente ignorados quando o novo padrão passou a receber apoio de congressistas que receberam polpudas contribuições de campanha de empresas como Pial-Legrand, Lorenzetti, Fame e outras. Esse foi um dos motivos de eu "chutar tudo" e virar professor de Filosofia. Nessa hora ajuda ter diplomas em áreas distintas... Mas continuo fazendo consultoria em segurança de T.I. :ph34r:

 

Forçar a renovação de todo o sistema eletro-conectivo do Brasil num período aproximado de 10 anos equivalerá a um aumento "cego" de faturamento da ordem de 150% para as áreas de "eletricware" dessas empresas nesse período. Isso é "riqueza por decreto comprado". Não consigo ficar feliz com isso, e não é por ser um "saco" ter de trocar as tomadas, mas é porque a coisa não foi feita pensando no melhor pro povo, mas no melhor pras empresas.

 

Nesse meio tempo, usamos adaptadores que aumentam os riscos, mal-contatos, perdas etc. Lamentável.

 

Puxa, isso me tira do sério!

 

Abraços indignados,

 

Cabral

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até que enfim alguém trouxe argumentos reais para criticar a padronização. Obrigado, Cabral!

 

Pior também é pensar que muita gente reforma apartamento ignorando outras coisas, como refazer a fiação toda adequadamente e colocar um quadro decente.

 

Então, para quebrar um galho aqui com os equipamentos mais próximos de 10A, melhor eu usar a tomada de 20A? Você se lembra se houve testes com essas tomadas?

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, Márcio!

 

Só participei dos testes e laudos até 10+2A, que era o escopo da consultoria, logo não tive oportunidade de usar os maravilhosos equipamentos que tinhamos a nossa disposição para testar as tomadas de 20A. Essas foram avaliadas por outra equipe, que chegou a conclusões piores que as nossas: os protótipos das tomadas de 20A tiveram desempenho apenas 25% superior às de 10A, ou seja, quando passava de 7,5A~8A, começavam as perdas significativas.

 

Em testes pessoais, posso dizer que as tomadas de 20A, com pinos de diâmetro de 4,8mm, se feitas com a mesma tecnologia dos de 4mm (10A), não há quase ganho de corrente real, pois o contato não é "envolvente", mas conseguido apenas por uma "linha" reta onde os círculos (em corte) se tangenciam. Com o aumento do diâmetro a "largura" da linha de contato aumenta ligeiramente, mas é só isso.

 

Se a tomada fêmea de 20A for bem construída, com um sistema de duas cunhas semicirculares pressionadas por molas em direção ao centro do eixo de entrada do pino macho, daí a coisa muda de figura. Peguei uma tomada Suiça feita assim, com diâmetro de 4,8mm, para ligar meu Vario com pino suiço colocado pelo pessoal do Paul. Quando peguei a tomada testei a corrente e medi as perdas do melhor modo que pude, e concluí que deve transferir até 22A com perdas pouco significativas, estabilizando termicamente com delta de 20 graus célsius acima do ambiente. A fêmea "nacional" de 20A comprada localmente começou a "faiscar" e "fumaçar" com 11A.

 

Se conseguir, compre e use tomadas suiças de 20A (se possível macho e fêmea, se não pelo menos a fêmea). Dá pra comprar pacotes no Ebay e em algumas lojas virtuais. São 100% compatíveis com as brasileiras e FUNCIONAM, pois são mecanicamente impecáveis e com contatos folheados com liga inoxidável de alta condutibilidade.

 

Espero que algum fabricante nacional comece a fazer isso direito, pois não quero ter de importar tomadas para a casa interia após a próxima reforma/mudança...

 

Mas, como sempre digo, essas são minhas opiniões, baseadas nas experiências que tive/fiz. Outras pessoas na área técnica têm todo direito de discordar!

 

Abraço!

 

Cabral

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom Galera.

 

Cabral, linka aqui pra nós essas suíças, pode ser?

 

Eu também fico indignado com tudo isso Cabral.

 

Um " Off Topic "

 

Vcs sabiam que não existe aquecimento global algum?

 

É tudo jogada dos governos para incentivarem as mais variadas industrias.

 

Assisti inúmeras palestras de climatologistas que estão a desafiar a ONU.

 

O planeta faz o que quer da gente, a hora que quiser e como quiser..... NÃO HÁ AQUECIMENTO E A ÁGUA NÃO VAI ACABAR!

 

Tudo pilantragem dos governos para se elegerem e manter a industria de pé.

 

Atualmente, a Terra entrará em um ciclo de resfriamento.

 

Foi só um desabafo fazendo companhia para a indignação do Cabral

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Há discussões diversas entre os grupos que defendem as duas vertentes. Acho que recentemente o que houve foi a imprensa dar espaço para quem defende que as mudanças são micro-climáticas, mas que não são macro ou globais. Mas não é 8 nem 80...

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...