Ir para conteúdo

Drops

Postagens recomendadas

Olá, pessoal.

No final do ano passado, perto das festas, criei um tópico sobre o assunto pilões. Estranhamente (talvez pra mim, neófito. Deve ter uma explicação) o tópico foi apagado. Não sei se foram citações excessivas, mas o tópico era jovem, então não sei. Ainda estou aguardando notícias da moderação. Fato é que a fascinação dos participantes pelo café é contagiante, e me vi fazendo uns comentários por mensagem, e pensei "porque não insistir num tópico pra ver no que dá, ao invés de mandar essas mensagens". Se for tabu falar de pilão aqui me desculpem e não toco mais no assunto.

Bom, tenho feito umas experiências com minha recém adquirida Moka Mini Express e cafés da 4 Beans - Curitiba.

Procurei um pilão de pedra por todo o centro da cidade, até chegar na Cloroquímica e encontrar um gral de laboratório. Ouvi, dias antes dessa aquisição, que pilão de pedra deixa resíduos da pedra sabão no material pilado. Achei que um material de laboratório não teria esse resíduo. Não usei pilão de madeira porque achei que a madeira absorviria óleos essenciais do café, mas talvez com o tempo de uso a madeira ficasse curada com o óleo, então não sei. Por enquanto o gral está cumprindo plenamente a missão, então não experimentarei com outros pilões.

Levo cerca de 10 minutos no gral pra ter uma moagem assim:

IMG_20190108_103153957.thumb.jpg.f6a800f653cb867f4450c493c5f2aec3.jpg

No mais, fico me perguntando se uma moagem em pilão, mais lenta, não torna impossível pilar um café pra espresso... uma pergunta que não tem pressa. É pra quando eu tiver minha Aram ou ROK. Ouvi dizer que em 15 minutos uma boa parte dos óleos essenciais já se foram. Se minha moagem leva 15 minutos, quer dizer que uma parte já se perde no processo da pilagem... alguém aqui já pilou um espresso? Vi no tópico da Aram que o Allex Lima já fez uma experiências meio... longas, então aguardo os insights dele de suas experiências mais recentes.

Por mais que futuramente invista em um moedor manual, o pilão me parece muito interessante porque vai trazer resultados diferentes dependendo dos movimentos feitos com a mão, e isso traz mais possibilidades, por mais que demore mais. No final de contas, a graça é o ritual, não é?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pela paciência, @Drops ! Tem gente que tem preguiça de moer o café na mão e você pila ele! haha

No geral, o problema com a moagem do pilão é que ela vai ser bastante heterogênea, algo equivalente àquelas moagens com moedor de lâmina tipo Cadence. Com muitos fines e muitas partículas grandes você nunca terá uma extração homogênea do seu café, ou seja, nunca terá a xícara mais gostosa que aquele café pode dar.

Com muita paciência deve ser possível moer pra espresso, mas vai ter o mesmo problema com a moagem e o mesmo resultado não-ótimo no seu café.

Ainda assim, se você gostar de moer o café no pilão e fica satisfeito com o resultado está ótimo :)

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, a gente gasta facilmente meia hora deslizando o dedo em timelines sem ver o que está fazendo, porque não fazer isso sem olhar pra uma tela. Uma boa conversa pode surgir nesse tempo, dependendo da companhia.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com o @Vitor Costa, a falta de uniformidade vai ser sempre um problema com o pilão, salvo para o preparo de "café turco"... caso em que basta deixar todo o pó fino como talco. Se você comprou o kit de maceração de cerâmica vitrificada. Aliás, tenha em mente que esse tipo de pilão não mói, macera. Por natureza, você perde mais óleos do que com moagem ou mesmo laminação, pois há mais atrito e contatos de superfície, bem como oportunidade de volatilização.

O tempo também é outro problema no que tange à perda de alguns voláteis.

Pra espresso, francamente, não acho uma boa. Mesmo com filtro pressurizado, deve dar os mesmos problemas dos laminadores de grão ou do uso de "processadores" pra triturar o café...

Claro que tem gente que usa laminador pra todos métodos e alega ser bom. Em geral, são consumidores de garapa aromatizada :P, daqueles que colocam 4, 5 ou 6 colheres de açúcar em 50~70ml de "água preta"... praticamente um "caldo de cana" quente e com cheiro de café, independentemente da qualidade da bebida extraída ser boa ou péssima.

Mas, parabéns pela criatividade, @Drops! depois nos conte o que está achando de seus cafés. Mas, como costumo sugerir para todos a quem sirvo café, sugiro que prove a bebida antes de adoçar. Assim você tem referência de como a coisa varia de uma maceração para outra.

Boa diversão!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se a questão for grana, você consegue ótimas moagens para moka com um moedor manual botini por menos de 100 reais, e como parece que paciência não lhe falta, é possível ajustar o botini para espressos razoáveis, o que complica é ficar mudando de método...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...