Ir para conteúdo

Illy grão gourmet - comentários?


Henrique - RJ

Postagens recomendadas

Grão Gourmet illy 250g R$45,60

http://www.toktake.com.br/insumos/cafe-em-graos-gourmet-illy-250gr

Não tenho certeza se foi esse o café que tomei de uma máquina automática parecida com esta do link abaixo:

http://www.toktake.com.br/bari-espresso

Foi um curto com muita crema e de sabor bem diferente do que já tomei até hoje.

Obs.: nunca fui a cafeterias especializadas ( tenho uma certa repulsa por lugares chiques ... rsrs ).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu gosto do café da Illy, é uma boa referência do espresso italiano sem robusta. A latinha com atmosfera modificada ajuda, mas depois de abrir, tem que usar logo. O que fiz uma vez que comprei foi abrir, fazer uns 2 cafés pra provar, e congelei, mas própria lata.

Tem melhores, até o centro da Itália, Roma por ali... Também da região de Trieste, meu preferido foi Primo Aroma, até mesmo a mistura com 10% de robusta. As torras são média de verdade, o que aqui a maioria dos entusiastas chamarão de escura. Escuras mesmo são as mais pro sul da Itália, aí é soco na cara.

Márcio.

  • Curtir 5
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/02/2019 at 09:48, Henrique - RJ disse:

Grão Gourmet illy 250g R$45,60

http://www.toktake.com.br/insumos/cafe-em-graos-gourmet-illy-250gr

Foi um curto com muita crema e de sabor bem diferente do que já tomei até hoje.

Experimente uma cafeteria especializada, pode gostar, aí no Rio tem várias boas, não pretensiosas ...

Enquanto isso:

https://www.cafestore.com.br/produto/501/illy+caff+em+graos+lata+250g

Na Cafestore tá um pouco mais em conta.

Bons cafés!!

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segunda-feira passada tomei mais um espresso igualzinho ao primeiro e acabei tirando outra conclusão.

Perguntei a funcionaria e ela não soube dizer que café era mas desta vez não o achei tão bom.

Ele se parece bastante com o sabor do café instantâneo Nescafé mas bem mais intenso.

Por isso perguntei à  servente se era o 3 Corações que acho ser o mais ruizinho dessa empresa TokTake mas ela não sabia.

Se eu voltar lá já vou preferir um Nescau ou um café com leite dessa máquina pois não vale a pena esse espresso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Comprei terça-feira passada 250g do illy que promete notas de chocolate, mel e caramelo.

Quero só ver se é verdade ou embromação.

Não informam nem a origem do café ( região, fazenda ), nem a peneira ou a certificação ( no Suplicy costuma ter essas informações mas não percebi nada de extraordinário nele ). 

Só sei que é 100% arábica e de torra média.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os cafés da Illy são blends com um perfil bem definido. Basicamente eles contratam provadores profissionais (alguns no Brasil) em diversas partes do mundo para acharem o grão com determinado perfil para montar os seus blends. Mesmo no Brasil pode ser que a cada safra venha café de produtores diferentes dos de safras anteriores mas com o mesmo perfil determinado... Então aqui o que importa não é a origem e sim o perfil Illy

  • Curtir 2
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, esse negócio de dizer qual fazenda, se é sombreado ou sol a pino, qual peneira, altitude, etc., etc. conta pouco ou nada, o lance é lá na xícara, você sabe preparar café?
Capricha, prepara direito esse illy e conta se é bom mesmo ou não!
Abraço

Enviado de meu MI 8 usando o Tapatalk

  • Curtir 2
  • Agradeço 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não dá pra criar referência do que é " bom" usando este café. Henrique, qual o seu objetivo? Que bebida ou tipo de bebida você procura? Pra saber sobre peneira e etc, talvez você queira se profissionalizar? Quer começar a provar cafés de verdade e entender suas características, sabores, e possibilidades conforme, produção, safra, colheita, peneira, processando, torra, embalagem, conservação e etc? Talvez se você disser qual o seu objeto, podemos ajudar em alguma coisa, pra você chegar lá! [emoji106] vai na fé.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

  • Curtir 4
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom esse café é...

Apesar de não ter origem esclarecida, pelo que me lembre do que falei com produtores, a Illy coloca sempre um valor um pouco acima da comódite e exige "bebida fina" para os provadores brasileiros. Em geral dará tipo 4 ou tipo 2, sem PVA (claro que verde cana ou defeitos próximos do verde podem passar) e imagino que seriam cafés de 76-78 pontos.

O que buscamos com cafés especiais, pra mim, é ótimo pra cima, 80+ numa classificação séria. Infelizmente tem cafés "especiais" no mercado, que podem até dizer o horário de colheita, mas que não passam na qualidade final. Tem outros que a matéria prima é boa (ou até ótima!) e a torra sofrível, ou pra menos ou pra mais, sem controle ou consciência do que fazem. E por aí vai.

A torra da Illy, claro, é média (pra nós mais clarificados talvez média-escura) e trará mais sabores de caramelização, destilação seca etc do que aromas e acidez.

  • Curtir 2
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu também acho que o Illy é um café bom, uma boa referência de um bom clássico italiano. Pro paladar que ainda desconhece os cafés especiais provavelmente vai ser um dos melhores espressos que a pessoa já provou, e dá aquela crema bonita, larga, mesmo sem robusta no blend... Mas como já foi dito acima, ele degrada muito rápido, melhor por no freezer assim que abrir a latinha. Agora pelo preço que tá, dá pra comprar dos melhores cafés especiais brasileiros, torrados pelos mestres daqui e ainda conseguir a torra fresca de poucos dias, mesmo se enviado pelos correios, e gosto para cafés especiais, torras mais claras, origem única... se desenvolve, se aprende. O último Illy que comprei deve fazer mais de 8 anos rsrsrs.

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Agradeço a todos os comentários que já mudaram a minha opinião.

Peguei hoje nos Correios que aliás está melhorando rápido seus serviços com o novo governo federal.

20190228-183226.jpg

Vou seguir a dica de deixar no congelador depois de aberto.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de provar o espresso que fiz agora a pouco.

Ele fez um pouquinho mais de espuma do que o Café do Centro que costumo consumir todos dias neste horário ( +/- 5 da manhã ) só uma xícara por dia aproveitando o paladar que me parece mais sensível ( no resto do dia é só Pilãozão mesmo no filtro de papel Mellita ).

A torra ME PARECE praticamente a mesma do outro na coloração e a peneira também ( 7 ou 8 ). Agora, no sabor ele ME PARECE ( de novo ) um pouco melhor, mais forte.

Foi só para testar e não pretendo comprar de novo pois é muito caro e ME PARECE um custo/benefício que não vale a pena. Foi que nem o Suplicy que comprei várias vezes de várias fazendas em termos vantagem.

Vou ficar no Café do Centro mesmo que é mais econômico. Talvez venha a comprar futuramente o café do Mário aqui da Lagoa na cidade do Rio de Janeiro também só pra testar porque agora consumo muito pouquinho desses cafés chic chic ( como escrevi ali em cima, só uma xícarazinha por dia praticamente ).

Esse Café do Centro que compro em lojinhas aqui da rede Rei do Mate, na faixa de 70 paus o Kg ( hoje deve durar uns 2 meses pra consumir esse 1 Kg o que acho vantajoso em termos de preço/qualidade ), já tive a experiência de sabores muito bons principalmente chocolate ( já comentei aqui antes no fórum ) e até de torra ( parece que essa indústria precisa melhorar na sua administração porque o café tem perdido o sabor de torra isto é, café velho ). Desconfio que consigo esse sabor de chocolate nesse illy mas acho que vai ficar muito forte talvez bastando apenas tirar um curto ( o que tomei foi a xícara cheia de 50ml ).

Essa é a minha experiência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A dica do congelador parece que funciona mesmo pois a torra do café parece se conservar mas estou acompanhando.

Agora, o sabor realmente não tem muita diferença do outro a não ser a torra que parece mais recente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Estamos em maio isto é, dois meses depois e confirmo que a diferença entre o illy e o Café do Centro vendido na rede de delicatessen Rei do Mate aqui da cidade do RJ é só no tempo de torra pois o primeiro parece recente e o segundo parece velho, talvez por dificuldades na gerência/administração ou seja, fazem a torra e os grãos torrados ficam estocados por muito tempo até serem embalados.

Esse illy no congelador se conserva bem até acabar se tomado uma xícara a cada dia. Estou para pegar mais duas latinhas no Correio que comprei semana passada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...