Ir para conteúdo

moedor breville tramontina


karinafagundes

Postagens recomendadas

Karina,

O moedor é relativamente bom para que foi designado a fazer.
Depende muito para onde vc vai aplicar ele.


Se pensa em algo para casa, supre muito bem. Para uso comercial, não compre. Rapidamente ele pedirá socorro.

Nessa faixa de preço, se novo, existem outros tambem como Gaggia MDF ou Baratza Virtuoso. Desempenham um bom trabalho.

Agora na comparação dos 3 não tenho como falar.

Ok!
 

  • Curtir 1
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você não for usar ele pra espresso, ele é ótimo. Se quiser fazer espresso escolha outra opção. O breville trava quando se tenta moer fino nele com torras media / média claras.

 

Para coados em diante ele moe muito bem e não reclama.

 

Enviado de meu SM-G930F usando o Tapatalk

 

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Karina, pode comprar sem erro, eu tenho a três anos e nunca tive problema, a única coisa que poderia influenciar essa decisão é a quantidade de café que você vai moer nele por dia, ele é indicado para uso doméstico (se não me engano até 2 minutos moendo continuamente, após isso deve-se esperar esfriar antes de usar novamente, como para espresso geralmente você irá moer por dose, o tempo não costuma passar de 15 segundos contínuos, então é bem tranquilo, caso a ideia seja moer para estocar quantidades maiores, ou a quantidade de espressos diários seja grande, aí já recomendaria um comercial).

Pra não dizer só elogios, uma vez aconteceu comigo da mó travar pois o grão que estava utilizando era uma torra clara e muito duro, nesta situação o motor não aguentou girar, mas tudo resolveu fácil, aumentando a granulometria até destravar, aí limpei, e tudo voltou ao normal, agora para a maioria dos grãos que utilizamos para espresso (geralmente torra média) sem problemas, basta fazer a manutenção que qualquer moinho exige, ou seja uma boa limpeza de tempo em tempo.

Esqueci de dizer, mas utilizo ele para: Espresso (máquinas: Gaggia Dose, Breville Infuser e na Aram), Coado (Hario v60, Melita tradicional e o bom e velho Coador de Pano), e na Moka Italiana (tanto a tradicional como a Brika), ele atende muito bem para estes métodos, você consegue regular uma faixa imensa de granulometrias nele, só pra ter uma ideia são 60 pelo display, e mais uma infinidade de micro regulagens direto na mó, caso as 60 do display não te atender (o que acho difícil), geralmente na Aram com torra nova, eu consigo extrair bem com a regulagem entre 16 a 18, então ainda tem uma boa margem pra afinar caso necessário.

Sobre não servir para o espresso, eu discordo, acredito que o problema seja com o grão que está utilizando e não com o moinho em si, tipo se usar um grão torrado a muito tempo, não tem moinho que faça milagre, então o recomendado seria usar sempre que possível torra recente (o ideal é até 1 mês).

  • Curtir 1
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu discordo sobre ser um bom moedor para coados. 

1. Não atinge moagens grossas o suficiente para Chemex ou French Press. Na verdade ele mal chega na moagem média para V60 ou Kalita Wave.

2. Ele perde muito a consistência de moagem nas configurações mais "grossas" dele. 

3. Produz muito fines. (o que atrapalha bastante a extração de filtrados)

 

Esse moedor, apesar da ótima construção e funções, não me agradou para coados. Acredito que ele seja melhor para espressos casuais, pois mói bem nas moagens finas para máquina de espresso domésticas. E digo espresso casuais porque ele também já demonstrou ter problema para moer alguns tipo de grãos em moagens mais finas.

Update: Algum tempo depois do meu post descobri que os moedores saem com diferentes calibragens de fábrica. O meu acabou vindo calibrado para moagens mais finas, de forma que não consigo moagens médias para grossas. (exemplo)
Se aproximando das moagens médias o moedor começa a perder consideravelmente a uniformidade nas moagens, gerando fines e boulders. É um moedor bom para coados se você ficar no range das moagens médias para finas. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Karina, como já deu pra perceber não existe uma posição unânime sobre este moedor, antes de decidir pela compra verifique os seguintes itens:

1. Quantidade  de café diária a ser moído (o moinho é para uso doméstico, ou seja, espera-se que o uso não seja muito intenso, como parâmetro vamos dizer assim uns 8-10 espressos ao longo do dia seria um uso doméstico, considerando uns 2 espressos por pessoa em uma família com 4 a 5 pessoas)

2. Método que irá utilizar, aqui é o maior ponto de discordância, para mim, o moinho funciona muito bem tanto no espresso, como nos coados que uso (v60, melita e coador de pano), mas não é uma unanimidade, seria bom você mesmo fazer um teste com alguém da sua região que possua o moinho, aí você tira sua própria conclusão antes de comprar.

3. Valor que está disposto a pagar, esse ponto conta muito, o Breville está em uma faixa de preço não muito cara (você consegue comprar por uns R$ 1200,00 na média), claro que se estiver disposto a pagar uns R$ 5000,00 você vai encontrar moinhos melhores e mais parrudos, mas pelo valor do Breville, em minha opinião o custo benefício é bom para uso doméstico

4. Por fim, e na minha opinião, o ponto mais importantes de todos, não adianta ter um excelente moinho e utilizar um café ruim ou velho, com o tempo o grão vai oxidando, a umidade vai alterando e isso influencia muito a moagem, por isso o recomendável é utilizar um grão de boa qualidade, e com não muito tempo desde a torra (até 1 mês seria o ideal)

A discussão é importante pois vai enriquecendo os pontos de vista, afinal toda unanimidade é burra.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A minha "deu ruim" hoje. Depois de 2 anos de uso ela não moi mais nada, dá uma travada, parecendo que alguma coisa engasgou nela e faz um barulhão sem sair pó. Vou tentar entrar em contato com a Tramontina para vê se eles indicam alguma loja que saiba mexer. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Karina, depende do uso do moedor. Se vai ter um moedor em casa para fazer uns cafés pessoais, pra visita, tomar diariamente 3 4 5 6 até 20 xícaras é um moedor honesto. 

Eu tenho um e pra mim serve pra todos os métodos. Não é top, mas tem moedor de 2000 reais que faz pior. Tem garantia no Brasil, tem baixa retenção, é o melhor custo benefício do mercado. Se vc ler bem o tópico dele vai perceber que existem 2 modos de regulagem. Existe a regulagem interna que vc não fica mexendo e a externa. A maioria das pessoas estava deixando a regulagem interna de fábrica que é 6  (vai de 1 a 10...  quanto mais pro 1.. mais fina... quando mais pro 10 mais grossa... ). Se vc quer fazer café de prensa e coados deixa logo no 10. Se vc é daquelas que usa métodos mais finos deixa no 4. Eu já vi moedor de 7000 travar, então esse tb vai travar um dia ou outro e faz só o procedimento de limpeza padrão. 

Se vc for comprar fora do Brasil, aiiiiiii sim....  outras opcões seriam interessantes. Aqui eu não consigo achar concorrentes. Paguei 979 no meu na BF. Ótima compra. 

Quando eu comprei o meu eu cogitei comprar um usado um pouco melhor, mas eu não sou bom entender dessas peças internas do moedor pra saber se tá muito gasto, se tá mal usado, etc...  preferi investir em um novo por isso. 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Tenho incorporado na 870XL e no momento esta na assistência para trocar o motor. Isto apos um pouco mais de um ano de uso , sendo limpo regularmente e somente usando grãos especiais, nunca travou .  Quando a assistência técnica da Tramontina é um lixo, pecas demoram a chegar e técnicos sao bem fraquinhos no assunto, parecem que o negocio deles é instalar coifas. Investe em um Baratza que estará muito bem servido , uma opção é o o Wario tenho um e não da problema .

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...
Em 04/02/2019 at 10:57, Miguel de Paula disse:

Karina,

O moedor é relativamente bom para que foi designado a fazer.
Depende muito para onde vc vai aplicar ele.


Se pensa em algo para casa, supre muito bem. Para uso comercial, não compre. Rapidamente ele pedirá socorro.

Nessa faixa de preço, se novo, existem outros tambem como Gaggia MDF ou Baratza Virtuoso. Desempenham um bom trabalho.

Agora na comparação dos 3 não tenho como falar.

Ok!
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...
Em 07/02/2019 at 18:09, Diego Nunes disse:

Eu discordo sobre ser um bom moedor para coados. 

1. Não atinge moagens grossas o suficiente para Chemex ou French Press. Na verdade ele mal chega na moagem média para V60 ou Kalita Wave.

2. Ele perde muito a consistência de moagem nas configurações mais "grossas" dele. 

3. Produz muito fines. (o que atrapalha bastante a extração de filtrados)

 

Esse moedor, apesar da ótima construção e funções, não me agradou para coados. Acredito que ele seja melhor para espressos casuais, pois mói bem nas moagens finas para máquina de espresso domésticas. E digo espresso casuais porque ele também já demonstrou ter problema para moer alguns tipo de grãos em moagens mais finas.

 

Boa noite, hoje abri um moedor destes, ele tem duas arroelas embaixo da Mós conica. Tira elas que ele ira moer mais grosso.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

queria entender qual granulometria que as pessoas querem para fazer prensa, o moedor mói muito bem para todos os métodos, já perdi a conta da quantidade de prensa que fiz usando ele.

recomendo a leitura do famoso manual do produto: https://www.tramontina.com.br/upload/tramon/imagens/FAR/69060011MNP001.pdf até hoje foi um dos melhores manuais que já vi, inclusive mostra o que vc deve fazer para atingir moagens mais grossas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 months later...

Essa é a moagem mais grossa que consegui no 60 x 10 mas ainda acho fino pelo que dizem pra prensa tem que ser tipo sal grosso. Na vdd pela foto para maior do que realmente está.17e79b2f5e1ef0cfb281199c7a1c272b.jpg

Enviado de meu SM-G970F usando o Tapatalk

Boa noite, hoje abri um moedor destes, ele tem duas arroelas embaixo da Mós conica. Tira elas que ele ira moer mais grosso.
Essa dica ainda é valida?

Enviado de meu SM-G970F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 months later...
On 2/7/2019 at 6:09 PM, Diego Nunes said:

Eu discordo sobre ser um bom moedor para coados. 

1. Não atinge moagens grossas o suficiente para Chemex ou French Press. Na verdade ele mal chega na moagem média para V60 ou Kalita Wave.

2. Ele perde muito a consistência de moagem nas configurações mais "grossas" dele. 

3. Produz muito fines. (o que atrapalha bastante a extração de filtrados)

 

Esse moedor, apesar da ótima construção e funções, não me agradou para coados. Acredito que ele seja melhor para espressos casuais, pois mói bem nas moagens finas para máquina de espresso domésticas. E digo espresso casuais porque ele também já demonstrou ter problema para moer alguns tipo de grãos em moagens mais finas.

Update: Algum tempo depois do meu post descobri que os moedores saem com diferentes calibragens de fábrica. O meu acabou vindo calibrado para moagens mais finas, de forma que não consigo moagens médias para grossas. (exemplo)
Se aproximando das moagens médias o moedor começa a perder consideravelmente a uniformidade nas moagens, gerando fines e boulders. É um moedor bom para coados se você ficar no range das moagens médias para finas. 

 

On 2/7/2019 at 6:09 PM, Diego Nunes said:

Eu discordo sobre ser um bom moedor para coados. 

1. Não atinge moagens grossas o suficiente para Chemex ou French Press. Na verdade ele mal chega na moagem média para V60 ou Kalita Wave.

2. Ele perde muito a consistência de moagem nas configurações mais "grossas" dele. 

3. Produz muito fines. (o que atrapalha bastante a extração de filtrados)

 

Esse moedor, apesar da ótima construção e funções, não me agradou para coados. Acredito que ele seja melhor para espressos casuais, pois mói bem nas moagens finas para máquina de espresso domésticas. E digo espresso casuais porque ele também já demonstrou ter problema para moer alguns tipo de grãos em moagens mais finas.

Update: Algum tempo depois do meu post descobri que os moedores saem com diferentes calibragens de fábrica. O meu acabou vindo calibrado para moagens mais finas, de forma que não consigo moagens médias para grossas. (exemplo)
Se aproximando das moagens médias o moedor começa a perder consideravelmente a uniformidade nas moagens, gerando fines e boulders. É um moedor bom para coados se você ficar no range das moagens médias para finas. 

Bom dia!

nenhum moedor seja elétrico ou manual vai proporcionar uma moagem extremamente uniforme. O processo de moagem vs a estrutura do grão torrado influencia muito no resultado final. Normalmente moagens finas proporcionam uma uniformidade maior, e moagens grossas uma uniformidade menor. Pode pesquisar vídeos no YouTube e observar atentamente que moagens grossas (nos mais variados moedores) são imprecisas, ou seja, tem a presença de grãos mais grossos e mais finos na mesma moagem, justamente por essa relação entre o grão torrado em contraste com o funcionamento do sistema.

 

atenciosamente,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

44 minutos atrás, Cassiorb disse:

 

Bom dia!

nenhum moedor seja elétrico ou manual vai proporcionar uma moagem extremamente uniforme. O processo de moagem vs a estrutura do grão torrado influencia muito no resultado final. Normalmente moagens finas proporcionam uma uniformidade maior, e moagens grossas uma uniformidade menor. Pode pesquisar vídeos no YouTube e observar atentamente que moagens grossas (nos mais variados moedores) são imprecisas, ou seja, tem a presença de grãos mais grossos e mais finos na mesma moagem, justamente por essa relação entre o grão torrado em contraste com o funcionamento do sistema.

 

atenciosamente,

Oi, Cássio!

Essa foi uma opinião minha de 3 anos atrás quando estava começando a me aprofundar nos cafés e com um Breville recém adquirido. Eu tinha expectativas irreais sobre os moedores e pouco conhecimento. Ele é sim um moedor de entrada razoável para qualquer método de extração!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...
Em 06/02/2019 at 09:03, Marcão disse:

Karina, pode comprar sem erro, eu tenho a três anos e nunca tive problema, a única coisa que poderia influenciar essa decisão é a quantidade de café que você vai moer nele por dia, ele é indicado para uso doméstico (se não me engano até 2 minutos moendo continuamente, após isso deve-se esperar esfriar antes de usar novamente, como para espresso geralmente você irá moer por dose, o tempo não costuma passar de 15 segundos contínuos, então é bem tranquilo, caso a ideia seja moer para estocar quantidades maiores, ou a quantidade de espressos diários seja grande, aí já recomendaria um comercial).

Pra não dizer só elogios, uma vez aconteceu comigo da mó travar pois o grão que estava utilizando era uma torra clara e muito duro, nesta situação o motor não aguentou girar, mas tudo resolveu fácil, aumentando a granulometria até destravar, aí limpei, e tudo voltou ao normal, agora para a maioria dos grãos que utilizamos para espresso (geralmente torra média) sem problemas, basta fazer a manutenção que qualquer moinho exige, ou seja uma boa limpeza de tempo em tempo.

Esqueci de dizer, mas utilizo ele para: Espresso (máquinas: Gaggia Dose, Breville Infuser e na Aram), Coado (Hario v60, Melita tradicional e o bom e velho Coador de Pano), e na Moka Italiana (tanto a tradicional como a Brika), ele atende muito bem para estes métodos, você consegue regular uma faixa imensa de granulometrias nele, só pra ter uma ideia são 60 pelo display, e mais uma infinidade de micro regulagens direto na mó, caso as 60 do display não te atender (o que acho difícil), geralmente na Aram com torra nova, eu consigo extrair bem com a regulagem entre 16 a 18, então ainda tem uma boa margem pra afinar caso necessário.

Sobre não servir para o espresso, eu discordo, acredito que o problema seja com o grão que está utilizando e não com o moinho em si, tipo se usar um grão torrado a muito tempo, não tem moinho que faça milagre, então o recomendado seria usar sempre que possível torra recente (o ideal é até 1 mês).

Boa noite . Via Aki que vc utiliza o moedor da Tramontina. Adquiri um recentemente. Estou em dúvida da regulagem interna . Qual regulagem devo deixar . Vem regulado de fabrica no 6

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, Paulo Roberto Barbosa disse:

Boa noite . Via Aki que vc utiliza o moedor da Tramontina. Adquiri um recentemente. Estou em dúvida da regulagem interna . Qual regulagem devo deixar . Vem regulado de fabrica no 6

 

Opa Paulo,

Comprei esse moinho há uns 3 meses e estou usando todo dia para espresso e aeropress. Sobre a regulagem interna, depende muito do método que vc vai utilizar, não tem uma regra específica. Tendo em mente que a 1 é a mais fina e a 10 a mais grossa, vc pode fazer inúmeras combinações entre as duas regulagens, mas não quer dizer que ao todo seriam 600 regulagens (60 x 10). Quando vc muda cada ponto da interna, ele deixa toda a moagem um pouco mais fina ou mais grossa, dependendo pro lado que vc gira.

No meu caso, deixei a interna na 5, e na externa tiro espressos entre a 10 e 15 e aeropress entre 15 e 20. Agora se vc precisar algo bem mais grosso, para prensa por exemplo, vc vai precisar mudar a interna lá pro 9 ou 10 e brincar com a externa entre 50 e 60. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 29/10/2022 at 01:12, Paulo Roberto Barbosa disse:

Boa noite . Via Aki que vc utiliza o moedor da Tramontina. Adquiri um recentemente. Estou em dúvida da regulagem interna . Qual regulagem devo deixar . Vem regulado de fabrica no 6

 

Tudo vai depender do método, tem que testar, a minha interna eu nunca mexi desde quando comprei, regulo apenas pela do painel. Tem que ir testando pra ver o resultado que você deseja na xícara.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...