Ir para conteúdo

Competições e eventos


Postagens recomendadas

Esta rolando agora o campeonato brasileiro de barismo 2019: 

 

Não achei outro tópico relacionado, apenas sobre eventos passados, pensei em ter um tópico mais aberto para publicações de competições e eventos (TNTs regionais inclusive)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esses dias vi uma postagem no instagram do Hugo, eu nem tinha percebido, mas em algumas categorias do campeonato de barismo desse ano, nem preencheram todas as vagas..
Diferente do campeonato de Aeropress que é aquela briga de foice pra conseguir uma vaga!!
É muito estranho, as notícias são só de cada dia consumo maior de cafés especiais, novas cafeterias, novas torrefações, novos produtos, pessoal torrando em casa... Mas os campeonatos cada vez menos valorizados. País campeão de produção e consumo do café...
Seria só pelos altos custos envolvidos ?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu vi a postagem do Hugo Rocco também... acho que a questão é mais ou menos essa...

A BSCA, talvez por uma opção ligada a patrocínio, fez a opção pela sede no Rio de Janeiro e divulgou o local e categorias exatamente um mês antes do início do campeonato. O custo de comprar passagem e hospedagem em alta temporada em uma cidade tão cara como Rio e em um prazo tão apertado é altíssimo. A inscrição para cada categoria é de uns R$200. Fora os custos de transporte, alimentação e insumos para competição... imaginem isso para uma barista, que em sua grande maioria, não vai ganhar nem R$1.500 por mês. Não lembro de um campeonato com tantos competidores do Rio* como neste ano vai ter... muito provavelmente por não necessitarem ter estes principais gastos.

Devemos ainda considerar que apenas um mês para treinamento, escolha dos grãos e receitas é MUITO ruim para os baristas. 

A posição da BSCA é que teve que se adequar as datas dos campeonatos mundiais. Esse ano deve acontecer no primeiro semestre - Ano passado quase todas as categorias foram no Brasil e no segundo semestre. Não sei quando eles tiveram posse dessa informação... mas acho bem difícil que eles não tivessem essa informação desde o ano passado. No final da SIC do ano passado (final de Novembro) eu já sabia... ;)

Fora isso tudo, os campeonatos Brasileiros realizados em São Lourenço e Curitiba ano passado (2018) foram ótimos... muitos competidores, alto nível, ótimo publico e cobertura.

Sobre o campeonato de Aeropress... é muito mais informal. A parte técnica (indiretamente) não é avaliada... só o que conta é o resultado final utilizando o mesmo café. 

*Sempre dominado por competidores de Curitiba e SP

Editado por Daniel Alvarez
  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...