Ir para conteúdo

Salário de barista X cafeterias - Rio de Janeiro e São Paulo


Postagens recomendadas

Opa @Bruno Marinho muito boa a sua visão viu meu camarada.

Vi que vc é do RJ e acho que esta questão de segurança pública, que é politica mais estadual/municipal do que federal e que foi bem colocado pelo @Carneiro,  é um dos grandes problemas que a gente passa, ainda mais aqui no RJ.

Concordo que melhorando essa questão, nem que seja metade dos problemas, já seria de grande ajuda em um país que mata mais que muitas Guerras ai afora.

Já a questão dos impostos, volto a falar, os valores pagos são muitos mal administrados (tanto municipal/estadual e federal) e mal empregados. Os recursos deveriam servir para equilibrar essa balança tão desigual que temos aqui no Brasil (acho que uma das mais desiguais que do mundo, era o 10º em 2016 e deve continuar ai), porque com certeza isso ajudaria muito mais o pessoal de baixa renda do que eu, por exemplo.
Mas atrás disso, como no café, são tantas "variaveis" que fazem com que esse dinheirinho pago ai nao seja destinado ao seu fim, ai podemos elencar um monte, mas assim, um MONTE mesmo.

E tem isso dai mesmo: tem muita gente que NAO paga imposto mesmo: e falo desde pequeno/medio empresario aos grandões meu caro, mas se for jogar proporcionalmente (nao tenho este estudo, entao é apenas achismo) o pequeno/medio empresario se arrebenta bonitooooooooooo.

Mas gostei ai da sua visão Bruno.

E vamo que vamo. Vida que segue. Eu um salve pro café.

Obrigado, Café.
 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Abreu, bom tópico!

Resumindo o pensamento da galera é, os sócios (governo, dono do imóvel, custo Brasil, baixa educação e formação do profissional) são vilões, quem abre cafeteria pequena, tipo inúmeras que tem nas cidades grandes, sua pesado ao lado do funcionário para ganhar. Imagina, controlar estoque (para ter o mínimo de café fresco necessário para funcionamento e vendas, exatamente para manter fresco) e o caixa, né mole não.

Eu mesmo do mesmo jeito que entro saio de cafés depois de olhar as datas de torra. Um dos motivos de ter comprado um torrador e estar sempre procurando com amigos quem tem café bom para vender.

Na minha cidade não tem muito tempo que os cafés começaram a ser pontos que o pessoal vai para ficar um tempão come algo, bate papo, toma uns cafés e por aí vai. Dá pra ver que se as coisas não forem meio carinhas (o que me afasta) não dá pra rodar um negócio desses, o pessoal estaciona nas mesas e fica 45 minutos em torno de uma xícara ... Perto de casa tem um que se você dá a entender que entende um tico de café já te olham torto ... Bem, deve ser exceção.

Esse tipo de negócio não tem fidelidade, eu por ex., já fui num café onde me serviram bebida fria ... nunca mais voltei, nem minha esposa querendo eu volto, quer dizer, volto, mas não como nem bebo nada. Por isso sou favorável a dar uma parte do lucro aos funcionários (até isso é uma m... de burocrático), geralmente fazem mais caprichado, resolvem problemas que o dono nem viu (tipo essa a pessoa chegou a se justificar que a saída do ar condicionado dava em cima das xícaras e o abençoado faz o café na xícara fria!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!???????????????????????????!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!).

Abraços e bons cafés!! 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, Miguel de Paula disse:

Opa @Bruno Marinho muito boa a sua visão viu meu camarada.

Vi que vc é do RJ e acho que esta questão de segurança pública, que é politica mais estadual/municipal do que federal e que foi bem colocado pelo @Carneiro,  é um dos grandes problemas que a gente passa, ainda mais aqui no RJ.

Concordo que melhorando essa questão, nem que seja metade dos problemas, já seria de grande ajuda em um país que mata mais que muitas Guerras ai afora.

Já a questão dos impostos, volto a falar, os valores pagos são muitos mal administrados (tanto municipal/estadual e federal) e mal empregados. Os recursos deveriam servir para equilibrar essa balança tão desigual que temos aqui no Brasil (acho que uma das mais desiguais que do mundo, era o 10º em 2016 e deve continuar ai), porque com certeza isso ajudaria muito mais o pessoal de baixa renda do que eu, por exemplo.
Mas atrás disso, como no café, são tantas "variaveis" que fazem com que esse dinheirinho pago ai nao seja destinado ao seu fim, ai podemos elencar um monte, mas assim, um MONTE mesmo.

E tem isso dai mesmo: tem muita gente que NAO paga imposto mesmo: e falo desde pequeno/medio empresario aos grandões meu caro, mas se for jogar proporcionalmente (nao tenho este estudo, entao é apenas achismo) o pequeno/medio empresario se arrebenta bonitooooooooooo.

Mas gostei ai da sua visão Bruno.

E vamo que vamo. Vida que segue. Eu um salve pro café.

Obrigado, Café.

Cara, exatamente isso, a má administração do tutu público é o problema. O asfalto não presta, a segurança não presta, a saúde não presta, com raras exceções devidas a alguns funcionários públicos que são muito caprichosos não "vemos a coisa andar".

Aproveito para registrar que o Batalhão da PM que cuida da minha área é nota 8,5! E umas pessoas da administração de Brasília são super tops, atendem bem e tocam o barco muito bem! Mó orgulho! :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 months later...

Tem um tempo que não entro nesse fórum, vim justamente buscar informações referentes ao tema colocado. Muito legal a discussão.

Eu curso faculdade de direito e faltam uns 30% pra eu terminar, no começo eu gostava muito, achava que minha profissão ia ajudar em alguma coisa no desenvolvimento do país e na luta por igualdade social, ledo engano. Não vou falar de política partidária aqui, mas o que vem acontecendo me desanimou de uma forma que está bem difícil de querer trabalhar com isso pro resto da vida. Vou concluir a faculdade pq já gastei muito esforço e tempo e pode ser que mude de opinião.

Enfim, o que eu estava atrás é tentar me profissionalizar no café, mudar de ares e de área. Meu gosto por cafés especiais vem de uns 3 anos, tenho uma fonte de renda fixa que me permite fazer alguns cursos, trabalhar por um salário de 1000 reais ou um pouco mais que não vou passar necessidade.

Pensei em fazer curso do senac, até ir pra SP fazer o curso do coffeelab. Não sei quão possível é viver com uma renda razoável só trabalhando com café, sem ser proprietário, por isso ainda tenho dúvida do que eu faço. Eu sou extremamente defensor dos direitos trabalhistas, mas os valores de impostos e o quanto o Estado suga e não dá nenhum incentivo pra começar um empreendimento é complicado.

Estou em processo  de tirar cidadania italiana, com isso as possibilidades aumentam muito. Já morei fora, trabalhei em bar e era extremamente possível viver dignamente com o salário nessa função.

Acho que esse texto foi mais desabado, casando com um povo que entende do café e talvez possa me dar uma luz.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...