Ir para conteúdo

Tramontina Breville + Filtro 58mm Gaggia Baby Twin.


Daniel Fiamoncini

Postagens recomendadas

Um salve ao pessoal do fórum!

Bom, estou com um problema chato demais. Ocorre que dependendo do grão, meu moedor está travando e fazendo barulho de cliques. Quando isso ocorre a única forma de moer para espresso é ligar o moedor e ir despejando os grãos aos poucos. Porém, com dois grãos diferente, hoje fui extrair espressos e tive que fazer 5 extrações para para ter o mínimo de qualidade.

Cachoeira na maioria das extrações e chocou quando fiquei nervoso e decidi colocar muito mais pó no filtro.

Fui lendo por aí e percebi que um novo filtro com furos mais finos poderia melhorar a situação. Tenho dois filtros comprados a parte, um duplo da rancilio e outro que comprei da espressoparts.

Olhando bem, o da rancilio veio desalinhado e furação enorme. O outro, que até agora me atendeu bem com alguns grãos, não tem furação tão menor.

 

Dito isto, peço ajuda de vocês para saber o seguinte:

 

Onde adquirir filtros para gaggia que tenham qualidade formidável? Alguém tem para me vender um usado que seja de qualidade comprovada?

Por favor, me ajudem que estou ficando louco. Estava tirando espressos perfeitos, mas alguns grãos simplesmente não tem como, pois quando reduzo a granulometria do moedor tramontina para 2 ou 1 ele trava e é um pé no saco.

 

Obs: Ficarei muito feliz em fazer uma troca com alguém que tenha filtros. Seria assim: Aqui em Blumenau tem uma torrefação de qualidade absolutamente boa, com vários tipos de café, vindos das mais diversas regiões. Eu os comparo com os melhores que já tomei (que não foram poucos). Eles tem perfis de torra muito bem estudados e ocorre toda semana.

Posso enviar uns dois pacotes para quem quiser fazer a troca.

Obs 2: quem tiver filtro dentro do que eu quero e não quiser experimentar os grãos, peço então que me informe o valor e entre em contato para eu comprar!

 

Abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tem nada a ver com o filtro. O problema é que o Breville Smart Grinder não aguenta torras média-claras e claras. Simplesmente não moi e, quando consegue, não moi fino o suficiente para você extrair com um filtro despressurizado. Mudar para um IMS (o que possivelmente melhoraria a qualidade da bebida porque passaria menos fines) não vai resolver seu problema. Mudar o moedor para um mais capaz para torras desse tipo seria mais desejável.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Hagel, acho que o problema é justamente o contrário. O grão mais duro é um grão seco, então apesar de parecer duro, ele racha, quebra e mói com mais facilidade.

O problema geralmente ocorre com grãos de torra clara, como informaram os amigos aí pra cima, pois teoricamente o grão é mais mole, tem mais óleo, aí ele fica mais "borrachento" e mais dificíl de quebrar quando passa pelas mós, as vezes virando até uma pasta.

 

Eu também tenho este moedor e até hoje só tive problemas com 1 grão dos que ja comprei (não lembro qual era exatamente, mas era torra bem clara). De resto, nunca tive problemas (e olha que já comprei vários grãos, mas a maioria é torra média).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpe pensei uma coisa e escrevi outra, me expressei de maneira confusa. Eu não tive problemas em moer grãos de torra mais clara.

Os grãos secos vai fácil, realmente, eles quebram fácil e esmigalham. Mas aqueles grãos de torra clara que são duros de quebrar na mão (fazer o teste da torrefação)... Isso que quis dizer quando me referi a grãos duros.
Justamente eles são mais difíceis de serem quebrados pois não são muito secos.
Esses não tive tantos problemas. Vou tentar conseguir um lote e fazer uns vídeos...

Até hoje não consegui atolar ou travar as mós da breville. Do meu hario manual sim, pois as vezes vira a pasta e entope todas as ranhuras da mó.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Hagel, agora entendi o que vc quis dizer....rsrs

 

Então, conforme eu disse, também não tive maiores problemas com este moedor, exceto com 1 grão que comprei uma vez que tinha a torra bem clara e me parecia bem mais oleoso que os demais. Nesse grão, não consegui moer muito fino pois ele travava minhas mós. Tive que moer mais grosso e usá-lo na prensa francesa.

 

Tirando esse grão, não tive maiores problemas com nenhum outro, mesmo alguns outros de torra média-clara.

 

E para quem está tendo problema, nunca é demais lembrar que o ideal é sempre fazer uma limpeza periódica nas mós para tirar os resquícios de pó velho que podem atrapalhar o bom funcionamento das mesmas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exatamente, limpeza é fundamental. Se formar aquela mistura de pó+óleo e entupir os canais, o grão não consegue ser quebrado. Chega a travar a máquina...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Bom, irei falar sobre os problemas que elenquei no post.

Na cafeteria Blum's, que possui torrefação própria, percebi que ao lado do moedor profissional que eles têm, existe um tramontina breville igual ao meu.

Assim, procurei por um dos responsáveis pelas torras (são 3) e conversei com ele. Realmente, ele me informou que torrar mais claras são difíceis de serem moídas por tal moedor e que por vezes poderia mesmo travar. Em seguida o rapaz me disse que após longo tempo testando perfis de torra específicos para espresso, chegaram a um produto final voltado para o método.

Ele me levou então para o local em que se encontram os grãos empacotados e me ofereceu tal produto específico para espresso e pediu que testasse e lhe desse feedback assim que possível.

Pois bem, testei o grão hoje e voilà, perfeito! A primeira moagem fiz com regulagem 5 utilizando 17 gramas de café. Moeu sem qualquer problema, porém chocou a máquina, ou seja, um bom sinal, visto que alguns grãos com a mesma quantidade de pó a extração era cachoeira pura.

Refiz a moagem em 5 com menos gramas e finalmente, um espresso perfeito, como há tempos não conseguia.

Obs: a torra tem 1 semana apenas.

Resumindo: O problema é que o moedor não consegue moer fino suficiente para espresso alguns grãos de torra muito clara ou mesmo mais grãos mais oleosos, como alguns colegas já haviam dito acima.

Este grão específico para espresso é do cerrado mineiro, e absurdamente bom.

 

Agradeço pela ajuda. Irei usar torras claras para outros métodos a partir e agora.

 

Abraço!

 

 

 

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uns anos atrás cogitei comprar um moedor breville e dei uma olhada neste fórum e no HB pra ver o que diziam. Concluí que não servia pra mim pois gosto de torra média/clara, mesmo para espressos. De quando em quando faço um espresso à italiana de algum grão que ganho às vezes (é sempre um medo danado ganhar café rsrs), raramente me impressiono, e mesmo os que gosto costumo fazer um espresso apenas de todo o pacote, o estômago não aceita mais. Curto espresso nórdico mesmo, daqueles que não saem bem na foto, mas o sabor... hummm, o sabor é o que me guia mesmo, acidez brilhante, alta doçura, zero amargo, isso que curto num espresso. Por isso é bom estudar o perfil de bebida que se gosta, há equipamentos mais ou menos adequados para o que se gosta...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...