Ir para conteúdo

Coador Arame (da Aram)


EduardoAlemao

Postagens recomendadas

Bonitinho é, mas não entendo por que aumentar ainda mais o fluxo do V60, muito mais fácil subextrair o café assim. A tendência é diminuir o fluxo, a própria Hario fez um modelo novo com colaboração do Tetsu Kasuya onde é possível utilizar moagens ainda mais grossas para a técnica 4:6. Também notei em levas novas dos filtros Hario que o fluxo ficou mais lento (acho que propositadamente), precisando ajustar a moagem para mais grossa...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 years later...

Olá. 

@Edx, sobre essa questão do porta-filtro em acrílico, não sei qual a causa da trinca no seu caso (se for por choque mecânico, o que escrevo aqui não se aplica), mas eu sempre opto por passar os utensílios na água morna da torneira elétrica antes de colocá-los em contato com a água quente do preparo do café. Faço isso também com a jarra do V60, prensa francesa, Koar... Sei que são peças teoricamente preparadas para suportar essa variação térmica, porém eu prefiro ter essa cautela.

Saudações! 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela explicação.

Os meus apresentam sempre microfissuras (tanto o N4 Melitta quanto o V60. E até o koar de acrílico).

Deve ser algo errado que faço, ou mesmo algum descuido térmico (não seria queda).

Eu não tenho torneira quente, mas deixo tudo esfriar antes de lavar.

Faço o pré aquecimento com a água da chaleira.

Vou pesquisar mais a respeito.

 

Em um ano e meio todos os meus suportes de acrílico têm microfissuras. Em alguns casos, você passa a unha e sente o relevo que indica que o material está trincando.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nossa, bom saber!
Não costumo tomar nenhum cuidado quanto a isto, instantes depois de tomar o café já tiro o filtro com a borra e enxaguo o porta filtro com água a temperatura ambiente.
Tenho gostado bastante do b75, e percebo que esta questão térmica é atenuada, por conta das ondas do filtro. Em tese no Koar é assim também, não?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também, estou namorando o Arame a um tempo, sou suspeito a falar porque gosto de colecionar métodos de coados.

Mas se eu entendi o objetivo, vidro e cerâmica entram na mesma preocupação, pois o manejo descuidado também é um problema comum, qualquer tapinha quebra, trinca ou lasca.

Uma solução bem deliciosa é o filtro em inox, gosto muito, por permitir a melhor extração dos óleos para a xicara.

Outra opção bacana, que também gosto muito e o Bodum com malha/tela de Titânio, esse é fenomenal, malha bem diferenciada.

O Pressca Fluire, é legal, a armação está na linha do Arame, atente bem, e muito fácil de higienizar.
 

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Octávio disse:

nossa, bom saber!
Não costumo tomar nenhum cuidado quanto a isto, instantes depois de tomar o café já tiro o filtro com a borra e enxaguo o porta filtro com água a temperatura ambiente.
Tenho gostado bastante do b75, e percebo que esta questão térmica é atenuada, por conta das ondas do filtro. Em tese no Koar é assim também, não?

Minha experiência com o koar de acrílico mostra que sim, atenua, mas mantém as microfissuras. E vejo uma desvantagem: ele amarela mais rápido que os demais.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Edx disse:

Minha experiência com o koar de acrílico mostra que sim, atenua, mas mantém as microfissuras. E vejo uma desvantagem: ele amarela mais rápido que os demais.

 

 

Interessante. Tenho um Koar de acrílico há um ano e dois meses, azul/transparente, e não notei nenhum detalhe, nem mesmo marca, parece novo.

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Octávio disse:

 

 

9 minutos atrás, Octávio disse:

Interessante. Tenho um Koar de acrílico há um ano e dois meses, azul/transparente, e não notei nenhum detalhe, nem mesmo marca, parece novo.

Eu cheguei a pensar que é paranoia minha depois de ter mudado para o litoral. Mas sabe aquelas laterais de acrílico de PC? Também ficaram com aspecto amarelado. Vou fazer um teste e identificar se os suportes que ficam expostos em prateleiras amarelam mais rápido do que os suportes guardados no armário.

Aos poucos, vou trocando tudo. Comprei um drip da flavors para o lugar do 01.

https://flavors.com.br/produto/cone-coffee-flavors-pro-preto/

Gostei dele por ser razoavelmente leve e não pesar muito a balança.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas a experiência de materiais pode variar muito onde você mora.

Quando estava em Minas, eu conseguia lavar o filtro de v60 e reutilizar. Aqui, sem chance. Muito úmido. Não seca nunca.

Esse de inox da Aram poderia ser meu último V60, rs. 

Mas é caro, tenho de ter mais certezas a respeito.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...
  • 2 weeks later...

Recebi o Arame.

A primeira experiência não é diferente do que já apresentara o Gabriel, no canal da Unique.

Um detalhe: tenho gostado dele com moagem menor e maior quantidade de pó (entre 30 e 35g).

Menos do que isso, tende a perder temperatura rapidamente.

Tenho pré aquecido de maneira invertida. Deixo-o mergulhado de cabeça para baixo.

Outro detalhe: cafés de torra clara e média clara têm me agradado mais.

Ainda é incipiente a experiência e muito impressionista. Sem rigor algum.

IMG-20231030-WA0023.jpg

IMG-20231030-WA0024.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 months later...

Olá!

Também estou considerando a compra de um coador Arame, até mesmo usado se for o caso, mas gostaria de saber a opinião daqueles que possuem o método de como tem sido a experiência ao longo dos últimos meses. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, Helder.

Eu comprei e continuo usando.

Detalhe importante: ele perde calor rápido. Por isso aqueço o coador deixando-o acima da chaleira (algo diferente do que havia dito acima).

Ele fica bem quente e extrai legal.

Detalhe sobre o filtro de papel: deve ser bom para encaixar direitinho. Já comprei filtro genérico de marca brasileira que tinha a costura torta.  Por isso não encaixava legal no Arame e nem em outro V60 que tenho aqui.

Tenho preferência por utilizar filtro da koar ou 01 do V60, pois faço até 35 gramas... E gosto de extrair bastante do café.

Ponto positivo: é lindo. E uma cera de abelha deixa a madeira das pontas brilhando. É resistente. Facílimo de limpar. Sem odor. Sem resíduos. Parece que vai durar anos e anos.

Ponto negativo: não encaixa bem em qualquer jarra. Uso na jarra da melitta e na jarra da koar... Mas ele deve ser encaixado direitinho para não sambar ou deslizar durante o preparo do café. Se não pré-aquecer bem ou extrair onde haja corrente de vento, o café passará mais frio.

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...