Ir para conteúdo

Migrando de Krups XP para Gaggia Classic ou Rancilio Silvia


cabeca

Postagens recomendadas

Bom dia,

Li bastante o fórum nos últimos dias, li também os reviews, tópicos e discussões acaloradas no Coffee Geek e Home Barista além dos vídeos de comparação do Whole Latte Love.
Fato é: CONTINUO em uma dúvida gigantesca, gostaria de opiniões diretas de quem possui uma ou já possuiu ambas ou mesmo de quem conhece dos equipamentos.

Meu histórico é: Comprei uma Krups modelo XP em meados de 2008, fomos bons amigos até 2012 quando o thermoblock deu problema e ela já vazava para todos os lados. Comprei o thermoblock, todas as vedações e fiz o rebuild da máquina em casa com paciência. Usei ela novamente de 2013 até o mês passado, sem problemas. Mas apareceu uma oportunidade venda e ela foi embora após 11 anos de serviços prestados e cerca de 4800 cafés tirados. Nunca fui além do coado e dessa super automática que me serviu muito bem, mesmo o espresso sendo quase um coado ;-).
Quando comprei a Krups já estava de olho na Rancilio Silvia, mas na época preferi uma super automática. Desde então acompanho a evolução e os mods que foram surgindo. Tendo inclusive influenciado um amigo que mora nos EUA a comprar uma Silvia usada com um Baratza Virtuoso Sette 270 ou um Tramontina Express. Já provei cafés fantásticos dessa dupla durante uma visita a esse amigo em maio do ano passado, o que me convenceu a vender a Krups em definitivo.

Estou de olho em máquinas Rancilio Silvia v2 ou v3, porém apareceu um negócio bom com uma Gaggia Classic e aí pintou a dúvida por isso li e assisti bastante coisa nos últimos dias.

Cenário:

1) Rancilio Silvia v2 ou v3, possibilidade de compra seminova ou na caixa sem uso por cerca de R$1500,00
2) Gaggia Classic, pouco usada, 2002, made in italy, modelo vendido no Brasil pela Saeco/Phillips, por R$800,00

Levando em consideração que ambas sofrerão mod de PID no mínimo e investimento de tamper, porta filtro, filtros etc... além de um moedor Baratza Virtuoso Sette 270 ou um Tramontina Express novo, e esse é motivo para tentar segurar no custo da máquina... 
Levando em consideração ainda, que possivelmente essa máquina será utilizada para tirar 10-15 espressos por semana e talvez 3 ou 2 capuccinos por semana e que sou um zé ruela completo que fez umas 20 extrações numa Silvia sem conhecimento algum... além disso, só sei fazer coado e usar super automáticas (vale dizer que ainda tenho 1 Krups no escritório!)

Onde deveria investir? Gaggia ou Rancilio?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, certamente a turma vai ter coisa pra caramba para conversar contigo. Muitos coledas foristas tem as máquinas.

Em casa você faz coados também?

Agora o Baratza que vai comprar é de qual modelo? Talvez seja interessante já adiantar para os colegas.

Abraço e boa sorte na compra!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mesquita,
Faço coados em casa, mas não possuo moinho, faço com grãos moídos no Suplicy ou outros produtores bons, compro pouca quantidade por vez e uso durante uma semana no máximo 10 dias, deixando o pó bem fechado.

Sobre o moinho, a idéia é o Baratza Virtuoso Preciso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@cabeca, o Baratza Virtuoso Preciso saiu de linha faz um tempo, sendo substituído pelo Sette 270 (ou 270W, com balança embutida). Creio que o Virtuoso (sem ser Preciso) continue em linha no momento (deve ser descontinuado em breve, se já não foi, pois o Sette 30 tem a mesma função), mas não é adequado para espresso, cobrindo apenas os outros métodos.

Esses valores para Silvia e Classic são para trazer de fora, certo? não são comuns por aqui...

A Classic pode ser com a caldeira da linha Baby (pequena, 125ml de volume, em alumínio, com elementos aquecedores embutidos no metal da caldeira), imagem abaixo,

aluboiler.jpg

ou com caldeira da Saeco (em inox, um pouco maior, funciona quase igual a Silvia, com elemento aquecedor imerso na água), imagem abaixo.

stainlessboiler.jpg

Honestamente, sendo ambas com PID, elas meio que empatam no quesito café... Comparando com a Classic de boiler de alumínio,  Silvia tem uma recuperação mais lenta mas uma curva térmica menos acentuada, e a Classic "alum-boiler" se recupera mais depressa mas a variação durante a extração é um pouquinho maior, dependendo do fluxo da extração. Depois de refinar o paladar dá pra sentir a diferença com alguns cafés, mas em geral dá empate. Se comparar Classic "inox-boiler" com a Silvia, dá empate mesmo, tanto na extração quanto na vaporização. é só saber usar.

Sem PID, a Silvia costuma ser mais difícil de domar, requerendo técnicas de "surf" mais complicadas. Mas ambas requerem um bom treino em flushes e medição de tempo...

Com PID, acho que a diferença maior será no quesito vaporização, comparando uma Classic "alum-boiler" com a Sílvia. A Classic com caldeira de alumínio é muito mais rápida pra ir de extração pra vaporização e depois voltar pra extração, mas o vapor é mais fraco e dura menos que o da Silvia, sendo adequado para menores quantidades de leite. A Sílvia demora bem mais pra mudar o modo de operação, mas a caldeira maior permite maior pressão e vaporizações mais longas, habilitando-a a vaporizar adequadamente maiores quantidades de leite sem ter de esperar a máquina se recuperar.

Já tive Gaggia Baby Class com caldeira de alumínio durante anos, já brinquei muito com uma Silvia V3 sem PID (sofri um pouco pra pegar o jeito) e usei uma Classic com caldeira de inox sem PID durante uns dias, enquanto fiquei numa "villa" uns anos atrás... Muito parecida mesmo com a Silvia.

Alguém com mais experiência com Silvia e Classic pode postar opiniões diferentes e explicar melhor as coisas, então recomendo aguardar mais opiniões antes de se decidir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Cabral, eu estava vendo alguns vendedores de refurbished para o Preciso e Virtuoso, mas depois que li no site da Baratza que há muito "golpe" na Amazon, percebi que será furada comprar um fora de linha. Meu foco deve mudar para o Sette 270, que provavelmente vai sair fora do que penso em investir nesse momento, alternativamente sempre estive de olho na Breville, pois até aqui no Brasil dá para pensar em comprar parcelado num preço razoável... aproveitando... tens opinião a respeito?

Sobre os valores das duas, foram duas máquinas garimpadas ao longo das últimas semanas, ambas estão no Brasil. A máquina Silvia, o vendedor nem sabe o que tem na mão, ganhou de presente de um chefe que sabia que ela gostava de café antes de retornar ao Brasil depois de um período trabalhando nos EUA. A máquina está parada desde 2010 na caixa, nunca foi utilizada. Ofereci o valor de uma usada no eBay, na verdade um pouquinho mais. A Gaggia Classic é aquela que foi vendida no Brasil pela Saeco, vou colocar a foto em seguida, ela está em São Paulo mesmo, é espólio de um cara que gostava de cafeteiras, tinha 4, a sobrinha está se desfazendo. Aparentemente está bonita, já vi fotos e vídeos, mas não tenho idéia do tempo de uso nem das condições, a fabricação é 2002. Eu não conheço a máquina, para reconhecer a caldeira é preciso desmontar muita coisa? Há alguma delas problemática ou não recomendada? Pelo que vi as Gaggia fabricadas após 2015, na Romênia, tem má fama, mas não vi nada contundente.

Em tempo, foi fantástica a explanação sobre as caldeiras, eu não sei te dizer qual é a caldeira que equipa ela, mas vou ver essa Gaggia amanhã pessoalmente. 

Meu foco é espresso, quero usar ela como escola já que não tenho experiência no assunto a não ser tomar café. Sempre tive super automáticas, Saeco ou Krups. Eventualmente vai rolar capuccinos para a patroa, então vaporização não é um fator de decisão, e pelo que você escreveu, ambas são próximas na extração.

Outro ponto é: Vejo uma hegemonia nos fóruns estrangeiros sobre a Silvia ser "A" opção apesar de meterem o pau no surfing sem o PID, até parece uma religião kkkkkk, e isso sempre me faz pensar nas alternativas...  O Whole Latte Love tem dois vídeos de comparação muito bacanas, puxam muito a sardinha para a Gaggia, claro que eles vendem a Gaggia... :-) Enquanto outros sites que vendem Rancilio, puxam a sardinha para ela por não terem Gaggia...

Enfim, meu post aqui foi justamente para ter opinião sincera de quem possui. Gosto da Silvia, mas estou tendencioso na Gaggia pelo custo.

WhatsApp Image 2019-02-25 at 08.20.32.jpeg

WhatsApp Image 2019-02-25 at 08.27.27.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Enfim, depois de uma saga, fiz a compra da dupla: Gaggia Classic versão dourada + Nemox 500 (com temporizador).

A Gaggia veio com 14bar de pressão, agora está devidamente regulada para 9bar, aproveitei e fiz limpeza e descalcificação da caldeira, OPV e três vias, troquei os anéis de vedação.

O Nemox veio extremamente sujo, tirei exatos 118 gramas de café de dentro dele... aproveitei para lavar a carcaça toda que foi desmontada e fiz a modificação para stepless.

Enfim, o conjunto inteiro custou R$1150,00 já com os fretes, investi mais R$150,00 entre o mod de stepless, orings, ácido cítrico, detergente etc... Com tudo limpo, revisado e regulado, o conjunto custou aproximadamente R$1300,00. 

Obrigado a todos que dispuseram a conversar comigo e ajudaram nessa decisão. Estou apanhando MUITO, espero tirar um bom shot em breve!

Mnbrlh7HS3WdPi61kSj9+A.jpg

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Andre, fala com a Maria nesse telefone, está em Goiania, tem uma Rancilio na caixa, v2, negocia por até 1800,00.
(62) 99257-8080. Se precisar de alguém na cidade para colocar na transportadora, tenho alguns amigos.
Para São Paulo, o frete ficou cerca de R$40,00.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...