Ir para conteúdo

A descalcificação pode entupir a máquina?


jtextor

Postagens recomendadas

Bom dia, pessoal. Tenho uma dúvida sobre a descalcificação.

Onde trabalho existe uma máquina Delongui, há aproximadamente 10 anos ela não é descalcificada. Segundo um colega que supostamente "entende" do assunto, ele disse que uma descalcificação nessa altura poderia entupir a máquina, devido à possível grande quantidade de resíduos que o ácido iria desprender.

Isso procede? Digamos que a máquina esteja bastante calcificada, uma descalcificação poderia soltar fragmentos grandes o suficiente para entupir a máquina?

 

A máquina apresenta poucos sinais de calcificação. Não possui entupimento, e a crema é boa, mas acredito que poderia ser mais espessa.

 

Desde já agradeço pelo compartilhamento de vossa experiência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, felipe magaldi disse:

Dependendo da agua que usar ela pode ficar 100 anos sem ter calcificação, tudo depende da agua que utilizar.

Existem varios tópicos antigos sobre isso, sugiro usar a pesquisa do fórum.

Obrigado pela resposta.

Infelizmente não sei exatamente se a água possui muitos minerais ou não.

A questão principal não é a prevenção da calcificação, mas a possibilidade de entupir a máquina ao realizar a descalcificação em uma máquina bastante calcificada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu vi diagramas "explodidos" de uma máquina DeLonghi, que devem auxiliar em uma eventual desmontagem para manutenção. Também li comentários sobre a facilidade para obter peças de reposição. Tenho uma EC220CD, e provavelmente tentaria consertar a minha em casa.

Marcos Sampaio é um dos que indicou https://nsshop.com.br/. Podes ir direto em https://nsshop.com.br/subcategoria/delonghi/cafeteiras-delonghi

Outra indicação dele, onde estão os diagramas: https://www.ereplacementparts.com/search_result.php?q=delonghi

Sei que não respondi se a descalcificação solta pedaços que venham a entupir a máquina, mas, caso ocorra, tem como consertar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal desculpa invadir o tópico, sou novo nesse ramo de máquinas de café e leigo tbm rsrsrs

Na casa do meu pai tem uma máquina de café mr. coffee, muito antiga (uns 30 anos) e ao abrir pra observar como ela estava notei que tinha umas crostas onde coloco água, ai lendo e pesquisando na internet e no forum segui a recomendação de usar acido cítrico, porém notei que onde tinha as crostas ficaram como se estivessem como metal enferrujado, e saiu bastante placas que ficaram retidas numa peneira que tem antes do "pó"...

Minha dúvida é, essa ferrugem e calcificação fazem mal a saúde?


PS.: Não achei um tópico aberto sobre o tema pra perguntar lá....


obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa peneira é a tela do grupo, geralmente dá pra tirar, costuma ter um parafuso no centro. Mas tem cor de ferrugem mesmo? Se for mais pra escuro, quase preto não costuma ter problema e vai ficar sempre meio assim, pode ser alumínio exposto... bom, há quem nunca use alumínio pra alimentos ou bebidas, é uma decisão pessoal, não acho que vou morrer por tomar um café de uma moka (de alumínio) de vez em quando rsrsrs, mas também não uso panelas de alumínio há mais de 2 décadas hehehe. O problema maior da calcificação é que o gosto do espresso só tende a piorar e pode ficar intragável mesmo, muitas máquinas profissionais de redes como Franz etc ficam anos sem descalcificação, e tiram aquele caldo preto amarguíssimo que eles chamam de espresso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/03/2019 at 15:43, ivoesazevedo disse:

Eu vi diagramas "explodidos" de uma máquina DeLonghi, que devem auxiliar em uma eventual desmontagem para manutenção. Também li comentários sobre a facilidade para obter peças de reposição. Tenho uma EC220CD, e provavelmente tentaria consertar a minha em casa.

Marcos Sampaio é um dos que indicou https://nsshop.com.br/. Podes ir direto em https://nsshop.com.br/subcategoria/delonghi/cafeteiras-delonghi

Outra indicação dele, onde estão os diagramas: https://www.ereplacementparts.com/search_result.php?q=delonghi

Sei que não respondi se a descalcificação solta pedaços que venham a entupir a máquina, mas, caso ocorra, tem como consertar.

Obrigado pelas dicas. Poderão ser úteis futuramente caso de pane na máquina.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

48 minutos atrás, FábioS disse:

Essa peneira é a tela do grupo, geralmente dá pra tirar, costuma ter um parafuso no centro. Mas tem cor de ferrugem mesmo? Se for mais pra escuro, quase preto não costuma ter problema e vai ficar sempre meio assim, pode ser alumínio exposto... bom, há quem nunca use alumínio pra alimentos ou bebidas, é uma decisão pessoal, não acho que vou morrer por tomar um café de uma moka (de alumínio) de vez em quando rsrsrs, mas também não uso panelas de alumínio há mais de 2 décadas hehehe. O problema maior da calcificação é que o gosto do espresso só tende a piorar e pode ficar intragável mesmo, muitas máquinas profissionais de redes como Franz etc ficam anos sem descalcificação, e tiram aquele caldo preto amarguíssimo que eles chamam de espresso

sim cor de ferrugem e algumas partes parece um pó branco, a ideia era fazer café todo dia de manhã, é oq eu bebo, uma xícara de manhã e só rsrsrs

obviamente o gosto muda em relação ao café feito no coador de papel, ficou muito bom!

mas como disse, o medo é essa ferrugem e placas fazerem mal a saúde, fora a isso enquanto o gosto for aceitavel pra bom vou usando...


PS.: vou tentar tirar uma foto e mandar aqui

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, italo.areas disse:

sim cor de ferrugem e algumas partes parece um pó branco, a ideia era fazer café todo dia de manhã, é oq eu bebo, uma xícara de manhã e só rsrsrs

obviamente o gosto muda em relação ao café feito no coador de papel, ficou muito bom!

mas como disse, o medo é essa ferrugem e placas fazerem mal a saúde, fora a isso enquanto o gosto for aceitavel pra bom vou usando...


PS.: vou tentar tirar uma foto e mandar aqui

 

 

segue as fotos que consegui fazer e foto do modelo da maquininha rsrs

IMG_20190306_220549.jpg

IMG_20190306_220622.jpg

IMG_20190306_220653.jpg

IMG_20190306_220659.jpg

IMG_20190306_220730.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah!

@italo.areas essa não tem bomba, certo? Se for o caso, trata-se de uma "cafeteira italiana elétrica" mais requintada, se não me engano.

Parece ser da linha "Steam Espresso", como essa aqui na Amazon.

É a pressão do vapor que promove a extração. Os procedimentos de cuidado precisam ser um pouco diferentes dos de uma máquina de espresso.

Primeiramente, se qualquer das partes internas for de alumínio, o único descalcificante que conheço que não danifica o material é o Dezcal da Urnex, que tem um componente estabilizante que evita a corrosão do aluminínio. Ácido cítrico e outros descalcificantes deverão deixar o alumínio oxidado, escuro e soltando um "pó preto", depois de soltar o tal "pó branco" que seriam os resíduos da calcificação.

Se for mesmo "sem bomba", sugiro baixar o manual de usuário da Mr.Coffee Steam Espresso e dar uma olhada nos procedimentos de limpeza e manutenção.

Boa sorte.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/03/2019 at 16:31, Cabral disse:

Ah!

@italo.areas essa não tem bomba, certo? Se for o caso, trata-se de uma "cafeteira italiana elétrica" mais requintada, se não me engano.

Parece ser da linha "Steam Espresso", como essa aqui na Amazon.

É a pressão do vapor que promove a extração. Os procedimentos de cuidado precisam ser um pouco diferentes dos de uma máquina de espresso.

Primeiramente, se qualquer das partes internas for de alumínio, o único descalcificante que conheço que não danifica o material é o Dezcal da Urnex, que tem um componente estabilizante que evita a corrosão do aluminínio. Ácido cítrico e outros descalcificantes deverão deixar o alumínio oxidado, escuro e soltando um "pó preto", depois de soltar o tal "pó branco" que seriam os resíduos da calcificação.

Se for mesmo "sem bomba", sugiro baixar o manual de usuário da Mr.Coffee Steam Espresso e dar uma olhada nos procedimentos de limpeza e manutenção.

Boa sorte.

Obrigado pela ajuda, pelo oq entendi, a limpeza desse tipo de maquina é feita com vinagre branco, só não entendi bem no manual (estava em ingles) é se devo diluir o vinagre ou usar ele puro, creio devo diluir pois senão é muito vinagre!

Se alguém puder confirmar essa questão eu ficaria muito grato!

outra duvida, essas calcificações fazem mal a saúde ou só a maquina e ao sabor do café??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, FábioS disse:

@italo.areas, como disse o colega acima, o produto indicado é o Dezcal da Urnex. Vinagre pode oxidar alumínio.

sim, não duvido disso, m as é a informação que tem no manual da maquina que ele disse ser do modelo próximo a que tenho...
mas vou usar o descall indicado!

Obg!

aproveitando, onde acho esse descal da urnex? dei um google aqui e só tinha sites de fora do Brasil....

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, FábioS disse:

se não achar no mercado livre, tenta no: http://www.macchine-per-caffe.com.br/index.htm

mas vou adiantando que esses produtos não costumam ser baratos...

É, mercadolivre não tem, vou entrar em contato com esse pessoal que vc me indicou, mas dependendo do preço vou levando do jeito que está, limpo com outro descalcificante, a máquina estava perdida mesmo rsrsrs

meu medo maior agora é descobrir se essas "manchas" e calcificações fazem mal a saúde, se não fizer vou tomando café nela até quando der....

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vc vai achar várias indicações caseiras para limpar alumínio com vinagre, limão, sal, bicarbonato etc, essas opções costumam funcionar bem com aço inox (mas também há controvérsias). Pode ser que na hora dê a sensação de uma limpeza mais profunda, mas esses produtos podem até mesmo acelerar o processo de oxidação...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sua máquina segue o conceito old school de temperatura muito alta para extrair com o vapor, sem bomba. Deve ter um resultado de gosto parecido com a moka que fica muito tempo no fogo pra extrair café (técnica clássica da moka).

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/03/2019 at 12:38, FábioS disse:

Sua máquina segue o conceito old school de temperatura muito alta para extrair com o vapor, sem bomba. Deve ter um resultado de gosto parecido com a moka que fica muito tempo no fogo pra extrair café (técnica clássica da moka).

 

eu abri a maquina e desmontei ela toda pra uma limpeza mais profunda, remover placas de calcificação e tal... ai me deparei com um problema, tem um tubinho ali dentro de onde vai a água, muito provavelmente é por onde a água vai para "passar" pelo pó. O problema é que esse tubo tem um furo bem no meio dele, e não é de fábrica, é nítido as marcas de corrosão, a duvida é: existe algo que eu possa usar para fechar esse tubo?

Tentei numa serralheria um tubo de alumínio, mas acho que ele é de bitola maior que o tubo interno....

aceito sugestões....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...