Ir para conteúdo

(VENDO) Cafeteira Superautomática Gaggia Anima Pannarello 220v novíssima na garantia (em Brasília)


gabrielbsb

Postagens recomendadas

  • 3 weeks later...
Em 28/03/2019 at 22:05, LelePalestra disse:

Boa noite, desculpem a ignorancia rsrs, mas essa questão da voltagem, é verdade que nessas maquinas não é legal usar transformador? pq? Obrigado

Olá, eu tenho uma Gaggia Baby Twin 220v e uso transformador. Não tenho problema. A questão é prestar atenção na amperagem (va). Quando comprar um transformador precisa ser um que suporte o va da máquina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 3/29/2019 at 18:47, Cabral disse:

Em geral os transformadores baratos são horríveis, e a instalação elétrica "interna" nesses "modelos prontos" é tão ruim quando o de casas velhas e/ou apartamentos "populares".

Se der uma pesquisada, verá que muitas, mas muitas pessoas no Clube resolveram problemas com máquinas (Breville/Tramontina e outras) funcionando mal por conta de rede elétrica ruim, principalmente modelos 110V, justamente usando um Estabilizador Bivolt bom ligado em 220V, de boa qualidade e potente o suficiente para segurar a carga.

Para garantir que vai ficar bom com a rede brasileira (e todos seus problemas inerentes), os únicos que recomendam são os SMS Progressive III Laser Bivolt com saída em 115V de 2000VA (2000W reais) para os modelos até 2000W, ou o NHS de 3200VA se for mais de 2000W e até 3000W, e por fim os SMS da linha Energie para máquinas acima de 3000W (tem Energie de 5KVA, 7,5KVA, 10KVA e 15KVA).

No caso da Delonghi em questão, o SMS Progressive III Laser Bivolt de 2000VA resolve.

Se procurar, vai achar entre 450 e 650 reais. Vale cada centavo, pois a máquina vai ficar estável, protegida e compatível com qq rede elétrica. O Grupo Extra/Casas Bahia/Ponto Frio é uma boa opção pra parcelar, geralmente com bom preço (se não for marketplace), a Atera de SP tem bons preços à vista, e a Cissa Magazine aparece com ofertas ocasionais desse modelo (já chegou a 299 no passado, mas isso foi uma coisa única, vários colegas compraram daquela vez).

Um transformador simples, desses anunciados no Mercado Livre e que vende em qq loja de varejo, pra aguentar a mesma máquina, precisa ser de pelo menos 3500VA para segurar minimamente a carga efetiva de 1350W dessa Delonghi durante a extração (quando liga, chega em 1700W mais ou menos, segundo o manual técnico). Quanto mais barato o transformador, mais mentirosa a potência anunciada. Já peguei transformador de supostos 5000VA comprado na LeRoy Merlin que, sob testes, só aguentava 1100W reais sem superaquecer.

Antes de comprar o SMS pra minha Breville Dual Boiler, mandei fazer um transformador de 3200VA que o fabricante me garantiu que aguentaria 2000W, paguei mais de 200 reais 5 anos atrás, fora o frete, e ele superaqueceu e quase queimou em menos de 1h de uso intensivo da máquina.

Tenha em mente que o Estabilizador Bivolt é muito mais do que um "transformador". Esse SMS, em específico, corrige várias falhas da rede, além das flutuações de tensão. Costumo argumentar que comprar um estabilizador bom é como pagar pelo seguro de um carro, só que só se paga uma única vez a cada muitos anos (o meu tem mais de 4 e está zerado, nunca mais tive problemas com a BDB).

Estou citando minha resposta para uma MP da mesma questão, assim o pessoal pode opinar se concorda ou discorda... a solução que indiquei para uma Superauto Delonghi serve também pra essa Gaggia Anima aqui anunciada.

E, como o colega @Ivans Diniz mencionou, um transformador correto dá conta também, o difícil é achar um trafo "honesto" no meio de tanto traste que se encontra nas lojas hoje em dia... Nem encomendando de alguém recomendado como "confiável" consegui um transformador simples decente (como narrado na citação acima)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por necessidade eu cheguei a fazer pesquisa sobre transformadores. Uma das coisas que aprendi é que para usar em aparelhos que possuem algum tipo de resistência, que esquentam, é que a a potência do transformador deve ser bem superior do que a do aparelho a ser usado, por exemplo, um transformador de 5000VA para aparelhos de até 1500W. Outro fato comumente ignorado sobre os transformadores é que são poucos que possuem preparo para aterramento de fato, eu não utilizaria transformador em aparelhos caros sem aterramento, a maioria só possui 2 pinos na tomada, o terceiro que seria do aterramento costuma ser cego. Os que têm 3 pinos de fato costumam ser mais caros ainda.

Se for possível em sua localidade, mais seguro seria puxar uma tomada 220 para perto do aparelho, já fiz isso várias vezes em apartamentos alugados em São Paulo e não costuma sair caro...

@Cabral Pelo que entendi o SMS é uma boa alternativa para ligar aparelhos 110V com mais estabilidade numa tomada de 220V, ele é bivolt na entrada, mas só entrega 110V na saída, certo? Qual "seguro de carro" vc indicaria para aparelhos de 220V?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mrcoffeafox, como você mencionou, a disparidade entre a potência real em Watts e a "anunciada" em VA é brutalmente grande. E a falta de aterramento é mesmo um fato que confirma a falta de seriedade das empresas que fabricam essas unidades. A fiação e solda/conexão nos plugues de entrada e saída, e por vezes o próprio "rabicho" que acompanha o trafo, são de baixa qualidade e capacidade absurdamente inferior ao necessário para suportar a potência anunciada. Vergonhoso... e perigoso.

Infelizmente, quando a Pial comprou a SMS, tirou de linha o muitos dos modelos com saída 220V, abrindo um "gap" no mercado que permitiu à NHS, única concorrente com produto similar em qualidade e capacidade, a elevar o preço de sua unidade EV Plus DSP de 3100VA (lá em cima escrevi 3200VA, mas é 3100VA) com entrada 110V ou 220V (um ou outro, não é bivolt) e saída também a escolher, em 110V ou 220V, que produzem sob encomenda.

Da última vez que cotei, por meio da Atera (Ipiranga, Sampa), estava saindo pouco mais de 900 reais, creio que parcelado em 6x, mas não tenho certeza do número de parcelas.

Não tentei ligar diretamente para a NHS, mas agora eles tem atendimento direto com cotação pelo site, pode compensar a tentativa. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
  • 2 months later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...