Ir para conteúdo

Recomendações de cafés/máquinas de café para cafeteria


Hallef

Postagens recomendadas

Boa Tarde Pessoal

Gostaria de abrir uma cafeteria e apesar de ler muito sobre cafés e pesquisar conteúdos relacionados ao mesmo, ainda sinto falta de algo que aborde nomes marcas de qualidade, tanto de cafés especiais como de moedores e de equipamentos para cafeteria em geral.

Gostaria de saber de vocês quais são as melhores marcas de máquinas de café profissionais tendo em vista a qualidade/assistência (não importando o preço). Também gostaria de saber sobre as melhores marcas dos moedores profissionais, além de recomendações dos melhores grãos do mercado (ouço falar muito bem do Lucca Cafés Especiais e da William & Sons Coffee Company, mas não sei se são os melhores).

 

Agradeço desde já pela ajuda e pelo espaço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cafeterias são abertas e fechadas quase que diariamente. Para fazer jus na xícara aos cafés especiais entregues por ótimos produtores e torradores, eu diria que é necessário aprender muuuuuito sobre café, teoria e prática, antes de se lançar nessa empreitada. Tem sido cada vez mais comum encontrar Brasil adentro cafeterias equipadas com as máquinas La Marzocco e moinhos Mahlkönig que servem espressos medíocres pra tudo que essas máquinas podem entregar. Ficam as dicas ;)

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em algumas cafeterias pode-se encontrar o proprietário apaixonado ou um bom barista servindo cafés que valem a pena tomar. Sempre torço para que o empreendimento prospere.

Já estive em lugares onde, apesar das máquinas de café expresso, os líquidos nas xícaras não mereciam serem chamados nem de café, quanto mais de expresso. 

Alguns interessados montam o negócio por meio de um "pacote", pelo qual alugam o equipamento e comprometem-se a usar determinado grão fornecido pelo locador da máquina. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, FábioS disse:

Cafeterias são abertas e fechadas quase que diariamente. Para fazer jus na xícara aos cafés especiais entregues por ótimos produtores e torradores, eu diria que é necessário aprender muuuuuito sobre café, teoria e prática, antes de se lançar nessa empreitada. Tem sido cada vez mais comum encontrar Brasil adentro cafeterias equipadas com as máquinas La Marzocco e moinhos Mahlkönig que servem espressos medíocres pra tudo que essas máquinas podem entregar. Ficam as dicas ;)

Concordo plenamente com você Fábio. É por isso que ainda estou em processo de estudo, tanto da teoria quanto da prática. Me considero muito perfeccionista para fazer as coisas de qualquer jeito, até porque não quero que minha cafeteria seja apenas mais uma no meio de tantas sem qualidade.

Sobre as marcas que você citou, pelo que eu observo são as mais elogiadas pelo pessoal do fórum. Você considera que são as melhores, de fato?

E sobre grãos? Você teria alguma recomendação dos melhores? (ou algumas)

 

De qualquer forma, você já me ajudou muito Fábio, obrigado!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, ivoesazevedo disse:

Em algumas cafeterias pode-se encontrar o proprietário apaixonado ou um bom barista servindo cafés que valem a pena tomar. Sempre torço para que o empreendimento prospere.

Já estive em lugares onde, apesar das máquinas de café expresso, os líquidos nas xícaras não mereciam serem chamados nem de café, quanto mais de expresso. 

Alguns interessados montam o negócio por meio de um "pacote", pelo qual alugam o equipamento e comprometem-se a usar determinado grão fornecido pelo locador da máquina. 

Sim Ivo, há quem tenha paixão pelo negócio, que faz questão de estar no controle de todos os processos e acompanhar o negócio de perto. Infelizmente, esses são raros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, Hallef disse:

E sobre grãos? Você teria alguma recomendação dos melhores? (ou algumas)

Hallef, essa pergunta encontrará várias respostas por aqui...

Recomendo que invistas em umas compras pessoais para conhecer diversos cafés brasileiros. Poderás pensar no perfil que produto que oferecerás. Ainda não entendi se focarás no expresso, ou se oferecerás outras extrações. Não sei se um determinado café consegue ser "o melhor" de toda maneira.

Baden Cafés Especiais e William & Sons, aqui em Porto Alegre, torram ótimos cafés. Comprei uns cafés interessantes na Origens, no Shopping Iguatemi. Comprei outros que também gostei muito na Café com Queijo, em Balneário Camboriú. E, em Natal, a Cafeteria Caffeina utiliza cafés do Mário Zardo, muito conhecido aqui no fórum. Eu comprei cafés dele, e repetirei.

Nesses lugares que citei, senti profissionalismo e paixão pelo café. Tive ótimas experiências, tanto na xícara, como na conversa.

Ouvi falar muito bem dos cafés da Roast. Pretendo experimentar.

https://badentorrefacao.com.br/

https://williamsonscoffeecompany.lojavirtualnuvem.com.br/

https://www.facebook.com/cafecomqueijocafeteria/

https://www.instagram.com/caffeinanatal/?utm_source=ig_profile_share&igshid=qvm2vckbdez5

https://roastcafes.com/

Apenas alguns exemplos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

43 minutos atrás, ivoesazevedo disse:

Hallef, essa pergunta encontrará várias respostas por aqui...

Recomendo que invistas em umas compras pessoais para conhecer diversos cafés brasileiros. Poderás pensar no perfil que produto que oferecerás. Ainda não entendi se focarás no expresso, ou se oferecerás outras extrações. Não sei se um determinado café consegue ser "o melhor" de toda maneira.

Baden Cafés Especiais e William & Sons, aqui em Porto Alegre, torram ótimos cafés. Comprei uns cafés interessantes na Origens, no Shopping Iguatemi. Comprei outros que também gostei muito na Café com Queijo, em Balneário Camboriú. E, em Natal, a Cafeteria Caffeina utiliza cafés do Mário Zardo, muito conhecido aqui no fórum. Eu comprei cafés dele, e repetirei.

Nesses lugares que citei, senti profissionalismo e paixão pelo café. Tive ótimas experiências, tanto na xícara, como na conversa.

Ouvi falar muito bem dos cafés da Roast. Pretendo experimentar.

https://badentorrefacao.com.br/

https://williamsonscoffeecompany.lojavirtualnuvem.com.br/

https://www.facebook.com/cafecomqueijocafeteria/

https://www.instagram.com/caffeinanatal/?utm_source=ig_profile_share&igshid=qvm2vckbdez5

https://roastcafes.com/

Apenas alguns exemplos.

Muito obrigado pelas dicas Ivo, serão de grande ajuda. Estava meio perdido com relação as marcas e as que você citou aparentemente são unanimidade (em relação a qualidade) aqui no fórum.

Sobre as extrações, a minha ideia é não se limitar apenas ao expresso. Pretendo trabalhar com Prensa, Aeropress entre outras. Também tenho muita dúvida sobre que marcas usar nessas outras opções. Você teria alguma recomendação? 

Sobre as compras pessoais, já estava pensando em fazer mesmo, até para experimentar diferentes tipos de torras e aromas e treinar o paladar. 

Nesse processo de degustação/conhecimento, creio que seria mais viável uma cafeteira doméstica, certo? Se puder me ajudar com alguns nomes de utensilios/equipamentos da melhor qualidade me ajudaria muito.

Desde já peço desculpas pelo excesso de perguntas rsrs e obrigado novamente pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Hallef Acho que melhor do que indicar cafés individualmente, seria a sugestão de fazer um curso de cupping para te dar as ferramentas mínimas necessárias para fazer escolhas educadas do que você quer servir. É possível fazer aulas particulares com Q-graders, por exemplo, um caminho seria procurar a BSCA para indicação, ou melhor ainda, se possível fazer o próprio curso de q-grader, se for de interesse... vai ter um logo mais

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, FábioS disse:

@Hallef Acho que melhor do que indicar cafés individualmente, seria a sugestão de fazer um curso de cupping para te dar as ferramentas mínimas necessárias para fazer escolhas educadas do que você quer servir. É possível fazer aulas particulares com Q-graders, por exemplo, um caminho seria procurar a BSCA para indicação, ou melhor ainda, se possível fazer o próprio curso de q-grader, se for de interesse... vai ter um logo mais

Obrigado pela informação Fábio, vou procurar saber mais a respeito.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É até um pouco exagerada a indicação do curso de q-grader para quem quer abrir cafeteria, de fato não é necessário, mas... quase todos os grandes nomes/empreendedores de cafeterias renomadas têm esse curso feito... depois o caminho seria o curso de torra, investir num Diedrich ou similar hehehe, qual o limite? Melhor focar no básico primeiro, cupping já tá ótimo rsrsrs.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, FábioS disse:

É até um pouco exagerada a indicação do curso de q-grader para quem quer abrir cafeteria, de fato não é necessário, mas... quase todos os grandes nomes/empreendedores de cafeterias renomadas têm esse curso feito... depois o caminho seria o curso de torra, investir num Diedrich ou similar hehehe, qual o limite? Melhor focar no básico primeiro, cupping já tá ótimo rsrsrs.

Eu sou bem suspeito pra falar, pois sigo a linha do autodidatismo rsrs, mas há casos em que vale a pena sim investir em um bom curso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não raro vc vai encontrar até hobbystas com o curso de q-grader feito, e duvido algum q-grader que sirva um café que não seja pelo menos ótimo. Eu mesmo tenho vontade de fazer um dia o curso por puro diletantismo rsrsrs. Vou parar por aqui pois estou fugindo do seu tópico, entrei no modo brainstorming. Muita gente boa aqui e bem mais experiente pra continuar essa conversa. Boa sorte na empreitada e ótimos cafés!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, FábioS disse:

Não raro vc vai encontrar até hobbystas com o curso de q-grader feito, e duvido algum q-grader que sirva um café que não seja pelo menos ótimo. Eu mesmo tenho vontade de fazer um dia o curso por puro diletantismo rsrsrs. Vou parar por aqui pois estou fugindo do seu tópico, entrei no modo brainstorming. Muita gente boa aqui e bem mais experiente pra continuar essa conversa. Boa sorte na empreitada e ótimos cafés!

Sem problemas Fábio :) , e obrigado pela recomendação dos equipamentos, estava bem na dúvida mesmo.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...