Ir para conteúdo

Moedor manual


igortessele

Postagens recomendadas

Olá pessoal, sou um iniciante no mundo dos cafés, e como todo bom iniciante, comprei todos equipamentos errados hehe (moedor eletrico, maquina expresso entrada)

Enfim, na busca por melhorias, utilizei a tecnica de peneirar o café, melhorou, porem agora está muito fino a moagem.

Meu intuito principal é preparar coados com melita, e futuramente moka e french press. 

Após muita pesquisa, quero adquirir um moedor manual de boa qualidade. Estou prinripalmente entre o Herio Skerton Plus (uma versão com melhorias da tradicional), e o Hario Canister (nao sei muito a respeito, mas aparenta ser um pouco superior). Porém, quanto mais eu pesquiso sobre o assunto, mais dúvidas eu tenho.

Alguma dica de moedor? Quero algo bom, e que seja possivel futuramente fazer upgrades, mas tambem nao quero gastar valores absurdos (até uns 400 reais). O Skerto Plus está 320 reais, o Canister 389 reais. Vale a pena investir nesse canister? 

Futuramente pretendo despressurizar minha maquina, mas, por enquanto ela vai ficar parada, o foco mesmo está nos coados. Muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nenhum dos dois. O Skerton para coador não é uma boa por conta do jogo (folga) que tem entre as mós. Ele não tem uma estabilização da no que permita uma homogeneidade em moagens mais grossas.
Eu investiria mais e pegaria um manual definitivo, como os bravos. Mas, se for pegar um xing ling, esse é um pouco melhor:

https://rover.ebay.com/rover/0/0/0?mpre=https%3A%2F%2Fwww.ebay.com%2Fulk%2Fitm%2F253629561714

Tem também o aergrind. Bom para métodos coados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem um sistema de duplos rolamentos, acho difícil valer a pena.
Ainda que tenham colocado um estabilizador embaixo.

Mas, é sempre assim. Se está começando nesse hobby de café, dificilmente entrará já com o set adequado. Vai gastar bem mais ao longo dos anos por conta disso, assim como a grande maioria de nós, em que me incluo.

Mas, por outro lado, se não for levar o hobby adiante, e tem muitos que largam mão e vão para a praticidade de uma nespresso, pelo menos terá gastado menos.
Já tive dois moedores hario o slim e o skerton. Não tive essa nova versão. Para começar está de bom tamanho. Melhor que usar um moedor de lâminas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Enquanto escrevo isso, estou aqui no trabalho apreciando um Blend Clássico da Lucca que passei na Clever com filtro Melittão, moído com um Hario Mini. 50-60 segundos para moer 14 g de café e o café está nota 9.0 (ou 8.5, se for bem crítico).

Mas poder tomar café pelo menos nota 8.5 no trabalho é impagável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Moedor manual abaixo de R$400 vão ser todos com mós de cerâmica, muito similares entre si. A qualidade entre os moedores de um mesmo modelo acabam variando. São moedores que atendem a faixa de coado, com suas limitações, mas são moedores de entrada razoáveis. Para quem começa nos cafés especiais e tem orçamento limitado, é o melhor que se pode comprar. Eles não são bons para espresso nem para french (não que não seja possível usar nesses métodos, mas o resultado é mais precário e variável).

E algumas sugestões do RodrigoKS: Dá para economizar um pouco importando direto pelo eBay. E se manjar de inglês, o James Hoffmann fez um vídeo comparando alguns moedores manuais baratos:

 

À propósito, eu dei meu Porlex Mini para o meu irmão. Ele está feliz da vida com o moedor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola amigos, obrigado por todas as respostas. Sim, meu moedor eh de laminas (aquele hamilton), e tenho me frustrado bastante, utilizando a tecnica de peneirar o po melhora, porem sinto  que esta fino demais pro coado. Eu realmente queria comprar pelo menos um moedor intermediario, nao precisa ser os profissionais, queria dar um pulo um pouco maior. Pensei que esse modelo atualizado da hario fosse um pouco mais superior. Talvez a alternativa seja importar.. Alguma sujestao que fique dentro da mesma faixa de preco?

OBS: Nao vou me render aos nespressos hahaha. Gosto mais de coados moka e french , por gostar de consumir um volume maior de liquido. Sinto que nao consigo obter um padrao no preparo, claro que isso envolve outros fatores (como nao usar balanca) mas acho que o moedor eh o principal, alem da trabalheira de ficar peneirando. Mas voltando.. esses modelos da Hario (skerton plus e canister) nao possuem diferencas na eficiencia de moagem? Vi que existe o skerton pro, com maiores mellhorias na estabilizacao , porem nao tem para vender no brasil ainda..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho Skerton e comprei a adaptação para melhorar a granulometria para moagens mais grossas, foi um upgrade considerável nos cafés feitos para prensa francesa ( meu preferido ) e para o V60.

Moagens para espresso ele funciona bem quando usado a adaptação para ele ficar com o ajuste stepless, usando uma porca auto travante.

Pra mim, ele atende muito bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu avancei de um Cadence de lâminas para a idade do ferro, com um Mimoso n.2. Não é ideal, não é portátil nem muito bonito, mas é rápido e está moendo melhor, enquanto me preparo para um elétrico que valha a pena. Não me arrependi. Ah, custou a metade do preço de um Hario.

Também tenho uma máquina de expresso de entrada com filtros pressurizados, embora esteja começando a experimentar filtro não pressurizado..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Wilian Domingues disse:

Eu tenho Skerton e comprei a adaptação para melhorar a granulometria para moagens mais grossas, foi um upgrade considerável nos cafés feitos para prensa francesa ( meu preferido ) e para o V60.

Moagens para espresso ele funciona bem quando usado a adaptação para ele ficar com o ajuste stepless, usando uma porca auto travante.

Pra mim, ele atende muito bem.

Aonde comprou a adaptação para o Skerton?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

7 horas atrás, igortessele disse:

OBS: Nao vou me render aos nespressos hahaha. Gosto mais de coados moka e french , por gostar de consumir um volume maior de liquido. Sinto que nao consigo obter um padrao no preparo, claro que isso envolve outros fatores (como nao usar balanca) mas acho que o moedor eh o principal, alem da trabalheira de ficar peneirando. Mas voltando.. esses modelos da Hario (skerton plus e canister) nao possuem diferencas na eficiencia de moagem? Vi que existe o skerton pro, com maiores mellhorias na estabilizacao , porem nao tem para vender no brasil ainda..

Poxa, balancinha é básico também, deve achar por uns 20/30 em lojas xing-ling, como que você moe no seu hamilton? Liga o timer e deixa lá?

Uma diga pra conseguir moer um pouco mais uniformemente é ir dando pulsos e balançando o moedor.

Comecei aqui com um moedor manual xing estilo Skerton, eu não recomendaria não, muuuuito demorado, e também pouco consistente, o de lâminas é pelo menos bem mais rápido de se fazer, to esperando pelo Bravinho pra fazer o upgrade.  Agora o novo Skerton Pro pode ser interessante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, igortessele disse:

Eu quase comprei um mimoso, mas tenho um pouco de medo devido a alta brutalidade hehe

Pode ser bruto e menos preciso que outras soluções mais caras e mais sofisticadas, mas é melhor que o de lâminas e eu não quero cansar muito moendo cafés para mais pessoas. Aqui em casa, de cada vez, preciso moer cinco doses: dos expressos duplos e um simples. Quando tenho visitas, então, qualquer coisa mais lenta e que demande mais esforço é simplesmente extenuante e vergonhoso.

O triste é que a gente pula de um patamar de poucas centenas de reais diretamente para mais de mil. Quando se aprende a ficar exigente, a coisa até assusta no início.

Quando eu chegar no ponto de comprar um Bravo, estarei na dúvida se já não será a hora de subir um pouco e passar para um elétrico decente...

Não é à toa que muitos entusiastas chutam o balde e praticamente viram colecionadores e acumuladores.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um dos erros básicos que a gente comete no começo ( eu por exemplo cometi ) foi procurar o melhor mais barato moinho... Hoje se eu puder dar uma dica para QUALQUER iniciante. Antes de qualquer método e dos melhores cafés. Pegue uma grana e compre o melhor moinho possível. Se for Manual, comece já considerando um Bravo. Na falta deste, um comandante, kinu, Lido ...

Moinho é a melhor compra de todas. Vai te ajudar em praticamente tudo que você vai fazer no café.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo em gênero número e grau. Moedor é o coração de qualquer método de café.
Se estiver com o orçamento apertado, considere a compra de um moedor elétrico usado. Mós são relativamente baratas para trocar e se o moedor for bom, e estiver em boas condições de uso, é essa, provavelmente, a manutenção eventualmente feita.

 

Por exemplo,

Esse moedor aqui é um excelente moinho para espresso. Tem seus prós e contras, como qualquer produto. O contra dele é o barulho que faz, que é um pouco alto e o empelotamento do pó quando a moagem é muito fina (nada que um palito de dente não resolva para desfazer as pelotas), mas, em testes feitos por um cabra renomado dos EUA, quase bateu um moinho que, à época, era o melhor para espresso - o Mazzer Robur. Se estiver em boas condições (você pode pedir para o cabra filmar uma moagem em conversa no whatsapp), é uma excelente pedida.
 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A propósito, já fui proprietário de um igual. Atendeu-me muito bem durante um bom tempo. É um moinho intermediário, melhor que qualquer desses com as mós utilizadas nos harios etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Guilherme Torres disse:

Concordo em gênero número e grau. Moedor é o coração de qualquer método de café.
Se estiver com o orçamento apertado, considere a compra de um moedor elétrico usado. Mós são relativamente baratas para trocar e se o moedor for bom, e estiver em boas condições de uso, é essa, provavelmente, a manutenção eventualmente feita.

 

Por exemplo,

Esse moedor aqui é um excelente moinho para espresso. Tem seus prós e contras, como qualquer produto. O contra dele é o barulho que faz, que é um pouco alto e o empelotamento do pó quando a moagem é muito fina (nada que um palito de dente não resolva para desfazer as pelotas), mas, em testes feitos por um cabra renomado dos EUA, quase bateu um moinho que, à época, era o melhor para espresso - o Mazzer Robur. Se estiver em boas condições (você pode pedir para o cabra filmar uma moagem em conversa no whatsapp), é uma excelente pedida.
 

Trabalho ali perto. Talvez tente olhar o moinho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em abril de 2018 eu mergulhei nesse mundo do café. E já dei uma prova de amor que vou continuar pois estou a quase 1 ano moendo com o hario Skerton. Mas fazer a moagem com ele é muito chato e cansativo. Então resolvi juntar dinheiro para esse ano de 2019 comprar um moinho elétrico de qualida (possivelmente um baratza vario ou algo similar). E comprei um mimoso número 2 para me dar mais qualidade de vida e não perder qualidade no café, até adquirir meu moedor elétrico.

Então se alguém estiver na dúvida entre o hario Skerton (ou Mini) e o Mimoso aconselho fortemente escolher o Mimoso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, igortessele disse:

Não tenho condições de gastar mais que 400 reais. A minha pergunta é:

Mario skerton plus VS canister qual o melhor?

E o mimoso? Aonde ele se encaixa nessa briga?? Visto seu preço mais acessível e sua robustez 

O moinho usado sugerido pelo Guilherme Torres custa R$ 250,00 em Porto Alegre. Não tenho ideia quanto custaria entregue no teu local. O relato do barulho me assustou. Moro em apartamento e costumo fazer café às 06h30min durante a semana.

Nunca usei um Hario.

Comparei o Mimoso com o Cadence de lâminas e um "Imaginarium" de mós cerâmicas (penso que é um genérico chinês com a marca da loja). O primeiro é aquilo, sai talco no fundo e pedra em cima. O segundo é lento e frágil (estragou em menos de 30 dias). O Mimoso é um modelo fixo, tem lá uma certa folguinha no mecanismo, não é um primor de precisão, porém foi um upgrade enquanto resolvo outros assuntos e me preparo para voar mais alto. Um dia vai passar o deslumbramento, e poderei avaliar de maneira mais isenta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

47 minutos atrás, igortessele disse:

A diferença em mudar para um skerton ou mimoso vindo de um de lâminas é muito grande? O mimoso está me parecendo o mais atraente. E quanto ao barulho? Eu também faço café bem cedo da manha

Achei a diferença considerável. Nunca consegui, com o de lâminas, resultados próximos aos dos dois moedores manuais que conheço.

Eu acho que o Mimoso faz menos barulho que o Cadence de lâminas, porém por mais tempo. O Cadence ficava ligado pouco mais de 20 segundos para moer café em excesso, pois para controlar o processo eu moía a capacidade do moedor (cobria a parte metálica com grãos). Já o Mimoso toma-me cerca de 1 ou 2 minutos, ou algo mais, pois faço algumas pausas curtas para ajeitar o pó e reabastecimento. Nesse tempo eu costumo moer exatamente a quantidade de café que usarei, geralmente 5 doses. Então, pouco mais de 30 voltas para um expresso duplo. Sem esforço considerável, sem medo de travar ou quebrar as mós.

No curto período em que usei o Imaginarium de mós cerâmicas, era muito esforço, pela alavanca curta, e tensão, pois ele dava umas travadas e eu precisava voltar e tentar mais devagar, com medo de danificar. Em menos de 30 dias a mó afrouxou-se no eixo, e o moedor não prestou mais. Construção barata e vagabunda. A loja trocou (garantia) e usei poucas vezes, reservando-o para passeios.

O Cadence está parado. Às vezes uso-o no trabalho, quando me animo a trazer um café especial para tomar com os colegas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meus dois cents: por uns meses usei o Hario Mini (Slim). Olha, se for para coados, e moagens médias, era rapidinho e prático moer ali. E o resultado era bacana. Para moer mais fino, aí era chato. E a moagem grossa grossona é inconsistente. Mas para moka, V60, aeropress com receitas pra média, resolve legal.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho um Hario Canister que já usei pra tudo, e dois Mimosos, um pra espresso e um pra coados. O Hario está na casa dos meus pais pra quando eu vou passar alguns dias em casa, uso ele acoplado com uma parafusadeira para coados.
Já estou considerando comprar mais um Mimoso para deixar lá, tanto pela qualidade da moagem que é melhor quanto pra ter menos trabalho para moer café para mais pessoas.

Enviado de meu Moto E (4) Plus usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...