Ir para conteúdo

Confusão sobre modelos da La Spaziale S1 Vivaldi


Postagens recomendadas

Oi gente! Sou relativamente novo por aqui, mas tenho acompanhado o fórum já faz um tempo.

Tenho uma Tramontina Express Pro que tem sido uma boa companheira nos últimos anos. Porém acabei me apaixonando por latte art há alguns meses, e aí comecei a perceber as limitações da Tramontina. Agora estou pensando em fazer um upgrade e após pesquisar um pouco, acabei encontrando a S1 Vivaldi, da La Spaziale, que parece atender minhas expectativas. O fato dela ser vendida oficialmente no Brasil também é uma vantagem (tanto pela praticidade quanto pela segurança da garantia e serviço aqui). Porém eu fiquei um pouco confuso com relação às versões e modelos disponíveis. Pelo que pude compilar até agora:

  • No site oficial da La Spaziale, só existe um modelo da S1 Vivaldi. A distribuidora oficial no Brasil também trabalha com este mesmo modelo.
  • Existe uma segunda versão, chamada Vivaldi II, criada em parceria com a Chris'Coffee, e vendida nos EUA. Esta versão tem uma série de melhorias em relação à S1 Vivaldi "padrão".
  • Existe uma terceira versão, chamada Lucca A53, distribuida pela Clive Coffee. Aparentemente ela inclui ainda mais melhorias em cima da Vivaldi II.
  • Pouco depois de lançar a V2, a La Spaziale passou a fabricar a V1 usando a mesma controladora da V2. Portanto, teoricamente é possível fazer o "upgrade" da V1 para trabalhar como V2 (mas somente a controladora, já que a V1 não tem o manômetro duplo da V2, por exemplo).
  • Pra complicar um pouco mais, eu achei que a V2 só era vendida nos EUA, mas tem um site italiano (espressocoffeeshop.com) que vende a Vivaldi II, mas as fotos são da V1.

Eu tentei questionar o distribuidor no Brasil sobre estas diferenças, mas eles não souberam me responder.

A minha questão é: vale a pena comprar uma Vivaldi V1 no Brasil, ou o distribuidor aqui está vendendo uma máquina ultrapassada e desatualizada? E levando em consideração a possibilidade de "upgrade", eu conseguiria uma performance similar a V2 se tivesse uma V1?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rodrigo Sieiro Essas lojas dos EUA que vc cita têm vários modelos de diversas marcas customizados só pra elas. Devem ter ótimas vendas e ótimo relacionamento com os fabricantes, que às vezes devem gostar das sugestões de customização/melhorias que acabam aderindo a uma gama maior oferecida para outros compradores também. Agora pedir para um representante brasileiro um modelo customizado deve ser bem difícil, muitos têm uma má vontade com PF, parece que não acreditam muito numa futura venda para esse público e não veriam muito sentido em tentar negociar com o fabricante um modelo fora da linha convencional, se já tiverem em estoque um da linha padrão vai ser mais difícil ainda ter conversa produtiva... Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Estou respondendo minhas próprias perguntas no caso de alguém no futuro ter dúvidas semelhantes e encontrar este tópico na busca. Espero que não esteja quebrando nenhuma regra do fórum... Hahaha

Comprei uma S1 Vivaldi com o representante em Uberlândia do distribuidor nacional. Eles foram super atenciosos e fiquei bem satisfeito. Como eu imaginava, aqui no Brasil só é vendida a "V1" da Vivaldi, que foi o modelo que eu recebi (fabricada em 2018).

Conversei tanto com o pessoal da Chris Coffe quanto da Clive Coffee, e eles me confirmaram que internamente as duas versões são idênticas, com apenas algumas diferenças óbvias (a V2 vem com o manômetro duplo e um vaporizador de leite um pouco maior). Porém, caso você queira, é possível comprar estas peças separadamente e instalar na V1 sem problemas. Até mesmo o painel da V2 é possível instalar.

Todas as V1 fabricadas recentenente vêm com o controlador da V2 configurado pra trabalhar como V1, sendo possível alterar ele para V2 apenas pressionando alguns botões. Fiz isso na minha e todos os recursos da V2 estão funcionando normalmente, incluindo a pré-infusão programável (usando a pressão direto da linha de água) sem necessidade de comprar nenhum tipo de câmara separadamente (nos modelos antigos era necessário instalar uma câmara de pré-infusão, porém no modelo atual isso é controlado via software).

Como acabei de comprar a máquina, ainda estou me adaptando e aprendendo a configurar tudo. Mas fiquei bem satisfeito com a compra, então se alguém estiver com a mesma dúvida que eu estava, pode pegar a V1 sem medo!

  • Curtir 2
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal mesmo essa informação da placa.

Só um detalhe, a pré-infusão com a câmara com pistão instalada na porta M5 do grupo é uma adição diferente de pré-infusão com a pressão da linha. Para as máquinas com tanque e bomba, essa câmara transforma a curva de pressão inicial, que não é possível apenas com "pausa" ou sem ligar a bomba.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Sim, você tem razão. Quando eu estava pesquisando, vi muita gente dizendo que a única forma de ter pré-infusão na V1 seria usando a câmara, então minha mensagem era só pra confirmar que é possível ter pré-infusão na V1 sem necessidade de instalar a câmara. Mas são coisas diferentes, eu devia ter deixado claro...

Eu não entendo muito bem a diferença entre as duas na prática, mas de acordo com o S1Cafe a pré-infusão programável (via software) é superior, então fiquei satisfeito em saber que não ia precisar comprar e instalar uma peça adicional :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade ela é a "única" opção para as máquinas que usam tanque. Não é bem a única, mas é a mais prática, fica uma pré-infusão semelhante às E61, enquanto essa câmara não fica completamente cheia, a pressão não chega ao máximo.

No seu caso, como há pressão de linha sem ligar a bomba, a eletrônica é melhor que pode definir N segundos de pressão "baixa" (pressão da sua rede hidráulica) e depois porrada da bomba.

Qual a pressão da rede aí?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 5/2/2019 at 4:22 PM, Carneiro said:

Na verdade ela é a "única" opção para as máquinas que usam tanque. Não é bem a única, mas é a mais prática, fica uma pré-infusão semelhante às E61, enquanto essa câmara não fica completamente cheia, a pressão não chega ao máximo.

Ah, faz sentido, esqueci que a mini usa tanque :P

On 5/2/2019 at 4:22 PM, Carneiro said:

Qual a pressão da rede aí?

Eu nunca medi. A pressão na parede é alta (terceiro andar em um prédio de nove) mas como passa pelo filtro (um AP200) e depois mais uns 3 metros de mangueira de 5/8, ela parece chegar na máquina relativamente baixa (eu consigo "segurar" a mangueira fechada só usando o dedo). Tava até pensando em comprar um manômetro pra saber e/ou regular melhor...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...