Ir para conteúdo

Cuisinart DBM-8, hario skerton ou hario mini


Jose Vialich

Postagens recomendadas

Boa noite, 

Sou iniciante neste meio do café e estou aprendendo a degustar melhor os cafés que faço em casa. Comprei um café vendido em graos e pedi para o atendente do local moer, fiz o preparo do café utilizando meu V60 e o café ficou muito bom. Contudo após alguns dias fui fazer outra extração e o café não estava mais tão bom e, após pesquisar bastante sobre o armazenamento deduzi que o que "estragou" meu café foi o fato de estar guardado já moído. 

Com esta frustração decidi comprar um moedor. Procurei muito na internet e, principalmente aqui no CDC mas não consegui chegar a uma conclusão e gostaria de saber se alguem poderia me ajudar. 

Primeiramente meu uso seria doméstico apenas, no caso possuo um V60, uma french press, melita e uma italiana. 

Dentre os moedores caseiros, atá 700 reias aproximadamente qual seria o que me garantiria uma melhor moagem para estes métodos de extração ? 

Sei que o moedor da cuisinart não é bom para expressos mas a máquina que possuo para expresso é uma bem simples e consigo resolver a moagem para ela com um moedor de laminas. 

Também li que um dos melhores é o Breville, entretanto não tenho condições de gastar mais de 1.000 reais em um moedor.  

No caso o tempo para moer nos manuais é muito grande ? Levando em conta que prepararia café normalmente para aproximadamente 2 ou 3 pessoas apenas (900 mL no total).

 

Desde já agradeço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem piscar, Cuisinart DBM-8. Eu recomendo para todo mundo que quer ter o seu primeiro moedor elétrico. E pra aqueles que podem importar: o CBM-18N.

Agora se você quer realmente entender como se moi café, qualquer um dos dois moedores manuais da Hario são muito bons pois você ajusta o ponto da granulometria do café no olho. É roots!

De qualquer forma eu começaria com qualquer um dos modelos elétricos da Cuisinart.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tenho experiência com o DBM-8, mas pelo que já vi pela internet, ele faz um trabalho satisfatório. Com certeza vai sentir a diferença em relação a um moedor de laminas... Ele também é o moedor elétrico de mó com o menor preço no mercado nacional hoje. 

Em relação aos manuais, eu não recomendaria para a quantidade de café que você faz. Moedores manuais simples, são para no máximo duas pessoas que gostem muito de fazer café. Qualquer pessoa não muito adepta não vai ter paciência de moer café diariamente nesses moedores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...
Em 29/03/2019 at 18:52, Jose Vialich disse:

Boa noite, 

Sou iniciante neste meio do café e estou aprendendo a degustar melhor os cafés que faço em casa. Comprei um café vendido em graos e pedi para o atendente do local moer, fiz o preparo do café utilizando meu V60 e o café ficou muito bom. Contudo após alguns dias fui fazer outra extração e o café não estava mais tão bom e, após pesquisar bastante sobre o armazenamento deduzi que o que "estragou" meu café foi o fato de estar guardado já moído. 

Com esta frustração decidi comprar um moedor. Procurei muito na internet e, principalmente aqui no CDC mas não consegui chegar a uma conclusão e gostaria de saber se alguem poderia me ajudar. 

Primeiramente meu uso seria doméstico apenas, no caso possuo um V60, uma french press, melita e uma italiana. 

Dentre os moedores caseiros, atá 700 reias aproximadamente qual seria o que me garantiria uma melhor moagem para estes métodos de extração ? 

Sei que o moedor da cuisinart não é bom para expressos mas a máquina que possuo para expresso é uma bem simples e consigo resolver a moagem para ela com um moedor de laminas. 

Também li que um dos melhores é o Breville, entretanto não tenho condições de gastar mais de 1.000 reais em um moedor.  

No caso o tempo para moer nos manuais é muito grande ? Levando em conta que prepararia café normalmente para aproximadamente 2 ou 3 pessoas apenas (900 mL no total).

 

Desde já agradeço

Pois é @Jose Vialich, estou na mesma situação sua. Sou relativamente novo na área de cafés especiais, os cafés que compro já moídos, feitos em casa ficam excelentes, mas passam mais um tempo (uma semana e já é bem perceptível) e o sabor já muda bastante.

Também procuro um moedor, mas pelo volume que tomo (sou só eu que tomo em casa) e também pelo meu nível iniciante, não sei se vale a pena comprar um muito sofisticado, pois ainda não tenho o gosto refinado para aproveitá-lo. Aqui no clube vejo o pessoal falando muito do Bravo, pelas fotos parece um produto extremamente bem acabado e de qualidade, ele é um dos candidatos e também miro o DBM-8 da cuisinart.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Boa tarde pessoal,

sou novo aqui no fóum e iniciante nesse mundo de cafés especiais. Sempre gostei muito de café mas só agora estou pesquisando, aprendendo mais sobre o assunto.

Até o momento só compro café moído e já entendi que meu primeiro passo é comprar um moedor. Já pesquisei bastante no fórum e entendi que o ideal seria um Bravo Mini ou Bravito, ou um Baratza/Breville se for um elétrico, mas o valor foge um pouco do que gostaria de gastar no momento. 

Estou pensando em comprar algum desses moedores diretamente da Amazon EUA para entrega aqui pagando imposto certinho e tal. (Imagino que ficará em torno de R$400~R$450)

Um é o Krupz GVX2 (U$42,00)

https://www.amazon.com/KRUPS-Grinder-Selection-Stainless-8-Ounce/dp/B0001I9R8W/ref=sr_1_1_sspa?__mk_pt_BR=ÅMÅŽÕÑ&crid=SYHCLRTA7NB6&keywords=krups+coffee+grinder&qid=1558897856&s=gateway&sprefix=krups+%2Caps%2C289&sr=8-1-spons&psc=1

O outro é o Cuisinart DBM8 (U$37,00)

https://www.amazon.com/Cuisinart-DBM-8-Supreme-Grind-Automatic/dp/B00018RRRK/ref=sr_1_1_sspa?__mk_pt_BR=ÅMÅŽÕÑ&keywords=cuisinart+grinder&qid=1558896942&s=gateway&sr=8-1-spons&psc=1

 

Considerando que meu uso será para V60 ou Melitta, e que prefiro um elétrico, algum deles será que é melhor? Ou fazem praticamente o mesmo serviço?

Desde já agradeço qualquer comentário.

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se fosse pra pegar um moedor pra coado eu iria de Hario Mini enquanto você não estiver disposto a pegar algo como um Baratza Encore.
Não acho que esses moedores com falsas mós como o Cuisinart ou o Krups valham à pena.

Enviado de meu Moto E (4) Plus usando Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Luke S, não sei se você já postou a respeito em algum outro tópico, mas você poderia elaborar sua opinião de que Krups GVX e Cuisinart DBM8 tem "Falsas mós"? Achei isso extremamente curioso. É por serem planas em vez de cônicas?

As mós desses dois modelos são planas, como os sistemas arcaicos (que parecem predatar a invenção da escrita) de moinhos de farinha compostos por dois discos de pedra (geralmente granito) ranhurada, perfurados no centro e colocados um sobre o outro, com suportes nas laterais da mó superior para que a mesma pudesse ser girada em torno de um eixo por mãos humanas ou com assistência animal (bois e mulas eram os mais comuns).

Mós cônicas são um invenção muito mais recente, com diferentes implicâncias em seu uso, requerendo maiores recursos de engenharia em sua construção. Postei uma explicação disso aqui no CdC,

...mas há muitas outras detalhando características de cada uma e realçando pontos fortes e fracos.

OBS: na postagem linkada acima, refiro-me erroneamente às mós no masculino, por entender que sendo derivada do nome latino mola - de onde vem os verbos "moer" e "amolar" - "mó" deveria ser masculino, mas em português brasileiro é substantivo feminino. ¯\_(ツ)_/¯

Ambos modelos elétricos citados usam mós planas e compartilham de uma estrutura menos firme do que a de moedores mais caros e robustos, resultando em menor precisão e consistência, o que os torno menos adequados para espresso e torras que exigem maior uniformidade, como a prensa-francesa que se tiver muitos fines, faz muita lama. Para coado, ambos apresentam consistência similar ao Hario Mini e ao Porlex, bem como à maioria dos moedores manuais portáteis de mancal simples, que dependem do atrito dos grãos para centralizar as mós (cônicas).

@Asami, em resposta direta à pergunta, ambos modelos são bastante equivalentes em termos de resultados de moagem. Testei ambos muitos anos atrás, e gostei mais do Krups, comparando apenas resultado na xícara, mas foi muito sutil. Tanto que comprei um e acabei nunca vendendo, a despeito de ter recebido ofertas por ele. Deixo num local em que leciono para fazer coados "pra turma" (quando é só pra mim, uso o Bravo Mini ou o Crushgrind Columbia, dependendo do que está comigo no dia, e ambos são superiores ao Krups).

Contudo, no momento, o DBM8 ainda deve ter manutenção fácil no Brasil, enquanto o GVX, que deixou de ser vendido por aqui faz algum tempo, já está perto do limite de 5 anos obrigatoriedade de disponibilização de peças, tornando futuras manutenções um pouco mais difíceis. Mas isso é bem questionável, a Cuisinart tem fama de não manter peças em estoque pelo tempo determinado pelo código do consumidor, então é bom lembrar disso também.

Por fim, concordo com o Luke S que, pra coados, um Baratza Encore ou Virtuoso seriam muito melhores. Os resultados serão tão superiores no coado que recomendo fortemente investis mais (ou esperar e juntar mais dinheiro) para comprar pelo menos um Encore. O frete vai dar praticamente o mesmo, então pense bem antes de comprar.

Um DBM8 vai custar em torno de U$116 entregue direto no Brasil pela Amazon, quase R$ 500. O último Encore usado vendido aqui no Clube parece ter sido negociado em torno de 800 reais, francamente um melhor negócio em termos da relação custo x benefício. Um Encore comprado on Ebay e enviado via Serviço Postal chega no Brasil por aproximadamente 1000 a 1150 reais com frete e depois dos impostos pagos (nos estados que isentam ICMS pelos Correios). Ainda assim, bem interessante.

Boa sorte!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, Cabral, chamei as mós do Cuisinart de 'falsas mós' pois já li em fóruns de língua inglesa outros usuários as chamando de 'fake burrs' e achei que era um termo difundido - pelo motivo de terem em seu desenho saliências que quebram os grãos ao invés de moê-los. Dá pra ver a diferença no desenho das mós do Cuisinart para as do Vario.

 

Sobre custos, a Pasquali Máquinas voltou a importar a linha de moedores da Baratza e oferecer assistência técnica e a Cafestore está vendendo o Encore à vista por 1280 reais.

513bf920d2d8c743a3fbe11544fe7f52.jpg7b6c70bd8f18329a347e19bf7f2b22f6.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa!

@Asami, em termos de qualidade de moagem, um Bravo Mini é um moedor que "quebra tudo", entregando moagens equivalentes a de moedores de mais de 5 mil reais, sem dificuldade. Se não se importar com a moagem manual, é um parceiro pra vida toda, e provavelmente vai ficar de herança pros netos... Começando com um Hario manual vai ser um boa economia e um bom treino.

Boa sorte!

@Luke S, escrevi um texto sobre essas mós, mas deu um pau na edição e sumiu... :rolleyes: ... depois escrevo de novo, OK? 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

Se alguém estiver interessado, tenho um cuisinart dbm8 semi novo e um nemox 500 pra venda, ainda não anunciei no fórum, viu fazer isso amanhã quando tirar as fotos deles limpinhos [emoji38]


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
4 horas atrás, Felipe_Silva disse:

Também fiquei curioso sobre o texto @Cabral!!?! Ando com essas mesmas dúvidas e pensando ainda se invisto de vez no Encore ou vou de Cussinart ou ainda Capresso Infinity....

Depende para que uso....

Espressos ou coados?

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fogo ruivo, eu sou muito novo no mundo dos cafés... inclusive nem gostava de "café" e só fui entender que curto café porque descobri os cafés de verdade né... depois conto minha história. Mas já sei que tenho preferencia pelos coados nos quais consigo controlar melhor as variáveis e ter um café com o mínimo de amargor. Talvez eu ainda não tenha experimentado um espresso "de verdade". O máximo que tenho contato é com Nespresso e ainda prefiro os coados. Tenho uma Bialetti Moka original e gosto muitoooo dela. Pretendo adquirir uma French Press assim que possivel pois já experimentei e me agrada tb. Os coados preciso de mais equipamentos (Bule, Suporte V60). por enquanto fazendo só Melita... Mas então resumindo rssss meu objetivo e ir em coados de papel, Moka e French Press. Atualmente tenho um Krups de Lâminas que já tinha em casa que a esposa usava para moer nozes e foi nele que comecei a moer grãos. Logo de cara, já vi que não seria muito fácil e estou me aventurando na construção de um moedor manual que postarei em breve apenas para usar a noite (Por causa do barulho do Krups) e no serviço. Enquanto não decido em qual moedor de entrada de mós cônica decido! Agradeço desde já sua disponibilidade em ajudar!

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dos citados, se estiver dentro do seu orçamento iria de Encore. Agora, se puder pagar mais iria de Bravo Mini (com base) sem pensar duas vezes - especialmente se não quer barulho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Felipe_Silva disse:

@Fogo ruivo, eu sou muito novo no mundo dos cafés... inclusive nem gostava de "café" e só fui entender que curto café porque descobri os cafés de verdade né... depois conto minha história. Mas já sei que tenho preferencia pelos coados nos quais consigo controlar melhor as variáveis e ter um café com o mínimo de amargor. Talvez eu ainda não tenha experimentado um espresso "de verdade". O máximo que tenho contato é com Nespresso e ainda prefiro os coados. Tenho uma Bialetti Moka original e gosto muitoooo dela. Pretendo adquirir uma French Press assim que possivel pois já experimentei e me agrada tb. Os coados preciso de mais equipamentos (Bule, Suporte V60). por enquanto fazendo só Melita... Mas então resumindo rssss meu objetivo e ir em coados de papel, Moka e French Press. Atualmente tenho um Krups de Lâminas que já tinha em casa que a esposa usava para moer nozes e foi nele que comecei a moer grãos. Logo de cara, já vi que não seria muito fácil e estou me aventurando na construção de um moedor manual que postarei em breve apenas para usar a noite (Por causa do barulho do Krups) e no serviço. Enquanto não decido em qual moedor de entrada de mós cônica decido! Agradeço desde já sua disponibilidade em ajudar!

Neste cenário, vá de Encore sem sombra de dúvidas.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LUW, obrigado pela indicação. Nesse momento agora é realmente decidir se invisto perto do dobro no Encore, pois até pelo preço, sei que é algo mais robusto e que me daria uma flexibidade maior. Ou se mantenho os gastos moderados pois quero adquirir outros apetrechos e ficaria na metade do valor com o Capresso Infinity... Entendi pelo que li e pesquisei que os 2 me atenderiam bem uma vez que não pretendo usar para espressos... Sobre o Bravo, eu descobri ele aqui no fórum e por enquanto só babando mesmo nessa obra de arte de engenharia que o Gilberto produz, mas não pretendo gastar esse valor em um moedor manual não. Até porque estou fazendo alguns testes aqui e produzindo um frankenstein que acho que vai me atender no manual e deixo a moagem mais precisa para esse elétrico que vou adquirir com certeza algum deles! Em breve posto minha engenhoca caseira. 

@Fogo ruivo, Obrigado pelo retonro! Entendo que o Encore seja a melhor opção também. Apenas fico na dúvida se, como não vou utilizar para espressos, o Capresso Infinity que é a metade do valor já não me atenderia...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Te atender pode até ser que sim, mas sempre que comprar algum moedor ou cafeteira elétricos você tem que considerar a manutenção. O serviço de atendimento ao cliente da Baratza tem uma ótima reputação, qualquer peça que falhe você pode pedir diretamente deles e substituir você mesmo e, se quiser mandar em uma assistência técnica, existe no Brasil. O Capresso, pelo que eu li dos reviews, quando falha é muito difícil repará-lo, acaba se tornando descartável. Como a durabilidade desses aparelhos parece depender um tanto de sorte, acho que vale à pena pagar mais pelo mais garantido. Foi pela questão de durabilidade e manutenção que eu escolhi o Encore e não um Breville / Bodum / Capresso.

Enviado de meu Moto E (4) Plus usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pelas informações @LUW e @Luke S! Acho que está bem esclarecido. Encore é minha primeira opção caso a verba permita. E caso não, pela metade do preço iria de Capresso! Assim que tiver um deles em mãos eu posto as impressões! Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jose Vialich, desculpe, acabei usando seu post aqui, mas acredito que tivemos uma boa conversas obre os moedoes. Depois das explicações dos amigos acima, decidi ir de Encore mesmo... Agora pergunto aos colegas. Vou fazer uma viagem em agosto e gostaria de iniciar no mundo dos espressos, qual equipamento simples de bom custo x beneficio indicam para começar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depende do seu orçamento. Eu particularmente iria de Flair ou então de Robot. Ambas manuais, mas desempenham quase como máquina grande.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

Pergunta simples e rápida de um iniciante aos mestres do café e seus hardwares:

Um Hario Mini pode me ajudar a produzir um espresso caseiro "bebível" na Chef Crema Silver? 

Pergunto, pois tenho tentado me dar bem com o Cadence e é uma decepção atrás da outra rsrs. Mesmo utilizando a técnica da peneira e do papel toalha ensinada pelo James Hoffmann, tá osso...

Não estou podendo gastar muito, então estou pensando seriamente nessa opção mesmo. E aí, o Mini dá conta?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falando desses moedores, eu conseguiria uma moagem uniforme no Hario slim?

pergunto pq utilizando a Pressca, com uma moagem mais grossa, precisaria de um moedor que fosse uniforme, o moedor que tenho qnd faço a moagem media grossa, me deixa muitos fines, e na Pressca, isso fica tudo como resíduo na bebiba

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pergunta simples e rápida de um iniciante aos mestres do café e seus hardwares:
Um Hario Mini pode me ajudar a produzir um espresso caseiro "bebível" na Chef Crema Silver? 
Pergunto, pois tenho tentado me dar bem com o Cadence e é uma decepção atrás da outra rsrs. Mesmo utilizando a técnica da peneira e do papel toalha ensinada pelo James Hoffmann, tá osso...
Não estou podendo gastar muito, então estou pensando seriamente nessa opção mesmo. E aí, o Mini dá conta?
Dar conta dá, mas moer café suficiente pra espresso no Hario é uma chatisse sem fim. Com orçamento apertado eu recomendaria um Mimoso/Botini nº3 pra espresso até que você pudesse investir em um moedor como um Baratza Encore ou pra cima.

Enviado de meu Moto E (4) Plus usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falando desses moedores, eu conseguiria uma moagem uniforme no Hario slim?

pergunto pq utilizando a Pressca, com uma moagem mais grossa, precisaria de um moedor que fosse uniforme, o moedor que tenho qnd faço a moagem media grossa, me deixa muitos fines, e na Pressca, isso fica tudo como resíduo na bebiba

Os Hario são um tanto inconsistentes nas moagens grossas, o novo modelo do Skerton, o Skerton Pro, tentou solucionar esse problema, não sei ao certo como ficou. Pensando em controle de fines, o Virtuoso entrega excelentes resultados, assim como moedores manuais de qualidade, como os Bravo do Gilberto ou o Comandante / Linux / Lido.

 

Enviado de meu Moto E (4) Plus usando Tapatalk

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Luke S disse:

Dar conta dá, mas moer café suficiente pra espresso no Hario é uma chatisse sem fim. Com orçamento apertado eu recomendaria um Mimoso/Botini nº3 pra espresso até que você pudesse investir em um moedor como um Baratza Encore ou pra cima.

Enviado de meu Moto E (4) Plus usando Tapatalk
 

Sem condições de ter um Mimoso em casa. Moro em apartamento desses mais novos que mal tem espaço pros donos, imagina espaço pra tralhas diversas rs, a mulher me mata! Tenho olhado uns Hario usados em bom estado de conservação.

Tenho visto pelos relatos que em cerca de um minuto ou menos dá pra moer uma dose de espresso. Confere? Se for isso, até que está ok. O que não dá, é tomar espresso ruim em casa o tempo todo...

Vi também que tem o hack pra travar uma porca nele e deixar com a regulagem fixa. Como pretendo adquiro-lo para espresso, deixaria fixo em um ponto. Mudou o grão, acha a regulagem certa e fixa de novo e por aí vai... 

Obrigado pela ajuda!

Editado por Renan Bolonha Sancio
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem condições de ter um Mimoso em casa. Moro em apartamento desses mais novos que mal tem espaço pros donos, imagina espaço pra tralhas diversas rs, a mulher me mata! Tenho olhado uns Hario usados em bom estado de conservação.
Tenho visto pelos relatos que em cerca de um minuto ou menos dá pra moer uma dose de espresso. Confere? Se for isso, até que está ok. O que não dá, é tomar espresso ruim em casa o tempo todo...
Vi também que tem o hack pra travar uma porca nele e deixar com a regulagem fixa. Como pretendo adquiro-lo para espresso, deixaria fixo em um ponto. Mudou o grão, acha a regulagem certa e fixa de novo e por aí vai... 
Obrigado pela ajuda!
É mais perto de dois minutos que eu me lembre, fazendo força. Eu acoplava uma parafusadeira no eixo e ainda assim levava algum tempo.

Enviado de meu Moto E (4) Plus usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...