Ir para conteúdo

Robusta especial 100%


Postagens recomendadas

Eis que semana passada estava acabando meus cafés, passo em frente ao Coffee Lab e resolvo parar... numa olhada apressada nas prateleiras acabo fazendo a escolha pelo preço dos menores, $45 o pacotinho, porque por 70 e poucos reais a maioria dos que estavam disponíveis prefiro importar da Square Mille. Não presto muito atenção no que comprei e bora fazer o cupping, interessante, mais na linha do que o Jimseven chama de weird tasting coffee, mas não deixa de ser interessante, no pacotinho diz notas de barril de carvalho, de fato, parece café de macho rsrsrsrs, não pra todo dia mas interessante. Acabam as opções em casa e por três dias só tomo dele, 3 ou 4 vezes ao dia, espresso duplo no capu da manhã, espresso duplo no meio da tarde etc. Ontem me notei bem mais aéreo do que o normal, cheguei a tremer levemente no meio da tarde kkkk. Olho de novo o pacotinho, conheço esse nome de algum lugar, Venturim, presto mais atenção na variedade, Vitória - lote 69. Cai a enorme ficha, estou tomando 100% Robusta há 4 dias kkkkk. Pô, mas nem pra deixar mais claro na embalagem o que estava levando rsrsrsrs. Bora experimentar fazer uns blends com outros cafés mais doces pra ver no que dá. Mas valeu pela experiência, não me lembrava qual a última vez que tomei algum café que tivesse Conilon no blend, e agora 100%!!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, na linha de um certo líder político internacional que diz se sentir honrado quando suas postagens mirabolantes são taxadas de fakenews, a moda agora é fazer alarde e enaltecer o "0% Arábica". :wacko: :blink: Afinal, se tem quem pague, por que não? :rolleyes:

  • Curtir 3
  • Haha 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tomei um robusta especial que ganhei na SIC de 2016 e para mim não tem jeito, para ficar ruim tem que melhorar muito. Até algumas cápsulas da Nespresso que alguns amigos me oferecem e contém um pouco de robusta no blend eu já não aprecio tanto. Mas tem o velho ditado que diz: tem gosto para tudo.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sendo sincero, se for bem torrado, e obviamente BEM AVISADO na embalagem e com preço proporcional, de quando em vez não vejo mal.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Turma, @LUW, se robusta produz muito mais, é mais fácil de cuidar, etc., etc., um robusta 'especial' precisa ter preço bem menor que o arábica. Embora seja especial, convenhamos, $45 lascas venusianas por um pacotinho ou $180 o quilo (????), pelamor, vai mofar na prateleira e eu não passo perto!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente é o seguinte: 

Só colocando as coisas no seu devido lugar neste interessante caso: Eu provei esse Robusta junto com o @Gilberto com o @Wagner Castilho com o André, emfim. Provamos sem saber o que era ( propositalmente ) e ambos achamos que era um arábica " bom " talvez de fora pelo sabor exótico. Revelado os segredo de ser robusta depois da prova então vamos as considerações.:

Eu conheço  Lucas venturim a uns 3 anos, e neste período já vou para a terceira safra de cafés que torro deles para estudar, provar e etc. Inclusive este fui atrás para comprar mas não tinha mais.

Sobre o o processo: Ele não necessariamente pra eles sai mais barato que o Arábica, porque todo o processo de cuidado das plantas, colheita e pós colheita é feito como se fossem os melhores arábicas, ou seja: Colheita seletiva, só frutas maduras sem defeitos, seca em terreiro suspenso, fermentação, e isso faz com que ele esteja vendendo este café a incríveis 1.500 reais a saca. Incrível para robusta não ? Agora o que eu acho ?

Acho que se trata de um robusta super alterado pelo processo de fermentação e que assim sendo apesar de louvável, foge totalmente a característica do que é essa variedade. Tanto que esse processo não é sustentável a ponto de que terá quantidade a vontade desse café no mercado, isso não deverá acontecer.


Em resumo: Foi um grata surpresa, eles estão de parabéns. E aí quem está no mercado e sabe capitalizar em cima disso é ótimo a começar pelo produtor que merece.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu achei a experiência interessante. O que não gostei foi de não ser informado claramente quando comprei, sim, os dados estão lá pra quem sabe ler bem e conhece o assunto. A questão é que costumo não estudar muito os cafés que desconheço para não me influenciar no 1o cupping, em alguns lugares de confiança, agora nem tanto, pegava os pacotes sem medo e sem ler as informações sensoriais. Apesar de "coffee lover" sou bem sensível à cafeína, comecei a perceber os efeitos não tão legais no corpo até que me dei conta, não sei se essa variedade tem de fato 2X mais cafeína que arábica, mas que tem bem mais tem. Se a informação estivesse mais clara na embalagem, provavelmente também compraria para provar, talvez uma ou 2 vezes puro e depois iria temperar uns blends...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faz sentido.

Eu, via de regra não gosto de fermentados em blend. Mas concordo contigo, mas a idéia do coffee lab foi vender esse café no meio dos outros assim mesmo na surdina. Até no open lab que fizeram lá, só contaram no fim do que se tratava.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendo e respeito o trabalho do produtor, que isso fique claro! Tanto que na minha brincadeira nem critiquei o produto em si, apenas a postura de enaltecer o Robusta de maneira irreal... precisa investir muito tempo e dinheiro pra fazer chegar perto de um arábica mediano, pelo menos por enquanto. Ainda é cedo pra esse alarde. Daqui muita seleção e enxertos, quem sabe.

Se eu vir um pacote do CoffeeLab escrito que é Robusta, mesmo a 45 lascas o "quartin", devo querer pegar pra provar, pois a reputação da raposa me leva a crer que deve valer a experiência. No harm, no foul. Se estiver escrito que é fermentado, independentemente de ser Robusta ou Arábica, vou passar longe por motivos de saúde (adiante).

Se eu comprar um pacote no meio de um monte de 100% arábicas para depois descobrir que é um 100% robusta, vou ficar P da Vida por ter sido enganado por uma empresa/pessoa que eu confiei. Quebrou a confiança, entendeu? Esse "na surdina" não é exatamente ilegal, pois não anunciou falsamente ser arábica, mas deu a entender que era.

"ah, mas a intenção era mostrar pro usuário/cliente que num teste cego ele não diferencia os dois"... bom, duplamente perigoso:

1o, quem tem baixa tolerância à cafeína e dosa o consumo conhecendo a concentração média do Arábica vai passar um apuro com um Robusta dissimulado como esse.

2o, tem os alérgicos à alguns (dejetos de) micro-organismos oriundos da fermentação de café... eu mesmo não me dou bem com fermentados, quando provei o do Martins tive reações alérgicas fortes. Se eu for pro hospital e no exame toxicológico eu descobrir que foi um fungo de café, vou partir pra investigar quem me contaminou, nem que tenha de examinar até a última das minhas amostras de café. Não comprei fermentado, se isso ocorreu por engano, foi incompetência e deve ser tornada pública. Se foi intencional, como manobra comercial, além da exposição eu quero indenização.

Mas eu sou um Chato do Café. Deem um desconto pro "fator chatice"... B)

  • Curtir 3
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No final de tudo ficaram duas impressões bem fortes: o raposo foi pego pela raposa, touché. e a de que a raposa deve ter aumentado a quantidade de charutos que ela fuma por dia, porque ô café de macho kkkkk

  • Haha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei do " robusta dissimulado " hahahaha 

Cada um tem uma dose de tolerância com certeza, mas é fato de que não se é obrigado ainda colocar na embalagem dos cafés que este é fermentado, aliás nem de qual especie é. Com certeza, o fato de comprar um café em um estabelecimento renomado, respeitado faz com que nossos filtros diminuam acreditando que o alto filtro do local fará por nós.

Eu acho pouco provável uma contaminação por café fermentado uma vez que ele passou a no minimo uns 205 graus na torra, mas vale ficar esperto claro, neste caso acho melhor ser chato :)

Acho que empresas que enaltassem o robusta como o tal " 0% arábica " deviam " descer daí " rsrsrs E olha que sou totalmente a favor dos robustas, torro e estudo estes a 5 anos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Allexlimaa2, vamos evitar mal-entendidos, ok?

Sobre a contaminação, os dejetos de alguns fungos são simplesmente combinações químicas menos voláteis que os óleos do café, não sendo afetadas pela temperatura da torra... Não estou falando da sobrevivência de quaisquer micro-organismos, mas da persistência de seus dejetos ou restos mortais no grão fermentado.

Não vou entrar na técnica da coisa por não ser minha especialidade, mas o exame toxicológico indicou que a reação que tive foi por conta de uma toxina resultante justamente da morte de um certo micro-organismo no processo de fermentação de café, e seu consumo em excesso é considerado cancerígeno, por isso foi identificada pelo laboratório. Essa toxina não queima nem "evapora" na torra. Variações dessa toxina costuma aparecer em diversos grãos fermentados, cada um com uma "assinatura", e uma pequena parcela da população é mais sensível a ela. Muitos colegas compraram e usaram o café do Martins sem grandes problemas mas, um ou outro, quando questionados à época, relataram câimbras, rigidez e dor nas articulações, febre e dores de cabeça, atribuindo os sintomas a resfriados, estresse etc. Mas pode muito bem ter sido a reação normal, mais branda e não-diagnosticada, à mesma toxina que me mandou pro hospital. Nunca saberemos...

Aliás, há muitos micro-organismos anaeróbicos que se reproduzem com energia térmica e baixa oxigenação, então não se deve contar com a torra como uma espécie de "purificação" do grão. Nada alarmante, mas é bom saber...

Quem não sente efeitos nem precisa se preocupar, mas pra quem toma muito café e de repente adoecer "do nada" depois de uma overdose de fermentado(s) é bom saber dessa possibilidade. Só fui saber que era culpa do café fermentado 1 mês depois dos exames clínicos... vai Brasil.

  • Curtir 2
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...