Ir para conteúdo

Fresh Roast SR500


Wiper

Postagens recomendadas

Olá!

 

Não vi tópico específico para este torrador de prova. (ou doméstico).

 

É um torrador de ar quente para pequenas quantidades de café (130g). Tem controle de ventilação, temperatura e tempo. Não tem conexão para computador (como o SR700) e portanto não é possível programar um "perfil de torra". Tem que acompanhar o processo e ir alterando as variáveis conforme nescessário.

 

Por uma situação inusitada acabei me tornando proprietário de um destes. Se alguém tiver alguma sugestão ou orientação de uso eu agradeço. Opiniões e avaliações também seria muito útil. A medida que eu ganhar experiência com ele eu posto os resultados.

 

Enviado de meu moto x4 usando o Tapatalk

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá!
Obrigado pela indicação!

Um pouco desanimador, no entanto. Tinha lido outras avaliações mais favoráveis. Não espero resultados complexos de qualquer forma. Se eu não estragar o café já vou ficar feliz.

O interesse surgiu porque normalmente bebo pouco café. Não bebo todos os dias e moro só. Dessa forma, comprando um pacote de 250g, acabo ficando com "café velho". Enquanto estava usando somente para métodos filtrados a minha balança comercial estava equilibrada. Agora que comecei a fazer espresso a brincadeira ficou cara. Estou falando de cafés especiais.

Um torrador de prova me resolveria dois problemas:
1. Poder guardar o grão cru por mais tempo.
2. Pagar menos pelo café especial.

Claro que vou perder qualidade torrando em casa. Se eu conseguir minimizar esta perda, o torrador terá valido a pena.

Enviado de meu moto x4 usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei na Um Coffee.
O valor que o Gilberto postou está correto.

Mas, como disse anteriormente, acabei comprando numa situação inusitada. Não sei se o que vou contar aqui vai prejudicar alguém. Claro que não tenho esta intenção.

Frequento há muito tempo a Um Coffee do Itaim, a Isso é Café (era no beco do Batman) e a Supernova no Itaim. São minhas cafeterias favoritas. Uma vez, conversando com o Felipe Croce na Isso é Café, ele me incentivou a fazer o curso de torra deles. Tempos depois vi a SR500 na Um Coffee do Itaim. Acontece que um funcionário deixou cair e quebrar a tampa do torrador. O rapaz teria que arcar com o prejuízo. Resumindo, comprei com um "grande desconto" e aliviei a barra do funcionário. O torrador está plenamente funcional. Uma tampa nova vai me custar U$12.

Enviado de meu moto x4 usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho um SR700. O jeito de torrar é fundamentalmente diferente em torradores de convecção. O calor inicial e o tempo total da torra influenciam muito no resultado, já na fase final não tem muito controle alem do ponto de drop. Tb pode esquecer ideias como 15% de desenvolvimento. Tem que reaprender torrar. 120g de café verde é um bom tamanho de batches para conseguir torras homogêneas. Em geral as torras tem menos perda de massa e mais expansão, chegam com poucos dias pós torra no ponto ideal para beber, mas tb apagam mais rápido. Eu pessoalmente gosto muito dos resultados para coado, e da praticidade e robustez do SR700. Já conseguir que ele interage bem com o Artisan é um certo desafio. Aqui uma torra do Thiego da CC (instalei um sensor BT Phidget adicional no bicho):

sMuP8h5.jpg

ujdLQuD.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Burny, (EDIT: desculpe a pergunta, até pq não tenho um desses, e após ler o que escrevi, vi que  fui construindo esse questionamento a medida em que escrevia...), enfim:

Faz sentido o conceito tradicional de BT  nesse aparelho? Me parece que vc tenta medir a temperatra do grão, mas acaba medindo é a temperatura do ar que passa, pior ainda, a temperatura desse ar em um ponto qualquer intermediário do caminho (do ar). Ai me pergunto: "Quais conclusões objetivas se pode abstrair dessa forma?".

Por outro lado, será que faria mais sentido medir a temperatura em 2 outros pontos: um no fundo do "copo", na saida de ar, para saber do calor disponibilizado, antes do ar passar pelos grãos, e outro no topo do  "copo" medindo a tempertura do ar (ET) após a perda de calor para a massa de café. Assim, talvez, a diferença de temperatura ao longo da torra mostre resultado significativos. Suspeito que deva bater com a energia absorvida pela massa de café, e talvez seja possível usar essa diferença, medida em tempo real, para customizar a torra, aumentando ou diminuindo a separação das linhas no gráfico, pelo controle da temperatura no aparelho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No FreshRoast o ar quente sobe e leva o grão junto no meio do copo de vidro e o grão desce de novo nas partes laterais/paredes do copo. Coloquei o sensor BT nessa zona lateral para ter alguma chance de medir a temperatura do grão, mas realmente não esperei que vai dar certo. Mas as temperaturas do 1C no sensor BT (195-200C) e a temperatura ideal do drop (205-208C) batem muito bem com o esperado ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

Olá senhores,

Possuo um equipamento deste também (FreshRoast SR500), e faço minhas torras a cada semana.

Não poderia concordar mais com os confrades, torra via air roaster, ou convectiva, é totalmente diferente do que geralmente temos como base. Isso pois a vasta maioria da informação disponível é para torradores comerciais, e portanto de construção "drum". Se eu posso falar algo é que, nos torradores a ar, deve-se tomar cuidado para que a torra não seja muito rápida, pois isso inibe um completo e harmônico desenvolvimento do grão.

Um batch de 130g é o máximo na FreshRoast. A depender do grão comprado, com essa "carga" a torra fica bastante heterogênea. Quando este é o caso, eu geralmente torro batches menores, de 90g por exemplo (essa medida é do grão cru). Para que a torra não seja muito rápida, eu geralmente começo com a temperatura no Low, primeiro para que o grão perca massa e assim os grãos na câmara possam ser levados mais facilmente pelo ar, contribuindo para a homogeneidade da torra. Depois vou para a temperatura "Mid", a qual mantenho a maior parte do tempo e, um ou dois minutos antes do tempo (ou coloração) de torra que desejo, eu vou para a tempratura High e finalizo a torra nela. Procuro deixar o first crack mais próximo do fim da torra do que do final (~75% do tempo total de torra), por isso esse manuseio. Quanto ao ar eu costumo, para cada temperatura, começar com uma velocidade média e ir aumentando aos poucos. Isso porque quanto maior a velocidade do ar, maior vai ser a troca de calor do ar com a resistência elétrica aquecida e, portanto, maior a temperatura do ar. Seguindo o mestre Rao eu tento manter sempre um ROR (Rate of Rise, ou taxa de aumento da temperatura do grão) em declínio, e para que a torra não seja tão rápida, um "DeltaT" (diferença de temperatura entre o ar -- temp. externa do grão -- e o grão) baixo. Então por isso eu começo com uma velocidade do ar mediana e vou aumentando aos poucos, pois isso dá tempo suficiente para o grão chegar à temperatura do ar (ou quase) e, quando aumento o fan, o ROR é menor que anteriormente ou, pelo menos, igual (o que também não é ideal...).

Claro que minha base para saber se apliquei essas ideias corretamente é no "feeling", na "tentativa e erro", já que minha SR500 não tem nenhuma instrumentação e portanto não faço a mínima ideia nem da temperatura do ar, nem do grão. Mas ao longo de várias torras, essa foi a forma que encontrei de conseguir desenvolver bem o grão, anotando os tempos que mudo os parâmetros e agora os repito. No início meus cafés ficavam sem corpo algum, depois que fui aprimorando e adotando esses "procedimentos", se assim da pra chamar, consegui encorpar ele. Ainda assim, quando a qualidade do grão é baixa, ainda não consegui ajustar para conseguir pelo menos um grão razoável em termos de sabor, corpo, nem aroma.

 

Desejo boas torras e bastante diversão!

Se possível, compartilhe conosco os resultados.

P.S.: @Burny excelente setup hein camarada!? Muito bom! Parabéns!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eron Os tempos totais das suas torras são em qual faixa?

Ontem fiz o primeiro teste com o tubo de extensão para o SR e realmente tem como torrar 160g de grão verde na boa com esse e a torra fica bem homogênea.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Burny disse:

@Eron Os tempos totais das suas torras são em qual faixa?

Ontem fiz o primeiro teste com o tubo de extensão para o SR e realmente tem como torrar 160g de grão verde na boa com esse e a torra fica bem homogênea.

Os tempos totais das minhas torras ficam em torno de 8-9 minutos. Depois vem o ciclo de resfriamento, que eu rodo duas vezes (até pra poder pegar as partes depois sem ficar queimando a mão rsrs). Pelo seu gráfico, as suas também giram nesta faixa de tempo.

A que tubo de extensão você se refere?

Outra coisa, vi que você tem um STC também... poderia comentar a diferença, se há alguma muito perceptível, que você sente nas torras feitas com o SR e com o STC?

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vendi o STC. A abordagem é muito diferente, não tem como comparar. Torras no SR700 mostram menos perda de peso e maior expansão, já pode tomar a torra em 1-2 dias no coado, mas tb apaga mais rápido (tipo 10 dias).

Uma dica para vc @Eron, o ciclo de resfriamento do SR é muito lento e ineficiente. Acaba estragando as torras. Tenta resfriar o café fora do forno, usando um ventilador ou um resfriador específico.

Sobre o extension tube:

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...