Jump to content
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble

Recommended Posts

LUW    968

Bem, quem põe açúcar no café merece ser açoitado.

Já leite, pode.

  • Like 1

Share this post


Link to post
Share on other sites
Wiper    58

Ontem eu estava na Supernova no Itaim quando chegou um cliente e pediu um capuccino.

"_ Gosto de café preto! Sem açúcar." disse ele. "Mas com leite vou ter que adoçar um pouquinho."

Eu ainda estava tentando entender porque alguém fala que gosta de café puro e em seguida pede café com leite quando percebi o movimento frenético da colher indo e voltando ao açucareiro. Depois de vê-lo despejar a quinta ou sexta colherada de açúcar no pobre capuccino, pensei que se eu fosse o dono da cafeteria teria um cartaz na porta dizendo: "Aqui vendemos café. Açúcar tem no mercado ao lado." E em poucos meses eu estaria falido.

Enviado de meu moto x4 usando o Tapatalk

Share this post


Link to post
Share on other sites
JoaoW    247

Açúcar eu nunca tomei, mas é um hábito e outro jeito de tomar café mesmo. Acho que quem curte esse café doção poderia poupar muito dinheiro tomando qualquer pilãozão da vida. O resultado deve ser parecido com os de cafés melhores, o açúcar domina. Ainda mais em grandes quantidades. Aí acho que seria mais preciso chamar de "doce líquido de café".

O leite acho uma variação válida. E às vezes salva cafés. Quando algum preparo meu não dá tão certo, fica meio amargo, ou simplesmente um café não "casou" com um método, um leitinho arredonda bonito.

Mas isso digo por preferências pessoais. Acredito que um estabelecimento comercial deva dar algumas opções pros clientes. Aqui em Uberlândia vejo um monte de cafeterias abrindo e fechando, o pessoal simplesmente não "entende" a necessidade ou diferença do café especial, a referência que têm é do café do dia a dia, da termicona, 2 pila resolvem. E aí se a cafeteria for impor restrições, acredito que geraria certa antipatia. O cara já oferece um café mais caro, e não quer dar leite ou açúcar? Provavelmente muitos clientes não voltariam lá. Precisa ter garantia de um público amplo para peitar isso... Acredito que avisos ou lembretes do tipo "experimente antes de adoçar" seriam muito mais simpáticos e podem cumprir sua função educativa. E tirar o leite... Pô aí sou contra, deixa o cara tomar o leite dele, tem proteína e cálcio ainda rs 

  • Like 2

Share this post


Link to post
Share on other sites
Wiper    58

É isso mesmo!
Às vezes pensamos que os outros deveriam ser como nós.

Ainda bem que não são.

Enviado de meu moto x4 usando o Tapatalk

Share this post


Link to post
Share on other sites
Freedom Force    171

Quando tomo com leite, o que é raro, gosto de colocar açúcar também, afinal já foi leite mesmo né, é como se fosse um drink. Aí curto mais doce.

Já no café passado, especial, não vejo sentido nenhum em acrescentar açúcar. Ainda que, por outro lado, cada um toma como achar melhor.

Quando comecei a apreciar cafés especiais frequentava uma cafeteria em Floripa que tinha açúcar na mesa, mas insistiam pra provar o café puro!

Share this post


Link to post
Share on other sites
LUW    968

Viver de café aqui na RBC é muito difícil. Até aqui em CWB, por exemplo, todas as cafeterias viraram "bistrô" - basicamente uma lanchonete onde se serve pratos mais requintados e café. E algumas, de renome, inclusive deixaram a peteca cair na parte do café. Com raríssimas exceções (até aquela famosa, onde tinha a placa #justcoffeenobulshit) seguiu esse caminho. E por raríssimas exceções estou me referindo à Supernova, a única onde só serve café e talvez um cookie ou bolinho. Tem também o Gregário, mas lá como atendem o povo das bikes, já tinham uma proposta um pouco diferente.

Independente disso, lá em casa não tem açúcar. Como não obrigo ninguém a tomar café, ninguém se sente constrangido.

Share this post


Link to post
Share on other sites
postenga    89

Eu que tomo até melitão sem açúcar mas não acho anda demais quem curte. Tenho um sócio que todas as vezes que faço um shot na Aram com grãos excelentes ele pede açúcar e acho super normal. Eu sempre mantenho uns sachês de açúcar na geladeira pra quem curte. As duas únicas cafeterias “terceira onda” aqui na minha cidade não colocam açúcar na mesa do cliente mas quem pede eles servem sem maiores delongas. O cliente está pagando pelo café. Ele faz o que quiser, pelo menos é o que eu acho.

Share this post


Link to post
Share on other sites
riozebratubo    104

O Tim Wendelboe recomenda corrigir o açúcar nos cafés gelados, adicionando em torno de 12g/L porque a gente sente menos a doçura com a bebida gelada. Já vi também baristas corrigindo a doçura com xarope de açúcar logo depois de preparar café quente.

 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Cafeteria se recusar a dar açúcar ou reclamar de cliente que põe, para mim é um belo tiro no pé.

A grande maioria da população é acostumada a tomar café com açúcar e isso n vai mudar de um dia pro outro. Barista tem é que respeitar o cliente e ensinar as diferenças do tradicional x especial, a mudança é gradativa, já perdi as contas de clientes que começaram a frequentar a Tulha adoçando café e hoje nem passam perto e também tenho clientes que tomam especial e adoçam por que gostam. Inclusive já vi comentário de foristas que tomavam especial a muito tempo, mas ainda adoçavam.

E o que percebo é que as pessoas estão deixando de tomar café com açúcar não pelo sabor, mas sim pela saúde, o café especial vira hábito de consumo por ser bem mais agradável no paladar.

O leite eu nem comento, cappuccino e lattes são as bebidas mais comuns com café, e com um leite bom e feito da forma correta é melhor que muito coado que rola por ai.

 

  • Like 5

Share this post


Link to post
Share on other sites
ivoesazevedo    30

Cada vez mais pessoas que conheço estão tomando café sem açúcar. Não costumo perguntar a razão, mas às vezes comento que, sem açúcar, valoriza-se a qualidade do café.

Eu não uso açúcar nem quando me fazem beber algum café péssimo, e não tenho como evitar a gentileza. Engulo rápido e mudo de assunto.

Quanto ao leite, uso-o em forma de manteiga, queijos e creme; raramente como iogurte. Sanduíche preparado com manteiga, queijo e presunto, ou simplesmente pão com manteiga, combinam com bom café.

Off-topic: Dia desses precisei acompanhar e esperar minha esposa e nossa filha em um salão de beleza. Havia uma máquina de café expresso, algo grande e com aparência profissional. Alguém havia comentado que o salão servia bom café. Resolvi experimentar, mas estava distraído e não acompanhei o processo do preparo. Confesso que nem sei de onde saiu o café. Para meu horror, foi o pior café que eu lembro de já ter bebido na minha vida (ou quase o pior). Pode ser preconceito, mas nunca mais deixarei alguma cabeleireira ou manicure preparar café para mim. 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Os coados e na Aeropress até consigo tomar sem açúcar. Mas Espresso e na moka boto uma colher de açúcar. Gosto da mistura do café com um pouco de açúcar rs.

Enviado de meu ONEPLUS A5000 usando o Tapatalk

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now


×