Ir para conteúdo

Moedor Manual Dome Hario 32g HR-MCD-2


Luqueta

Postagens recomendadas

Boa tarde! Alguém possui o Moedor Manual Dome Hario 32g HR-MCD-2, para compartilhar experiências e trocar informações a respeito? Gostaria de algumas referências para ajuste. Tenho algumas indicações relacionadas ao Hario Mini (abaixo), e não sei se são adequadas.

Obrigado!

Standard Drip Brew: 10 clicks
Pour over: 10 clicks
Aeropress: 6-8 clicks
Espresso: 5 clicks
French Press: 12-14 clicks
Moka pot: 9 clicks
Chemex: 9 clicks
Medium fine: 8 clicks 
Medium: 10 clicks
Medium coarse: 12 clicks
https://howchoo.com/g/ntbhytu1mdf/how-to-adjust-your-hario-mini-mill-coffee-grinder

Espresso  4 – 5 clicks
Aeropress  7 – 8 clicks
Hario V60  9 – 10 clicks
Moka Pot  10 – 11 clicks
Chemex  11-13 clicks
French Press  14-15 clicks
http://www.thecoffeechaser.com/brewguides/a-guide-to-grinding

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Álvaro, tão fácil que já relacionei pelo menos dois links no meu post! haha
Entendi da sua resposta que, sim, as referências do Hario Mini funcionam para o Hario Dome.

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...
  • 1 month later...
  • 2 weeks later...

Esse Dome pelo que sei usa o mecanismo do Skerton tradicional, que tem uma trava de metal para ajustar. Os Slim usam um sistema mais fácil de clicks na parte dos mós onde sai o café moído. Não dá para usar os mesmos settings.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/08/2020 at 14:46, fabiob1982 disse:

Esse Dome pelo que sei usa o mecanismo do Skerton tradicional, que tem uma trava de metal para ajustar. Os Slim usam um sistema mais fácil de clicks na parte dos mós onde sai o café moído. Não dá para usar os mesmos settings.

Sim, pelo que já vi, realmente é isso, e parece que ele não é tão estabilizado, quebrando facilmente uma pecinha. O interessante é comprar os novos modelos da hário, tanto o skerton quanto o slim, versões "pro" e "plus".

  • Curtir 1
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...
Em 04/08/2020 at 15:30, GabrielHNMarques disse:

Sim, pelo que já vi, realmente é isso, e parece que ele não é tão estabilizado, quebrando facilmente uma pecinha. O interessante é comprar os novos modelos da hário, tanto o skerton quanto o slim, versões "pro" e "plus".

Gabriel, permita-me: encontrei o slim "plus" (MSS-1), e estou garimpando há dias resposta à minha situação: tomo só espresso, uma vez ao dia, tenho filtros pressurizados e despressurizados, e quanto mais pesquiso mais vejo discordâncias. Muitos aqui afirmam que é possível chegar à granulometria do espresso com esses modelos Hario (e muito esforço+tempo), mas já vi até vendedor afirmar que não são indicados para tal, preferindo não vendê-lo. Difícil chegar a um consenso, teria alguma orientação, por favor? Agradeço a quem puder colaborar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gabriel, permita-me: encontrei o slim "plus" (MSS-1), e estou garimpando há dias resposta à minha situação: tomo só espresso, uma vez ao dia, tenho filtros pressurizados e despressurizados, e quanto mais pesquiso mais vejo discordâncias. Muitos aqui afirmam que é possível chegar à granulometria do espresso com esses modelos Hario (e muito esforço+tempo), mas já vi até vendedor afirmar que não são indicados para tal, preferindo não vendê-lo. Difícil chegar a um consenso, teria alguma orientação, por favor? Agradeço a quem puder colaborar.
Acho que não sou a melhor pessoa, visto que também sou iniciante na vida do expresso...
Mas já vi lives do aram inclusive que não conseguiu fazer expresso pra "Aram" dele... Em compensação tem uma mulher q trabalha com ele q tem o mesmo moedor manual que eu, inclusive já fiz expresso com ele e funcionou, que é o Timemore Chestnut C2, é um moedor que importando sai na faixa de 350... Não fazendo marketing e afins, mas vou vender uma segunda unidade que tenho, vou anunciar hj, porém o preço é R$450,00... Talvez não se torne interessante pra vc, afinal um Hário Slim custa faixa de 250,00 quando num bom preço.
Mas eu vou logo lhe dizendo, moedor manual pra expresso vale a pena se só vc toma, no meu Timemore eu marquei, o tempo e gastei 1:15 pra moer pra expresso... Geralmente pra coados vai uns 20-30 segundos se muito, mas ele moi macio, não é pesado, mas é cansativo moer se for pra várias pessoas (expresso).
Mas acredito que nessa faixa de preço não existe outro produto melhor...

Enviado de meu MI 9 usando o Tapatalk

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

54 minutos atrás, GabrielHNMarques disse:

Mas eu vou logo lhe dizendo, moedor manual pra expresso vale a pena se só vc toma, no meu Timemore eu marquei, o tempo e gastei 1:15 pra moer pra expresso... Geralmente pra coados vai uns 20-30 segundos se muito, mas ele moi macio, não é pesado, mas é cansativo moer se for pra várias pessoas (expresso).
Mas acredito que nessa faixa de preço não existe outro produto melhor...

É a conclusão à qual estou chegando. No Youtube uma barista conseguir fazer um "choke" numa máquina com o Hario, mas o trabalho e o tempo despendidos geram piadas o vídeo todo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apesar de não ser do mundo dos espressos (ainda), pelo que já pesquisei em relação a moedores, mesmo tirando da equação a questão de esforço e tempo o maior problema é fazer o "dialing" nesses moedores manuais mais baratos que tem passos muito grandes entre os clicks, significa que você precisa ter um pouco de sorte de ter um click que encaixe bem com o grão ou ter a manha de compensar a moagem com a quantidade de café.

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, Thor, estou pesquisando muito e esse é, de fato, um ponto crítico (o dialing). E, pelo que consegui colher até agora, entre Skerton, Column, Slim, Canister, Dome, etc - o Slim tem, segundo os relatos/experimentos, um step "diferenciado" no sentido do espresso. Apesar de que, com mods, vi que os outros podem se tornar stepless. Mas meu uso, além de doméstico e muito amador, é de muito pouca frequência. Continuo tendendo a escolher o slim, mas vou estudar e pesquisar mais. Não tenho pressa. Obrigado a todos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

O Hario Slim Plus é esse modelo fumê que vem aparecendo no lugar do antigo que era transparente. Tem um papo que já li de um barista brasileiro que tirou uma boa colocação (ou ganhou) um campeonato tirando um espresso com ele. Só que na minha opinião não devemos levar campeonatos a sério, pois eles utilizam métodos que não são adequados pro dia a dia. A menos que alguém tenha conversado com o barista e ele ensinado qual o macete, um monte de coisa pode ter acontecido, como ele ter usado o moedor mas peneirado de algum jeito, ter passado o pó por mais de uma moagem, ou ter feito uma modificação nele, ou ter usado um tipo de café e torra que se adequou muito bem aos mós desse modelo, ou ainda ter tido a sorte de ter um modelo que veio com variações de precisão de fábrica que permitiram um sucesso maior em determinada configuração.

Anos atrás eu tive um Porlex que era melhor que esse Hario Slim Plus que tenho agora, porém ele rachou o inox do tanque de grãos não sei como e na época vendi para quem quisesse arriscar ele ficar inutilizável ou então reaproveitar as peças. Eu consigo tirar um café gostoso tanto no V60 quanto no Melitta mas já estou com muita vontade de um moedor melhor para ver as diferenças. Sinto que não percebo as notas sensoriais anunciadas nos grãos especiais que tenho comprado. Até agora os que mais me satisfizeram foram os que comprei na Roast, possivelmente os que melhor se adequaram ao meu método.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...