Ir para conteúdo

Moedores exclusivos para expresso


Netocoffee

Postagens recomendadas

Vejo muitas discussões sobre vários moedores, que um é bom pra fazer tantos tipos de café mas é mais adequado pra isso e aquilo. Nas poucas pesquisas que fiz descobri que os moedores mais indicados para fazer café expresso são os que possuem rebarbas/engrenagens cônicas. Porém, como sou iniciante nesse mundo de cafés, faço a seguinte pergunta (que é bem específica): quais os melhores moedores manuais e elétricos, domésticos e profissionais exclusivamente para se fazer um expresso, sendo todos de engrenagens cônicas? Se possível, façam a resposta seguindo o modelo: manuais domésticos, manuais profissionais (se existirem, é claro!), elétricos domésticos, elétricos profissionais. Nota: o modelo de resposta é apenas um pedido, não uma obrigatoriedade e lembrem-se que devem ser de engrenagens cônicas. Desde já muito grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dependendo do resultado que se procura na xícara, a premissa de que mós cônicas sejam mais adequadas para espresso não é necessariamente verdadeira. O Mahlkönig EK43 possui mós planas e é um dos moedores mais desejados no mundo dos cafés especiais. Tanto que alguns cafés mundo a fora se dão o trabalho de, antes do expediente, pré pesar a quantidade de café usado em uma única dose, deixando vários "potinhos" prontos para a moagem à disposição, este é um moedor que tem sido utilizado como single dose apesar de originalmente ter sido concebido para moagem de grandes quantidades de café (e temperos) de uma vez só. Se estiverem bem alinhadas (tarefa que pode ser um tanto trabalhosa), as mós originais são capazes de produzir excelentes resultados em uma ampla gama granulométrica, do espresso ao cupping ou prensa francesa, as mós turkish são mais adequadas para a gama do espresso. No Brasil deve estar ultrapassando os 15000 reais...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Netocoffe em relação ao tipo de mó, tanto de mó plana, como cônica são indicadas para moagem para espresso, a maioria dos moinhos comerciais trabalham com mós planas, já os domésticos (adequados ao preparo de espresso), em sua maioria são mós cônicas.

Existe muita oferta de bons moinhos no mercado, acho que um ponto de partida seria saber para qual finalidade você vai utilizar, e qual vai ser a demanda de café moído diariamente pra poder escolher um que seja mais adequado ao que está procurando.

Sobre os comerciais alguns bons moinhos são:
 -> Rancilio Kryo, MD40, MD50
 -> Quamar m50, m80
 -> Mazzer Robur, Super Jolly
 -> O próprio Malhlkönig que o @mrcoffeafox citou, além do EK43, tem o K30 também muito bom
 -> Os Cimbalis e os Faema, dos quais um muito legal é o Enea
 -> Obel Mito
 -> VFA com doser e automatizado (adaptação feita pela Italian Coffee)
Tem diversos outros modelos excelentes, pra todos os bolsos, eu pessoalmente não conheço nenhum moinho manual comercial, o motivo é simples: em ambiente comercial, não seria muito produtivo você gastar cerca de 1 minuto pra moer apenas uma dose de café, rs

Sobre os domésticos, aí sim temos excelentes moinhos manuais, dos quais o melhor e mais elogiado por todos aqui no forum sem dúvida os Bravo Mini e Debut do @Gilberto, a grande vantagem dos manuais é baixíssima perda de café na moagem, é ideal pra nós hobistas justamente por isso, tem também o Mimoso, que é um moinho simples e de baixo custo, mas que produz uma moagem boa o suficiente para extração de um espresso.

Já no campo dos domésticos elétricos temos vários também, dos quais posso citar:
 -> Breville Smart Grinder
 -> Baratza Encore, Virtuoso, Preciso, Vario, Sette 30, Sette 270, Sette 270Wi
 -> Nemox
 -> Mazzer Mini, e Mini Electronic
 -> Rancilio Rocky
 -> Gaggia MDF

E por aí vai, como você pode ver, não faltam opções, então acho que pra ajudar melhor, primeiro é interessante definir o objetivo, a carga de uso e o quanto está disposto a gastar, aí é mais fácil direcionar as dicas.

Um abraço!

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Marcão disse:

@Netocoffe em relação ao tipo de mó, tanto de mó plana, como cônica são indicadas para moagem para espresso, a maioria dos moinhos comerciais trabalham com mós planas, já os domésticos (adequados ao preparo de espresso), em sua maioria são mós cônicas.

Existe muita oferta de bons moinhos no mercado, acho que um ponto de partida seria saber para qual finalidade você vai utilizar, e qual vai ser a demanda de café moído diariamente pra poder escolher um que seja mais adequado ao que está procurando.

Sobre os comerciais alguns bons moinhos são:
 -> Rancilio Kryo, MD40, MD50
 -> Quamar m50, m80
 -> Mazzer Robur, Super Jolly
 -> O próprio Malhlkönig que o @mrcoffeafox citou, além do EK43, tem o K30 também muito bom
 -> Os Cimbalis e os Faema, dos quais um muito legal é o Enea
 -> Obel Mito
 -> VFA com doser e automatizado (adaptação feita pela Italian Coffee)
Tem diversos outros modelos excelentes, pra todos os bolsos, eu pessoalmente não conheço nenhum moinho manual comercial, o motivo é simples: em ambiente comercial, não seria muito produtivo você gastar cerca de 1 minuto pra moer apenas uma dose de café, rs

Sobre os domésticos, aí sim temos excelentes moinhos manuais, dos quais o melhor e mais elogiado por todos aqui no forum sem dúvida os Bravo Mini e Debut do @Gilberto, a grande vantagem dos manuais é baixíssima perda de café na moagem, é ideal pra nós hobistas justamente por isso, tem também o Mimoso, que é um moinho simples e de baixo custo, mas que produz uma moagem boa o suficiente para extração de um espresso.

Já no campo dos domésticos elétricos temos vários também, dos quais posso citar:
 -> Breville Smart Grinder
 -> Baratza Encore, Virtuoso, Preciso, Vario, Sette 30, Sette 270, Sette 270Wi
 -> Nemox
 -> Mazzer Mini, e Mini Electronic
 -> Rancilio Rocky
 -> Gaggia MDF

E por aí vai, como você pode ver, não faltam opções, então acho que pra ajudar melhor, primeiro é interessante definir o objetivo, a carga de uso e o quanto está disposto a gastar, aí é mais fácil direcionar as dicas.

Um abraço!

Mazzer mini não é comercial ? Ele tem as mós maiores que o super jolly por exemplo. Pelo menos o mini eletrônic a

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@postenga listei o mini no grupo dos domésticos, pois o motor dele tem potência menor do que o do Super Jolly (se não me engano 250W no mini, contra 350W no SJ), e o hopper do mini também é menor (600g no Mini contra 1,2kg do SJ, se não me engano) embora as mós sejam do mesmo tamanho (planas de 64mm em ambos). 
O mini pode ser usado em ambiente comercial sim, mas por recomendação do próprio fabricante é recomendável ser usado como moinho secundário e não como moinho principal, por isso, e somente por isso, o listei no grupo dos domésticos, uma vez que o consumo é bem menor do que em ambiente comercial.

@viniciusfm sobre o Debut ser considerado comercial, acredito que embora as mós sejam as mesmas do Mazzer e a qualidade seja excepcional, ainda sim é um moinho para uso doméstico, o motivo é simples, em uma cafeteria (ambiente comercial), não faz sentido você gastar mais de 1 minuto para moer uma dose de café (isso, em minha humilde opinião), por isso acredito que todos os manuais (sem exceção) se encaixam no rol dos domésticos, é uma questão de agilidade no atendimento dos clientes, devido a alta demanda em tempo curto para atendimento.

Agora, mais importante do que essa discussão @Netocoffe, acredito que seja primeiro definir para qual objetivo seria o moinho, e qual o valor disposto a gastar, assim é mais fácil direcionarmos a discussão aqui pra te ajudar melhor.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, concordo, até por isso coloquei comercial entre aspas.

É que o autor do tópico não mencionou a intenção de abrir uma cafeteria, logo presumi que para ele 'profissional' seria sinônimo de moedor robusto de mós grandes, e isso o Debut o é, ao contrário do Mini (embora robusto, tem mós menores). 

 

@Netocoffe, se possível complete o seu cadastro, com localidade, atuais equipamentos e esclareça qual o seu objetivo com o questionamento, pois a respostas tendem a ser bem diferentes a depender do seu perfil. Todos estes moedores comerciais são caríssimos e só se justificam para uso residencial pela paixão do hobby ou por negócios de ocasião no mercado de usados (e é bem difícil encontrar cônicos, a maioria vai ser de mós planas, SuperJolly usado por exemplo tem aos montes, daí tem que garimpar algum em bom estado, foi como consegui o meu, por exemplo).

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpa a demora pra responder aí gente é que desde ontem tava dando erro no login. Mas acabei de resolver.

Eu moro em Cotia-SP, cidade próxima a Embu das Artes e Osasco, e bem próxima também do Butantã.

Eu sempre gostei de um café expresso, inclusive sempre qur ía em "sampa" passava numa cafeteria e pedia uma dose sem comer nada junto, só pra apreciar um bom cafezinho mesmo.

Já fazia um tempo queria começar a tomar café em grão e parar com o conilon, pela saúde mesmo, já que o arábica tem aprox. 50% menos cafeína (baseado em minhas garimpadas pela internet) e não precisa acrescer açúcar, e pelos sabor também, que aprecio muito.

Esse mês, procurando outros produtos na internet me deparei em um site que não lembro qual era, que fazia uma lista das melhores cafeteiras expressas não lembro de que ano, acredito 2018. Aí eu vi uma Mondial C08 e uma Philco 15 bar e fiquei apaixonado, já que eram lindas, não precisavam de cartuchos especiais (na verdade  o nome é outro, é que me deu branco rsrsrs...) e os preços eram bem acessíveis. Me surpreendi no preço, pois sempre imaginei que pra ter café expresso em casa teria que desembolsar uma fortuna enorme.

Assim, após mais garimpadas pela internet, resolvi e comprei uma Philco 20 bar que aimda estou aguardando chegar, e agora estou precisando de um moedor especial pra ela, já que o Cadence que eu tenho talvez não vá prestar pra moer pra ela, creio eu....

É isso aí, esse mês descobrir o incrível mundo do café, o que nem me dava conta até então e estou procurando informação, e agradeço pela ajuda intelectual de todoa vcs...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esqueci de falar mais umas coisas. Quanto ao moedor, estou disposto a gastar pelo menos por enquanto até uns 500 reais e o meu objetivo é simplesmente hobby, não é comercial. Já tenho um moedor de café Cadence mas pelo que vi ele não é muito bom pra moer pra máquina de expresso... Mas deixo o veredito pra vcs, já que soi um bebezinho nesse mundo dos cafés. 

Só mais uma coisa, comprei no mercado livre 2kg de café em grãos arábica torra média de Batatais-SP, da região chamada de Alta Mogiana, que também estou esperando chegar. Esse café é bom? Tô muito feliz, pois é a primeira vez na vida que vou tomar café arábica em casa, e se o café chegar primeirl que a máquina eu tomo no coador mesmo rsrsrs...

Desde já muito grato a todos vcs...

Só mais uma kkkkk: o moedor do Gilberto Bravo Debut ou Mini é bom mesmo?! Da pra eu fazer qualquer método usando as moagens desses moedores?!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa maravilha @Netocoffe seja bem vindo a este nosso hobby viciante e cafeinado, rs

Meu amigo, o moedor é a peça mais importante no processo todo, se o orçamento está apertado, tente conseguir o melhor moedor que puder nessa faixa, não economize muito pq o moinho é a peça onde mais se deve investir, nessa faixa de preço você tem como opção:

1. Um moedor Mimoso manual (sugiro o nº 2), por R$ 144,57 na loja oficial (https://www.lojamimoso.com.br/produtos/moinhos-de-cafe-003), o bicho é bruto, em ferro fundido, não é tão preciso, mas com um pouco de paciência você consegue ajustar a granulometria pra espresso, se for comprar um moinho novo, acho que até R$ 500,00 é uma boa opção
2. Pode tentar conseguir algum moinho usado nessa faixa de preço (talvez um Encore, ou Gaggia MDF, ou com muita sorte um Breville), todos usados, acho que entre R$ 600 e R$ 800 com sorte você pode encontrar alguma coisa
3. Pode tentar um moinho comercial com dosador usado (na faixa de R$ 900,00 a R$ 1000,00) você pode encontrar pelo mercado livre.
4. Pode tentar importar um xingling que imite algum moedor conhecido no Aliexpress (por exemplo, esse: https://pt.aliexpress.com/item/2-tamanho-Ajust-vel-A-o-Inoxid-vel-Manual-Do-Moedor-De-Caf-De-Cer-mica/32948667925.html?spm=a2g03.search0604.3.9.98c273c29gzqM1&transAbTest=ae803_3&s=p&ws_ab_test=searchweb0_0%2Csearchweb201602_9_10065_10068_10547_319_10059_10884_317_10548_10887_10696_321_322_10084_453_10083_454_10103_10618_10307_537_536%2Csearchweb201603_6%2CppcSwitch_0&algo_pvid=d9a2c96f-ed74-44ae-8177-bffe7d373b62&algo_expid=d9a2c96f-ed74-44ae-8177-bffe7d373b62-1)

Eu tenho um destes xinglings, ele consegue moer sim, mas não é algo muito confiável.

Acho que o ideal seria você tentar economizar um pouco mais, e tentar pegar um Bravo Mini, na casa dos R$ 1300,00.

Outro detalhe, não sei se você já viu, mas provavelmente sua cafeteira deve vir com filtros pressurizados, a segunda coisa mais importante depois do moinho, seria você tentar obter filtros despressurizados pra ela, pois os filtros pressurizados só conseguem produzir espuma, e não a crema verdadeira do espresso, verifique a medida do filtro da sua cafeteira, e tente obter um filtro despressurizado pra ela. No aliexpress mesmo, provavelmente você vai encontrar sem precisar gastar muito, e com um moinho bom, dá uma baita diferença na xícara.

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Maravilha Marcão, então eu tenho que conseguir esses filtros despressurizados. Não é aquele cachimbo né?! Acho que é porta-filtro o nome mesmo ne?! É aquele recipiente que vai dentro do cachimbo, certo?! 

Então toda cafeteira de expresso vem com filtros pressurizados?! Como faço pra saber se é pressurizado ou despressurizado?!

Mais uma pergunta: onde compro os moedores do Gilberto?!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso, o filtro é a peça que vai dentro do porta-filtro, é onde você coloca o café mesmo.

Geralmente os modelos de cafeteira de entrada vem com filtros pressurizados, pois eles partem do pressuposto que você não terá o moinho, e irá usar café de mercado, os modelos mais robustos costumam vir com filtros despressurizados, ou com ambos, por exemplo na Gaggia e na Breville.

Pra ficar fácil, o pressurizado tem só um furo na saída do café, já o despressurizado, parece uma rede com centenas de furos, pra usar o despressurizado você precisa de café fresco, e moído na hora do uso.

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outro detalhe só a título de curiosidade, as marcas costumam colocar de marketing que a cafeteira tem 15bar, 19bar, 20bar pra parecer "quanto mais melhor", tudo isso é besteira.

Para produzir um espresso genuíno você precisa de apenas 9bar, por isso as máquinas mais robustas tem um limitador de pressão pra não deixar a pressão subir mais do que o programado, se utilizar uma cafeteira manual, como a Aram, ou uma de alavanca como uma La Pavoni, você consegue sentir a diferença que dá aumentar a pressão mais do que o necessário.

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de ver numa seção de perguntas e respostas na qual um comprador da mesma máquina que a minha perguntou se o filtro era ou nao pressurizado. O vendedor respondeu que não era pressurizado, que a pressão de 20 bar vinha totalmente da máquina. Entâo posso ficar tranquilo?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o filtro só vendo o filtro, porque muita gente confunde a nomenclatura, é só ver a quantidade de furos embaixo na saída do café, se for 1 furo só é pressurizado, se for todo furado (igual uma rede) é despressurizado, quando chegar a sua, confere isso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Maravilha hein Marcão. Nossa tô feliz pra caramba rsrsrsrs... Acabei de ver no correio que eles saíram para entrega.... Irra! Irra! Kkkkkmm....

Só que vai pro meu serviço, e só a noite lá pras 22 horas é que vou ver, pois trabalho esse horário. Lá vou verificar as redinhas no filtro que tu disseste e caso não tenham vou providenciar a despressurizada. Vou ver se tiro umas fotos pra mostrar pra vcs pra vcs verem e dizerem já que entendem muito mais do que eu...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora é sério kkkkk vou desconectar. Boa tarde a todos e saibam que todos vcs são feras mesmos  kkkkk manjan da arte cafeinada 

E um dia se Deus tiver misericórdia talvez eu também chegue a ter 10% da sabedoria e experiência de todos vcs kkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você começou bem ao avaliar a necessidade de comprar um moinho, esqueça o Cadence.

Eu comecei o hobby também a partir da compra de uma máquina de café espresso simples (Saeco Poemia), cheguei até aqui, e, em meados de 2014, comprei um Baratza Virtuoso usado por R$ 850,00, que nem é a melhor opção para espressos, pois lhe falta um ajuste fino. Já se passaram 4 anos e os moedores estão mais caros. Então, se você quer mesmo ter um bom equipamento, recomendo investir esses R$ 500,00 e economizar alguma coisa mês a mês até juntar o valor necessário para comprar um moedor decente, ficando de olho nos classificados aqui do fórum, garimpando na OLX etc., ou comprar um novo, como o Breville Inox Express - Tramontina ou algum do Gilberto , é este aqui @Gilberto , mande uma MP para ele.

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 bar? Pode ter certeza que o filtro é pressurizado. Pode ser que vc consiga bons resultados de sabor. No entanto a simples troca do filtro pressurizado por um não pressurizado não vai deixar necessariamente o resultado melhor, o mais provável é que piore. Não sei se é possível regular a pressão dessa máquina para entregar a pressão em torno de 8-9 bar no bolo do café, o que daria pra brincar com filtros não-pressurizados e micro regulagens em moedores que permitem isso. Na verdade esse tipo de máquina é concebido para quem não tem bons moedores, ou até mesmo nem tenha nenhum moedor, é até possível tirar espressos com "espuma" de café já comprado moído de supermercado. É possível ter boas e agradáveis experiências com essas máquinas, mas é meio complicado esperar que elas cheguem a entregar na xícara o que uma semi profissional (prosumer), profissional ou as boas inteiramente manuais são capazes...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite. Eu verifiquei o filtro e ele é pressurizado mesmo e até consegui tirar o crivinho que fica dentro do filtro. Mas como não tenho um moedor decente resolvi colocar de volta.

Descobri que é possível alargar o furinho na parte de trás ou até mesmo mandar pra um torneiro mecânico remover uma boa parte do fundo do filtro. Porém, segundo mrcoffeafox é provável que até piore o café devido a enorme pressão de 20 bar. Portanto vou deixar do jeito que tá mesmo. 

Mas eu vi vários vídeos na internet sobre essa máquina e pelo menos parece que o café sai muito bom. Vou aproveitar essa maquininha como início na arte do café e começar a guardar um dinheiro pra um moedor e uma máquina de expresso. Quem sabe uma elektra ou uma La pavoni kkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpa aí mas tá dando erro pra carrwgar as imagens. Mas é como o marcão tinha mostrado nas imagens, atrás só tem um furinho minúsculo mesmo.

10 horas atrás, Marcão disse:

Pra facilitar, olha a imagem, o despressurizado é o primeiro, o pressurizado o segundo.

 

FiltroDespressurizado.jpg.db09dfd258f72d36584d9f859743bb8e.jpgFiltroPressurizado2.jpg.d92c2487c4fa4ac8f86abc7d607edfdc.jpg

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tive uma ideia aqui. Como vou precisar de um moedor bom pra minha futira máquina de expresso mais decente, voi investi é num moedor bom mesmo e comprar uma Moka e uma prensa francesa pra mim brincar com as moagens e já ir pegando as manhas para realizar uma moagem uniforme nas diferentes granulometrias, isso enquanto uso a Philco também. Assim já vou tá meio caminho andado.

Acredito que esses outros métodos com grãos de qualidade e uma boa moagem também geram cafés excelentes não é mesmo!!!

E aproveitar pra me aprofundar noa estudos do café, desde o plantio até a xícara com Latte Art.

Agora vou ter que desconectar Boa noite a todos vcs seus dorminhocos kkkkkk Deus abençoe a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 months later...
Em 17/04/2019 at 15:56, Marcão disse:

@Netocoffe em relação ao tipo de mó, tanto de mó plana, como cônica são indicadas para moagem para espresso, a maioria dos moinhos comerciais trabalham com mós planas, já os domésticos (adequados ao preparo de espresso), em sua maioria são mós cônicas.

Existe muita oferta de bons moinhos no mercado, acho que um ponto de partida seria saber para qual finalidade você vai utilizar, e qual vai ser a demanda de café moído diariamente pra poder escolher um que seja mais adequado ao que está procurando.

Sobre os comerciais alguns bons moinhos são:
 -> Rancilio Kryo, MD40, MD50
 -> Quamar m50, m80
 -> Mazzer Robur, Super Jolly
 -> O próprio Malhlkönig que o @mrcoffeafox citou, além do EK43, tem o K30 também muito bom
 -> Os Cimbalis e os Faema, dos quais um muito legal é o Enea
 -> Obel Mito
 -> VFA com doser e automatizado (adaptação feita pela Italian Coffee)
Tem diversos outros modelos excelentes, pra todos os bolsos, eu pessoalmente não conheço nenhum moinho manual comercial, o motivo é simples: em ambiente comercial, não seria muito produtivo você gastar cerca de 1 minuto pra moer apenas uma dose de café, rs

Sobre os domésticos, aí sim temos excelentes moinhos manuais, dos quais o melhor e mais elogiado por todos aqui no forum sem dúvida os Bravo Mini e Debut do @Gilberto, a grande vantagem dos manuais é baixíssima perda de café na moagem, é ideal pra nós hobistas justamente por isso, tem também o Mimoso, que é um moinho simples e de baixo custo, mas que produz uma moagem boa o suficiente para extração de um espresso.

Já no campo dos domésticos elétricos temos vários também, dos quais posso citar:
 -> Breville Smart Grinder
 -> Baratza Encore, Virtuoso, Preciso, Vario, Sette 30, Sette 270, Sette 270Wi
 -> Nemox
 -> Mazzer Mini, e Mini Electronic
 -> Rancilio Rocky
 -> Gaggia MDF

E por aí vai, como você pode ver, não faltam opções, então acho que pra ajudar melhor, primeiro é interessante definir o objetivo, a carga de uso e o quanto está disposto a gastar, aí é mais fácil direcionar as dicas.

Um abraço!

Amigo ... Vc sabe me dizer se o Saeco modelo MS85, seria bom para obter um expresso ??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...