Ir para conteúdo

Dúvida de compra de moinho para espresso


Cleiton Scholl

Postagens recomendadas

Caros colegas, boa tarde.

 

Sou novo nesse maravilhoso hobby e estou iniciando a adquirir os meus equipamentos. Ocorre que na próxima semana estarei viajando pra Miami e gostaria de aproveitar pra comprar um moinho. Meu principal objetivo é uso doméstico pra tirar espresso e, nesse sentido, gostaria humildemente de pedir algumas dicas dos mais experientes pra me ajudarem a escolher algum bom moinho na casa de U$ 200,00 que atenda a minha necessidade. Estava dando uma olhada e encontrei alguma itens nessa faixa de preço, mas não sei o que seria o mais recomendado. Seguem os links de alguns moinhos que verifiquei. Ficarei muito grato se puderem contribuir com sugestões.

 

https://www.amazon.com/Baratza-Virtuoso-Conical-Coffee-Grinder/dp/B006MLQHRG/ref=mp_s_a_1_16?keywords=coffee+grinder+burr&qid=1555622551&s=gateway&sr=8-16

 

 

https://www.amazon.com/Breville-BCG820BSSXL-Grinder-Brushed-Stainless/dp/B00OXGXW8O/ref=mp_s_a_1_10?crid=WO01TMUVRT3W&keywords=rancillio+rocky+grinder+burr&qid=1555621148&s=gateway&sprefix=rancill&sr=8-10

 

https://www.amazon.com/Baratza-Sette-30-Conical-Grinder/dp/B075G11F9N/ref=mp_s_a_1_16?crid=WO01TMUVRT3W&keywords=rancillio+rocky+grinder+burr&qid=1555622715&s=gateway&sprefix=rancill&sr=8-16

 

https://www.amazon.com/Capresso-Infinity-Conical-Grinder-Cleaning/dp/B01AHFRCMG/ref=mp_s_a_1_30?keywords=coffee+grinder+burr&qid=1555622883&s=gateway&sr=8-30

 

https://www.amazon.com/OXO-Conical-Coffee-Grinder-Integrated/dp/B00YEYKNUK/ref=mp_s_a_1_44?keywords=coffee+grinder+burr&qid=1555622932&s=gateway&sr=8-44

 

https://www.amazon.com/Barsetto-Coffee-Maker-CM1025-ET/dp/B07F9KJ638/ref=mp_s_a_1_100?keywords=coffee+grinder+burr&qid=1555623024&s=gateway&sr=8-100

 

https://www.amazon.com/Baratza-Coffee-Grinder-Silver-Canyon/dp/B07735HHZP/ref=mp_s_a_1_173?keywords=coffee+grinder+burr&qid=1555623147&s=gateway&sr=8-173

 

 

Desculpem a quantidade de informações.

 

Enviado de meu SM-G955F usando o Tapatalk

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Cleiton Scholl, o Moedor é o equipamento mais importante do preparo para quem compra grãos torrados, não tem como colocar de volta no pó a qualidade perdida na moagem, não importa a qualidade da máquina ou método de preparo que vier depois. Uma moagem boa é fundamental para obter café bom.

Pense bem se não compensa melhorar seu orçamento para aproveitar a viagem, pois de sua lista, o único que é sabidamente adequado para espresso, mas tem limitações conhecidas, é o Breville Smart Grinder Pro.

Os Baratza (você mandou 2 links para o Sette 30 e um para o Virtuoso) citados são para métodos gerais, com alguns pontos adequados para espresso. Entenda, em termos de qualidade de moagem, no mínimo eles empatam com o Breville, mas não tem ajustes suficientes para permitir a adequação da moagem dos grãos para espresso. O Virtuoso terá uns 8 ou 9 pontos  de ajuste na faixa de espresso, e o Sette 30 apenas uns 6 ou 7. O Breville terá em torno de 35 a 38.

O Capresso Infinity Plus tem ainda menos ajustes, apenas 16, embora esse modelo seja supostamente dedicado para espresso. Não o testei, mas vi pessoalmente e peguei na mão numa Target, achei bem robusto e de boa qualidade, mas isso não garante que vá dar certo pra espresso. E ainda assim tem poucos ajustes, pareceu-me caro pelo que oferece.

O OXO eu nunca testei, mas tem 38 ajustes e promete atender todos os métodos, o que leva a crer que, mesmo que seja tão bom quando os Baratza ou o Breville, ainda terá a mesma limitação de não oferecer "intermediárias" suficientes na faixa de espresso. Mas isso é uma suposição, não um dado experimental.

Você listou uma cafeteira de coado Barsetto com moedor embutido como se fosse um moedor. Cuidado pra não comprar algo errado. Esse moedor interno entrega o pó no compartimento de preparo e possui 18 ajustes só para coado, nada a ver com espresso.

Para espresso, francamente, recomendo investir um pouquinho mais:

O Ascaso Mini, por U$ 320 (https://www.amazon.com/Doserless-Conical-Coffee-Grinder-Finish/dp/B00KNBYTD0/) e ajuste Stepless (sem divisões, precisão infinita!, mas mais difícil de lembrar ajustes ao trocar de grão/método) é o moedor mais "em conta" entre os disponíveis na Amazon e dedicados pra espresso.

O Rancilio Rocky (https://www.amazon.com/Rancilio-HSD-ROC-SD-Espresso-Coffee-Grinder/dp/B00H1OUW24/) é muito bom para espresso e um trator, dura muito sem dar manutenção.

O Baratza Sette 270 (https://www.amazon.com/Baratza-Sette-Conical-Coffee-Grinder/dp/B01G82WVZ0/) tem todos ajustes necessários para espresso ou qualquer outro método.

O Vario é um campeão entre os moedores pra espresso (https://www.amazon.com/Baratza-Vario-Flat-Coffee-Grinder/dp/B00LWFJ8V4/), sendo bem bom pra outros métodos, e podendo ser convertido facilmente pra ficar excelente em outros métodos trocando os mós. Mas é quase 480 dólares no modelo básico, U$ 550 no modelo W (com balança) e quase 920 dólares na variação profissional, chamado de Baratza Forté.

Um pouco mais barato do que o Vario, mas já na escala "pequeno comércio" e "prosumer" (similar ao Forté em robustez, mas menos da metade do preço) tem o Grinta da Nuova Simonelli (https://www.amazon.com/Simonelli-Grinta-Demand-Espresso-Grinder/dp/B07DJQGVXG/), que é dedicado pra espresso, e dá pra converter facilmente pra "stepless", se achar que precisa de ainda mais ajustes do que vem (perto de 50 só pra espresso), deixando-o com ajustes "infinitos". E o motor é de mais de 200W, contra a média de 80W a 150W dos outros modelos, sendo bem mais potente.

Na Seattle Coffee Gear sai mais barato comprar o Ascaso Mini (U$ 299) e o Nuova Simonelli Grinta (U$ 333), enquanto a Whole Latte Love tem esses e outros modelos com preços interessantes, ora maiores, ora menores.

Francamente, na minha opinião, pra gastar menos, o Ascaso Mini que listei lá em cima parece a melhor pedida pra espresso. Pra uso geral, Sette 270.

Se você achar um Virtuoso Preciso (o Preciso saiu de linha e deu lugar ao Sette 270, só acha usado - ebay - ou estoque velho), é a versão do Virtuoso com 440 ajustes em vez de apenas 40, sendo excelente para espresso. Dá os mesmos resultados em termos de "granulometria" que o Breville Pro, mas tem mais ajustes finos e motor um pouco mais forte. Por outro lado, quando emperra com grão duro, ele quebra uma peça. O Breville emperra muito mais fácil, mas não quebra logo de cara, dando uns "estalos" ao desengatar a transmissão.

Boa caçada.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pelas dicas,@Cabral! Era exatamente o que eu precisava. Obrigado por compartilhar a sua experiência com iniciantes como eu. Isso diminui a chance de comprar errado e faz sobrar mais dinheiro pra comprar café. [emoji1]

Uma última pergunta, se souberes responder. Um amigo me ofereceu um Nemox Lux, novo na caixa, que ele trouxe de uma viagem e não usou. Li algumas coisas interessantes sobre esse moinho e, em últimos casos até compraria ele, se for um bom moinho. É que especificamente nesse caso, o preço está tentador. Mas claro, só se o produto for bom.

Enviado de meu SM-G955F usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Cleiton Scholl, usei muito pouco um Nemox Lux num encontro com colegas do CdC e não tenho como emitir opinião direta bem embasada. Pareceu muito robusto e, como estava modificado, não posso falar da gradação de ajustes de um original.

Agora, um raciocínio de comparações.

O Ascaso Mini que mencionei é dedicado para espresso e, nessa função, parece equiparar-se ao Vario e ao Forté, mas é mais rápido e mais potente que ambos, já o NS Grinta tem menos ajustes, mas é também mais resistente e duradouro, além de ser ainda mais potente que todos anteriores...

Vario, Ascaso Mini e NS Grinta são superiores a um Baratza Preciso e, segundo relatos, melhores mesmo que um Sette270 para esse método.

Muitos usuários de Nemox Lux fizeram upgrade para Baratza Preciso ou Vario ao longo dos anos e narraram sua satisfação com as melhorias, logo entende-se que o Nemox seja inferior a estes.

Como fiquei meses comparando o Breville Pro (V1, antigo) com o Baratza Preciso (já vendi), formei a opinião de que o Breville empata com o Preciso em qualidade de moagem e distribuição granulométrica. Ainda tenho um Vario (modelo Home alemão, da Mahlkönig) e o considero melhor que o Preciso e que o Breville para espresso (mós originais) e muito melhor para os métodos de moagem mais grossa, usando mós específicas para essa aplicação (vende no site da Baratza).

 Concluindo, minha impressão é a de que a moagem do Nemox Lux deve ser um pouco "inferior" em qualidade, gerando menos uniformidade do que Preciso, Sette270 e Vario, mas boa o bastante para ser melhor do que os moedores de entrada, como Krups GVX, Cuisinart DBM8, Ariete etc. Um Nemox modificado para Stepless deve dar conta inclusive de uma máquina intermediária com filtro não-pressurizado, mas provavelmente vai limitar a qualidade dos resultados. 

Entre gastar 1000 num moedor e 300 numa máquina, ou gastar 300 num moedor e 1.000 numa máquina, a melhor escolha é gastar mais no moedor.

Nem uma máquina de 40.000 consegue melhorar o café moído num moedor de 300.

Mas, uma máquina de 300 com um moedor de 1000 tem boas chances de dar um café melhor do que a máquina de 40.000 com um moedor de 300.

Deu pra entender ou ficou muito confuso? hehehe...

Não economize no moedor, senão é gastar mais no longo prazo. Se escolher o Nemox, saiba que é provável que logo vai cobiçar um upgrade.

Fui do Aríete embutido numa "conjugada" Roma Deluxe pra um Vario num salto só, o Vario continua dando conta mesmo da ECM, quando o utilizo para esse fim

NOTA: sim, comprei um T48, mas mais por cobiça e desejo do que por necessidade... para espresso é mesmo melhor do que todos elétricos que já usei, mas o modelo que peguei custa hoje uns mil Euros pra mais, na Itália.... e eu o trocaria por um NS Mythos na boa :D 

Boa sorte na escolha!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

Boa tarde amigos. Também sou novo no mundo dos cafés e estou adquirindo esquipamentos. Estou abrindo uma mini mini cafeteria em anexo a loja de roupas da minha esposa. Penso em oferecer apenas 4 métodos manuais para meus poucos clientes (terei apenas 5 a 6 cadeiras no balcão)  Aeropress, French press, V60, e Aram para espressos. Estou na duvida sobre qual moedor comprar para atender relativamente bem esse métodos. @Cabral li o que vc falou sobre o Breville, queria saber se na sua opnião ele seria uma boa compra para uma cafeteria muito pequena e com esse métodos, estou preocupado principalmente com o Aram, precisa de uma atenção especial na moagem. Se tiver dicas de qual comprar ficaria muito agradecido. Estou quase pegando um Breville desse que tem no mercado livre. É tranquilo comprar pela amazon? Chega rapido aqui no Brasil? Desde ja agradeço muito pela atenção 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@hugobatistabf, francamente, não recomendaria o Tramontina para uso comercial. Além de não ter sido projetado para esse tipo de ambiente, com maior carga de trabalho, acho-o frágil demais para ser a âncora de um negócio. Se o moedor parar, vc para de trabalhar/faturar.

Além disso, não recomendaria um só moedor para espresso e outros métodos. O melhor seria um especializado para espresso, outro adequado para os demais métodos.

Dito isso, aqui no Brasil é comum ver equipamentos domésticos sendo utilizados em ambientes comerciais. Já vi Baratzas de Encore até Vario em cafeterias de renome. Um Krups GVX-2 deu conta dos métodos de infusão prolongada na cafeteria de um colega do CdC pelos últimos 4 anos. Tem 3 Tramontinas em outra grande cafeteria, para os baristas não precisarem fazer fila na hora de preparar os métodos de infusão.

O Breville-Tramontina oferece boa granulometria e o sistema de ajuste duplo é muito bacana, mas o motor é fraco e a transmissão foi configurada de modo a proteger o motor, gerando travamentos quando a carga de moagem fica "pesada" com grãos mais duros e torras claras. Meu Breville é da 1a geração do Smart Grinder, diferente do vendido no Brasil. O meu tem motor mais forte, um pouco mais níveis de ajuste "externo" mas não tem ajuste interno (dá pra colocar ou tirar espaçadores na mó central, mas tem de desmontar o sistema, não é algo pra mexer corriqueiramente). Não sei se os Breville "puros" novos vem com motor mais forte do que o Tramontina, mas fui informado de que a placa da fonte é modificada para aguentar a problemática rede elétrica brasileira. O meu não funciona direito sem ligar num estabilizador, ligado direto na tomada o painel digital fica maluco e o indicador de granulometria fica pulando durante a moagem.

O meu Smart veio por Courier de um serviço redirecionador, a loja entregou em Miami e a USAbox mandou pra mim no Brasil pela DHL, mas tudo que comprei pela entrega direta da Amazon chegou bem, nunca tive problemas. Lembre-se de que eles cobram os impostos (I.I., I.P.I, I.C.M.S, Taxa Infraero, Taxa Alfandegária etc.) adiantadamente e entregam na sua porta, o que aumenta o custo, mas costuma ser bem rápido e seguro.

Se for mesmo usar o Tramontina nacionalizado ou importar o Breville (veja bem o custo com frete e impostos, e o fato de ficar sem garantia), a "rotina-gambiarra" mais adequada para seria nunca deixar café no Hopper/porta-grãos e sempre moer por dose. Não só isso, mas ligando o moedor um segundo antes e ir despejando os grãos lentamente, num suave fluxo, praticamente se impossibilita o travamento por "grãos duros", pois não sobrecarrega o sistema "lotando" a câmara com café. Muitos colegas do clube usam essa solução.

E, dependendo da rede elétrica de sua localidade, recomendaria usar um estabilizador de boa marca, de pelo menos 250W reais, para ligar tanto um Tramontina quanto um Breville "puro".

Boa Sorte no novo empreendimento!

PS: que comecem as tretas!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...