Ir para conteúdo

Faema Legend E61 X La Marzocco GS/3


r.lima

Postagens recomendadas

Menino Rodrigo

Pq entao se quer uma com alavanca e arte na hora de preparar um café, pq nao leva a elektra do Marcio que é show de bola, muito bonita e muito mais barata! Com ela vc pode brincar de barista de verdade! Hehe

Pense nisso e ainda economiza uma bela grana!

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Menino Rodrigo

Pq entao se quer uma com alavanca e arte na hora de preparar um café, pq nao leva a elektra do Marcio que é show de bola, muito bonita e muito mais barata! Com ela vc pode brincar de barista de verdade! Hehe

Pense nisso e ainda economiza uma bela grana!

Abs

 

RSRSRSRS também acho a elektra legal, sem dúvida um ótimo equipamento :) , mas não me entendam mal não é só pelo grupo que gosto da máquina e sim porque acho ela como um conjunto maravilhosa.

Qualquer dia ainda irei postar as fotos da VFA com grupo e61 do restaurante da minha familia, é uma bela máquina . Só acho uma pena eles utilizarem aquele equipamento para café de sachê BRIK :( mas com funcionario ( infelizmente ) na maior parte das vezes, só assim mesmo para conseguir cafés aceitavéis e sempre com o mesmo padrão

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A alavanca da Elektra não tem nada parecido com a alavanquinha do E61, fora ambas serem alavancas. :lol:

 

Lima, outra comparação esdrúxula! Se fosse mesmo preço, eu ia de GS/3. Claro que a R58 é bem menos... Até comparar Legend com GS/3, pela faixa de preço, ainda vai.

 

Eu não entendo muito a insistência dos fabricantes em fazer caldeira dedicada para o café com esse grupo E61 (já tem várias) - o grupo foi feito para termosifão e trocador.

 

Qual sua motivação para ter um grupo com chave mecânica? Pelo que me lembro os disponíveis são os clones do E61 (que com a válvula mecânica tem o sistema de pré-infusão) e o da GS/3 MP, que permite abrir a válvula antes de ligar a bomba e ter pré-infusão com a pressão de linha pelo tempo que desejar. Também dá para finalizar com essa pressão.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Lima, outra comparação esdrúxula! Se fosse mesmo preço, eu ia de GS/3. Claro que a R58 é bem menos... Até comparar Legend com GS/3, pela faixa de preço, ainda vai.

 

Márcio.

 

Desculpe-me se a comparação foi exagerada, mas é que no fundo elas tem quase que as mesmas caracteristicas. Minha pergunta pode até mesmo por ser novo no hobby mas ainda não entendo o que ao seu ver torna a GS/3 tão superior. Pela tradição da marca ?

Obs: sei que são máquinas com propostas diferentes e construídas com diferentes porpósitos. Por isso que você considerou a comparação tão esdrúxula ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não se ofenda com o "esdrúxula" :P

 

É isso mesmo que falou, propostas diferentes, por isso a comparação não faz sentido.

 

Os projetos são muito diferentes, os propósitos são diferentes. Não é que a GS/3 é superior pela marca, no final das contas, não dá para dizer que na xícara uma ou outra é superior. Mas a GS/3 foi feita para atender o mercado doméstico americano sem deixar de ser comercial. As máquinas como a R58 são feitas para o mercado doméstico e não foram pensadas para uma pequena cafeteria.

 

No final das contas essa é a diferença de custo. A GS/3 custa pouco mais de 2 vezes mais lá fora e aqui acho que até 3 vezes aqui se importar a R58 diretamente. E o custo está nas caldeiras grandes de inox, no controle da GS/3, no custo do grupo, das válvulas etc. A Rocket é uma fábrica grande, que usa peças de fábricas maiores ainda, e é possível diminuir o custo todo de fabricação para chegar num produto doméstico de alto nível por 2700 dólares...

 

E claro, no final das contas, beleza importa para o comprador e isso é muito subjetivo. Alguns acham as tradicionais caixas de inox algo meio sem graça. Mais de um já disse que acha a Speedster linda. Eu acho a Faema muito bonita também. Tanto que tenho uma President (mas com o grupo manual, Zodiaco) para restaurar e quero deixar impecável, pois ela é linda.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá certo R.Lima, quer e acabou, não precisa ter razões 100% lógica. Uns querem carro, outros tem 5 mulheres, outros querem um som de r$ 100.000,00 ( meu irmão), e você quer uma bela máquina de café, talvez queira as coisas acima também, ..... O importante é ser feliz. Agora que é uma merd- este ipad sem corretor ortografico, rsrsrs

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Menino Lima,

 

Vc tirará mais de 50 cafés por dia????

 

 

Olha quando começo a treinar latte art chego perto kkkkkkkkkk minha cozinha vira uma pequena cafeteria :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quero contar para vocês porque iniciei este tópico :

 

Esta semana fiz uma visita ao feito a grão ( na livraria Saraiva ) e só havia ido nesta cafeteria uma vez na vida a mais de um ano atrás, quando ainda não tinha quase que conhecimento nenhum sobre espresso mas já estava começando a aprender a apreciar cafés ( Foi nesta época que parei de tomar café com açucar. E com isso começei a sentir a necessidade de procurar cafés especiais, pois havia percebido que apesar de gostar de café sem adoçá-lo, com alguns tipos isto era praticamente impossivel e sem açucar este cafés se tornavam intragaveis ) e nesta minha última visita por conhecidência estava começando a admirar as LM pela internet, mas ainda sim não entendia porque pagar tão caro por ela se por um preço bem menor conseguia comprar uma rocket, que também é uma máquina formidavel :)

Quando pedi 2 espressos no caixa, como de costume me dirigi a máquina para avaliar o "barista" . Então tive uma grande supresa ! percebi que lá o pessoal era treinado e utilizam café de qualidade aparentemente fresco ( Orfeu ) e em seguida a surpresa maior foi me deparar com a máquina :o ...... e que máquina ! uma dais quais estava admirando pelo computador :wub: uma La Marzocccooooo

quando o café ficou pronto já sentia um aroma delicioso pelo ar , quando dei o primeiro gole instantaneamente cheguei a conclusão que era a melhor chávena de Orfeu que já havia provado na vida :) e ao terminar a xícara tive um "clique" na cabeça que dizia : "agora entendi o porque da La Marzocco "

E foi ai que começei esta admiração pelas máquinas desta marca

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lima, compreendo o que se passou contigo. Creio que a Marzocco é mesmo capaz de propiciar um café fantástico, DESDE QUE acompanhada dos demais fatores que garantam esta bebida de alta qualidade: café fresco e torrado para o expresso, moído na forma que a máquina necessita e um bom barista. Sem isto a máquina pode ser biônica, mas não rola. Deve ter havido uma conjunção destes fatores, o que permitiu esta bela bebida.

 

Por outro lado, não é apenas a marca que oferece o super expresso. Há máquinas de outras marcas que da mesma forma são capazes de propiciar uma experiência muito agradável ao paladar e olfato. Não é exatamente uma marca cara que garante nada. O Clube é prova de que máquinas mais baratas podem fornecer bebidas extraordinárias.

 

Fiquei com uma dúvida: os atendentes do Feito a grão não são baristas treinados? Você usou aspas para se referir a eles pois eles não tem uma capacitação para esta função?

 

Enfim, como eu disse, entendo o porquê de você ter se apaixonado pela máquina. Apenas o que alguns aqui querem dizer é que não é exatamente necessário uma máquina tão cara para conseguir um belo café, nem migrar para este tipo de aparelho será a certeza de que automaticamente se tira cafés do outro mundo.

 

um abraço

 

...assunto "barista" continua no tópico O que faz o barista ser barista...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Menino Rodrigo

Em que cidade mora?

E vc realmente vai comprar alguma dessas maquinas agora?

So por curiosidade

Abs

Moro em São Paulo capital

E eu e meu pai temos sim vontade de comprar a máquina, mas apenas no futuro ( e ainda não sabemos se seremos extravagantes e iremos de GS/3 ou mais "modestos" e ir de R58 ) , por enquanto esta máquina ainda é um sonho ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entao se mora na capital, pq nao da um pulo em varias cafeterias que tem por aqui?

Octavio cafe, isabela raposeiras, suplicy etc

E acho q o leo moco tem uma aqui em pinheiros acho. La ele tem uma LM!

Da um pulo nesses lugares e compare com os seus cafes.

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entao se mora na capital, pq nao da um pulo em varias cafeterias que tem por aqui?

Octavio cafe, isabela raposeiras, suplicy etc

E acho q o leo moco tem uma aqui em pinheiros acho. La ele tem uma LM!

Da um pulo nesses lugares e compare com os seus cafes.

Abs

Ainda não conheci todas estas cafeterias pois só agora que começei a frequentar o clube que estou tomando conhecimento delas. Até agora só conheci o santo grão e o feito a grão do shopping.

 

Outro dia iria visitar o coffee lab ( inclusive tenho intensão de fazer o curso de barista lá e o de latte art no santo grão ) porém não consegui localizar o endereço no google maps ( não achei a foto da loja então resolvi não arriscar e acabei não indo )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se r.lima estivesse feito sem aspas, e tivesse certo do que quer não estaríamos na 4 tela de posts, e aí esta a parte divertida, o Marcio 100% razão e informação, o R.Lima 100% diversão e emoção e nós complementando o assunto e aprendendo.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve.

Cito um caso recente ocorrido com o Mark Prince, o tal do coffeegeek original, com extratos de seus tweets.

Sua máquina de uso frequente é uma Speedster e apresentou algum problema na parte elétrica. Ok, a Speedster irá para a assistência técnica e por lá ficará por 10 dias ou 2 semanas. Tudo bem, o cara tem uma GS/3 também... Aí vem a surpresa.

Vale a leitura do relato.

 

h2eismmvkql4h7r72pcz_normal.jpegMark@CoffeeGeek

Having serious withdrawals today. My Speedster is not powering up. Going away on a trip soon, so can't get it serviced till 26th or later.

 

 

Mark@CoffeeGeek

Mind you, I'm not short of options - the Breville Dual Boiler is my back up of choice (yes, over the GS/3), because it is that damned good.

 

Mark@CoffeeGeek

For the next wk or so @LeoLaporte & I will have something in common: we'll both be pulling shots from a Breville Dual Boiler / Vario setup

 

Mark@CoffeeGeek

.@sethmills I can't tell you enough how excited I am that a major appliance brand name is making such a kick ass machine.

 

juan Hernandez@juanhernandezjr

@CoffeeGeek Well now that you have had it for more than a year, do you still stand behind the "first look"? You really like more than GS/3?

 

Mark@CoffeeGeek

@juanhernandezjr The GS/3 is a ground breaking machine, and when it works well, it's amazing, but BDB better bang for buck by far.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E mais uma máquina que creio deva ser levada em consideração na categoria de máquina "dos sonhos". A Expobar Minore / Brewtus, que com suas várias versões, reúne características que a coloca nesta classe de máquinas. Além, de como as Giotto, ser acessível aos não (tão) endinheirados baristas amadores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

[quote name='Alexandre Velloso' timestamp='1350022912' post='11561'

 

Mark@CoffeeGeek

@juanhernandezjr The GS/3 is a ground breaking machine, and when it works well, it's amazing, but BDB better bang for buck by far.

 

Só não entendi muito bem esta última linha :

 

o que ele quiz dizer com uma "ground breaking machine " e "BDB" alguém poderia traduzir a frase inteira para mim

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa!

 

Posso afirmar que BDB é a Breville Dual-Boiler, ou BES900 ou BES900XL (XL é o modelo norte-americano).

 

Creio que a expressão "ground breaking machine" foi usada com o sentido de ser "inovadora", por estar "abrindo novos territórios" ou "novas áreas" no feitio de café. Como a sociedade moderna (e pós-moderna) interpreta a inovação como algo "bom" e "positivo", atribuir adjetivos de inovação e aparente intrepitude também significariam algum nível de proporcional excelência em seu funcionamento.

 

Pelo menos foi como interpretei.

 

Abraço e Carpe Coffea!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gilberto, faz mais de 3 anos que estudo café. Não sei tudo claro, aprendo todo dia, mas tem sido um passatempo (ou hobby :)) bem sério. Acho que essa parte das máquinas é o que mais tenho estudado e com o que tenho mexido ultimamente.

 

Também acho a BDB interessante por ter esse potencial de muito resultado por um valor mais baixo, mas acho que podemos focar essas comparações em tópicos já existentes:

 

Máquinas com 2 caldeiras

 

Dual Boiler vs Heat Exchanger

 

Máquinas de espresso com grupo E61

 

Breville BES900/BES900XL

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Erm...

 

Vai deixar assim, Gilberto? Sem link? Só mencionando?

 

Pode não, meu caro... queremos link! :P

 

Abraços curiosos,

 

Cabral

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uai, se a matéria é pública, quem sou eu para dar aval! Imagino que tenha sido a matéria sobre aficionados ou coffee geeks da Janaína, no Paladar. Aliás, a matéria no jornal foi muito boa como apanhado geral sobre nós doidos do café! :lol:

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

R.Lima o seu problema coma GS3 esta no nome, olha parte de uma das matérias da reportagem acima.

 

 

"O advogado e professor de Direito Rodrigo da Cunha Lima Freire não achou loucura. Foi com um amigo visitar Paul Germscheid, representante da fabricante italiana de máquinas de expresso, e não resistiu à GS3. "Liguei para minha mulher, perguntei se tinha dinheiro na conta. E comprei. Se você pensar demais, não faz. O valor é proporcional ao tanto que me divirto com ela." O problema é que depois da GS3, o moinho de Freitas ficou desproporcional. Ele não sabia se comprava um automático, um manual ou se mandava fazer uma cozinha maior. Duas semanas depois da entrevista, mandou um e-mail: "Comprei um moinho K30 da Mahlkönig."

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...