Ir para conteúdo

Grenat Cafés


Rodrigoks

Postagens recomendadas

Outro dia experimentei na Baden o blend da Grenat Roastery. O café é interessante, tem um aroma sutil de frutas exóticas, acidez cítrica interessante, bom corpo e bastante doçura. Nada do outro mundo, mas levei pra casa um pacotinho pra ver se conseguia reproduzir na Gaggia.

 

Infelizmente, a torra já estava datando de uns 40 dias, o que já estava afetando o aroma e a crema do café negativamente. Uma coisa que estou começando a aprender é saber que o cheiro do café que vai envelhecendo muda. Passa a ter um odor característico, que não sei bem descrever, mas é perceptível.

 

De qualquer maneira, as características do café que provei na cafeteria estavam na minha xícara também. A principal diferença é que lá o café ficou mais redondo, mais fácil de perceber as sutilezas da bebida; na Gaggia, o resultado é uma bebida mais agressiva, predominando determinadas características em detrimento de outras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fora o Blend, tinha o Bourbon Vermelho da Grenat pra vender também, que parecia bem legal, mas queria fazer uma comparação direta entre resultado da cafeteria e o de casa. Esse blend na real não faz muito o meu gosto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma coisa que estou começando a aprender é saber que o cheiro do café que vai envelhecendo muda. Passa a ter um odor característico, que não sei bem descrever, mas é perceptível.

 

 

Seria algo como café úmido ou mofo/bolor, ou mais pro cheirinho de erva-mate?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De qualquer maneira, as características do café que provei na cafeteria estavam na minha xícara também. A principal diferença é que lá o café ficou mais redondo, mais fácil de perceber as sutilezas da bebida; na Gaggia, o resultado é uma bebida mais agressiva, predominando determinadas características em detrimento de outras.

 

Engraçado...quando eu fazia esses testes com a Gaggia também percebia essa "agressividade" claramente. A bebida na cafeteria era sempre mais limpa e finalizava mais redonda.

 

Nunca descobri o motivo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É um cheiro bem característico, mas que não parece com nenhum outro. Pega um café de cesta básica que tá há mais de um mês no armário em um pote sem fechamento hermético: é exatamente este o cheiro.

 

Seria algo como café úmido ou mofo/bolor, ou mais pro cheirinho de erva-mate?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E é interessante como esse cheiro começa a aparecer bem gradativamente. De início é bem sutil, e mal se nota quando se abre o pote de café, ficando "por baixo" do aroma de café natural. Depois, quando vai chegando perto de um mês de idade, já começa a competir com o aroma original do café. Após um mês, já chega primeiro, e o café já está bem prejudicado pra extração.

 

Claro, isso é resultado da minha observação pessoal. Eventualmente vocês podem ter percepções diferentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

Comprei de novo o Blend Grenat, pois dos cafés que tinham disponíveis no balcão da cafeteria era o mais novo, com uns 8 dias da torra. Só que dessa vez experimentei no V60, e definitivamente cheguei a conclusão que é uma torra muito avançada para tomar coado. O sabor amargo (de torra) está predominando sobre os demais, apagando o café. Até a cor na xícara é nitidamente diferente da dos cafés que tenho torrado, mais escura. Talvez no espresso funcione um pouco melhor, mas não estou empolgado. Veremos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 years later...

A propósito do tema que envolve o Grenat: o Café vai ficar sem a Luciana Sturba, responsável pela casa (torra e cursos). Não sei o que será da casa e/ou marca, mas acabei de ficar sabendo pelo telefone. Liguei há pouco lá para saber dos cursos e fui informado da lastimável novidade. :huh: Nem um pouco animada a moça do telefone estava literalmente arrasada ou desmotivada.

Site fora do ar ... Etc.

Quando eu souber mais aviso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...