Ir para conteúdo

Corrosão em caldeira de alumínio


Carneiro

Postagens recomendadas

Oi Lucas,

A recomendação para vinagre é quente e deixar bastante tempo, ao menos uma noite de molho.

Lembro que vi uma experiência mostrando as curvas da eficiência na descalagem em função do tempo e da temperatura, sendo que esta ultima era a mais importante.

Tal vez deixar em banho de uma solução de vinagre diluído em água, em banho Maria por um par de horas?

Opa Bernardo,

 

Valeu pela dica. Na próxima vez que desmontar vou testar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desmontei hoje a Twin recebida em doação, máquina com 2 anos de uso, caldeira nunca desmontada, bem como nunca foi feita descalcificação. Como nas outras caldeiras tinha o depósito branco, mas em pequeno volume, retirado facilmente com escova de dentes e vinagre, a caldeira apresenta vários pontos de cavitação em um dos cantos, com pedacinhos de aluminio depositados na base do grupo. Base do grupo perfeita, sem detalhe algum.

Volume da caldeira é de 80 ml + 15 ml na base do grupo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda não postei as fotos, mas depois de lavar com vinagre e sabão deixei a caldeira ao ar livre por dois dias, agora sim ficou horrivel, bem esbranquiçada. Lavei novamente com sabão, vou acompanhar. Outra coisa que pude observar é que a haste de latão ou lá sei eu de que ,fica mais próxima de um dos cantos da caldeira, que internamente é quadrada, é justamente o canto onde a erosão é maior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...

Simo dá uma lida aqui :

 

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/1517-descalcificar-de-quanto-em-quanto-tempo/?hl=dureza#entry36587

 

O PH é importante , mas , o crucial é a dureza da agua , para nossa sorte a dureza da agua do sistema guandú é muito mole.

 

As aguas minerais que vendem no Rj tem dureza bem baixa , vc pode continuar usando ou usar a agua filtrada por um filtro bom , que retenha o cloro e filtre as particulas.

 

Na europa a agua normalmente é dura , mesmo a mineral , lá vc vai precisar fazer descalcificação sempre , já aqui no Rio isso não será problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

obrigado Carlos Eduardo: tive uma péssima experiência com um modelo de filtro pre-instalado no meu apartamento e desmontei faz um ano

que modelo de filtro vc aconselharia?

 

no meio tempo, estou sem filtro e continuo utilizando agua mineral: mudei a minha agua de pH 5,58 para uma outra (um pouquinho mas cara) de pH 6,90...

ja que a acidez ainda me preocupa...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 months later...

A garantia da Gaggia Classic só é valida se for usado unicamente o produto descalcificante da marca Gaggia. Após busca na internet, descobri que este é a base de ácido tartárico - que não afetaria o aluminio da caldeira. Alguém confirma / infirma estas informações?

 

Obrigada!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qualquer desses produtos têm ácidos (tartarico , cítrico e etc) que vão reagir com o alumínio da caldeira, se tiver que fazer descalcificação , não tem solução use o produto da gaggia/saeco ou Dezcal , todos afetam a caldeira , esses aparentemente menos.

 

Descalcificação é problema na Europa e EUA , onde a água é "dura" , aqui no Brasil , se a cafeteira for nova use água filtrada por filtro de qualidade ou água mineral , que vc nunca precisará fazer descalcificação .

Se a cafeteira estiver com calcificação , use os produtos e depois passe a usar água filtrada ou mineral , que vc não vai precisar repetir a descalcificação .

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tive uma péssima experiência com descalcificação.. Após o procedimento com Dezcal na minha Domus a caldeira passou a ter focos de oxidação soltando um pó branco.

Resultado disso é que estou sem máquina a uns 6 meses. Minha esperança para resolver é encontrar uma empresa que faça o tratamento com níquel alto fósforo na caldeira e resistência..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...
  • 1 year later...

Boa tarde pessoal. Sou novo no fórum e estou reavivando este tópico pois estou entrando no mundo dos cafés de verdade e fiquei curioso com uma coisa. Estou lendo muitos tópicos hoje aqui no fórum e um assunto que me chamou a atenção é que a maioria das caldeiras das máquinas espresso são ou de alumínio ou de cobre.

 

Minha pergunta é, sabido que o alumínio e o cobre são tóxicos ao ser humano se ingeridos por meio do preparo de alimentos em panelas destes materiais uma caldeira com este material não seria prejudicial à saúde também?

 

Para os mais entendidos existe algum revestimento neste tipo de material?

 

Vlw.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se vc ler esse artigo vai reparar que praticamente tudo faz mal .

 

http://www.ecycle.com.br/component/content/article/35/1335-qual-e-o-melhor-tipo-de-panela.html

 

Se vc considerar que o tanque plástico de muitas máquinas soltam bisfenol. :)

 

O problema desse pensamento ecológico é que tudo faz mal , inclusive café, assim a gente vai beber chá com água esquentada em panela de barro.

 

E o chá não pode ser chinês, pois elé é produzido em Fujian região envenenada com altos índices de pesticidas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kkkkk é... Pior que está é a verdade... Mas em tese. Como pretendo comprar uma máquina manual para fazer espressos verdadeiros... Qual seria o mais indicado pensando "verde"? Termobloco de inox (breville) ou caldeira de alumínio ou cobre?

 

Pergunta de curioso e novato no assunto tentando aprender o mais rápido antes de comprar gato por lebre kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Manual são as máquinas acionadas por alavanca, as Lever Machine como a la pavoni , vc vai comprar uma semiautomática.

 

Com o fim da producao das caldeiras de alumínio da gaggia, vc não terá muitas opções de alumínio em máquinas novas.

 

Sobra inox e latão/bronze, não acho que faça diferença um ou outro , as cafeteiras são feitas com ligas de inox , bronze e latão que são compatíveis com grau alimentício.

 

Não adianta escolher o material da caldeira , pois muitas cafeteiras são construídas com diversos materiais , no caso da ECM por exemplo a caldeira é de inox , as redes são de inox e cobre , a OPV é de latão e etc.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...