Ir para conteúdo

Sowden Softbrew


Rodrigoks

Postagens recomendadas

Sim, ocorre também, mas me parece em menor velocidade pelo bolo estar prensado.

 

Essa de poder tirar o filtro com o pó é uma vantagem.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

E aí, moçada ?

 

O sowden veio na mala e já fiz uma primeira extração. Ficou horrível ! Mas a culpa foi minha. Moí mais fino do que devia. A extração ficou cheia de pó .... Háháháhá ! Sou um homem de hábitos. Mudou o moedor, o grão e o método de extração, danou-se ! Dá tudo errado ....

 

Mas vamos ao que interessa: por incrível que pareça,o sabor ficou bem bom ! A coisa funciona ....

 

Abçs !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fernando para FP usa o Vario no macro 10 ou 9 , o micro deixa no meio na afeta , vc vai reparar que não vai ter quase fines , a misterio vai ser acertar o tempo de infusão , (filtro dentro do sowden) , depois conta o resultado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não estou ainda 100% convencido mas me parece que método de imersão total seria o meu método preferido para café filtrado, então tenho muita curiosidade sobre a Sowden.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então,

 

Estou extraindo na Sowden há uma semana. É um bom café, mas não achei o filtro tão fácil de limpar quanto parece. Tem que ficar passando água senão fica um monte de grãozinhos grudados por dentro do filtro. Ainda sobre o filtro, ele realmente é microperfurado e com certeza é bem mais fino que a prensa francesa. Sobre o café ficar sobreextraido, se vc comprar do tamanho certo para teu uso, não sobra bebida. Comprei o de 450 ml que para mim e minha esposa é a conta. Nesse ponto, ok ! A bebida é bem saborosa, mas como estou usando cafés que conheço pouco e troquei tb o moedor, ainda preciso fazer um juízo melhor sobre a qualidade da bebida ser superior ao Hario ou a AP. O meu inferno tem sido os particulados. Tenho até postado no clube do Vario. Tô moendo em 10 K, depois em 10 Q e amanhã vou até 10 W. Mas o fato é que os particulados tão sempre presentes.... Como as mós do meu Vario são de cerâmica, não seí se é devido a isto. Trouxe tb as mós de aço (para coados). Vamos ver depois da troca das mós se melhora .... Outra coisa: eu preaqueço o bule com água fervendo e na hora que vou fazer o café fica tudo bem quente. Como esta água é só pra isso, eu coloco ela numa leiteira pra não ficar gastando água à tôa. 

 

Abçs !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Chutando eu acho que esses particulados são normais , na medida que não existe um embolo para empurrar o bolo , Fernando vc tem FP , tenta fazer na FP um café moendo no mesmo valor .

 

Uma sugestão Fernando , quando eu compro equipamento novo e sei que vou gastar café fazendo testes , eu compro no supermercado 1 kg de café em grão xingling e faço meus testes , quando acho que achei ponto certo uso café bom.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carlos,

 

Pra variar, boa idéia ! Mas de manhã, não tem jeito ... Tenho que moer para o café da Patroa. Senão ela vaí ficar perguntando de que é que serviu comprar um moedor de U$400 se ele não funciona direito ... Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk !!! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O embolo da FP , empura o bolo de café  e o proprio bolo ajuda na filtragem , na sowden , quando vc retira o filtro as particulas ficam espalhadas no liquido , diferente da FP que tende a concentrar no fundo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não conheço nenhum método de filtragem permanente que não deixe passar um mínimo de borra. Talvez não seja a sua praia. É problema do método, não do moedor. A peneira permite usar filtros permanentes e produzir bebida limpa, mas às expensas de algum descarte de café.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exato ,  na Sowden eles ficam mais espalhados , na Sowden vc deixa o café em infusão com o filtro no local por alguns minutos , nesse interim as párticulas começam a decantar , quando vc retira o filtro mistura tudo de novo , na FP isso não acontece .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Imagino que o Carlos quer dizer é que quanto maior a área do filtro mais particulados vão passar. Não forma um bolo que ajuda a filtrar os finos (que teriam que atravessar o bolo todo para chegar na xícara).

 

Só imaginar prensas com diâmetros bem diferentes, tipo 1 cm contra 10 cm. A Sowden tem muita área de filtro, por esse lado, uma desvantagem.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Putz, melhor explicar pois a msg acima pode parecer sarcasmo. O "Very Clever" acima foi alusão a Clever Coffe Dripper, que faz justamente o que o Márcio sugeriu. =)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Imagino que o Carlos quer dizer é que quanto maior a área do filtro mais particulados vão passar. Não forma um bolo que ajuda a filtrar os finos (que teriam que atravessar o bolo todo para chegar na xícara).

 

Só imaginar prensas com diâmetros bem diferentes, tipo 1 cm contra 10 cm. A Sowden tem muita área de filtro, por esse lado, uma desvantagem.

 

Pode ser. Ainda assim, filtro permanente é sinônimo de bebida com algum grau de turbidez. Se bebida limpa é uma exigência, melhor ir para os coados logo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Basta filtrar no papel depois... :-)

 

Não não.. A moda agora é filtrar espressos...

 

Voltando ao tópico.. Não há aquele mito de descartar o último gole da xícara em FPs? Na Sowden não seria o mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...