Ir para conteúdo

Modificações nas Gaggias semiautomáticas


r.lima

Postagens recomendadas

Pode ser, eu ia colocar junto à valvula solenóide pois estou fazendo uma flange onde no canal que vai da caldeira para a valvula vou colocar o sensor de tempertura, e ai sobrou espaço para colocar um outro sensor no canal que vai da válvula ao PF.

 

mas de fato pode ser na saída da bomba, após a Opv. Mais uma prrgunta, se após a OPV e antes do ponto de medida da pressão eu colocar um registro para jogar fora parte da água que esta indo para a caldeira, eu poderia controlar a pressão do sistema, estou errado ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Gilberto,

 

-"mas de fato pode ser na saída da bomba, após a Opv. Mais uma prrgunta, se após a OPV e antes do ponto de medida da pressão eu colocar um registro para jogar fora parte da água que esta indo para a caldeira, eu poderia controlar a pressão do sistema, estou errado ?"

 

O sensor não pode ficar após a OPV, pois só seria acionado quando esta válvula abrisse. Deve estar na linha de suprimento da caldeira ou em uma conexão tipo "T" entre a saída da bomba e a OPV.

 

Seria uma válvula para controlar o volume? Como o registro de uma torneira? É uma hipótese, mas teria que ser entre a saída da bomba e o sensor do manômetro.

Se folgar a regulagem da OPV ela se abrirá sob pressão mais baixa, diminuindo assim a pressão da linha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alexandre,

 

A água sai da bomba e vai para a OPV, a OPV tem 2 saídas, uma indo para a caldeira e uma 2ª que só se abra se a pressão passar do programado jogando o excesso para antes da bomba. Então o sensor deve estar depois da OPV , na linha que vai da OPV para a caldeira. Estou certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Respondendo a 2ª pergunta:

 

Se tiver uma Opv regulavél, ok, faz-se pela OPV, no caso de não ter, ai sim acho que seria uma hipótese o registro, desviando parte da água que íria para a caldeira, diminuindo portanto a pressão a gosto do dono da torneira, rsrsrs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Gilberto.

 

A água sai da bomba por uma peça com 2 saídas, certo? A 1ª, mais perto da bomba vai para a caldeira e a 2ª para a OPV, que funciona como um "ladrão" de uma caixa d'água. A OPV trabalha fechada por uma mola. Se a pressão no circuito hídrico entre a saída da bomba e a saída do grupo ultrapassar determinado ajuste, a mola cede e abre a válvula permitindo que a água demasiadamente comprimida retorne a entrada da bomba ou ao tanque.

 

Veja o detalhe de uma Saeco. Se quiser em alta resoluçaõ clique no link. http://farm9.staticf...09c2bc5ed_b.jpg

 

 

1 - Bomba

2 - Saída da bomba

3 - Suprimento para caldeira

4 - Válvula de sobre pressão (OPV)

5 - Retorno ao tanque ou a entrada da bomba, conforme a máquina

 

8258558220_c09c2bc5ed_b.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gilberto,

Acrescentando, mesmo que a OPV esteja na saída mais próxima da bomba, não fará diferença. pois só abrirá na condição estabelecida.

Mas o sensor deve estar na linha de suprimento da caldeira porque é esta a pressão que você quer monitorar, apesar da pressão ser a mesma dentro da tubulação, incluindo a seção anterior ao selo da OPV.

Ainda que seja possível instalar entre a saída da bomba e a OPV, melhor será colocá-lo na linha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É que para mim, toda esta peça depois da bomba era chamada de OVP ( OPV erronêamente chamada por mim até então). Esclareçido o engano, eu poderia colocar a válvula na mangueira que vai para a caldeira, e se quiser saber em quanto esta a pressão teria que fazer a captação da leitura pra o manômetro em qualquer ponto entre o registro e o PF.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Gilbertão.

 

Percebi que estavas enganado e fiz de tudo para não dizê-lo B) . Mas é isso aí.

Colocando após a caldeira, a água estará aquecida. Não só é mais massa para ser aquecida, como o sensor pode não ser capaz de operar nesta condição de temperatura. As peças internas do sensor são muito sensíveis e a temperatura de operação costuma ser = ou > que 50°C.

O ideal é logo após a saída da bomba, pois a água estará fria, o calor irradiado pela caldeira estará o mais longe possível do sensor e a pressão existente é a mesma para todo o circuito.

 

Quanto ao registro, teria que ser uma válvula de agulha muito sensível e precisa. No fundo, fico com a dúvida se proporcionaria controle suficiente para alterar o resultado da extração.

Em teoria, a pressão se estabilizará no circuito, pois a bomba continuará jogando água como antes. è como apertar a ponta de uma mangueira de jardim. A restrição causada pela válvula de agulha fará com que passe menos água, porém com a velocidade aumentada. É a tal da hidrodinâmica. Tenho que reler. Não sei, mas pode ser.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto mais perto o manômetro do bolo, mais próxima a leitura da pressão no bolo. Há perda de carga, mas provavelmente mínima na Gaggia. Quanto ao limite de temperatura do manômetro é bom verificar. Eu tenho usado um da Quickmill na Elektra Semiauto, no grupo, portanto bem quente, sem problemas até agora.

 

Uma vantagem de estar depois da válvula de 3-vias é que ao desligar a máquina a pressão volta a zero.

 

Nas comerciais é meio inviável pensar em posição perto do grupo já que é 1 manômetro para N grupos. Exceto, claro, se a máquina for de 1 grupo ou ainda se há N manômetros (que seria ideal).

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Normalmente quando o fluxo aumenta a pressão cai. Mas nem sempre se percebe uma canalização, pode ser só o aumento natural do fluxo com o bolo perdendo sólidos, e ainda pode ter uma canalização só de um furinho e não perceber na pressão.

 

Na Elektra eu aumentei uma rosca M4 do grupo para M5 e usei adaptador M5 (macho) para BSP 1/8 (fêmea) que há disponível por aí. Mas esse furo está logo antes da válvula de 3-vias.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gilberto,

 

Apesar de ser bem mais raro existem caras por aí que fizeram a regulagem de pressão através do uso de um resistor variável controlando a voltarem da bomba. Já li dois relatos desses na web e um deles na semana passada, no Home-barista, mas nao lembro o link.

 

A solução me pareceu assustadoramente simples.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Uma vantagem de estar depois da válvula de 3-vias é que ao desligar a máquina a pressão volta a zero.

 

Márcio.

 

Salve Márcio.

 

Mas mesmo estando antes da válvula de 3 via, quando esta entrar em ação aliviará a pressão da linha e o manômetro voltará ao zero.

O manômetro da bomba só é exitado quando a bomba está em ação. Na Epoca é assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alexandre,

 

Talvez não zere total, a válvula quando é aberta liga o PF ao ambiente, e por sua vez fecha a saída da caldeira. Mas é facil saber, é so abrir levemente a valvula do vapor e ver se tem pressão. Alias na Twin para diminuir a pressão acho que posso abrir um pouco a válvula do vapor no momento do shot, vou testar amanhã.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nas domésticas, com a bomba vibratória, provavelmente ficará com a pressão, pois na saída bomba tem uma válvula de retenção. Não sei se a OPV ajudará a aliviar um pouco da pressão, mas deve ficar algo.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...