Ir para conteúdo

Café egoísta


Thiago Vale

Postagens recomendadas

Amigos,

 

Acho que desaprendi a fazer café coado. De tanto fazer espresso (e french press) a gente perde a mão.

 

Como não vi nenhum tópico sobre o "café egoísta" da loja do CDC, e comprei o meu ontem, resolvi criar esse (porque quando receber acho que ficarei meio enrolado, rsrsrs). Aliás só vi a Anita falando dele.

 

1) Qual a quantidade de pó que devo colocar? claro que vai depender de muita coisa, mas a razão pó/volume?

 

2) Quais os cafés que vocês recomendam? estou com o Sul de Minas do café expresso brasil.

 

3) Devo lavar o pano em água quente? Ele dura quanto tempo (ou quantas doses)?

 

Valeu

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Thiago, sempre que lavar, use água apenas.

 

Antes de colocar o pó, escalde. É sempre uma coisa pessoal, depende do seu gosto, mas troquei algumas ideias com Márcio e chegamos a algumas sugestões. Vamos lá:

 

Para o café egoísta delicado, isto é, na xícara de café, sugerimos uma colher de sopa não muita rasa, como esta abaixo. Para nós que temos balança, isto seria em torno de 6 g. Faça a pré-infusão, umedecendo o pó sem deixar pingar. Aguarde cerca de 20 segundos e complete com água. Você vai usar em torno de 60-70 ml de água para um resultado final de 50-60 ml na xícara. Como a extração acontece meio rápido pela trama do tecido, sugerimos esta quantia maior de pó.

 

Para o coado egoísta fanático, em torno de 2 ou 2 colheres e meia. Completar com cerca de 180 ml de água, resultado em torno de 150 ml de café. Na hora de puxar a caneca erga um pouco o filtro pelo anel.

 

Estas quantias são sugestões, a decisão final é determinada pelo paladar de cada um.

 

Vire o coador pelo avesso para retirar o pó mais fácil e enxague apenas com água.

 

Sugere-se a troca do filtro pelo menos a cada 3 meses. Mas se você usar muito, vai querer trocar antes, ele fica muito sujinho.

 

Após lavar deixe secar espontaneamente. Nunca guarde úmido. Há quem prefira guardar na geladeira numa tigela com água. Eu não guardo o meu assim.

 

Para quem ainda não conheceu os charmosos cafés egoístas, boa maneira de impressionar suas visitas ou tirar aquela dose exata de delicioso café do tamanho da sua vontade, aqui: http://cafe.com.vc

 

1dc596c7-db49-48e8-b147-bb41fdbc9d15_zpsa142b3a0.jpg

 

Você pode baixar e imprimir esta receita AQUI.

 

Um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito legal Anita.

 

Eu não comprei o egoísta do CdC ainda pois tenho um idêntico que ainda roda bastante antes de ser aposentado.

 

Eu faço para minha esposa o café igualzinho o "delicado" que você mencionou. Até as quantidades de pó e água são idênticas! Faço a pre-infusão também por volta dos 20 segundos, tudo igualzinho.

 

Fica sensacional, minha esposa adora. Até eu curto um de vez em quando.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Anita,

 

Eu geralmente uso o mesmo grão que utilizo no Espresso, pois minha esposa não curte cafés muito ácidos. Como a torra para Espresso é media então a acidez fica sob controle e agrada ao paladar dela.

 

Tenho usado essas ultimas semanas o lote 12 do Vale do Caxixe, do Marcelo.

 

A moagem uso um pouco mais grossa que o padrão do café de supermercado. Fica com a consistência um pouco mais grossa que açúcar granulado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Anita e Leo,

 

Obrigado pelas informações. Não vejo a hora da minha encomenda chegar. Café coado eu só tô tomando no hospital e as "qualidades" dele são: velho, queimado, amargo demais, fraco demais (sem força até pra sair de dentro da garrafa. kkkkkkkkk), quente demais, frio demais.

 

Estou com o Sul de Minas do Alexandre, que me parece uma boa opção pra coados. Vamos esperar.

 

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tomando no hospital? É médico ou ficou doente por conta do café ruim, Thiago? :)

RSRSRSRSRS.

 

Sou médico, mas toda vez que tomo o café de lá fico meio doente sim.

 

Ah, esqueci de falar que ele já vem adoçado, dentro da garrafa térmica, que fica das 06 da manhã até o almoço e das 03 da tarde até o jantar.

 

Vejam minha alegria!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Delícia...

 

Vai de egoísta mesmo! Vai salvar seu dia, além do ritual do preparo ser um respiro e um momento para desestressar.

Anita,

 

Eu geralmente uso o mesmo grão que utilizo no Espresso, pois minha esposa não curte cafés muito ácidos. Como a torra para Espresso é media então a acidez fica sob controle e agrada ao paladar dela.

 

Tenho usado essas ultimas semanas o lote 12 do Vale do Caxixe, do Marcelo.

 

A moagem uso um pouco mais grossa que o padrão do café de supermercado. Fica com a consistência um pouco mais grossa que açúcar granulado.

Ana e Leo,

 

Recebi o kit café egoísta agora a pouco. Apesar de já ter tomado uns 8 espressos hoje, por causa de um presente que ganhei, não me segurei e fui experimentar o bichinho.

 

Um dos presentes foi o café do cocô do Jacu, então como ele é meio velho (na verdade de julho) e na gaggia ficou horrível, resolvi dar uma chance a ele no coado. Não é que ficou excelente?! muito suave, quase sem amargor. Tanto que meu pai, que não toma nunca café sem açúcar ou adoçante provou e disse: "desse daqui eu tomo sem açúcar".

 

Ah, e como diria uma amiga minha: "pisou na merda, abra os dedos". Já tinha tomado 8 espressos, mas fiz o café egoísta fanático mesmo. Parece que enfiei o dedo na tomada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Thiago,

 

tomara que você tenha plantão hoje. Está pronto para virar 48 seguidas. :)

 

O egoísta além de tudo é um charme, não? Que medidas usou pro fanático e pro delicado (leia-se: na caneca e na xícara de café)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

KKKKKKKKKKKKKKKKK.

 

Vai ser plantão aqui em casa mesmo. Cuidando da bebê.

 

Só fiz o fanático, usei uns 14 a 15g pra uns 180 a 200mL de água. Não medi quanto ficou na caneca.

 

Amanhã eu testo o egoísta. Uns 7g basta, certo?

 

Ah, e usei a moagem praticamente idêntica a da french. É isso mesmo? afino ou engrosso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oba, a baby vai brincar a noite toda com o pai. Afe!!

 

Se saiu bom, não vejo porque mudar a escalação do time.

 

Pro egoísta delicado 6 ou 7 g de pó estão de bom tamanho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 years later...
Guest Anita

Wagner, a trama é muito aberta? Costuma passar um pouco, o papel que entrega a bebida limpa.

 

Se for uma trama muito aberta, pode valer arrumar algum tecido mais justinho e fazer outro para repor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

A trama não parece ser tão aberta. Comprei esse xingling que vende no Grão Gourmet. É um pano comum, pensei que filtraria melhor que o papel do V60, me enganei. Mas acho que sei como resolver e então postarei a solução. Obrigado!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você pode tentar colocar o café moído, já com o grão moído mais espesso, em um papel toalha, e então despejar o café no filtro. O papel toalha retém uma parte dos fines. Mas, pelo que me lembro do uso que já fiz de coadores de pano, não tem muito pra onde correr, sempre vai haver mais particulado na bebida que quando filtrada com uso de papel. Mas ainda é menos que na prensa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Nunca tinha provado coado nessas proporções e confesso que gostei de experimentar. Café com sabor e aroma fortes. Só tomo assim agora!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Pergunta de iniciante: Os colegas percebem sabor heterogêneo na xícara num coado egoísta? Eu sempre acho que o finalzinho do café tem um sabor mais forte e agressivo, diferente do início da xícara, será devido à decantação das partículas sólidas insolúveis? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu misturo sim, mas como demoro um pouco tomando talvez não adiante muito. Eu vou bebendo aos poucos, levo uns 10 minutos tomando 200ml. Acho que a solução é ficar mexendo de tempo em tempo. Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...