Ir para conteúdo

Pizza e Café


Alexandre Velloso

Postagens recomendadas

  • 8 months later...

fui fazer umas pizzas num forno de lastro daqueles profissionais, tomei um pau tão grande que cheguei em casa e até dei um abraço no meu forninho elétrico da Fischer...

 

a borda não dourava, o fundo queimava, a massa não ficava macia...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Fds rolou uma pizza [emoji487] em casa e depois uma prensa [emoji477]️ [emoji7][emoji7][emoji7]5ee68b959a53b6e6d5c1fe8ac7dc331c.jpg66ee72620f1940ff10c56dd6deb9dc4e.jpg70bcd75ef7056b71c6b5960a1210194a.jpg443b7a173f9671db52ee0ff52c160c5e.jpga8b0140ceb1b2b82750a3b08db51182e.jpg63f1de8027e8d85ab1cf8fcd1d3e212e.jpg


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rogério, depois conta mais como está sendo a experiência com o novo forno.

Ele tem uma chama na parte inferior também?

Você consegue controlar bem a chama de gás?

Na próxima tire uma foto da parte de baixo da massa também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Olá @rbata então, utilizei duas vezes até agora e estou gostando muito do resultado, o Gil já tinha comentado comigo que poderia comprar tranquilo que o resultado é o mesmo do forno a lenha com muito menos trabalho, questão que dizem que o forno a lenha tem a madeira para defumar e dar um gosto diferente pelo que andei pesquisando é muito, pois em 2 minutos não dá tempo de defumar nada não, o importante do forno para pizza é a velocidade para assar.

Me parece que os mais novos não estão mais produzindo com a chama inferior, apenas em torno do lastro, pois o ideal desse lastro é chegar a 180 a 230 graus para assar bem a parte de baixo e deixar crocante, mais que isso queima, da primeira vez que fiz esse lastro chegou a 350 graus, chegou a queimar em baixo da pizza, nessa fornada ajustei para ficar em torno dos 230 a 250 e ficou perfeito, abaixo aquele queimado que buscamos, crocante e as bordas tbm queimadinhas e sem queimar o recheio que vai sobre a pizza, ele é feito para calcular justamente isso, assar da mesma forma do a lenha e sem o melhor de tudo sem ter a necessidade de ter que ficar girando a pizza durante a cocção.  O forno não é barato para utilizarmos de vez em quando, mas pra mim valeu muito a pena, que estou conseguindo resultado muito superior que qualquer pizzaria aqui da minha cidade e coloco bons ingredientes, ele liga em um botijão de gas comum de cozinha, tem dois controles da chama, um proximo a valvula no bujão e outro no forno, o termometro sempre vai marcar a temperatura que o lastro estar, em torno do domo passa dos 600 graus fácil, vou tentar um dia assar um pão com fermentação natural, mas vou deixar ele bem baixo, trabalhar na faixa dos 180g só pra ver se vai dar certo hehehehe

Da próxima vez tiro foto da parte de baixo da pizza :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que para pães grandes pode não dar muito certo (a menos que tivesse chama inferior no lastro), pois para pães você assa normalmente em 30...40... até 50minutos dependendo do tamanho.

A ideia deste teu forno é que a chama aqueça bem o lastro para assar uma pizza em poucos minutos, são ciclos bem curtos.

Depois que o pão começar a assar, o lastro vai perder energia e a chama lateral acho que vai acabar queimando o pão e não vai conduzir transferir calor para o lastro durante 40 minutos por exemplo.

Se for fazer o teste, comece com um pão "pequeno".

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho um forno como esse do Rogerio, porém sempre queimo o fundo, pq a temp chega mto rapido nos 350.

Estou doido pra comprar o Roccbox, qdo for pra fora, trarei como bagagem... 

https://www.roccbox.com/us/product/

 

Tenho utilizado a receita napolitana, tenho o costume de fazer Pães com fermentação natural, porem a pizza nao rolou com o fermento natural...

Fiz essa semana na panela de ferro no fogao, e dps finalizei com o grill do forno eletrico.

 

Descobri esse empresa aqui que está fazendo fornos "tipo napolitano" aqui no br. Eles que fizeram da pizzaria ELLA do rio, que está bombando...

https://www.facebook.com/forno.santo

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém já viu o Tramontina Breville? Não achei caro, só não sei a qualidade do resultado....

 

Achei esse outro no ML https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-996950960-forno-de-pizza-tipo-italiano-residencial-a-gas-_JM

Bem mais barato que os outros, será que é ruim?

Enviado de meu SM-G955F usando o Tapatalk

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rbata se for fazer será pequeno mesmo o pão, apesar que creio que a temperatura do lastro não cairá tão facilmente, demora muito para esfriar quando desligo o forno, é grosso e pesado o lastro mas não foi feito para pães, o dia que der coragem de fazer isso eu aviso hehehehe, lembro da minha avó que tinha forno a lenha e ela assava pão e pizza nesse forno, o pão em folha de bananeira, bons tempos esse viu 

@naldim olá, ai que está, vc nao pode deixar chegar a 350º a primeira vez deixei a temperatura correr solta e aconteceu isso tbm, ele tem uma regulagem bem precisa em relação a chama, coisas de mm pra vc girar no ajuste, o segredo é manter o lastro entre 180 a 230 graus, fica perfeito o fundo, tente fazer isso, o resultado do forno estou achando excelente para pizza, já vimos aqui sobre o roccbox, acho ele muito bonito e a vantagem de poder utilizar a gás também, a vontade de ter forno a lenha depois desse que peguei já passou e acho muito trabalhoso e demorado, não sei se para trazer como bagagem peso e tamanho, tem que verificar certinho, mas que ele é bonito isso ele é o roccbox :)

@Rafael Wagner não boto fé no da tramontina não, já esse do ML é tipo o que tenho, só que menor. o que possuo consigo fazer pizza de 40cm.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, RogerioD disse:

@rbata se for fazer será pequeno mesmo o pão, apesar que creio que a temperatura do lastro não cairá tão facilmente, demora muito para esfriar quando desligo o forno, é grosso e pesado o lastro mas não foi feito para pães, o dia que der coragem de fazer isso eu aviso hehehehe, lembro da minha avó que tinha forno a lenha e ela assava pão e pizza nesse forno, o pão em folha de bananeira, bons tempos esse viu 

@naldim olá, ai que está, vc nao pode deixar chegar a 350º a primeira vez deixei a temperatura correr solta e aconteceu isso tbm, ele tem uma regulagem bem precisa em relação a chama, coisas de mm pra vc girar no ajuste, o segredo é manter o lastro entre 180 a 230 graus, fica perfeito o fundo, tente fazer isso, o resultado do forno estou achando excelente para pizza, já vimos aqui sobre o roccbox, acho ele muito bonito e a vantagem de poder utilizar a gás também, a vontade de ter forno a lenha depois desse que peguei já passou e acho muito trabalhoso e demorado, não sei se para trazer como bagagem peso e tamanho, tem que verificar certinho, mas que ele é bonito isso ele é o roccbox :)

@Rafael Wagner não boto fé no da tramontina não, já esse do ML é tipo o que tenho, só que menor. o que possuo consigo fazer pizza de 40cm.

 

Cara, foi isso entao... é que eu estava com a temperatura de fornos a lenha na cabeça, que precisava chegar nos 400, por isso metia tudo que dava! ehehe queimava tudo!

farei isso na proxima pizzada... obg!

Aqui uma sequência do uso do Roccbox, com uma pizza napolitana..

 

 

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@naldim então a temperatura que marca no termômetro é a do lastro e a temperatura na parte interna do domo chega aos 600 graus brincando, é muito quente mesmo, então deixe aquecendo até chegar a uns 200 graus (neste caso o lastro, é o valor que marca no termometro) e dai faça o teste, tenho certeza que você irá curtir.

Show de bola os videos :)))

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
Em 04/06/2018 at 10:17, RogerioD disse:

@naldim então a temperatura que marca no termômetro é a do lastro e a temperatura na parte interna do domo chega aos 600 graus brincando, é muito quente mesmo, então deixe aquecendo até chegar a uns 200 graus (neste caso o lastro, é o valor que marca no termometro) e dai faça o teste, tenho certeza que você irá curtir.

Show de bola os videos :)))

Rogério, farei uns testes esse fim de semana, fiquei com uma dúvida que sempre que uso o forno eu fico... 

você "esfria" a pedra, dps de algumas pizzas? ou limpa o mesmo? Pergunto isso, pois as vezes cai queijo, molho, etc... Você passa um pano umedecido? Eu pasava, qdo via que a pedra estava mto quente(que era erro meu, como você mesmo ja explicou aqui), porém fiquei com essa dúvida... 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Parece ficar muito boa a massa, duro é com farinha comum se vou ter essa facilidade toda em abrir a massa com a mão heheheheheh

Comi uma marguerita no Eataly bem boa, eles dizem que foi eleita a melhor marguerita de sampa, sei lá se é verdade rsss

Uma que o Gil me indicou e muito boa também é a Braz Elettrica, eitcha to até com vontade de comer pizza novamente, tentar fazer em casa, segue algumas fotos...

0656bc234cf0f9ba38864fc99fde97ee.jpg

501cb8195dec22e15b9ec24615a4413c.jpg

a18922b384a46a179305b5702513f070.jpg

42d423d78c55936a493c0e7146aa6d61.jpg


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...
Em 03/07/2018 at 17:16, RogerioD disse:

Parece ficar muito boa a massa, duro é com farinha comum se vou ter essa facilidade toda em abrir a massa com a mão heheheheheh

Comi uma marguerita no Eataly bem boa, eles dizem que foi eleita a melhor marguerita de sampa, sei lá se é verdade rsss

Uma que o Gil me indicou e muito boa também é a Braz Elettrica, eitcha to até com vontade de comer pizza novamente, tentar fazer em casa, segue algumas fotos...

0656bc234cf0f9ba38864fc99fde97ee.jpg

501cb8195dec22e15b9ec24615a4413c.jpg

a18922b384a46a179305b5702513f070.jpg

42d423d78c55936a493c0e7146aa6d61.jpg


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Vou sempre na Elettrica, SEMPRE! melhor custo x beneficio de SP.

Pizza, SEMPRE mto boas...

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

De ontem meu irmão fez a massa com 48 hrs de fermentação [emoji1303][emoji1303][emoji1303][emoji487][emoji487]7ec9092cc1b85eb518ccb6054fe2c65d.jpgk

http://




Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...