Ir para conteúdo

Cadê o design para os coados?


Ricardo Esteves

Postagens recomendadas

Esses dias passeando numa loja me questionei sobre o design estacionado das cafeteiras para coado...

Para máquinas de expresso você encontra muita coisa diferente, bonita, e para coado parece um mais do mesmo, mais do mesmo em inox, mais do mesmo com digital (e feio), mais do mesmo com jarra em inox...

 

Encontrei uma que pelo menos é diferente, o resultado na xicara deve ser o mesmo, não vi novidades no dispersor de água... O modelo é o Single da Cadence.

 

Queria abrir o espaço para postarmos sobre a parte estetica das máquinas, quem encontrar alguma peça nova, diferente, sem se preocupar com a qualidade da xícara, pode compartilhar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No Brasil não sei mas lá fora tem um monte de equipamentos super sofisticados (e caros) para coados.

Tem com programação diária, que na hora acertada moem o café, colocam no filtro fazem preinfussao e jogam água na temperatura e velocidade determinadas.

Uma é a Bun Trifecta, com vários modelos, mas há diversas outras marcas e modelos no mercado.

Se procuras novidades em design olha esta com Air Infusion.

 

http://www.thecoffeebump.com/bunn-trifecta.html

 

E tem geeks que compram até os modelos mais caros para usar em casa ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve

 

Penso que só parece legal. E o desenho é realmente bonito.

 

450 W e produção de 300 ml por ciclo. Pouca potência.

O gotejamento deve ser por apenas 1 furo, como é comum, mas carece da informação. O filtro permanente não é necessariamente ruim, mas exige pó mais grosso.

 

Dados técnicos no PDF da página do produto.

http://www.cadence.c...AF110_Ficha.pdf

 

As melhores cafeteiras elétricas para filtrado, conforme a SCAA, são a Technivorm, Lance Larkin, a Bunn e a Bonavita. Todas com desenho muito simples. As virtudes estão no aquecimento, manutenção do calor, suprimento e aspersão da água, além dos porta filtros e guarda do café feito.

Temos a BV1800TH da Bonavita que conta com a certificação da SCAA. Veja neste link.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nunca tomei café em nenhuma das citadas pela SCAA, tenho vontade de testar a Trifecta, que eu saiba só o Lucca tem por aqui

 

O Atelie aqui de Goiania tem uma Trifecta tb. Já tomei e não percebi nada de diferente. Pelo contrário tinha muito particulado.No dia não gostei.

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu adotei uma solução diferente. Acordo cinco minutos mais cedo e eu mesmo faço meu coado no Melitta número 2 com filtro de papel e chaleira no fogo...

 

O café fica sensacional. Certificado pela SCAA!

 

Kkkkkkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ontem comprei no supermercado o novo filtro Aroma Max da Melitta 102, com um buraco "grande" em vez dos três pequenos, tipo Hario.

Hoje fiz um filtrado de 300ml e correu bem, após aproximadamente 2 minutos chegou a 250 e começou a diminuir o fluxo.

Os filtros são um pouco mais estreitos que os do modelo anterior, mas e só dobrar com jeito e funcionam.

Há ! O preço: r$4,49

O Hario vai ter que ser MUITO melhor para bater isto :-)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bernardo,

 

Acho que nao entendi direito. Você comprou o filtro de papel ou o suporte para filtro?

 

O que seria exatamente esse buraco grande?? (atenção piadistas, sem duplo sentido ok?)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei os dois. O suporte tem um único buraco, um tanto maior que os da Melitta tradicional porém menor do que o da Hario.

O café passa mais rápido, ainda que no final ainda fique lento. O diferencial é o preço R$4,49 contra 29,00.

E que não vejo justificativa para o Hario custar tão caro.

Na Aeropress é compreensível, além de serem necessárias sete peças diferentes, requer uma fabricação bem mais "fina" para poder funcionar, enquanto o Hario não passa de um funil ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei os dois. O suporte tem um único buraco, um tanto maior que os da Melitta tradicional porém menor do que o da Hario.

O café passa mais rápido, ainda que no final ainda fique lento. O diferencial é o preço R$4,49 contra 29,00.

E que não vejo justificativa para o Hario custar tão caro.

Na Aeropress é compreensível, além de serem necessárias sete peças diferentes, requer uma fabricação bem mais "fina" para poder funcionar, enquanto o Hario não passa de um funil ...

 

Bernardo,

 

Eu concordo em grande parte. Eu diria que o principal mérito do Hario é o furo maior, que permite uma extração mais rápida e ditada pela moagem, usualmente com doses maiores que as usadas no Melitta convencional. O resto eu diria que são perfumarias.

 

O Melitta "arrombado" que fiz em casa está funcionando maravilhosamente bem.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve.

Várias considerações.

 

- SCAA - O modelo Bunn aprovado pela SCAA não é o TriFecta e sim os Phase Brew HG (vidro) e HT (térmica/aço)

 

- No Hario o tamanho do furo é apenas parte do projeto. Tão importante quanto são as estrias curvilíneas que auxiliam a criação de vórtice, o formato do filtro e especialmente, o que na minha opinião é o mais importante, a densidade e porosidade do papel.

Com filtros Melitta não consegui reproduzir coados da qualidade que obtenho com o filtro original, tanto com o branqueado como com o sem branqueamento. Ainda que mantendo a mesmíssima receita e rotina. Aliás, também com a AeroPress usando filtro adaptado, os resultados sempre me parecem inferiores.

É fácil constatar que os filtros produzidos para o mercado interno, são projetados para a granulometria finíssima do pó de cafés comerciais brasileiros. Por outro lado, o filtro da Hario, assim como o da Tiamo, preveem o uso de pó mais grosso que os dos café Pilão e Melitta da vida.

 

- Esta dica é para os arrombadores de suportes e amantes dos grandes buracos. O porta filtros Aladdin se presta bem mais ao mod que os da Melitta e similares. Vejam este post de setembro passado. Tenho o usado, mesmo sem mutilá-lo, em detrimento do Melitta 102.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também vejo diferença do Hario para um Melitta.

O hario realmente faz a diferença!

e depois com o Bule bonavita ou similares.

nao botava fé nesta questao do bule e hoje dou bastante valor. Até minha noiva que não entende nada de café, gostou muito do bonavita, pois ela mesmo fez seu café e gostou do resultado hario+bonavita.

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...