Ir para conteúdo

Peneiras para particulados


Bernardo B

Postagens recomendadas

  • 3 years later...

Das mais famosas tem A Bronzinox e a Bertel. Quando fui pesquisar para comprar há uns 20 meses, acabei optando por A Bronzinox pela resposta rápida e atenção, embora fossem um pouco mais caras que as da Bertel.

As granulométricas são muito caras, comparadas às Kruve, e dependendo do seu grau de tecnicidade as da Kruve atendem bem a um usuário doméstico que não tenha muita paciência de peneirar, com um custo bem menor.

Tenho umas 17 peneiras de A Bonzinox, de todos os tamanhos e malhas, várias emprestadas por aí. Mande um e-mail pra eles, aos cuidados de Alessandra, e diga que é amigo do Dr. Lisboa, que ela já sabe que é pra peneirar café e vai te dar um atendimento especial. :D

A numeração (ASTM ou Tyler?) que vc disse querer está estranha. Eu recomendaria entre 300µm (ou 0,300mm) e 850µm (0,850mm), ou ASTM 50 a 20, ou Tyler 48 a 20, normalmente nos referimos a elas pela abertura em micrômetros (µm),* ou em milésimos de miliímetros (0,000mm). Se precisar posso te dar orientações personalizadas sobre o que comprar, manda uma MP pra mim. ;)

Contato: vendas@abronzinox.com.br a/c de Alessandra, ela é super atenciosa e rápida.

http://www.abronzinox.com.br/

http://www.bertel.com.br/peneira.html

Tabela de peneiras aqui (não consegui subir o arquivo pdf).

* o pessoal costuma falar micra ou microns, mas o termo correto, e trava-língua, :P é micrômetro.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah tá! é que este tópico é para particulados, café moído, e nestes casos usam-se as granulométricas.

As que vc quer são chamadas de peneiras de amostra (popularmente conhecidas tb como de classificação) e o nº delas é relativo à fração de 1/64mm:
uma peneira 15 seria 15/64" ou seja, 5,95 milímetros de abertura da malha

Estas vc vai encontrar em fabricantes ou lojas especializadas em equipamentos e máquinários para café e cafeicultura. Eu tinha mandado e-mail pra duas, mas uma delas acabou me respondendo rápido, e fui lá comprar e aproveitar para conhecer a Pinhalense e a Carmomaq, ficam em São José dos Pinhais (SP).

Contato: Lucas, lucas.silva@pinhalense.com.br, fone (19) 3651-9249.

Site: http://www.pinhalense.com.br/equipamento.php?id_maquina=132

No link acima, as fotos estão confusas, nelas aparecem peneiras com os furos compridos (oblongos) que são para moka. O desenho, diagrama, abaixo das fotos, com furos redondos é para grãos chatos (normais, não mokas). Foi essas que eu comprei, tamanhos 16, 14, 12 e 9, mais uma de fundo (cega); a descrição deles é PENEIRA AMOSTRA C/ QUADRO DE PLASTICO 300 X 200 MM FURO 16 RED. , custaram R$49,50 cada.

Normalmente os cafés são classificados para comercialização e concursos como peneira 16+, 14 (e 15), e abaixo de 14. Comprei para classificar de 2 em 2, antes de torrar, esse negócio de torrar bica corrida de uma só vez acho um absurdo, dá uma torra heterogênea com certeza. A de 9 comprei para selecionar moka de 9+, mas não sabia que havia peneira especial (diferente) pra classificação de moka. Como vou usar lotes pequenos de cada vez, vou catar eventuais mokas na mão mesmo, quando e se for o caso; pode ser que futuramente compre 2 ou 3 (tamanhos 9, 11 e 13) só pra classificar os mokas, quando o café verde for bica corrida. Cafés peneira 18+ não são comuns, não acho que valha a pena o investimento, mas quem sabe mais pra frente eu compre tb uma 17 (ou 18).

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Positivo Lisboa. Os grãos crus que tenho comprado é de peneira 17+ (eles dizem peneira 17 acima). São grãos bem maiores e vendidos como exportação ou especial.

Um amigo me presenteou uma saca com grãos variados (misturados) e eu queria selecioná-los, principalmente os maiores.

Eu já havia contatado a pinhalense mas não obtive resposta de e-mail.  Outra empresa contatada queria saber se era cotação para revenda ou licitação.

Não estão acostumados a vender ao consumidor.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Pinhalense não respondeu até o dia seguinte, então liguei lá é falei com o Lucas pra agilizar. Realmente, eles pensam que somos produtores de larga escala, ou revendedores! Até tive que perguntar se eles vendiam pra pessoa física. :P

Um amigo produtor está finalizando uma safra promissora de Mundo Novo, lá tem grão 17 e 18, com certeza, mas tanto ele quanto eu só temos a 16, então não dá pra ter certeza; uma peneira 17 vai bem nestes casos, mas o "normal" deles aqui, para exportação, é peneira 16+.

Curioso é que ele está com um Catuaí Vermelho (do qual estou preparando pessoalmente um nanolote muito caprichado), que é mais estreito e comprido, então muito café da 16 passa nela indevidamente chacoalhado demais, que é como deve ser para que não passe por ela mais do 5% quando ele for mandar pra concursos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...