Ir para conteúdo

Dica útil para calibrar balanças digitais


Alexandre Velloso

Postagens recomendadas

Salve.

 

Pode-se verificar a precisão de uma balança digital com uma moeda nova e limpa de R$ 1,00 que pesa exatamente 7 gramas, conforme informação do Banco Central. É fácil conseguir moedas novas em agências bancárias.

 

Valeu,

Alexandre

Editado por Visitante
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode-se verifique a precisão de uma balança digital usando uma moeda nova e limpa de R$ 1,00 que pesa exatamente 7 gramas, conforme informação do Banco Central. É fácil conseguir moedas novas em agências bancárias.

 

Salve Alexandre, excelente dica essa sua.

 

Valeu

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A minha e uma chinesa, sem marca conhecida, comprada na Feira do Paraguai daqui de Brasília, pequena, bonitinha, custou R$25,00 (na internet esta por 18 + frete) mede em decima de grama até 500 gr. e o controle de qualidade de Alexandre assegurou que e bem precisa. Compra tranqüila.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Simone.

 

Eu utilizo 3 iguais a que aparece neste anúncio do Mercado Livre. Há 3 ou 4 anos e nunca apresentaram qualquer defeito. Na época comprei-as no ebay de um chinês, mas são identicas a do ML. Com a vantagem de pesar décimo de grama e tolerar até 1 kg.

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-208614705-mini-balanca-digital-de-preciso-01g-ate-1kg-garantia-_JM

 

Valeu,

Alexandre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Comprei uma dessas chineses por US 6,00. Alguem conhece e pode emitir opiniao?

http://www.ebay.com/itm/5kg-5000g-1g-Digital-Kitchen-Food-Diet-Postal-Scale-/330609619673?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item4cf9de72d9

 

Ahh, ela tem variacao de 1g. A intencao nao eh de usa-la para espresso, mais pra cafe coado e outros preparos.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 years later...
  • 2 years later...
  • 4 weeks later...

Dá 7g certinhos (pelo menos a moeda oficial), faço isso desde o ano passado especialmente para pesagens bem pequenas. :P Aqui vai uma dica pra quem tem uma balança Hario como a minha, pois ela não pesa menos que 2g, e até uns 7g tem uma incerta precisão. Quando preciso pesar até 7g (especialmente menos que 2g) eu zero a balança com o recipiente desejado, coloco a moeda, e daí peso o que eu quiser, assim a balança começa de 7g e é só descontar este valor do peso obtido. ;)

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Apenas uma dica no uso das balanças. Quando forem pesar, principalmente nessas balanças genéricas, usem um isolante entre o recepiente e a balança.

Tinha um tópico onde o pessoal estava discutindo sobre como o calor afeta o sensor da balança.

Eu tinha notado isso, e resolvi fazer um video para demonstrar isso.

 

 

Peço desculpas pelo video estar de lado, achei que ia conseguir editar depois que fizesse upload mas n consegui rs

 

Apenas confirmando, passaria de 15g de diferença se eu deixasse mais uns segundos.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

interessante, tenho uma igual e as vezes ela não mede direito, achava que era por ser "xing-ling" mas provavelmente é o calor.

 

Será que é por causa disso que a acaia vem com aquela base de borracha? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tinha percebido isso também. Quando faço coado, coloco uma caneca de porcelana direto na balança, e conforme a caneca vai esquentando, vai diminuindo o valor da balança. Começo com uns 308g, por exemplo, e no final da extração está nos 300g ou até um pouco menos.

Pra mim não afeta em nada pois eu sei que tem em torno dos 300ml ali na balança, na verdade eu nem precisaria deixar ela ligada depois de colocar a quantidade desejada, mas dependendo do uso tem bastante importância cuidar disso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Salve!

 

Minha balança Hario chegou, junto com um kit de pesos para brincar de calibração (coisa de quem n tem o que fazer hahaha).

 

Edit: Conforme observação do Lisboa, ta escrito na cara que n lê abaixo das 2g kkkkkkkkkkkkkkkkk. "Fiz vários testes, o que eu descobri aqui é que esta Hario que tenho n mede abaixo de 2g. Por exemplo, posso ir colocando os pesinhos, ela só acusa a partir de 2g (as vezes nem isso)."

 

IMG_3170_zpsdd1suw14.jpg

 

Com um peso como lastro (no meu caso, 2g) ela ja fica bem calibrada.

 

Aqui sem lastro https://youtu.be/1Dt5ncvcsC0

 

Aqui com lastro https://youtu.be/zhexRuX-U5g

 

Apenas se atentar que de 200g a 500g ela tem precisão de 0,5g, e acima disso de 1g (tinha me esquecido disso, fiz um video com uma outra balança em cima dela, achei que tinha pirado rs).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodolfo, troque seus "oclinhos" pois eles estão fracos: na própria balança está escrito que ela pesa de 2-200g com precisão de 0,1g! :P  :lol:

 

De 2g até uns 5g ela não é muito confiável, por isso mesmo uso a moeda de R$1,00 (7g) quando quero medir de 0-7g! ;)

 

Outra dica, se quiser mais precisão: é recomendável centralizar (na bandeja) o objeto a ser pesado. Se no primeiro vídeo acima vc tivesse jogado aquelas plaquinhas (chapinhas) de 0,5g no centro da bandeja, provavelmente ela teria acusado os 2g (total das 4 plaquetas).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...