Ir para conteúdo

Maquina Solis Master 5000


Djalma

Postagens recomendadas

Djalma optou pela Solis?

 

Djalma, já li bastante do Instituto e dos cursos, a família de meu cunhado é de Machado eu até falei que se fizer um curso lá ficarei na casa dos machadenses, a família é grande.

 

Você vai conhecer ou ouvir falar por aí da Helga, barista premiada e que ministra cursos.

 

Eles se falam muito pela rede Peabirus, que é mais voltada aos produtores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não comprei não.... Na verdade a maquina estava parada a um bom tempo com o dono, ai dei uma revisada nela e estou usando até devolvê-la. Apesar de ter gostado bastante da maquina, perdi o interesse por ela depois de ser orientado aqui no fórum e realmente estou convencido que esta maquina superautomática seria um empecilho para me envolver de fato no tema.

O duro é que pentelhei bastante o dono para me vender a maquina e ele foi muito gentil comigo e agora vou ter que explicar os motivos da desistência, pelo menos vou devolve-la revisada e funcionando muito bem. Meu objetivo é montar o conjunto aqui recomendado, só estou ainda mineiramente em fase de estudos...então estou aguardando o dono voltar pra Alfenas, ele é de SP, pra agradecer muito e devolver a maquina para no fututo breve enfim focar em um conjunto moinho e maquina semi-automatica.

 

Anita

 

Opa!! Espero que de certo e vc venha mesmo fazer algum curso no Instituto aqui em Machado. Como estou praticamente começando do zero creio que esse curso vai ser um bom inicio pra mim.

Já tinha trocado email com a Helga sobre os cursos e foi ela que me orientou sobre a matricula etc.. Ela disse que esta completando a turma para o próximo curso de Barista, provavelmente em Dezembro, alias, pede para os familiares machadenses colocarem mais lenha no fogão e café no bule e vem pra cá fazer esse curso, sô!! Normalmente acontece de Sexta a Domingo.

 

Djalma

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Djalma, você já percebeu que se vai ter uma cafeteria, uma automática não vai servir mesmo. Tem que aprender o be-a-bá do barismo experimentando os diferentes métodos de extração e calcando muito pó no filtro para dominar o expresso. Apertar apenas botões nas automáticas, entre elas a Solis, não te ajudaria em nada. Mas o dono nem pode reclamar, vai tê-la de volta funcionando e o conserto saiu na faixa. :)

 

Achei Helga muito simpática, me parece entender muito. Ela está no grupo que engatilhou a associação de mulheres do café, um braço de uma associação internacional e que foi lançado aqui no Brasil no ano passado na Feira do Café. O ramal brasileiro é presidido por uma jornalista mineira produtora de café.

 

Pouso em Machado não é problema. A família é sem fim e acolhedora. Inclusive produzem um pouco de café, beneficiado na entidade da região. Mas por problemas de saúde não posso agora. Acompanhemos a agenda futura de cursos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OK Ana !!

 

Portanto, gostaria de mais uma vez agradecer a todos pelas dicas, explicações, etc... O Forum é muito bom, navego aqui quase todos os dias em varios topicos onde venho aprendendo bastante. Estou pensando comprar as maquinas apos o curso de Barista que farei em Dezembro, inclusive, financeiramente para mim será um periodo mais adequado para investir nas maquinas.

 

Djalma

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal

 

Escrevo agora para informa-los que o dono da maquina acabou me presentiando com a Solis Master 5000. Realmente fiquei muito feliz, diria até emocionado com o gesto dele.

Indepedente desse super presente, meu plano é realmente comprar moinho e maquina semiautomatica, fazer o curso de barista e ter um cantinho do cafe caprixado tal qual vcs apresentaram no tópico especifico.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Djalma, pegue o que gastaria numa máquina agora, mesmo que seja uma parte e coloque numa poupança. Comece a encher este porquinho de moedas para o futuro moinho. Quem sabe você enche um leitãozinho dos gordinhos e pensa já num moinho mais parrudo para a futura cafeteria.

 

E depois vem a máquina. Helga certamente vai ajudar neste momento de escolhas.

 

Editando: alguém mencionou que pensava em abrir uma cafeteria no futuro. Djalma, já não lembro mais se era você. Se confundi, me desculpe. Mas mantenha o plano do suíno de moedas para o futuro moinho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Anita

Realmente estou pensando comprar o moinho primeiro, só não sei qual modelo ainda. Quando vc disse pra comprar um produto parrudo, imagino que seria para atender a futura cafeteria, ok?.Mas, depois de fazer algumas pesquisas de mercado em minha cidade e conversar com pessoas da área, acabei desanimando um pouco, ate editei meu post aqui, ou seja, por enquanto quero apenas ter meu canto do café bem arrumado e etc...

E estava refletindo. Semelhante à maioria das atividades ou Hobbys, existem no mercado os chamados equipamentos de Entrada, Intermediários e os Tops. Fazendo uma analogia com outro hobby que cultivo, a fotografia, lembro-me que quando me interessei pelo tema, comprei uma Câmera DSLR de entrada, muito boa, mas me limitava em alguns aspectos. Pouco tempo depois, La estava eu investindo novamente em outro modelo de CAM , lentes e acessórios que me permitiram evoluir. Naquela ocasião, acredito que foi prudente agir assim, já que não tinha certeza se aquilo se tornaria um Hobby mais serio a ponto de investir mais dinheiro logo de cara, porem agora, em se tratando de café, não tenho duvidas que busco algo com características técnicas suficientes (nada Top) para daqui um tempo, quando entender do assunto, não sentir necessidade de trocar os eqptos. Logicamente, já percebi que com a grana que mencionei anteriormente (R$ 2000.00) talvez não seja suficiente para atender as expectativas citadas, portanto, vou tratar de arrumar e engordar um porquinho para esse fim, certo Anita. Então, continuo ponderando as dicas aqui, inclusive devo incomoda-los com muitas duvidas ainda, mas, desde já agradeço .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Djalma, eu também sou da fotografia e passei pelo mesmo processo de começar com equipamentos de entrada e depois ir mudando. Minha câmera é amadora, já que profissionalmente eu estudo fotografia e não fotografo, mas a analogia é perfeita. Há ainda mais similaridades, como achar o ponto ideal entre ponto de moagem do café no filtro e a quantidade de pó para extrair o shot perfeito. Se moi mais grosso, aumenta um pouco a quantidade de pó (apenas como exemplo), lembra a relação diafragma/obturador, se fecha um ponto no diafragma tem que compensar na velocidade. Ajuda a entender as coisas do café fazer estas relações.

 

Eu sabia que havia um papo de uma cafeteria, só fiquei confusa pois o assunto sumiu. Foi editado. :)

 

Pode mesmo ser complicado uma cafeteria num mercado que não tem o hábito de beber um café mais sofisticado. Teria que se formar este público, mas isto envolve tempo e $condições$ de se sustentar até o negócio engrenar. O sonho é legal, mas tem que se lidar com a realidade. Uma solução pode ser a cafeteria junto com outra coisa, como uma livraria, uma loja ou um cyber como o Zé Caffé do Juliano, que já se prepara para ampliar o espaço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Djalma e Ana.

 

Também gosto muito de fotografia e até hoje tenho minha primeira slr, uma Canon F1 e suas lentes manuais. Com o tempo e a evolução tecnológica, também cheguei as dslr. Mas é hobby e está restrito a alguns momentos. Momentos de grande prazer, devo ressaltar.

 

Já o café, mesmo visto como também um hobby, envolve um benefício imediato e prático, pois fazendo parte do cotidiano, impacta a qualidade do que bebemos diariamente, especialmente fora do ambiente do barista amador. Após experimentar xícaras de bom sabor, ficará difícil beber as porcarias dos botequins e garrafas térmicas do trabalho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...