Ir para conteúdo

Bibliografia


Bernardo B

Postagens recomendadas

04fa0afe420b7c2a4b191f25e4db9b11.jpgb475df0f869ede3e7d118fd0272eeddc.jpg

 

Enviado de meu ASUS_Z017DC usando Tapatalk

Gente coloquei esses dois trechos, um do Matt Perger e o outro do Scott Rao, eu não entendi, porque um fala que o percentual de sólidos extraídos é de 28% e outro fala que é 90%. Alguém pode me dar uma luz? Valeu!

 

Enviado de meu ASUS_Z017DC usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hmmm, pelo q entendi, 28℅ seria o máximo que vc conseguiria extrair do grão. Se temos 100 GR de grão moído, e conseguisse extrair todo o possível, sobraria 72g.

 

Agora, pensando no café extraído - o líquido negro - , vc teria uma composicaode água, sais e tudo o que vc conseguir tirar do grão. Bom, de tudo que vc conseguiu tirar do grão, para fazer o espresso (de acordo com o excerto), então 90℅ disso são sólidos, possivelmente dissolvidos. O resto, 10℅, podem ser óleos, outros líquidos e gases.

 

 

 

pragmatic coffee addict

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, de tudo que vc conseguiu tirar do grão, para fazer o espresso (de acordo com o excerto), então 90℅ disso são sólidos, possivelmente dissolvidos. O resto, 10℅, podem ser óleos, outros líquidos e gases.

 

Também entendo que é isso. Geralmente os aparelhos medem os sólidos dissolvidos, que corresponderiam aos 90% do que foi extraído dos grãos, o resto são os óleos (que não se dissolvem na água, portanto não fazem parte da medição do TDS - Total de Sólidos Dissolvidos). Por exemplo: de 20g de pó foram extraídos 20% (dos 28% possíveis) da massa dos grãos, ou seja, foram para a xícara 4g de café. Destas 4g, num espresso (segundo o excerto), 3,6g (90% de 4g) seriam de sólidos dissolvidos.

 

Ps.: enquanto eu escrevia o Sergio "desenhou" :P:lol: acima, e bateu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...