Ir para conteúdo

Prensa Francesa - Informações básicas para iniciante


Silvelandio Martins

Postagens recomendadas

Olá pessoal, estou encontrando grandes dificuldades para conseguir um café decente na minha Prensa. Gostaria de recorrer aos colegas aqui de CDC. Quando fiz café pela primeira vez na Aeropress achei fantástico o resultado, imaginando que seria fácil também na prensa. Ledo engano! Minhas tentativas têm sido desastrosas.

Informações importantes: Utilizo a graduação 22 do moinho Rocky. Achei bastante uniforme. A água na temperatura de 90°C aproximadamente (variando para mais até 5° em outras tentativas). Tempo 4 minutos. Enfim, tentei seguir as recomendações daqui do forum, mas não ficou legal.

 

Vejamos algumas dúvidas:

 

Qual a melhor torra do café para a Prensa? Clara, média ou escura?

Qual a proporção média de café/água quente (para que o café não vire um "chá")?

Qual a temperatura ideal da água?

 

Agradeço por antecipação a quem puder me ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Silvelandio.

 

Aqui vai minha receita e modo de preparação.

Experimente e faça as alterações que achares necessárias.

 

Moagem grossa.

Cafés com torras claras para medias e recentes. Café velho é sempre um desastre.

7 a 8 gramas para cada 100 ml de água (fria)

Água não menos que 95°C (CNTP).

Escalde a cafeteira e esvazie.

Coloque o pó e um pouco da água para umedecê-lo.

Comece a contar 4 minutos.

Complete a água.

Mexa por uns 5 segundos.

Tampe e deixe descansar

Ao completar os 4 minutos, abaixe o êmbolo até o fundo mas sem apertar o pó.

Sirva imediatamente e evite o final do líquido.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Alexandre! Sempre prestativo. Muito obrigado pelas excelentes dicas.

 

Estou usando um café com torra de média a escura (bastante oleoso), o Cafeterie do Café do Ponto. O único café especial em grão vendido aqui em São Luis com torra a menos de 20 dias.

 

Abração.

 

P.S. Estou focalizando a Silvia, ano que vem. Será que terá alteração de preço?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Silvelandio.

 

Vai faltar Silvia no Brasil! Só há 4 unidades disponíveis e nova remessa apenas em fevereiro de 2013.

 

Sobre o preço, para as atuais está mantido, por enquanto. Para o novo lote, perguntou para pessoa errada.

Tente saber com uma dessas 3 pessoas:

Obama, Dilma ou Mantega

:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Silvelandio,

 

O Cafeterie não é um café especial, mas é capaz de bons resultados. Já o fiz coado várias vezes e é suficientemente bom para a maioria das pessoas usar no dia a dia.

 

Teste as orientações do Alexandre e nos dê o seu feedback sobre o resultado. Se possível tente dar mais detalhes do que exatamente não está te agradando. Aroma ruim? Amargor? Excesso de sedimentos? Quanto mais detalhes mais fácil será tentarmos ajudar.

 

Eu também gosto muito de fazer café na prensa usando tempos mais curtos e moagem mais fina. Se não te agradar o método tradicional proposto pelo Alexandre experimente usar uma moagem da textura de açúcar granulado com um tempo de infusão de 2:30m.

 

Nos conte o que achou.

 

Abraços,

 

Leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou usando um café com torra de média a escura (bastante oleoso), o Cafeterie do Café do Ponto. O único café especial em grão vendido aqui em São Luis com torra a menos de 20 dias.

 

Silvelandio,

com o tanto de gente boa vendendo online porque vc não tenta os cafés do Marcelo, Renato ou Alexandre? Vai receber com uns 10 dias da torra e bem melhores que o Cafeterie...

Só uma sugestão.

Valeu

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

dai Silvelandio!

 

opa somo nóis os amigo curtidor da prença amigo!

 

uso a prença há mais de 1 ano, e já tenho meus macete:

 

Pra mim, tudo o que o Alexandre falou é o que faço mesmo. Dai só detalhando:

depois q colocar toda a água, vai perceber a formação de "espuma / crema" n sei a diferença.

Eu, no meu caso, faço o seguinte ainda:

conto 3 min, depois de por a água. dai, mais ou menos no meio desse tempo, 1 mim, 1 e meio, mecho novamente. dai espero o resto do tempo, mas esse tempo não é tão rigoroso. Depois disso, dai sim, baixo o êmbolo, de,va,gar.... com delicadeza, para o pó e algum particulado não oferecerem resistência.

 

é isso

 

tem outro método no tópico da prença, que tô querendo testar tb......

 

fuerte abraso!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

dai Silvelandio!

 

opa somo nóis os amigo curtidor da prença amigo!

 

uso a prença há mais de 1 ano, e já tenho meus macete:

 

Pra mim, tudo o que o Alexandre falou é o que faço mesmo. Dai só detalhando:

depois q colocar toda a água, vai perceber a formação de "espuma / crema" n sei a diferença.

Eu, no meu caso, faço o seguinte ainda:

conto 3 min, depois de por a água. dai, mais ou menos no meio desse tempo, 1 mim, 1 e meio, mecho novamente. dai espero o resto do tempo, mas esse tempo não é tão rigoroso. Depois disso, dai sim, baixo o êmbolo, de,va,gar.... com delicadeza, para o pó e algum particulado não oferecerem resistência.

 

é isso

 

tem outro método no tópico da prença, que tô querendo testar tb......

 

fuerte abraso!!

dai Silvelandio!

 

opa somo nóis os amigo curtidor da prença amigo!

 

uso a prença há mais de 1 ano, e já tenho meus macete:

 

Pra mim, tudo o que o Alexandre falou é o que faço mesmo. Dai só detalhando:

depois q colocar toda a água, vai perceber a formação de "espuma / crema" n sei a diferença.

Eu, no meu caso, faço o seguinte ainda:

conto 3 min, depois de por a água. dai, mais ou menos no meio desse tempo, 1 mim, 1 e meio, mecho novamente. dai espero o resto do tempo, mas esse tempo não é tão rigoroso. Depois disso, dai sim, baixo o êmbolo, de,va,gar.... com delicadeza, para o pó e algum particulado não oferecerem resistência.

 

é isso

 

tem outro método no tópico da prença, que tô querendo testar tb......

 

fuerte abraso!!

 

Grande Luis, depois das excelentes dicas, estou totalmente satisfeito! Meu café na prensa saiu muito bom!

Não tenho o que reclamar, ficou 10!

Agradeço também ao Alexandre, Leonardo e ao Rafa!

 

Valeu Clube!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...
  • 1 year later...
  • 2 weeks later...

alguem sabe aonde posso conseguir a "tela" filtro para prensa francesa?

a minha era feita de metal de má qualidade... e após algumas lavagens a tela abriu buracos.... 

se alguem tiver alguma dica, valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

alguem sabe aonde posso conseguir a "tela" filtro para prensa francesa?

 

a minha era feita de metal de má qualidade... e após algumas lavagens a tela abriu buracos.... 

 

se alguem tiver alguma dica, valeu

 

Amigo qual era a marca e o modelo da sua?

 

Eu quebrei alguns copos e tenho vários embolos com telas.

 

Posso te dar, se a minha for compatível.

 

Valeu

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Por enquanto estou aprendendo as técnicas e por isso não estou muito preocupado com a qualidade do café. Quero acertar a mão antes de começar a gastar dinheiro com café bom, mesmo porque ainda não tenho moinho.

Ontem tentei fazer um café na prensa francesa e foi um horror. Sei que o pó contribuiu muito: Utan Gourmet moído para prensa. Eu não esperava muita coisa, mas foi um desastre. Me embananei todo na hora de mexer com balança, cronometro, etc...

Hoje reli o tutorial e resolvi aumentar a quantidade de pó em 50%(!!!), porque ontem ficou muito ralo. Segui a "receita" do tutorial à risca e por incrível que pareça o "trem" ficou ótimo! Teve gente que até pediu bis aqui em casa.

 

post-4274-0-38524400-1411691420_thumb.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...