Ir para conteúdo

Mondial C-08 ou Electrolux Chef Crema?


Nara

Postagens recomendadas

Boa noite! Gostaria de adquirir uma máquina de espresso, mas tenho muitas dúvidas. Sei que, mais do que a máquina, depende da qualidade do café etc. Posso gastar até R$350 com a máquina. Pesquisei e encontrei DeLonghi 220, Oster, Britânia, Zeex, entre outras. Estou mais em dúvida entre a Electrolux e a Mondial. Pela marca, acho que Electrolux é melhor, mas li comentários negativos nos sites em relação à baixa temperatura e muito barulho. Tive boas recomendações da Mondial, mas ainda assim estou insegura. Qual me aconselham? Teria alguma outra mais indicada dentro deste valor? Preciso de ajuda! Obrigada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nara, bem-vinda!! Dá uma olhadinha no tópico da Chef Crema, temos vários colegas com ela e é uma boa máquina para começar. O modelo atual dela chama-se Chef Crema Silver e esta semana estava em oferta por 149,00. Como você VAI precisar também do moinho (na verdade, tem que começar a compra por ele), com a diferença você já vai juntando pro moinho.

 

Localize o tópico, a máquina já foi bem estudada ali.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ih, se ler o clube todo verá que sempre tem quem ama cada máquina, que também é odiada por outros. Nunca há uma unanimidade, sempre prós e contras. Mas se eu estivesse começando, aproveitaria esta promoção, sem dúvida. Não só pelo preço, mas porque acompanhada de café fresco moído certinho na hora ela pode te dar bons cafés dentro do que ela se propõe. Você vai precisar estudar o tópico do clube da Chef Crema para compreender os limites dela (é uma máquina de entrada) e conseguir aproveitar o máximo. Pessoal aqui barbariza nela, tira belos shots.

 

O moinho é o mais importante. Com bom moinho você trabalha com diferentes métodos, mas moinho mais limitado você logo vai sentir necessidade de melhorar esta máquina.

 

Se for tirat poucos expressos por dia, uma opção em conta pode ser o Hario mini mill. Mas ele é manual, tem que girar e girar. Mas é muito constante em algumas moagens específicas.

 

Uma opção em conta para começar é o Krups. Ele não é um moinho excepcional, mas pode fazer um belo par com tua Crema Silver pressurizada.

 

Mas para decidir você precisa ler os tópicos dos moinhos de entrada. Não há como fugir desta leitura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje no Black Friday Brasil da Americanas.com a máquina Chefe Crema Silver da Electrolux, está saindo por R$179,10 pelo menos pra mim com frete grátis, acho que não vou resistir para ter minha primeira máquina.

 

Valeu..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como no submarino ainda está no mesmo preço que da promoção, R$175,00, então ainda dá tempo de eu fazer meu pitaco :P

 

Não conheço a C08 pessoalmente, mas pelo movimento que há no tópico dela provavelmente cumpre bem o papel dela para uma boa gama de usuários. Entretanto, se observar minha busca no tópico das máquinas até R$300,00 verá que me aconselharam a ir de Crema Silver por conta do porta filtro de 58mm.

 

Foi o que fiz e não me arrependo, pois a máquina funciona muito bem e no momento que eu quiser começar a brincar com PF naked e filtros despressurizados terei maior facilidade, além de que o que eu comprar (como tamper por exemplo) será mantido para máquinas melhores quando eu resolver mudar a minha, como por exemplo na famosa Silvia.

 

A única coisa que não consegui com a Crema Silver foi vaporizar o leite satisfatoriamente. Apesar de muitos terem comentado que o vaporizador dela não é muito bom (e em nenhuma dessas de entrada aparenta ser), acredito que a culpa maior seja a minha falta de técnica (estou com a máquia a duas semanas apenas). Ontem chegou minha cafeteira de êmbolo (uma Onecoffee, já atualizada no perfil) e hoje testei fazer um creme com ela e foi facílimo. Além de ser uma solução barata para fazer creme, também é excelente no propósito a que se propõe, ou seja, fazer café :D.

 

Falando nisso, hoje pela manhã experimentei pela primeira vez um café de french press feito com os grãos do café do sítio comprados no mercado e moídos na hora dois níveis mais fino que o nível mais grosso do Krups GVX. O café só não ficou perfeito por que ficou mais frio do que o ideal, muito devido ao medo que tive de colocar água fervendo, mas vou minimizar esse problema com um pouco mais de técnica e eliminá-lo quando comprar um termômetro. No mais, que café bom, tem um sabor muito mais rico que o de um café coado (e é mais prático de se fazer) e só perde para o espresso em cremosidade e corpo (se é que esses são os termos corretos, ainda tenho muito o que aprender). Os sedimentos que ficaram na xícara foram mínimos (na verdade não ficaram na xícara :P ), talvez por excesso de cuidado ao abaixar o êmbolo ou por uma moagem mais grossa que o necessário, mas acho que minha moagem ficou perfeita.

 

Esse finalzinho que comentei pode ser um pouco offtopic, mas resolvi comentar aqui por que considero uma solução "completa" uma Chef Crema Silver e uma French Press para o barista iniciante a apreciador de café assim como eu, pois a máquina de espresso fica para aquele momento de "excelencia", mas em uma dose menor, e a French Press para os momentos em que é preciso grande quantidade (em visitas de amigos por exemplo), mas onde se deseja manter alta qualidade. Por fim, para nós que possuímos máquinas de entrada, a prensa também quebra um galhão para produzir o creme de leite para um capuccino. Tomando o devido cuidado tenho a impressão de que terei uma boa vida útil de todos os meus equipamentos.

 

Abraços.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente relato, Paulo. Já está ensinando o pessoal que chegou agora. :)

 

Falam muito bem da prensa (assim como da aeropress). Não tenho nenhuma das duas. Mas outro dia ainda comentamos que, apesar dela quebrar um galho para aerar o leite, sua função primordial não é esta, mas fazer o café. Parece que se força o mecanismo e ela pode quebrar na tampa. Não alimente o complexo de pato da coitada.

 

Paulo, seu set está ficando bacana. Manda agora uma foto do cantinho do café.

 

O termômetro tem na lojinha do clube, num preço interessante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É isso aí Ana, tenho conciência que a função dela não é aerar o leite, por isso não escolhi aquele modelo interessante da loja do Alexandre, vai ficar para quando eu tiver uma máquina com bom vaporizador ou uma cremeira dedicada, mas com a Onecoffee em mãos pude perceber que é mais resistente do que eu pensava e que tomando os devidos cuidados é possível utilizá-la sem danificá-la, até por que não é necessário muitas "batidas" e muito menos "velocidade" para aerar o leite. Mas voltando ao propósito dela, recomendo fortemente que adquira uma, pois a praticidade é excelente e o café produzido é ótimo.

 

Ainda não mandei foto do cantinho do café por que está uma bagunça :D , o armário da cozinha foi reformado e ainda não tivemos tempo de guardar as coisas e deixar tudo no lugar.

 

Quanto ao termômetro, este será minha próxima compra junto com o tamper e xícaras do clube.

 

Por fim, voltando ao tópico, Nara, já se decidiu sobre o que comprar? Esqueci de comentar sobre o moedor. Tenho um Krups GVX e é um ótimo parceiro para a Crema Silver e qualquer máquina de entrada. Também é excelente para French Press. A dúvida é mais para espressos em filtros despressurizados. Isto vou comprovar na prática quando comprar um filtro desses que sirva na minha Crema Silver. Estou gostando d+ do Krups, porém meu próximo grande up será outro moinho, antes mesmo de eu trocar de máquina (mas ainda tenho muito chão até lá).

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paulo,

 

Que pitcher esta usando ? É para se conseguir vaporizar com sua máquina sim, eu tinha uma Arno e minha ansiedade em fazer o leite cremoso me faz comprar uma Bialleti, mas logo em seguida consegui fazer o creme na máquina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gilberto, não comprei pitcher ainda, minhas primeiras tentativas foram utilizando canecas de porcelana (em uma delas cheguei a deixá-la um tempo gelando no freezer). No começo não tinha me atentado para o som e estava no modo "porco gritando", então fazia espuma até transbordar a caneca. Depois me atentei a essa questão e melhorei um bocado, mas ainda assim ficou muito mais para espuma do que creme (e depois do creme que fiz na prensa hoje tive ainda mais certeza disso).

 

Também acho que dá para fazer creme na minha máquina e o que me falta é técnica, mas é quase uma técnica comparada com aquela que temos que ter quando pegamos um carro manhoso. Uma coisa que noto é o tanto que o leite "gira" em máquinas melhores e em máquinas de entrada. Agora tendo plena certeza de que não há nada de errado com o leite (na verdade me pareceu que agora vai funcionar até para desnatado ;) ), depois vou testar mais na máquina.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando puder compra um pitcher pequeno de 12 oz, destes gordinhos em baixo e fininho em cima, você vai ver a diferença para a caneca, agora sem dúvida o da cremeira sempre vai ser um pouco melhor.

 

Gilberto, com qual máquina você consegue vaporizar o leite? A minha é a C-08 e por mais que eu tenha tentado (utilizando todas as técnicas recomendadas por aqui) não consigo fazer o creme do leite. O que consigo é só aquela espuma pouco densa. Minha impressão é que falta potência nela (800W). Para você ter ideia, com a válvula totalmente aberta, passa bastante tempo, o leite chega a esquentar e o creme não é formado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma dica pra ter mais pressão, Silvelândio, e não sei se se aplica para o seu caso, é você abrir a válvula de vapor um pouco antes de o sistema da máquina dizer que ela está ok pra vaporizar. Se ela demora em média 40 segundos pra dizer que está pronta pra vaporizar, lá pelos 30 abra a válvula e veja se a pressão se mantém.

 

Isto garante que a resistência fique ligada durante toda a vaporização, que em muitos casos pelo menos já melhora o problema.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Silvelandio, hoje eu tenho a Gaggia, mas antes eu tinha A Arno Latte que tinha um vapor bem fraquinho e saia direitinho,mas como o Barista Kim diz no tópico Latte Art, como o vapor é fraco você precisa de mais tempo para fazer o creme, concluindo, você tem que colocar pitcher e leite no freezer até que fique uns 4º C, coisa de uns 8 minutos, aí você fica 1mm acima do leite para fazer a espuma e em seguida abaixa 1 cm abaixo do leite para afundar a espuma, ai novamente 1 cm acima para fazer espuma e depois 1 cm abaixo para afindar a espuma como se fosse um ralo sugando a água da pia.cm

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma dica pra ter mais pressão, Silvelândio, e não sei se se aplica para o seu caso, é você abrir a válvula de vapor um pouco antes de o sistema da máquina dizer que ela está ok pra vaporizar. Se ela demora em média 40 segundos pra dizer que está pronta pra vaporizar, lá pelos 30 abra a válvula e veja se a pressão se mantém.

 

Isto garante que a resistência fique ligada durante toda a vaporização, que em muitos casos pelo menos já melhora o problema.

 

Obrigado Rodrigo. Vou tentar também dessa forma. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Silvelandio, hoje eu tenho a Gaggia, mas antes eu tinha A Arno Latte que tinha um vapor bem fraquinho e saia direitinho,mas como o Barista Kim diz no tópico Latte Art, como o vapor é fraco você precisa de mais tempo para fazer o creme, concluindo, você tem que colocar pitcher e leite no freezer até que fique uns 4º C, coisa de uns 8 minutos, aí você fica 1mm acima do leite para fazer a espuma e em seguida abaixa 1 cm abaixo do leite para afundar a espuma, ai novamente 1 cm acima para fazer espuma e depois 1 cm abaixo para afindar a espuma como se fosse um ralo sugando a água da pia.cm

 

Vou fazer mais algumas tentativas. Espero conseguir dessa vez. Obrigado também a você Gilberto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...