Ir para conteúdo

Veja aqui o tamanho do tamper para sua maquina


leonardopm

Postagens recomendadas

Pessoal,

Peço a ajuda de vocês para complementarmos ou corrigirmos essa listagem.

Abraços a todos.

Léo

----------------------------------------------------
Aríete/Espressione Roma Deluxe - 58mm (TESTADO)
Ascaso Dream - 57mm (TESTADO)
Astoria - 58mm - TESTADO
Bezzera Strega - 58mm (TESTADO, doses altas), 57mm (TESTADO, doses baixas) e 57mm (TESTADO, singles. Pode-se também usar 56mm convexo para singles)
Electrolux Chef Crema (nao confundir com a Chef Crema Silver) - 51mm (TESTADO)
Electrolux Chef Crema Silver - 58mm (TESTADO)
Enrico of Italy CE12 - 68mm (TESTADO)
Época S1G/ST1G/S2G/E2G - 58mm (TESTADO)

Fun-kitchen semi-automática com moinho - 57mm - TESTADO

Gaggia (modelos semiautomaticas atuais) - 58mm (TESTADO)
Graef ES90 - 58mm - TESTADO
La Marzzoco GS3 - 57mm (TESTADO, para doses baixas) ou 58mm (TESTADO, para doses altas)
LaPeppina - 45mm (nominal)
LGA Mini-Dual Group - 58mm (TESTADO)
Máquinas usando filtro VST - 58,35mm (nominal, testado com 58mm)
Mondial C-08 - 51mm (TESTADO)
Mypressi TWIST - 53mm (TESTADO, nominal = 53,5mm)

Nemox Fenice - 57mm (TESTADO)
Oster OEMP50 - 51mm (TESTADO)
Philco PHC 19 - 51mm (TESTADO)
Rancilio Silvia - 58mm (TESTADO)
Rocket - 58mm - TESTADO
Saeco Philips Poemia / Poemia Focus - 53mm (TESTADO)
Saeco Via Veneto - 53mm (TESTADO)
Vivaldi S1/Mini Vivaldi La Spaziale - 53mm (nominal)

Editado por Mortari
Atualização da listagem
  • Curtir 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, Leo.

 

De cabeça? Só lembro dessas e "quase" apostaria que as medidas estão certas:

 

Aríete/Espressione Roma Deluxe - 58mm

Vivaldi S1/Mini Vivaldi La Spaziale - 53mm

LGA Mini-Dual Group - 58mm

La Marzzoco GS3 - 57mm

Enrico of Italy CE12 - 68mm

LaPeppina - 45mm

 

[]s e Carpe Coffea!

 

Cabral

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que se a lista vai conter informações não confirmadas, melhor a gente deixar claro que é "nominal" ou testado. Por exemplo, quem tem uma máquina pode medir o filtro e colocar aqui a medida exata, ou ainda a medida ideal do tamper.

 

O filtro normal da Marzocco tem a maior parte do café centralizado e por isso alguns dizem 57mm. Se for usar dose de 14-15g, tem que ser um tamper convexo mesmo, ou então uma medida menor ainda para compactar o café nesse centro. Se for mais café, como tradicionalmente o pessoal usa, aí um de 58mm é melhor.

 

Outro exemplo é o VST, que pode funcionar com de 58mm, mas se quiser bem justo o correto é 58,35mm (no site deles é dito essa medida pois ainda tem a tolerância de fabricação, até uns 58,45mm entra).

 

A Elektra Microcasa a Leva usa 49mm, um tamper nessa medida (+- 0,1mm) entra bem justo. O filtro da Pavoni pre-Millenium é um fio de cabelo mais apertado, 49mm pode não entrar sem uma lixadinha. A La Peppina preciso confirmar se tem folga de 45mm.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então vamos lá, me digam se está melhor:

 

Gaggia (modelos semiautomaticas atuais) - 58mm (TESTADO)

Rancilio Silvia - 58mm (TESTADO)

Ascaso Dream - 57mm (TESTADO)

Mypressi TWIST - 53mm (TESTADO, nominal = 53,5mm)

Electrolux Chef Crema (nao confundir com a Chef Crema Silver) - 51mm (TESTADO)

Electrolux Chef Crema Silver - 58mm (TESTADO)

Mondial C-08 - 50mm (TESTADO)

Philco PHC 19 - 51mm (sujeito a confirmação)

Delonghi EC200 - ??

Oster OEMP50 - 51mm (TESTADO)

Aríete/Espressione Roma Deluxe - 58mm (TESTADO)

Vivaldi S1/Mini Vivaldi La Spaziale - 53mm (nominal)

LGA Mini-Dual Group - 58mm (TESTADO)

La Marzzoco GS3 - 57mm (TESTADO, para doses baixas) ou 58mm (TESTADO, para doses altas)

Enrico of Italy CE12 - 68mm (TESTADO)

LaPeppina - 45mm (nominal)

Máquinas usando filtro VST - 58,35mm (nominal, testado com 58mm)

Astoria - 58mm - TESTADO

Rocket - 58mm - TESTADO

Fun-kitchen semi-automática com moinho - 57mm - TESTADO

Graef ES90 - 58mm - TESTADO

Bezzera Strega - 58mm (TESTADO, doses altas), 57mm (TESTADO, doses baixas) e 57mm (TESTADO, singles. Pode-se também usar 56mm convexo para singles)

Saeco Via Veneto - 53mm (TESTADO)

Saeco Philips Poemia / Poemia Focus - 53mm (TESTADO)

Época S1G/ST1G/S2G/E2G - 58mm (TESTADO)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, tenho a Philco PHC 19, como estou querendo comprar o tamper, fiz um medição hoje dos filtros, a medida exata deles ficaram o seguinte:

- filtro de dose dupla: medida exata de 51,8 mm,

- filtro simples (uma dose) em torno de 51,4 mm (a medida ficou menor porque o filtro simples é um pouco cônico, por isso, considerei a menor medida).

 

* Medidas efetuadas com o paquímetro.

 

Acho que o tamper para ela pode ser o de 51mm.

 

Essa deve ser a medida que pretendo usar como referência na minha compra.

 

Aproveito para dizer que é a minha primeira participação nesse forum, obrigados a todos e espero aprender com vocês.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah, não especifiquei as que já testei.

 

Filtros Pressurizado e Convencional da Aríete/Espressione Roma Deluxe - 58mm - testados com tamper de 58mm do CdC

 

Filtro da La Marzzoco GS3 (instalado no PF Naked da Astoria (modificado), na minha Gaggia Baby Class) - testado HOJE com o tamper 57mm C-FLAT do CdC (NOVO!) - O de 58mm só funcionava se eu colocasse mais de 16~17g (depende da moagem)

 

Filtro da Enrico of Italy CE12 - testado com um "fundo de copo" de exatos 68,15mm medidos no paquímetro digital. Encaixa quase dando pressão de ar... ;) 68mm fica perfeito.

 

Filtro da LGA Mini-Dual Group original - testado com Tamper da Precision Tamper Maker de 58mm Flat. Entra justo e quase não dá pra fazer nutation.

 

Já estão marcados como testados, mas meus filtros originais da Gaggia e os VST estão em uso com os tampers de 58mm do PTM e CdC. Tem a mesma folga no VST duplo e no Gaggia duplo. Bom pra fazer nutation.

 

Abraços!

 

Carpe Coffea!

 

Cabral

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa!

 

A lista é uma ótima idéia, Leo. Espero que o pessoal poste mais confirmações.

 

Só pra confirmar, o filtro duplo da La Marzzoco GS3 que eu tenho foi fornecido pelo Paul, e ele tirou de um porta filtro em uso pra me dar (pedi pra comprar, ele não tinha um novo avulso pra vender, então me deu um com "furação antiga" de brinde, hehehe.... o cara é muito bacana). Logo, aquela característica especificada pelo Márcio é mais ou menos o que vi na prática. Acho que dá pra marcar como "testado", mesmo que eu não tenha usado o filtro numa La Marzocco pessoalmente... afinal, é o filtro que determina o tamper, né?

 

Abraço e Carpe Coffea!

 

Cabral

 

EDIT: se aceita uma sugestão, sugiro que atualize também seu post #1, assim a tabela atualizada fica lá em cima, e os pontos de interrgação das pendências também. No post #7 fica mais difícil pro "novato desesperado" encontrar... :D

Editado por Cabral
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, aqui mais dois,

 

Graef ES90 - 58mm

Bezzera Strega - duplo 58 ou 57 (doses altas ou baixas) ; single 57 (o 58 um prende as vezes)

 

Obs: tanto os filtros singles da Graef quanto os da Strega são mais fáceis de calcar (e com resultados mais consistentes) com o tamper de 56mm convexo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa!

 

A lista é uma ótima idéia, Leo. Espero que o pessoal poste mais confirmações.

 

Só pra confirmar, o filtro duplo da La Marzzoco GS3 que eu tenho foi fornecido pelo Paul, e ele tirou de um porta filtro em uso pra me dar (pedi pra comprar, ele não tinha um novo avulso pra vender, então me deu um com "furação antiga" de brinde, hehehe.... o cara é muito bacana). Logo, aquela característica especificada pelo Márcio é mais ou menos o que vi na prática. Acho que dá pra marcar como "testado", mesmo que eu não tenha usado o filtro numa La Marzocco pessoalmente... afinal, é o filtro que determina o tamper, né?

 

Abraço e Carpe Coffea!

 

Cabral

 

EDIT: se aceita uma sugestão, sugiro que atualize também seu post #1, assim a tabela atualizada fica lá em cima, e os pontos de interrgação das pendências também. No post #7 fica mais difícil pro "novato desesperado" encontrar... :D

 

Cabral,

 

Na verdade eu me atrapalhei. Era para ter colocado como Testado desde quando o Márcio falou. Nao sei porque coloquei como nominal.

 

Lista atualizada. Como estou no iPad vai ficar difícil colar no primeiro post mas amanha eu resolvo isso. Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hehe...

 

É um certo consolo saber que não sou só eu que apanho do iPad aqui no fórum. Evito usar porque é um "baile". Cara, pra algo supostamente simples, eu apanho DEMAIS do iPad. E trabalhei com T.I. boa parte da minha vida... :rolleyes:

 

Abraço e Carpe-Coffea!

 

Cabral

 

P.S. off-topic: acho que o dilema entre usar MacOs x Windows, ou iOS x Android é bem parecido com o conceito norte-americado de "cat-person x dog-person": algo muito pessoal. Do mesmo modo que não me dou muito bem nem com um nem com outro, prefiro Linux tanto no PC quanto no telefone (hell-yeah!), do mesmo modo que nunca tive cão nem gato: tive uma dúzia de Hamsters! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

kkkkkkk, parêntese off-topic:

 

Cabral, também trabalhei com TI durante anos da minha vida.

 

Nos últimos tempos tenho adentrado no mundo Apple. Sempre tive resistência mas fiquei traumatizado com um smartphone Windows Mobile que eu tive e resolvi testar um iPhone. Gamei.

 

Os produtos da Apple são mesmo chatos em matéria de compatibilidade, mas em compensação a usabilidade é muito maior. Eu diria que a soma dos prós e contras atualmente é levemente positiva em relação ao mundo Windows.

 

Quanto ao Linux, bem...eu já passei da idade. Devo ter perdido muitos neurônios ao longo do tempo porque hoje não consigo mais me adaptar à complexidade do Linux.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto ao Linux, bem...eu já passei da idade. Devo ter perdido muitos neurônios ao longo do tempo porque hoje não consigo mais me adaptar à complexidade do Linux.

 

Isso é sintoma da idade chegando, kkkk! Fica nítido quando o teu filho de 5 anos pega o gadget e resolve em 10s o problema que está tentando se resolver há horas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda off-topic ... :ph34r:

 

:D:lol::D

 

É bem por aí... minha dificuldade com o iPad, segundo meu irmão caçula e temporão, é uma questão de DNA - Data de Nascimento Antiga.

 

Meu iPhone virou um "iPod gordo", passando a maior parte do tempo espetado no docking da Bose e gerando música ambiente. Nem chip eu deixo nele. Ótimo gadget, péssimo telefone (pra mim), pois nunca pega sinal onde Nokia e Samsung pegam "bombando". Mantive-me "feliz em negação" por 1 ano, até desistir e voltar pra Nokia, dessa vez com Linux. Pena que o aparelho tá ficando velho e começando a dar pau. Terei de "engolir" o Android, agora...

 

Abraços "off-topic" e Carpe Coffea!

 

Cabral

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda off topic!

Android é bacana. Vais gostar. Uso um telefone da Sansung e gostei tanto que parti para um tablet de 7" com o mesmo OS. É uma mão na roda para quem, como eu, necessita administrar uma loja virtual entre outras tarefas que são bem resolvidas com o bichinho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...
  • 4 months later...
  • 1 month later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...