Ir para conteúdo

Veja aqui o tamanho do tamper para sua maquina


leonardopm

Postagens recomendadas

O tamanho do tamper influencia de alguma forma na questão do preparo do café ? Acabei comprando um tamper de 57mm e o tamper para minha cafeteira é 58mm, comprei pelo fato do 57 ter a pronta entrega e o 58 teria que aguardar (tamper flat), isso infuencia de alguma forma ? qualquer coisa a mulher da loja onde comprei ela disse que poderei trocar caso não der certo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Não sei se já perguntaram mas.. O que influencia o diâmetro do pf na extração do café? A área do pf é maior, a pressão a mesma, resulta em em uma força maior atuando sobre o pó. Sendo que o volume extraído é o mesmo. Mas e daí?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A altura do bolo é diferente, dada a mesma massa. E, de um modo geral, pelo que se lê, bolos mais altos canalizam com mais facilidade. Deve haver diferença na migração de sólidos também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, é quando a água acha caminhos mais fáceis no bolo, forma buracos ou algo assim. Normalmente, no porta-filtro aberta, consegue ver alguma parte na qual sai mais líquido ou até mesmo pequeno jatos de chafé.

 

A força ser maior em área maior não faz diferença, afinal é a mesma pressão, certo? Mas em bolos mais profundos (filtros menores) a pressão varia mais lentamente de cima para o fundo (~9 bar em cima, praticamente zero em baixo) do que nos bolos mais rasos (filtros maiores).

 

Márcio.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 months later...

Pessoal boa noite! alguém conseguiu o tamanho correto do tamper para a Delongui EC200? Eu possuo uma Delongui e medi o diâmetro do compactador que vem na máquina e obtive aproximadamente 50mm (não possuo paquímetro, medi com uma régua comum) e já no filtro para um café, a medição deu aproximadamente 52mm (medição das bordas internas), no compactador da máquina observei q fica uma pequena folga, qual compactador vcs orientariam?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 months later...
Guest Anita

Oba, avatar personalizado.

 

Luis, ela não consta em nossa listagem, no início do tópico?

 

Após confirmarmos o tamanho, os moderadores provavelmente drvem acrescentar à lista.

 

Bons cafés!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Minha contribuição:
Nemox Fenice: 57mm, porém entra o Rattleware 58mm BEM JUSTINHO. Se empurrar desalinhado dá uma agarrada, mas se conseguir ser preciso, entra e sai fácil. Bom que "ensina" a empurrar direito! :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 weeks later...

O tamper da Delonghi EC200 é 51mm. Segundo o Carlos Eduardo, a EC700 também é. Anita e eu estamos em dúvida... mesmo o tamper acoplado nela tendo o mesmo tamanho do meu de 51mm, fica com uma folguinha.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

pessoal, uma dúvida: se já tenho um cabo de tamper e quero apenas a base nova, com outra medida: a rosca de encaixe é padrão, mundial? em outras palavras, qualquer base seve para qualquer cabo?

obrigado, abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pessoal, uma dúvida: se já tenho um cabo de tamper e quero apenas a base nova, com outra medida: a rosca de encaixe é padrão, mundial? em outras palavras, qualquer base seve para qualquer cabo?

obrigado, abraços.

 

Normalmente não serve , se o seu tamper for do JC Tamper os cabos serão intercambiáveis , mas , normalmente sendo fabricantes diferentes não são

 

Vinicius vc esta em Carlos Barbosa a terra das facas , tesouras e aço inox , eu acho impossivel não ter um torneiro por aí que faça um tamper para vc em um tarugo de aço inox  por uma cerveja ou se ele cobrar será algo irrisorio , basta desenhar e dar as medidas , que um torneiro faz um em alguns minutos.

 

Abs

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...
  • 1 month later...

Pessoal revivendo mais uma vez este topico.

 

Medi os filtros da Philips 15 bar, e ambos deram 52mm justinho (medido com um paquimetro meia boca), acredito que um tamper de 51mm seja suficiente.

 

Aproveitando o topico, gostaria de perguntar, qual a diferença entre os tipos de base flat, c-flat, etc?

 

Atenciosamente,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bluis esse assunto foi discutido aqui :

 

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/2953-tamper-c-ripple-x-flat-x-euro-curve/

 

Pessoalmente eu já experimentei varios tipos de base e não percebi nenhuma diferença , atualmente eu uso um c-ripple , porque o efeito ondulado é legal , mas diferença mesmo , nenhuma , em forums tipo HB ou coffee geek vc vai encontrar textos que dizem que existe diferença , ou essas pessoas tem um paladar excepcional ou existe muito exagero nisso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

procurando filtro despressurizado de 51mm (e também o respectivo tamper).

Não quero despressurizar os meus originais porque minha esposa prefere usar os pressurizados.

Sou novo no Clube, procurei pelos tópicos e busquei em alguns locais onde havia alguma indicação sobre o assunto porém sem sucesso.

Eu agradeço qualquer informação sobre onde encontrá-los, não tenho preferência por novos ou udados, claro que desde que em boas condições.

Antecipadamente agradeço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mroch, bem-vindo ao Clube.

 

Qual sua máquina? Você não completou o perfil e essas informações são bastante úteis.

 

Tentou localizar se sua máquina tem um tópico só dela?

 

Ali pode ter a informação de onde achá-los.

 

Aproveite para se inscrever em nossa promoção com o Café Mitsuo Nakao. Quem sabe você dá sorte de alguém chegando agora.

 

Bons cafés.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que pode haver alguma diferença, mas marginal. A máquina e o operador tem de ser muito bons para o formato da base do tamper ser o principal fator diferencial. Claro que cada caso é um caso. Eventualmente certo tipo de tamper pode funcionar melhor com determinado conjunto.

 

Contudo, penso que o diâmetro adequado do tamper em relação ao filtro tem mais relevância que o formato da base isoladamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Anita, obrigado pela atenção.

Estou utilizando uma Bialetti Mokona e moedor Capresso Infinity. Embora não sejam dos melhores equipamentos os cafés ficam melhores do que em 70% das cafeterias que conheço (mesmo com filtros pressurizados). Acredito que isso se deva à qualidade do café e por uma moagem mais criteriosa.

Estou me preparando para um upgrade nesses equipamentos até o meio do ano quando viajo e pretendo voltar com uma Gaggia Classic e um Baratza Preciso na bagagem.

Até lá vou me virando com o que tenho mas preciso dos pressurizados (51mm) pra ver se consigo melhorar um pouco a qualidade dos cafés.

Procurei na internet e, por aqui, em todos os fóruns que entendi que tinham relação com o assunto mas não encontrei nada (é possível que, por desconhecimento, eu não tenha procurado nos locais corretos).

Qualquer ajuda é muito bem-vinda.

Mais uma vez, muito obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mroch que eu saiba despressurizada de 51mm só krups , esse modelo :

 

http://www.ebay.com/itm/Coffee-Machine-2-Cup-51mm-Non-Pressurized-Filter-basket-/271615922380?pt=Small_Kitchen_Appliances_US&hash=item3f3d9210cc

 

O problema é que esses PF de 51mm , variam conforme o fabricante , isso significa que o filtro pode nao caber em profundidade ou vedar corretamente , só testando.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Talvez o filtro da Mondial sirva... dá pra comprar um sobressalente na autorizada e remover o fundo (pressurizador). Fiz isso com a cafeteira do meu pai (deve ter inclusive foto no tópico da Mondial).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...