Ir para conteúdo

Filtros VST


Carneiro

Postagens recomendadas

Opa.

 

Os filtros VST fazem sentido. Acho que vale um tópico sobre isso, assim que der coloco (tenho o 18g e 22g). Mas em resumo, a idéia é que os filtros sejam mais consistentes (todos fabricados muito próximos) e por ter os furos com menor tolerância (isto é, não ter muita variação nos tamanhos), trazer menor problema de canalização etc.

 

Ao mesmo tempo, o Vince projetou os filtros para dar, com a dose especificada (por exemplo, o de 18g deve ser usado entre 17g e 19g de café), o nível de TDS correto de acordo com o próprio Vince.

 

Na prática, percebi que tenho que moer mais fino para usar o filtro e a dose correta. E claro que há variação entre cafés menos densos (expansão maior no 1º estalo e/ou mais torrado) ou mais densos (expansão menor no 1º estalo e/ou menos torrado). Mas provavelmente ele projetou os filtros com algum tipo de torra mais padronizada.

 

A tela da Sproline não acho que traga muita vantagem. Um bom sistema de dispersão depende mais do disco e difusor (se tiver) do que da tela - claro que a tela não pode ser horrível.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na xícara é tudo café! smiley_happy.gif

 

Teria que fazer uma rodada de testes... Uma coisa que dá para perceber, visualmente, é que não sai café muito tigrado, como muitos acham que tem que ser, mesmo moendo fino para o filtro. Talvez por não deixar passar muito particulado para a xícara.

 

Tem esse tópico no HB:

 

How filter baskets affect espresso taste and barista technique

 

No qual o Jim Schulman fez um estudo propondo uma metodologia... Boa discussão, não li novamente com mais calma ainda, tá na fila.

 

Márcio.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E só pensando bem num detalhe, acho que tenho moído mais fino pro VST de 18g, considerando a moagem para 18g no filtro duplo da Elektra, que é de 14g... Não testei, mas pode ser que a moagem pro VST de 18g dê o mesmo fluxo pro duplo da Elektra com 14g, como o Jim declara no tópico.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Hoje pude fazer uma comparação simples: mesma moagem, foram 16g no filtro da Oscar e 18g no VST, com resultados semelhantes de razão de extração, bem próximos ao 85% (ristretto).

 

O que foi mais notável de diferença é que a extração com o filtro da Oscar me pareceu mais amarga. Visualmente também havia mais tigrado com pontos escuros, que me parece ser particulados. Na extração com o VST houve o mínimo de "tigrado". Não foi um teste repetitivo, claro, apenas uma observação.

 

Claro que essas comparações podem dar resultados diferentes com filtros diferentes. O filtro da Simonelli tem a área de extração menos, pois ele é bem cônico no fundo, e de repente houve a necessidade de aumentar o tamanho dos furos. Pode ser um filtro bom para determinados tipos de café ou razão de extração desejada.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 months later...

Aproveitando essa discussão, fora os filtros VST, há algum outro de 58mm que também seja recomendável? Quero fazer um upgrade nos filtros da minha Gaggia, pois o original é um lixo. Sem entrar em detalhes, basta olhar contra a luz pra ver a falta de precisão do sistema de furos. Parece que deram um tiro de calibre 12 nele...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na xícara é tudo café! smiley_happy.gif

 

Teria que fazer uma rodada de testes... Uma coisa que dá para perceber, visualmente, é que não sai café muito tigrado, como muitos acham que tem que ser, mesmo moendo fino para o filtro. Talvez por não deixar passar muito particulado para a xícara.

 

Tem esse tópico no HB:

 

How filter baskets affect espresso taste and barista technique

 

No qual o Jim Schulman fez um estudo propondo uma metodologia... Boa discussão, não li novamente com mais calma ainda, tá na fila.

 

Márcio.

Verdade seja dita: O tigrado é muito bonitinho, mas é também um sinal que diferentes regiões estão tendo diferentes extrações. Mas se isso é melhor ou pior na xícara já é uma outra discussão ...

Aproveitando essa discussão, fora os filtros VST, há algum outro de 58mm que também seja recomendável? Quero fazer um upgrade nos filtros da minha Gaggia, pois o original é um lixo. Sem entrar em detalhes, basta olhar contra a luz pra ver a falta de precisão do sistema de furos. Parece que deram um tiro de calibre 12 nele...

Há um tempo atrás o Rafa Rocks me recomendou a cesta nova da Rancilio: http://www.pidsilvia.com/basket.htm

Comprei e estou muito satisfeito. No meu caso o que eu queria era um filtro mais raso, porque queria um expresso um pouco menos "forte" e estava desconfiado que o filtro original da Gaggia não funcionava bem com pouco café.

Essa cestinha da Rancilio dá umas 15 - 16g nivelando reto sem compactar.

Ela também tem uma reentrância em anel bem perto da boca, que é ótima pra ver se o bolo está bem nivelado.

 

Hoje fiz minha primeira extração com o naked, usando 15g do chapadão de ferro, nutation tamping, e não canalizou. Não filmei porque fiz só por curiosidade, sem pretensão. Mas ainda quero tirar mais alguns, pra ver se estou acertando a mão mesmo ou se foi só sorte de principiante :D

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Há um tempo atrás o Rafa Rocks me recomendou a cesta nova da Rancilio: http://www.pidsilvia.com/basket.htm

Comprei e estou muito satisfeito. No meu caso o que eu queria era um filtro mais raso, porque queria um expresso um pouco menos "forte" e estava desconfiado que o filtro original da Gaggia não funcionava bem com pouco café.

Essa cestinha da Rancilio dá umas 15 - 16g nivelando reto sem compactar.

Ela também tem uma reentrância em anel bem perto da boca, que é ótima pra ver se o bolo está bem nivelado.

 

Foi bom você fal isso, Lucas. Uma das motivações da troca de cesta é também tentar extrações menos concentradas. Também acho que o filtro original da Gaggia não funciona bem com pouco café, mas tampouco gosto de como o café fica com o filtro abarrotado. Enfim, pretendo tentar um filtro de 14-15g, e outro de 18.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo,

 

Talvez seja uma boa vc ir para as VSTs. Há versões calibradas para 14g e 18g, ou seja, são feitas para que doses de 14 e 18 gramas fiquem próximas à borda do filtro antes da compactação. Isso facilita a dosagem por volume.

 

Tenho feito testes na Ascaso com doses de 14g e com resultados excelentes. Ao contrario da Gaggia a Ascaso funciona melhor com doses baixas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje parei pra olhar com mais calma o filtro duplo que acompanha a Gaggia contra a luz. Incrível como é uma porcaria!

 

Nitidamente os furos não tem as arestas aparadas. São como se fossem furados por pregos, formando buracos no padrão de estrela. Notei que algumas partículas de café estavam entupindo um ou outro furo. Empurrei com um alfinete e percebi que - pasmem!!! - ao fazer isso o furo aumentava ligeiramente de tamanho. As arestas mal acabadas convergiam para o lado oposto pelo qual coloquei a ponta do alfinete, deixando a superfície do filtro áspera ao toque deste lado.

 

Incrível como são desuniformes estes filtros vagabundos. Não me admira eu ter alguns problemas de esguichamento ao tentar extrações naked. Cada furo é de um tamanho diferente, e pelo mal acabamento acaba tendendo a agarrar partículas de pó. Mais ou menos o que acontece quando a tela dispersora do chuveiro de casa acumula partículas e vai entupindo, e cada furo joga um jato de água pra o lado que bem entende.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

$ 8 na espressoparts, mas acho que eles não estavam entregando no Brasil, ai esta vindo via Shipito, gastei de frete e taxa no shipito $ 14,5, comprei tambem um pincel para limpar o chuveiro e acabei comprando uma borrachina para fazer a limpeza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Junto com as encomendas que havia pedido dos EUA tinha comprado um filtro da rancilio. Olhando esse tópico e verificando a sugestão citada acima do 40-100-102 constatei que a filtro comprado era exatamente este.

 

O filtro se encaixa muito bem no portafiltro da gaggia, só um pouco difícil retirar, tem que ter auxílio de uma faca, pois fica bem encaixado. Estou colocando para moer por volta de 14,5g quando uso o filtro. No meu ver o filtro facilita a nivelação em face de conter uma risca em sua lateral e ajuda a conseguir obter a mesma pressão na compactação (algo que estava tendo problema antes).

 

A única coisa que notei é que de vez em quando ao terminar a extração o bolo fica grudado na tela do grupo.

 

Não sei porque isso acontece e qual o problema que isso pode acarretar, alguém poderia me esclarecer esta dúvida?

 

No entanto, no geral gostei muito do filtro e estou utilizando mais ele do que um outro que havia comprado.

 

ABCS

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É por causa do polimento. A idéia dizem era fazer o borra soltar mais fácil na hora de bater, mas tem esse efeito colateral

A única coisa que notei é que de vez em quando ao terminar a extração o bolo fica grudado na tela do grupo.

Não sei porque isso acontece e qual o problema que isso pode acarretar, alguém poderia me esclarecer esta dúvida?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É por causa do polimento. A idéia dizem era fazer o borra soltar mais fácil na hora de bater, mas tem esse efeito colateral

 

Solta tão fácil que não precisa nem bater para retirar o bolo, basta um solavanco.

Na minha Silvia o bolo não fica grudado na tela, mas tenho um filtro simples genérico que deixa. Pra contornar o problema eu folgo um pouco o portafiltro e dou um mini expurgo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É que os VST tem uma área de saída muito maior, então permitem um fluxo também maior, o que tem que se compensar com uma moagem mais fina. Certamente que o perfil de sabor obtido deve ser diferente também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sei mas é que estou ficando louco aqui. Tenho 4 filtros e mais uns 5 cafés diferentes, preciso arranjar um tipo de padronização senão não tomo UM café bem tirado. Tinha acertado perfeitamente os pontos de moagem para o filtro duplo da Rocket - que dá uns 18g - e esse mesmo ponto funcionava bem no single mas apenas, obviamente, se eu colocasse exatamente a metade do peso, já esse ponto não funciona no triplo do naked nem no VST.

Estou fazendo um "log" dos pontos de moagem de cada café, já que com o forno, tenho torrado cada vez um café diferente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Victor, te entendo perfeitamente !

A saída que achei foi anotar para cada cafe a melhor dosagem e ponto para cada filtro, e ir corrigindo a medida que melhoram as extrações.

Pode ser uma boa também qualificar o shot obtido, com determinada dosagem e moagem, com nota de um a cinco.

Mas confiar na memória, com tantas variáveis, a menos comigo não funciona.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas até onde eu sei o Vario não é tão mansinho pra acertar o ajuste. E o SJ é uma referência de qualidade em moagem com mós planas.

Se a idéia é deixar a vida mais fácil em termos de não precisar fazer tantos ajustes, o negócio é investir em um moedor de mós cônicas, e não planas.

 

Tenho tomado vários cafés diferentes moídos pelo Bezzera nos últimos dias, e muito pouco tenho que fazer qualquer ajuste. Se erro um shot (veja que eu não perco o shot, o que pode eventualmente acontecer é o grão de café ser muito diferente do que estava usando anteriormente e a extração sair na faixa do ristretto ou do lungo, mas não foge muito disso), no próximo já acerto na mosca. E repito um shot depois do outro, sempre da mesma maneira. Mais fácil, impossível.

 

É tão fácil que o moinho não tem mostrador pra fazer a regulagem. Você sabe mais ou menos como está pela posição relativa entre dois rebites, ficando um no corpo do moedor e o outro no gargalo do funil que conduz os grãos até as mós. É a única indicação visual da regulagem, pasmem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...