Ir para conteúdo

Filtros VST


Carneiro

Postagens recomendadas

Uso o single direto, o filtro da Graef, que tem um formato parecido com o LM1, funciona ainda melhor que o original Bezzera.

Para single não uso tamper manual (calcador, segundo Alexandre) depois que experimentei o do Macap, e só uma apertadinha para cima e nivela que é uma beleza. Estranhamente não funciona bem (comigo) para o filtro duplo, fica desnivelado ...

O Tidaka vende separados ou o conjunto completo, base, funil e tamper, acho que por 100 euros ...

Por volta de $20 tem o funil da OE, acho que em Aluminio, e segundo Rodrigo, o vasilhame do Activia (recortado) também funciona.

Como o PF e filtros da Strega são muito altos não tenho esse problema, mas na Graef, recomendavam dar umas batidinhas ou ainda "acomodar" (sem calcar) com o tamper.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sinto falta de usar o filtro simples,

tenho usado o duplo com o porta-filtro com dois bicos e feito dois cafés...

Se não tem com quem dividir fico feliz em bebê-los ou transformar um deles em um capuccino...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sinto falta de usar o filtro simples,

tenho usado o duplo com o porta-filtro com dois bicos e feito dois cafés...

Se não tem com quem dividir fico feliz em bebê-los ou transformar um deles em um capuccino...

 

Igual aqui, Bruno. Faço 2, mas sinto falta sim de usar o simples. Eu e o Eduardo decidimos que vamos 'domar' os nossos das Silvias e da Época.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meus singles saem até mais facilmente que os duplos.

Acredito que o que ajuda é:

1. O filtro, muito parecido com o LM1 (La Marzocco single),

2. O tamper da Macap (convexo de 56 mm), acho que aperta mais no meio e parece selar melhor as bordas. Detalhe: para os duplos uso tamper flat de 57 ou 58. Misteriosamente, neste caso o da Macap não nivela bem.

3. A dose 7 a 9 gr. Doses maiores tambem funcionam, mas eu uso estas; em dossagens menores a selagem das bordas fica muito frágil.

4. A distribuição: bem distribuídas - eventualmente pode-se usar WDT (no meu caso, com o dosador do Macap e o recipiente do Lido normalmente fica bem de primeira, só preciso usar ocasionalmente, quando algo da errado na distribuição)

5. E finalmente: calcar simples leve e nivelado. Sem batidinhas, voltinhas ou demais firulas, para evitar movimentar o bolo que, pelo menor volume, é mais sensível no single.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu uso o single e funciona bem, mas é bem chato de compactar e a dosagem tem que ser exatamente a metade do duplo para sair uma extração com a mesma qualidade (e mesmo ponto de moagem). Se eu fizer de olho, qualquer um grama a mais ou a menos já altera bastante o fluxo.

 

No dia a dia acabo fazendo mais duplos, aí fica um single para mim e um latte para a mulher. Pela manhã, como ambos bebemos latte, eu uso o triplo para que fiquem um pouco mais fortes, então, já viu a bagunça de dosagem etc.

 

Agora, adiciona a isso o fato de eu sempre ter uns 3 cafés diferentes já que torro quase diariamente e acabo fazendo uns blends dependendo do dia...

Editado por V.D.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu uso o single e funciona bem, mas é bem chato de compactar e a dosagem tem que ser exatamente a metade do duplo para sair uma extração com a mesma qualidade (e mesmo ponto de moagem). Se eu fizer de olho, qualquer um grama a mais ou a menos já altera bastante o fluxo.

 

No dia a dia acabo fazendo mais duplos, aí fica um single para mim e um latte para a mulher. Pela manhã, como ambos bebemos latte, eu uso o triplo para que fiquem um pouco mais fortes, então, já viu a bagunça de dosagem etc.

 

Agora, adiciona a isso o fato de eu sempre ter uns 3 cafés diferentes já que torro quase diariamente e acabo fazendo uns blends dependendo do dia...

E eu pensando em comprar uma Strega...
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Comprei o VST15. Eu imaginava que se eu usasse 15g na mesma moagem que uso para 18g no VST18 teria resultados tempo de extração parecidos mas não, a moagem é bem mais fina no de 15g, o que me atrapalha um pouco. Já nos filtros da Rocket essa relação funciona, se eu dosar 16g no duplo e 8g no simples, consigo mais ou menos a mesma qualidade de extração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atrapalha por ter mais de um tipo de moagem pra um mesmo café em dois filtros do mesmo fabricante ou atrapalha no resultado do shot?

Atrapalha ter que ficar mudando a moagem depois que vc já a acertou para aquele café, mesmo que vc marque o ponto de cada um, sempre que vc volta não fica igual e tem que fazer pequenos ajustes. Quanto ao resultado do shot, é difícil opinar, são dois duplos um de 15 outro de 18g e isso dá uma boa diferença. Na verdade uso 14 e 18 o que dá mais diferença ainda.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Daí a importância de começarmos a conhecer a razão de extração (brew ratio). Há um tópico sobre isso...

 

Uma extração de 14gr a 60% será muito semelhante a uma extração de 18gr a 60%, embora ambas terão volumes bem diferentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...

Eu comprei um da Strada (VST) e outro LM, os dois de 7gr.

A diferença é que o da Strada vem com uma folha do teste e que o preço é quase o dobro, comparei com bastante cuidado - desde que este era o objetivo quando encomendei os dois, verificar pessoalmente se se justificava a diferença - inclusive com lupa, e para mim são idênticos.

Admito que não utilizei microscópio nem fiz testes de alta precissão, desde que para meu objetivo já considero suficiente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal, Bernardo. Por um bom tempo desconfiei que fossem iguais, fora a inscrição a laser na lateral que o VST tem e o LM não tem. Até já questionei isso no tópico do VST certa vez se não me engano, mas ninguém soube me responder. Acho que a extração é o teste definitivo. Se o comportamento é semelhante, nada há que justifique a diferença de preço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tinha lido aqui (não tem foto, não tem foto!) http://coffeegeek.com/opinions/markprince/04-29-2011, que esses VST surgiram justamente de uma parceria com a La Marzoco (imagino que LM seja disso).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que tanto o VST, Strada e LM são feitos pela mesma maquina e utilizando material idêntico, e que a única diferença e que os Strada e VST e que são testados, e certificada a distribuição do tamanho dos furos.

 

16950139uy.jpg

 

Os outros simplesmente não vem com o certificado, porém acredito que mesmo assim passem por um bom controle de qualidade e, que a grande maioria estejam dentro das mesmas especificações, e mesmo se forem um pouco diferentes, ao menos para mim, seria virtualmente impossível detectar uma diferença no sabor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, mas devemos lembrar que os filtros LM mudaram há algum tempo atrás, então precisaria saber se o estudo fala dos filtros LM do modelo antigo ou do novo. Parece ser o antigo, especialmente por esta frase:

 

The shallower slope (wider dosing range) of the LM baskets, and the steeper slope (narrower dosing range) of the VST baskets are massively significant. The models' accuracy drops precipitously if these effects are not included.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que modelo novo? O da Strada seria o novo, que é feito igual ao VST. Se não me engano a Marzocco usará como padrão, mas sem a verificação individual e sem o código de barras, e portanto com custo menor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

No campeonato mundial de barista, tem patrocinio e usam o filtro vst de 20g.

Fiquei interessado em testar esses filtros tao falado :)

Engracado que o de 7g ta em falta. Acha o mesmo so que da LM, porem ainda nao achei um que envia para o Brasil.

Queria achar um de 20 e outro de 7, para pagar um frete unico.

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...