Ir para conteúdo

Café gelado


Thiago Vale

Postagens recomendadas

Olá,

 

Alguém tem experiência no método de café gelado? Procurei aqui no fórum e não achei nada.

 

Vi que tem o toddy, tem o da hario. Não sei se tem outros. E ele fica na geladeira por 8 horas e tal.

 

Falei besteira ou é isso mesmo? Alguém já experimentou?

 

Como sempre acordo apressado de manhã, fica difícil esperar aquecer a gaggia. Esse já estaria pronto pra tomar.

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Thiago,

já pensou em fazer café coado pela manhã?

Bruno.

Pois é, Bruno. Muitas vezes eu faço, mas o gelado já estaria pronto. Pareço muito preguiçoso? rsrsrsrsrs. Só pego no tranco depois das nove.

Um timer para a Gaggia?

Ana, já procurei aqui, mas minha gaggia veio com aquela tomada de 20A, e os timers que achei são pra 10A. Como sou analfabeto em elétrica, resolvi não arriscar.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hahahahahahah

Pareceu meio preguiçoso sim Thiago,

não conheço bem o método,

provei uma vez, não curti muito,

não cheguei a fazer, bebi na rua, na Cafuné na Barra,

mas o barista que o fazia não trabalha mais lá.

Tem algumas informações na internet,

se não me engano o Leo Moço publicou algo em seu antigo blog café do moço,

se estou certo ele também usou o método na composição de um drink na copa barista, no ano passado.

Bruno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Extração a frio é uma coisa (normalmente moagem mais grossa, concentração alta e 12-24 horas). Esse concentrado o pessoal usa diluindo em água quente ou gelada. Fiz uma vez com a prensa mesmo, a acidez ficou bem mais baixa, fica diferente.

 

Também é possível coar o café com água quente, mais concentrado e caindo direto no gelo.

 

Márcio.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Márcio,

 

O toddy é extração a frio mesmo, certo? assim como o da hario?

 

Vi alguns tutoriais, mas a maioria deixa as 12h ou 24h a água em contato com o pó. Não fica amargo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Márcio,

 

Vi alguns tutoriais, mas a maioria deixa as 12h ou 24h a água em contato com o pó. Não fica amargo?

 

Provavelmente nao pois a maior parte dos compostos responsáveis pelo amargor (entre eles a cafeína) é extraído por meio do calor. A infusão com água fria, a despeito de tempo longo, provavelmente nao será capaz de extrair essas substancias em grande quantidade.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Extração a frio é uma coisa (normalmente moagem mais grossa, concentração alta e 12-24 horas). Esse concentrado o pessoal usa diluindo em água quente ou gelada. Fiz uma vez com a prensa mesmo, a acidez ficou bem mais baixa, fica diferente.

 

Também é possível coar o café com água quente, mais concentrado e caindo direto no gelo.

 

Márcio.

 

Hum, isso me remete a uma outra idéia que talvez funcione. Extração a frio na Aeropress. A vantagem é que por ser uma extração sob pressão teoricamente podemos diminuir o tempo de infusão na água. Talvez com umas 2 ou 3 horas já dê algum resultado bebível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho impressão ter visto em algum lugar algo tipo descrevo a seguir:

 

Você passava o café coado quente por um filtro com gêlo para esfria-lo, era algo feito para gelar o café mesmo, era de alguma marca conhecida tipo Hario, Tiamo, mas tentei localizar e não achei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Provavelmente nao pois a maior parte dos compostos responsáveis pelo amargor (entre eles a cafeína) é extraído por meio do calor. A infusão com água fria, a despeito de tempo longo, provavelmente nao será capaz de extrair essas substancias em grande quantidade.

Então vou testar extração a frio na french press. Coloco o café, a água, dou uma mexidinha e deixo na geladeira. Passadas as 12h eu pressiono o êmbolo e vejo no que vai dá. Será que rola?
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora já comecei a "experiência" na french press. São 22:30h (aqui não tem horário de verão), saio de casa umas 06:30h. Então serão oito horas de extração.

 

Usei o Jacu Bird que ganhei há uns dias.

 

Amanhã escrevo o resultado dessa viagem.

 

Ah, Anita, esse vírus é sim altamente contagioso, e aparentemente não tem vacina, teremos que aprender a conviver com ele. hehehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, o primeiro teste foi promissor.

 

Meu maior medo era o amargor, e foi zero. Incrível.

 

Uma bebida muito gostosa.

 

Acho que preciso afinar um pouco a moagem pra extrair mais sabor, e, quem sabe, deixar mais tempo (só deixei 8 horas, hoje serão 12).

 

Estou animado! afinal, pela manhã, é só tirar da geladeira e pronto! sem precisar esquentar água ou máquina.

 

Em breve, mais comentários.

 

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...