Ir para conteúdo

Torra na panela (frigideira)


Lucas Faccioni

Postagens recomendadas

Novo teste. Agora com o forno no máximo e na grelha mais baixa do forno.

 

Ainda assim tempo alto. 22 minutos pro mesmo resultado, em coloração, de ontem.

 

Forninho furreca esse meu........

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kkkkkk

 

Sabe que até mês passado eu tinha um forno halogêneo que acho que seria interessante pra esse fim, mas vendi pq além de ocupar muito espaço, estava sem utilidade.......

 

Próximo teste: colocar a forma com os grãos em cima da chapa do forno. Aquela que fica abaixo das grelhas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o meu demora muito pra esquentar e ainda nem chega a temperatura do outro. Uma semana depois de eu comprar, li que o Proteste rejeitou o modelo porque, apesar de dentro não ficar quente, fora fica mais do que é considerado seguro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema deste meu atual. Aquece bem, mas vaza calor pra todo lado.

 

E ele é categoria A em economia de gás. As normas deveriam considerar outras coisas e não só a economia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo. Economia a base de porcaria vira enganação.

Por fim, fiz mais uma torra. Agora com a forma com os grãos direto sobre a chapa do forno:
IMG_20140831_204903233.jpg

Potência máxima 280º.

Primeiro crack aos 6:15. Fim da torra aos 14 minutos.
Perda de 16,7%.

Resultado satisfatório, porém poderia ser mais homogêneo: 
IMG_20140831_222655510.jpg

Mais pra frente tentarei dessa mesma forma, porém com o forno em 260º.

Resumo de dois dias de torra.

Torrar na frigideira exige MUITA habilidade.

Torrar no forno com grelhas exige um equipamento MUITO bem vedado, e que consiga alcançar verdadeiramente a temperatura selecionada. Escrevi lá na outra página que não consegui ouvir o crack. Começo a pensar que ele nem existiu.

Torrar no forno sem grelhas, direto na chapa do forno parece ser uma ótima solução, só preciso achar a temperatura ideal. Ouvi PERFEITAMENTE os cracks.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ricardo,

 

você está usando uma forma identica a que eu uso pra torrar haha

ainda não experimentei assim direto na chapa. Vou ver se faço mais uns

experimentos essa semana. Temos algum topico para torra no forno ou

devemos continuar por aqui na torra da frigideira?

 

abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não me lembro de ter lido um tópico assim. Até porque não é nada comum. Já li comentários sobre torra no forno, mas em geral não é algo em que se insista.

Vocês pretendem fazer sempre assim, ou é só uma curiosidade até comprar uma pipoqueira ou outro equipamento?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esta discussão está ficando cada dia mais interessante. A torra no forno é algo acessível a qualquer um e fiquei bem interessado.

Estava comigo pensando se a temperatura no forno não é tão precisa assim nos fogões que hoje temos acesso, quem sabe um instrumento de medição como este abaixo não ajudaria em seu controle?

 

http://pt.aliexpress.com/item/1pcs-Stand-Up-Food-Meat-Dial-Oven-Thermometer-Temperature-Gauge-Gage-New-Hot-Selling/1403172703.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o preço desse é imbatível, mas existem modelos em que você põe uma sonda dentro do forno e lê a temperatura em um monitor que fica fora:

http://www.amazon.com/Polder-Original-Cooking-All-In-One-Thermometer/dp/B0000CF5MT/ref=sr_1_2?s=home-garden&ie=UTF8&qid=1409574446&sr=1-2&keywords=oven+thermometer+with+probe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não decidi ainda se quero evoluir em equipamento/estudos

sobre torra. Resolvi fazer apenas para ver como é o processo

e apesar de ter tentado na panela até agora o forno tem me

apresentado resultados mais consistentes e homogeneos.

 

Certamente um termometro ajudaria a tornar o processo um

pouco mais consistente e até para de fato sabermos qual a

temperatura do forno pq eu não acredito no valor que vem

escrito nos potenciometros hahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se você se animar, pode comprar um GTCR-F1 com o Guilherme Torres daqui. Já somos uns quatro. Acho que o meu foi o segundo e último a sair sem sensor de temperatura nos grãos. Não deixa de ser um forno, mas como é bem menor, aquece rápido e também tem toda a parte eletrônica que permite você torrar pelo computador, usando um programa livre de torra de café. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também comecei experimentando com forno e logo depois passei para o Gene.

O meu é um Continental 2001, com ventilador interno e muito bem isolado.

Utilizei um termometro para forno WMF, conferido com IR e com medidor digital, a temperatura bateu com a indicada pelo forno.

Dois foram os principais problemas que encontrei, e que me fizeram procurar uma alternativa:

1. Falta de tambor, os grãos acabam torrados irregularmente.

Tentei movimentar periodicamente durante o torrado, mas além de não ser suficiente, abrir a porta do forno afetava a temperatura.

Também tentei utilizar (e confeccionar) peneiras e diversos tipos de recipientes, mas os resultados não foram os esperados.

2. Falta de velocidade, tanto para aumentar quanto para diminuir a temperatura, o que resulta em torras demais ou de menos desenvolvidas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu termômetro era este da DX. Usei por uns 2 anos em 2 fornos diferentes. Agora bateu as botas de vez (o termômetro, não o forno). Nunca achei grande coisa. Quero gastar um pouco mais em um melhorzinho

 

Bruno, tem anúncio dos fornos do Gui nos classificados e aqui na torra vários posts bem detalhados sobre eles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, hoje usei os primeiros grãos que torrei no dia 29/08. Ia usar só amanhçã, mas a ansiedade falou mais alto.... :rolleyes: 

Como devem se lembrar (ou não), a torra ficou pouco homogênea. Separei os grãos mais escuros dos mais claros.

Então moí 18 gramas dos grãos mais claros e mandei ver... e não é que ficou bom? :o 

IMG_20140902_182906321.jpg
IMG_20140902_183046795.jpg

O crema me agradou demais.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei da crema!

Anita, estou provando minhas torras de panela a partir do sétimo dia de descanso e não tem amargor nenhum, apesar da torra não ser tão homogênea.

É um aprendizado muito rico a torra na panela. Acredito que se eu continuar a torrar, mesmo usando um equipamento sofisticado, o conhecimento adquirido com a panela será um diferencial.

Estou utilizando uma panela de barro com o fundo arredondado, que facilita a agitação do grão. Pré aqueço a panela e controlo o aumento de temperatura do grão com um termômetro infravermelho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...