Ir para conteúdo

Torra na panela (frigideira)


Lucas Faccioni

Postagens recomendadas

Ricardo, eu não separo os grãos. Atualmente, penso que as diferenças de coloração são superficiais (alguns pontos de calor no grão). Outra coisa a observar é que blends de grãos verdes aumenta a chance de pouca homogeneidade. Pelo menos é o que vi na minha curta experiência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acho que não é superficial não, tem diferença grande entre escuros e claros, mas isso não quer dizer que vai ser ruim. A mistura pode dar uma certa complexidade na bebida. Afinal, uma extração tampouco é homogênea: início mais ácido, final mais amargo. Idem para blends de expresso, por exemplo, onde se misturam grãos mais ácidos em menor proporção para fins de complexidade.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cal,

Nas minhas torras eu consegui melhorar muito a agitação, usando uma panela de fundo arredondado e inclinando-a durante a torra. Com a agitação melhorada, esse problema de falta de uniformidade foi reduzido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

imagino que seja mais fumaça. Na pipoqueira (elétrica), as películas voam quase todas pra fora e não queimam. Em outros métodos (e torradores), elas queimam. Elas voam na pipoqueira porque tem uma ventoinha soprando de baixo pra cima, o que você não vai ter na panela. Mas eu nem devia estar falando tanto. Nunca torrei em panela. Vamos ver o que dizem os entendidos no assunto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No tostex achei a sujeira mínima. Só ao redor da boca do fogão mesmo (e umas poucas películas no chão).

Para resfriar coloco em um escorredor de macarrão e fico agitando e soprando, então faz um pouco mais de sujeira, mas como faço dentro da pia, problema nenhum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve.

 

Entusiasmado com os resultados apresentados pela Márcia, resolvi adquirir a omeleteira/sanduicheira Fortaleza Super Black Baby. Optei por ela por conter as 2 frigideiras que se encaixam e permitem o manuseio seguro durante o ato de agitação dos grãos.

Comprei por R$ 23 + R$ 9 de frete SP/SP para RJ/RJ por transportadora. A compra foi tranquila e a entrega ocorreu em 4 dias úteis. Link > http://www.lojasmel.com/omeleteira-super-black-baby---fortaleza-781245/p

 

Esse é um modelo pequeno, com 14 cm de diâmetro. Há maiores, de até 26 cm.

Suponho que tolere até 80 g de café crú, se a peneira não for 18 ou maior.

 

Usei velcro para manter os cabos das frigideiras unidos.

 

Torrei 60 g do house blend Expresso Brasil, meu café de referência, cujos grãos são peneira 16/17 (96%).

 

Utilizei o menor queimador do meu fogão com chama máxima. Em nenhum momento a omeleteira ficou repousada sobre a chama. Agitação contínua.

Iniciei o processo com todos os itens à temperatura ambiente.

Aos 4' percebi o cheiro do vapor da umidade dos grãos.

Aos 8' veio o cheiro do início da tostação.

Aos 10' o primeiro estalo audível ocorreu. Apenas um grão, apressadinho e solitário.

Aos 11' vários grãos estalavam.

Aos 12' retirei da chama, abri e verifiquei torra leve, então fechei e retomei o processo. A interrupção foi de 30".

Aos 14' encerrei o processo.

 

O resultado foi de 51 gramas ou 15% de perda de massa. Não por coincidência, a exata perda que almejei.

Os resíduos, não muitos, foram limpos em menos de 1' com o auxílio de um aspirador portátil. A fumaça foi mínima e nada incomodou-me. A fragrância dos grãos torrados tomou a área da cozinha.

 

Há grãos mais claros que a média e alguns outros mostram pequenas queimaduras por indução. No total, somam menos que 20% da massa resultante.

 

Concluí que, apesar de não proporcionar uma torra perfeita, o processo é fácil, limpo, rápido, barato e simples.

Por certo é boa opção para torras domésticas e o usuário, com o tempo, estará apto a manejá-lo e produzir bons cafés para o consumo em todos os métodos.

 

 

 

mr7s5Jn.jpg?2

 

Grãos antes do abano.

 

8Wi6vOt.jpg?2

 

Grãos abanados e limpos

Tth7yaj.jpg?2

 

Resíduos

 

9odqSWG.jpg?2

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal, Alex! No fim fica boa a brincadeira!

 

Eu preferi fazer na boca maior (não a central gigante, a intermediária) `a fogo médio, assim tinha a opção de aumentar ou diminuir a intensidade ao longo do processo. 

Na próxima vou tentar iniciar com a chama um pouco mais branda para ver se consigo chegar em uns 10-12min, como sugerido pelo Roger.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcinha pegou o gosto pela torra mesmo, já tá até dando as dicas :)

 

Legal ver o Alexandre se empolgando e comprando a omeleteira pra testar. Ele que faz torra profissional comprando equipamento só pra testar e de quebra ainda posta aqui com todos os detalhes.

 

Hoje chegou quase todo o meu equipamento, só falta a fonte pro ventilador da pipoqueira, que deve chegar amanhã. Logo logo também começo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Márcia.

 

Preferi controlar a intensidade de energia aplicada aproximando ou distanciando a base da omeleteira da chama e assim eliminar o manuseio da válvula de gás do fogão.

A opção pelo menor queimador foi em função do pequeno diâmetro da base da omeleteira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve mericlis.

 

Assumo que seja para mim direcionada tua dúvida, então respondo.

A omeleteira é composta por 2 frigideiras que, opostas, se fecham por intermédio de um pequeno ressalto para encaixe. Usei velcro para manter os cabos juntos.

Com movimentos circulares mantive os grãos sob constante agitação.

De tanto em tanto , invertia o lado exposto à chama.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não se engane. Não é paciência. Há trocentos outros cafés disponíveis aqui. Sempre guardo parte dos lotes torrados para clientes como contra provas. Assim, diariamente há cafés completando o primeiro decêndio.

E também há cafés de outros torrefadores que compro e experimento para conhece-los e estudá-los.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...